SóProvas


ID
975175
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre a prisão em flagrante, assinale a alternativa correta, de acordo com as disposições do Código de Processo Penal.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A
    De acordo com o CPP

     

    Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada

  • Gabarito: Letra A

    A) CORRETA

    Art. 306, CPPA prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.

    B)
    INCORRETA

    Flagrante IMPRÓPRIO/IMPERFEITO/IRREAL/QUASE FLAGRANTE

    Exige o flagrante IMPRÓPRIO a conjunção de 3 fatores: 

    a) perseguição (requisito de atividade);
    b) Logo após o cometimento da infração penal (requisito temporal);
    c) situação que faça presumir a autoria (requisito circunstancial).

    Art. 302, III- Considera-se em flagrante delito quem é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser o autor da infração.


    C)
    INCORRETA

    Art. 306, §1º CPP- Em até 24 horas após a realização da prisão, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública.

    D) INCORRETA

    Art. 304, §2º CPP - A falta de testemunhas da infração não impedirá o auto de prisão em flagrante; mas, nesse caso, com o condutor, deverão assiná-lo pelo menos duas pessoas que hajam testemunhado a apresentação do preso à autoridade.

    E)
    INCORRETA

    Flagrante PRESUMIDO/FICTO/ASSIMILADO

    No flagrante presumido, ficto ou assimilado, o agente é preso logo depois de cometer a infração, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração (art. 302,IV CPP). Nesse caso, a lei não exige que haja perseguição, bastando que a pessoa seja encontrada logo depois da prática do ilícito com as coisas que traduzam um veemente indício da autoria ou participação no crime. (Renato Brasileiro)
  • CORRETA : A
    De acordo com o CPP
    Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada

    OBS :Lembrar de FM - PJ

    F amlía do Preso

    M inistério Público

    ****************************

    P essoa por ele indicado

    J uiz Competente

  • GABARITO = A

    ART 306

    PM/SC

    DEUS PERMITIRÁ

  • Lembrando que a defesa, seja defensoria ou advogado, não é comunicada imediatamente, mas sim no prazo de até 24h por meio da entrega de cópia integral do auto.

    A defesa também não é exigida para a lavratura do APF

  • A tecla Space do meu PC ta com defeito tbm..