SóProvas


ID
971710
Banca
FEC
Órgão
ANS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação à segurança do SIAFI,o grau de inclusão de dados e a abrangência das consultas feitas pelo usuário no sistema SIAFI,constitui umelemento que é denominado:


Alternativas
Comentários
  •  
    4. O nível de acesso indica a amplitude das informações a que o operador pode ter acesso. São previstos os seguintes níveis de acesso para a utilização do SIAFI: 


    Nível  Descrição 


    1  Acessa todos  os  dados  da  própria  UG  em  que esteja  cadastrado,  tanto em nível analítico, quanto sintético;
    2  Acessa todos os dados da UG em que esteja cadastrado, tanto em nível analítico,  quanto  sintético,  assim  como  os  das  UG off-line  pelas  quais realize entrada de dados;
    3  Acessa  todos  os  dados  de  qualquer  UG  que  pertença  ao  mesmo Órgão/Entidade  que  a  UG  em  que  esteja  cadastrado,  assim  como  os dados sintéticos do Órgão/Entidade.
    4  Acessa todos  os  dados  de  quaisquer  UG  das  quais  a  UG  do  operador seja setorial.
    5  Acessa todos  os  dados  de  qualquer  UG  pertencente  ao  mesmo  Órgão que  a  UG  em  que  esteja  cadastrado,  ou  a alguma de  suas  Entidades vinculadas,  tanto  em  nível  analítico  quanto  sintético,  bem  como  os dados sintéticos do Órgão propriamente dito.
    6  Acessa todos os dados de qualquer UG que pertença à mesma Unidade da Federação da UG em que esteja cadastrado.  
    7  Acessa todos os dados de qualquer UG vinculada àquela em que esteja cadastrado, tanto em nível analítico quanto sintético. Tal vinculação se processa através de tabela de vinculação definida no próprio sistema.

    8  Acessa todos os documentos, cujos credores estejam localizados na UF ou no Município, conforme seja a UG uma representação de Estado ou de Município, respectivamente.  
    9  Acessa todos os dados, analíticos ou sintéticos, de toda e qualquer UG.

  • Questão Ctrl C + Ctrl V - fonte da questão: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/seguranca

    O SIAFI apresenta uma série de métodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manutenção da integridade dos dados e do próprio sistema. Esta proteção se dá tanto contra utilizações indevidas ou desautoirzadas como eventuais danos que pudessem ser causados aos dados. Assegura-se portanto a confiabilidade dos dados no sistema, sua responsável utilização e a responsabilização dos gestores e usuários que delas dispõe. A segurança do Sistema tem por base os seguintes princípios e instrumentos:

    Senha

    Para utilizar o SIAFI, os usuários são habilitados formalmente por meio do cadastramento de uma senha SENHA, quando são especificados os perfis e níveis de acesso de cada usuário. Perfil é o conjunto de determinadas transações atribuídos a cada Operador, para atender às necessidades de execução e consulta ao Sistema. Enquanto o nível de acesso determina o grau de inclusão de dados e a abrangência das consultas feitas pelo usuário no sistema SIAFI. Cabe sempre lembrar que o usuário responde integralmente pelo uso do sistema sob a sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurança instituídos pela STN, sujeitando-se ás conseqüências das sanções penais ou administrativas cabíveis em decorrência do mau uso.


  • Enquanto a forma de acesso se refere a como os órgãos irão acessar o sistema para
    digitarem seus documentos, o nível de acesso é atribuído a cada operador em particular e
    permite indicar quais informações o operador pode acessar.

    AFO, Paludo