-
Isso mesmo Maaks,
E ainda, deveriam ser empregadas vírgulas para isolar o adjunto adverbial intercalado "no sentido... favorecidas",.
-
Até hoje eu não entendi o porquê dessa questão estar certa. Além das ponderações feitas pelos colegas acima, o trecho "extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas" é juízo de valor, não cabendo o seu emprego em uma redação oficial.
Muito estranho...
-
Verbo transitivo direto
1 dirigir a vista para (um ponto determinado); mirar
Ex.: o rapaz visava a linda jovem
transitivo direto
2 dirigir-se (projétil, tiro) para
transitivo direto e transitivo indireto
3 Derivação: sentido figurado.
ter (algo) como desígnio, ter por fim ou objetivo; mirar (a), propor-se
Exs.: estas providências visam solucionar o problema
os pais visam ao bem dos filhos
-
...deve caracterizar-se por impessoalidade...
Senhor Corregedor, A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase.
Se isso é impessoalidade, meu Deus, o que será, então, um texto pessoal?
O que eu grifei é marca de subjetividade do autor do texto, portanto, inaceitável em textos oficiais.
-
Na questão:
"...A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar..."
A ação é "rigorosa" para quem?
Não há verbo mais simples para se empregar em vez de "extirpar"?
Resposta do Cespe:
O emprego do verbo "extirpar", cujo sentido é "promover a eliminação de", não compromete a clareza do texto.
Se o sentindo é "promover a eliminação", não seria mais simples e usar o verbo ELIMINAR em vez de EXTIRPAR?
Segundo o manual: "As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro."
Nem todo mundo sabe o que é extirpar. Acredito que o alcance seja mais amplo com o uso do verbo eliminar.
Muito ridículo esse argumento do examinador que é arbitrário!
Além dos itens citados pelos colegas há o comprometimento da impessoalidade e da clareza segundo o manual.
1.1. A Impessoalidade
"c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.
A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade."
1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais (Clareza):
"expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade."
"As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro."
Entrei com o recurso baseado no Manual de Redação Oficial da Presidência mas nada mudou para a banca.
O cespe sempre apronta esse tipo de coisa e até hoje não apresentou a justificativa das anulações.
-
Senhor Corregedor,
A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase. Faz-se necessário, agora, que se acompanhem regularmente as atividades dos cidadãos residentes nos locais envolvidos. Visa-se, com isso, à não reincidência de crime nas etapas subsequentes do projeto e em período posterior ao seu término.
Pai do céu, o senhor aí de cima saberia explicar os motivos de a questão estar errada?
-
VEJAM A RESPOSTA DO CESPE QUE MANTEVE O GABARITO E INDEFERIU OS RECURSOS APRESENTADOS.
O trecho apresenta as características de um texto oficial preconizadas no Manual de Redação da Presidência da República (impessoalidade, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e emprego do padrão culto da língua), sem incorrer em erro de natureza gramatical e ortográfica. A não especificação do tipo de tráfico presente nas comunidades menos favorecidas não compromete a clareza do texto. A preposição "em" introduz objeto indireto: extirpar [os crimes de tráfico] (objeto direto) [das comunidades menos favorecidas] (objeto indireto). O termo "no sentido... favorecidas" delimita a ação da Polícia federal, portanto não pode aparecer entre vírgulas. O emprego de acento grave em "a não reincidência" não é obrigatório uma vez que
o verbo "visar", no sentido de "ter por fim ou objetivo", pode ter complementação direta ou indireta (conforme literatura especializada). O emprego do verbo "extirpar", cujo sentido é "promover a eliminação de", não compromete a clareza do texto. Os adjetivos presentes no trecho não denotam pessoalidade no tratamento do assunto abordado. Ressalte-se que o item reproduz um excerto de texto de correspondência oficial, decerto descontextualizado, portanto incapaz de denotar toda a extensão da situação a que se refere (Tráfico de quê?, Operação bem-sucedida sob que ponto de vista?, Acompanhar de que maneira? etc.).
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
-
Senhor Corregedor, A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase. Faz-se necessário, agora, que se acompanhem regularmente as atividades dos cidadãos residentes nos locais envolvidos. Visa-se, com isso, a não reincidência de crime nas etapas subsequentes do projeto e em período posterior ao seu término.
OLHA QUE MARAVILHA DE CACOFONIA FASE.FA-SE E A BANCA ACHOU TUDO CERTINHO ,MARAVILHOSO SEM NOÇÃO
CADÊ A CLAREZA ???????????????????????????????????????????
E MAIS PONTO E VIRGULA DEPOIS DO ULTIMO E PARA INDICAR SUPRESSÃO DA EXPRESSÃO A NÃO REINCIDÊNCIA.
