A Cultura Organizacional compõe-se de três dimensões:
Material – Conjunto de instrumentos, processos, "know-how", divisão de tarefas, "layout", racionalização de trabalho, recursos materiais, cronogramas, redes de comunicação, metodologia de serviços. É o conjunto de variáveis objetivas da organização.
Psicossocial - Conjunto das manifestações afetivas dos indivíduos que compõem a organização, manifestações subjetivas, características dos comportamento em grupo. É o conjunto de variáveis subjetivas da organização. São os aspectos emocionais do trabalho.
Ideológica – Conjunto de normas e valores, regulamentos, tradições, padrão de conduta esperado, estilo de gestão, que governam e controlam o funcionamento organizacional. É a função reguladora, de autoridade dentro da organização. Engloba não só as leis formais, como os costumes informais.
A cultura compõe-se de três dimensões interdependentes: A ideológica, a material e a psicossocial.
Ideológica – Conjunto de normas e valores, regulamentos, política administrativa, tradições, padrão de conduta esperado, estilo de gestão, que governam e controlam o funcionamento organizacional. É a função reguladora, de autoridade dentro da organização. Engloba não só as leis formais, como os costumes, rituais, padrões e códigos informais, isto é, não estabelecidos oficialmente, mas obedecidos tacitamente.
Material – Conjunto de instrumentos, processos, "know-how", divisão de tarefas, "layout", racionalização de trabalho, recursos materiais, cronogramas, redes de comunicação, metodologia de serviços. Engloba o grau de maior ou menor estrutura da funções, grau maior ou menor de certeza das tarefas e contato com o meio ambiente. Na verdade, a dimensão material é o conjunto de variáveis objetivas da organização, que trata das questões relativas a tarefa.
Psicossocial - Conjunto das manifestações afetivas dos indivíduos que compõem a organização, manifestações subjetivas de idiossincrasias, características dos comportamentos grupais. Engloba as percepções, os sentimentos e as reações positivas ou negativas. A dimensão psicossocial, é o conjunto de variáveis subjetivas da organização. Ou seja, são os aspectos emocionais do trabalho, despertados pela tipo de tarefa e pela cultura organizacional.
As três dimensões formadoras da cultura organizacional – ideológica, material e psicossocial- não são necessariamente equivalentes. Uma ou outra pode predominar na vida organizacional, pode ter maior expressão, atuar com mais força. Há organizações eminentemente voltada para as questões materiais, outras mais ideológicas outras ainda em que é mais intensa as relações psicossociais.