-
Para Rousseau e Couture (1998), sete são as funções arquivísticas: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão dos arquivos.
A produção refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão. Os documentos nascem do cumprimento dos objetivos para os quais um órgão foi criado.
A avaliação deve ser vista como uma das operações metodológicas a serviço do conhecimento científico e da informação social. Ao se avaliar, define-se os prazos dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente.
A aquisição contempla a entrada de documentos nos arquivos, correntes, intermediários e permanentes.
A conservação objetiva estender a vida útil dos materiais, dando aos mesmos o tratamento certo.
A classificação consiste em "agrupar hierarquicamente os documentos de um fundo mediante a reunião de classes, de acordo com os princípios da proveniência e ordem original."
A descrição consiste em elaborar uma representação cuidadosa de uma unidade de descrição e de suas partes componentes, por meio da extração, análise e organização de qualquer informação que sirva para identificar o acervo arquivístico e explicar o seu contexto, bem como o sistema de arquivo que o produziu.
A difusão torna os documentos acessíveis e promove sua consulta mediante publicações, exposições, conferências, serviços educativos e outras atividades.
Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055564.PDF
-
Segundo meus conhecimentos, até o momento, gestão de documentos engloba a produção, utilização, avaliação e destinação dos arquivos correntes e intermediários não inclui a PRESERVAÇÃO, como exposto pela questão.
-
DESCRIÇÃO E DIFUSÃO ESTAO RELACIONADOS AO ARQUIVO PERMANENTE E COMO A GESTAO DE DOCUMENTOS NAO ENGLOBA ESTA FASE A QUESTAO ESTAAA ERRRADA
-
Então, a preservação não faz parte. Cespe, Cespe...
-
Até onde eu sei, não inclui a preservação. Cespe babaca.
-
Indiquei para comentário do professor.
-
Vou trocar minha garrafa d'água por uma de Vodka para aguentar essas cespices.
Gestão de Documentos:
PUD ####################
PRODUÇÃO UTILIZAÇÃO (PROTOCOLO) E DESTINAÇÃO (ELIMINAR, ARQUIVAR...)
A LEI 8159 ######################3
PUTAA= PRODUÇÃO, USO, TRAMITAÇÃO, AVALIZAÇÃO E ARQUIVAMENTO.
-
De acordo com Rousseau e Couture, são sete as funções arquivísticas: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.
-
A banca usou a palavra "preservação" como um sinônimo de "conservação". Vejam:
Ano: 2012 - Banca: CESPE - Órgão: MPE-PI - Prova: Analista Ministerial - Documentação
A produção de documentos é uma das funções arquivísticas propostas por estudiosos canadenses, assim como a classificação, a avaliação, a descrição, a aquisição, a conservação ou preservação, e a difusão.
Gabarito: correto
Bons estudos.
-
A gestão de documentos é composta por um conjunto de funções que controlam todo o fluxo de documentos, desde sua produção ou recebimento, até sua destinação.
A questão traz exatamente as sete funções da gestão de documentos, indicadas inicialmente por Carol e Couture, em sua obra "Os Fundamentos da Disciplina Arquivística".
Gabarito do professor: Certo
-
Essa questões antigas de arquivologia eram feitas por estagiarios.. nao tem outra explicação. Claramente a pessoa nao conhece a matéria..
TODO MUNDO usa o PUD, ai eles vaão lá e desenterram um lixo desses..pqp
-
Ah que chatisse, hora querem a Letra, outra seus sinônimos. dane-se bola pra frente --'
-
Humanamente impossível acertar essa questão na prova kkkkkkkkkkk Só se você já tivesse lido essa exata frase no livro de alguém , porque qualquer pessoa que estude por apostilas ou pela doutrina tradicional (seja da Marilena ou de outros) já sabe que não abrange conservação....
-
Questão duvidosa. A gestão de documentos não ampara todas as funções arquivísticas porque abrange somente a idade documental primária e intermediária. A questão correlacionou equivocadamente duas funções arquivísticas de arquivo permanente à gestão de documentos! Vejam:
Atividades de um arquivo permanente
>> Arranjo
>> Descrição e publicação (facilitar o acesso aos documentos)
>> Conservação
>> Referência (política de acesso e uso dos documentos)
---------
Fonte: VALENTINI, Renato; Arquivologia para Concursos
-
Resolução: sim, essas são as sete funções arquivisticas. Uma boa maneira de lembrar de todas elas é separá-las por pares, a partir das iniciais.
A
A
C
C
D
D
P
Resposta: certa
-
Essa questão vai contra a lógica das próprias questões cespe... complicado!!!
Ora difusão é fase permanente, ora difusão está na gestão de docs.
-
Direto ao ponto!
A gestão de documentos (NO MODELO CANADENSE = baseado em 7 funções arquivísticas) envolve as sete funções arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição e preservação.
GABARITO: ??? (Banca = CERTO) Para mim pecou na falta da citação de qual autor/modelo.
Justificativa:
MODELO CANADENSE = Baseado em 7 funções arquivísticas
- Criação / Produção
- Avaliação
- Aquisição
- Conservação / Preservação
- Classificação
- Descrição
- Difusão
Fonte: Prof. Darlan Eterno
-
Gente, ao meu ver, pra acertar essa questão depende do que seu edital cobra.. Quem estudou apenas a gestão documental e não estudou funções arquivistas realmente viajou sem saber, normal !!
-
CESPE: É possível encontrar, nas três fases de um programa de gestão de documentos, as sete funções arquivísticas propostas pelos arquivistas canadenses. correta