-
Atá...mas visar no sentido de almejar não seria transitivo indireto ??? Gramáticas especializadas !? O Cespe não faz alusão( verbo que na gramática especializada da Cespe poderia ser transitivo direto e indireto...) a nenhuma gramática no edital, então como eles podem usar isso como justificativa ??? kkkk'
-
Pessoal realmente o alegado pela Cespe é verdadeiro(Cegalla, Francisco Fernandes, Celso Pedro Luft adotam essa regência)...no entanto acho injusto, já que, como já tinha afirmado, o Cespe não tem bibliografia então fica difícil...
-
Ótimo. Obrigado por trazer a justificativa da Banca CESPE aos recursos. Estamos aqui para aprender como a banca funciona.
Seguem os estudos.
-
Não é necessário o fecho "Atenciosamente"?
-
Até onde eu sei não se usa letra maiúscula após a vírgula....
-
QUESTÃO CORRETA.
Ana Maria Reis De Jesus fez a seguinte observação:
"Até onde eu sei não se usa letra maiúscula após a vírgula...."
Nota: Após o vocativo—em qualquer documento—deve ser utilizado a vírgula ou dois pontos. Após o fecho deve utilizar a vírgula.
-
O QC transcreveu a questão de forma errada: o vocativo , na questão 21 do PDF da prova, está localizado uma linha acima do corpo do texto e seguido de vírgula, de acordo com o que preceitua o Manual de Redação.
-
(...)subsequentes do projeto e em período posterior ao seu término.
Não seria ao??
-
Quem foi o signatário??? Oxi, trata-se de uma correspondeica oficial ao Corregedor, necessário um signatário. Era pra ser questão ERRADA.
Na questão Q323783 (é a questão anterior à esta aqui na prova aplicada para Escrivão da PF), o CESPE manteve o gabarito por vários motivos, entre eles o seguinte: (...) ; não há identificação do signatário (obrigatória em todos os documentos oficiais que não sejam assinados pelo presidente da República, segundo o item 2.3 do Manual de Redação da Presidência da República: “Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.”).
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
-
O comentário da professora foi muito bom, exclarecedor !!!!!
-
Na questão anterior, Q323783, o CESPE fundamentou como errada, alegando à falta de signatário. confuso=/
-
Letra maiúscula após vírgula, não sendo nome próprio, somente na Gramática Cespe. Estudem por ela!
-
Esse texto ta correto? KKKK
E a concisão ??? ¬¬
-
"A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar os crimes..."
Entendo que o uso da palavra em destaque denota o uso de gíria ou até mesmo um jargão, desrespeitando assim o uso da Norma Culta.
Para mim, questão errada!
-
O que me matou foi o comentário da banca na questão anterior, em que disseram que toda correspondência oficial demanda um fecho. Sim, demanda fecho com nome, cargo etc.. o que era relevante lá, por haver um fecho empregado incorretamente. Que nóia de minha parte.
-
De cara achei que estivesse errada pela falta de concisao, pela abundancia de adjetivos, p.ex. mas me lasquei! Cespe fazendo cespice, eu ja deveria saber...
-
Eu só gostaria de entender pq foi considerada como correta se não apresenta signatário...
-
A afirmativa está correta, pois o texto apresentado está em conformidade com a gramática e claro em sua exposição de ideias. Deve-se ter atenção à boa grafia do adjetivo composto "bem-sucedida" (com hífen), ao emprego do pronome apassivador em "(...) que se acompanhem as atividades (...)" e à regência do verbo "visar", que, no sentido de "ter como objetivo", é cada vez mais aceito como indiferentemente transitivo direto ou transitivo indireto.
-
eu marquei errada, pois já vi erro de inicio ali, ação "RIGOROSA" da Policia Federal" já achei errado dali já. Fazer o que né kkkk entender a Cespe é o que rola
-
O signatário mandou lembrança..... Quem entende os desígneos da banca CESPE?!
-
Cristiano Salles, extirpar não é gíria. http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario
-
Minha opinião:eu entendi o texto, porém não há linguagem simples.
-
O texto não está nada conciso, muito poluído de palavras desnecessárias, sem fechamento... Enfim, quem marcou ERRADO tá indo no caminho certo. O gabarito da banca não faz sentido.
-
A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase. Faz-se necessário, agora, que se acompanhem regularmente as atividades dos cidadãos residentes nos locais envolvidos. Visa-se, com isso, a não reincidência de crime nas etapas subsequentes do projeto e em período posterior ao seu término.
- Uso de termos intercalados desnecessários, ferindo o exposto na Redação Oficial.
-
Onde estar o Prezado Senhor Corregedor?? ¬¬
-
SABIA QUE ESTAVA CERTO, MAS ESTAVA PROCURANDO PEGADINHA...KKKKKKKK