SóProvas


ID
964348
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos serviços de instalações elétricas de um canteiro de obras, feiras, exposições ou outras instalações temporárias, as boas práticas de segurança recomendam que:

Alternativas
Comentários
  • a) os fusíveis das chaves elétricas podem ser substituídos por outros fusíveis de capacidade superior, desde que provisoriamente. ERRADA NR 18 18.21.12 Os fusíveis das chaves blindadas devem ter capacidade compatível com o circuito a proteger, não sendo permitida sua substituição por dispositivos improvisados ou por outros fusíveis de capacidade superior, sem a correspondente troca da fiação. b) os quadros gerais de distribuição não podem ser mantidos trancados, e a identificação de seus circuitos deve estar legível. ERRADA NR 18 18.21.18 Os quadros gerais de distribuição devem ser mantidos trancados, sendo seus circuitos identificados. c) ao religar chaves blindadas no quadro geral de distribuição, todos os equipamentos devem estar conectados e ligados à rede. ERRADA NR 18 18.21.19 Ao religar chaves blindadas no quadro geral de distribuição, todos os equipamentos devem estar desligados. d) as chaves elétricas do tipo faca devem fechar para cima e de tal forma que os porta-fusíveis não fiquem energizados quando as chaves estiverem abertas. CORRETA As chaves elétricas do tipo faca devem ser blindadas, para que os trabalhadores não encostem nas partes energizadas (“vivas”). Devem fechar para cima e de tal forma que os porta-fusíveis não fiquem energizados (“vivos”) quando as chaves estiverem abertas.
      http://www.fundacentro.gov.br/dominios/PROESIC/anexos/SST_industria_da_construcao%20_Livro.pdf e) as chaves elétricas do tipo faca blindadas são recomendadas para ligar diretamente equipamentos, tais como máquinas de solda e bombas. ERRADA As chaves elétricas do tipo faca blindadas não devem ser usadas para ligar diretamente equipamentos, como serras, betoneiras e outros

    http://www.fundacentro.gov.br/dominios/PROESIC/anexos/SST_industria_da_construcao%20_Livro.pdf