SóProvas


ID
966769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Poder Judiciário Brasileiro, por meio do CNJ, estabeleceu uma série de indicadores de gestão estratégica, utilizando para tal a ferramenta Balanced Scorecard (BSC).
Um exemplo é a Taxa de Congestionamento no 1o Grau, que mede a razão entre o total de processos judiciais baixados sobre o somatório de casos novos e casos pendentes.

O indicador exemplificado faz referência a uma dimensão do BSC. Qual é ela?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    O BSC

    Tem sido aplicado para a implementação da estratégia, não apenas para a gestão dos indicadores de desempenho, mas também para descrevê-la, comunicá-la e alinhar toda a organização com ela. Para que um projeto de implementação de Balanced Scorecard (BSC) tenha sucesso é necessário que ele não seja visto como apenas um projeto de indicadores de desempenho, e sim como um projeto de mudanças.
    As perspectivas são: FINANCEIRA, PROCESSO INTERNO, CLIENTE e APRENDIZADO E CRESCIMENTO

    Perspectiva Financeira: Destina-se a responder as questões sobre como os acionistas vêem a organização e de quais são os objetivos financeiros que deverão ser alcançados do ponto de vista deles.
    Perspectiva Cliente: Destina-se a responder a questão sobre como a organização é vista pelos seus clientes e como ela deve atende as necessidades destes clientes dentro de seus objetivos financeiros.
    Perspectiva Processo Interno: Este responde quais são os processos críticos para satisfazer os clientes e acionistas da organização.
    Perspectiva Aprendizado e Crescimento: Destinam-se a responder a questão de como a organização deve aprender, aperfeiçoar e inovar para que possa atingir seus objetivos estratégicos.

    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/resumo-balanced-scorecard/30671/

  • gab. E


    Sabendo que "a Taxa de Congestionamento no 1o Grau" no Poder Judiciário é algo crítico em relação aos órgãos, trata-se da perspectiva de processos internos que: identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso;

  • Complementando...

    Processos Internos: Os executivos identificam os processos críticos em que devem buscar a excelência, a fim de atender aos objetivos dos acionistas e de segmentos específicos de clientes. Exemplos de indicadores: Qualidade dos Processos, Ciclos dos Processos, Custos internos.

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão de desempenho, que pode ser utilizada pelos gestores para medir o desempenho dos colaboradores, acompanhar e controlar a execução das metas pela equipe e verificar se estão caminhando no sentido correto para alcançar o objetivo central da organização. O objetivo do BSC é identificar as ações que devem ser tomadas para alcançar melhores resultados para organização e monitorar as consequências decorrentes dessas ações.

    Para MARTINS et al. (2010):

    De acordo com Kaplan e Norton (1997), o BSC é um instrumento que mede o desempenho organizacional em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento), permitindo que a organização acompanhe o desempenho financeiro, monitore e ajuste a estratégia. [...] (p. 23)

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:Jennifer Negreiros

    O enunciado da questão pede que identifiquemos em qual dimensão do BSC se encaixa o indicador "taxa de congestionamento no 1º grau", que mede a razão entre o total de processos judiciais baixados sobre o somatório de casos novos e casos pendentes.

    Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica que traduz a missão, a visão e as estratégias de uma organização em um conjunto integrado de objetivos, metas e de indicadores de desempenho. Ele alinha o planejamento estratégico ao operacional.

    Além de comunicar e implementar de maneira mais tangível as estratégias, uma inovação desse mecanismo foi possibilitar a medição e avaliação de resultados através de indicadores não financeiros.

    Através dessa metodologia, o desempenho organizacional é avaliado por indicadores sob quatro perspectivas: 

    • Perspectiva Financeira: análise dos resultados financeiros (perspectiva do acionista);
    • Perspectiva do Cliente: percepção de como a organização é vista pelo cliente;
    • Perspectiva dos Processos Internos: processos internos críticos para obter os melhores resultados;
    • Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: ativos intangíveis (pessoas, sistemas, procedimentos).

    O mapa estratégico é a representação gráfica do BSC. Ele permite a visualização das relações de causa e efeito entre as perspectivas acima relacionadas e os objetivos estratégicos da organização.

    O BSC pode ser utilizado em uma área, várias áreas ou em toda a empresa.

    Os três personagens que desempenham papéis críticos na construção do BSC são:

    • O arquiteto – alto executivo responsável pela construção e implementação do BSC;
    • O agente de mudanças – representante do executivo que ajuda a moldar a rotina de uso do BSC;
    • O comunicador – responsável por conquistar o apoio e incentivar a adesão dos funcionários ao uso do BSC.