-
Conforme visto na questão, todos cenários descritos, apontam para "facilidade" de novas empresas (do segmento bancario) entrarem no mercado, ou seja nao existem barreiras ou dificuldades visiveis para entradas de concorrentes, primeiro porque: 1°- clientes com baixo custo de troca de bancos ( esta situação implica dizer, de forma grosseira que numa eventual entrada de um novo banco, o mesmo não tera dificuldade de atrair clientes de bancos existentes, visto que o custo de mudança de um banco para o outro é irrelevante) 2°- a inexistência de politicas publicas restritivas, tal situaçao via de consequência facilitam e atraem as empresas a entrarem neste tipo de mercado que carece de rigidez. ( talvez a presença de uma legislaçao mas rigorosa dificultasse a entrada de novas empresas no mercado e assim por diante. E tambem a 3º "Baixa necessidade de capital para abertura do negócio", geram oportunidades para entrantes no mercado. ( pow se nao precisa de muito capital para abrir o negocio, torna-se um mercado atrativo para as empresas).
-
Michael Porter, no livro “Competitive Strategy: Techniques for analysing Industries and Competitors” criou um modelo de análise mercadológica, muito conhecida como as “Cinco Forças de Porter” que identificam as forças que atuam no mercado. São elas:
- Rivalidade entre os concorrentes
- Ameaça de entrada de novas empresas (entrantes)
- Ameaça de produtos e serviços substitutos
- Poder dos fornecedores
- Poder dos compradores (clientes)
-
Alternativa C
A análise do ambiente externo pode ser realizada por meio do modelo de cinco forças da competitividade, desenvolvido por Michael Porter na década de 70.
O modelo das cinco forças de Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Ele identifica os fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos.
Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.
Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas. Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.
Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.
Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
-
Só a parte "baixa necessidade de capital para abertura do negócio; ausência de políticas públicas restritivas" já matou a charada.
Alternativa C
-
e quanto a letra D) ???
Se uma das 5 forças de Porter é o "poder de barganha dos fornecedores" por que a letra D) está errada?
-
barganhar é diferente de negociar. Talvez essa diferença seja tênue para muitos, mas ela existe. Negociar é criar uma situação que favorece ambos
os lados: se eu cobro R$35/hora, você poderia comprar 10 horas e pagar R$315. Você ganha 1h, e eu consigo um acúmulo de horas de uma só pessoa.
Barganhar é algo “barato”, e que muitas vezes pode ser associado a adjetivos bem pejorativos, o velho "jeitinho brasileiro" pode ser encaixado nisso.
-
Cinco forças competitivas de Porter:
Rivalidade entre os concorrentes
Ameaça de entrada de novas empresas (entrantes)
Ameaça de produtos e serviços substitutos
Poder dos fornecedores
Poder dos compradores
-
B)a possibilidade de novos entrantes. novos o que? pode se clientes ou bancos com afirmam os defensores da questão.... pensei que seriam de clientes!
-
Para a Administração "As cinco forças competitivas de Porter" serve para:
identificar
os fatores que afetam a competitividade;permitir a análise do grau de
atratividade de um setor da economia.Atenção: O entendimento das forças
rivais de um ramo de negócios é essencial para o correto desenvolvimento
do plano estratégico.Analisar (as forças competitivas do modelo Porter):
Rivalidade
entre concorrentes;Barreiras à entrada de concorrentes;Poder de
barganha dos compradores;Poder de barganha dos fornecedores;Ameaça de
Produtos ou bens substitutos.
gab c
-
Pessoal aí embaixo está viajando..... Ele deu um cenário na questão.
Baseado nesse cenário, qual das 5 forças de POTTER se encaixaria.... Entenderam ? Tem outras letras lá que tb são forças de potter.... Como a pressão de produtos e serviços complementares. e também o poder de negociação dos fornecedores.
Mas mais uma vez.... ele se refere a um banco com características dadas NO TEXTO.... E essa só pode ser a possibilidade de novos entrantes.
Você não precisava nem conhecer (como eu não conhecia) essas tais forças. Dava pra matar se prestasse atenção no enunciado.
-
Consegui entender a questão pela parte que diz: "ausência de políticas públicas restritivas", uma vez que não existe limites para entrar no mercado e vender o mesmo serviço a maior ameaça é a entrada de novos concorrentes.
-
Todos os elementos mencionados no cenário apresentado pela questão apontam para a possibilidade de que novas empresas podem entrar no mercado, sendo esta a força mais relacionada neste caso.
GABARITO: C.
Prof. Carlos Xavier
-
A questão traz o seguinte cenário para um banco:
1- inexistência de economias de escala (relação com o força nº4);
2- clientes com baixo custo de troca de banco (relação com o força nº3 e 1);
3- baixa necessidade de capital para abertura do negócio (relação com o força nº3 e 2);
4- ausência de políticas públicas restritivas (relação com o força nº1).
Diante desse cenário apresentado, qual das 5 forças de Poter possui maior destaque?
Segue as 5 forças de Poter:
I- Ameaças de novos entrantes;
II- Ameaça de produtos substitutos;
III- Poder de barganha dos clientes;
IV- Poder de barganha dos fornecedores;
V- Rivalidade entre os concorrentes atuais.
a) ERRADO. Não é uma ameaça;
b) ERRADO. Não é uma ameaça;
c) CERTO. Está ameaça possui relação com as características 2 e 4 do cenário;
d) ERRADO. É uma ameaça, porém, dentre as 4 características do cenário, não é a de maior destaque;
e) ERRADO. É uma ameaça, porém, dentre as 4 características do cenário, não é a de maior destaque;
-
Gabarito C
5 Forças: (R.A.P.P.A.)
- Rivalidade entre concorrentes
- Ameaças de novos entrantes
- Poder de barganha dos clientes
- Poder de barganha dos fornecedores
- Ameaça de produtos substitutos.
Estratégias:
- Liderança no custo total
- Diferenciação
- Enfoque
-
COMENTÁRIO:
O enunciado descreve um cenário com ausência de barreiras de entrada: sem economia de escala, baixo custo de mudança para o cliente, baixa necessidade de capital e ausência de regulamentações legais restritivas. Sem as barreiras de entrada, fica muito mais fácil o ingresso de novos entrantes no mercado.
Gabarito: C
-
- inexistência de economias de escala - é um negócio fácil;
- clientes com baixo custo de troca de banco - clientes podem ir pra concorrência com facilidade;
- baixa necessidade de capital para abertura do negócio - é barato abrir um novo negócio do tipo;
- ausência de políticas públicas restritivas - não é complicado abrir um novo negócio do tipo.