-
Em arquivologia entende-se por arranjo a ordenação dos documentos em fundos, a ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries. O arranjo é uma das funções mais importantes em um arquivo,e, por isso, deve ser feito por pessoa qualificada e especializada. As atividades desenvolvidas no arranjo são de dois tipos: intelectuais e físicas.
As intelectuais consistem na análise dos documentos quanto a sua forma, origem funcional e conteúdo. As atividades físicas se referem à colocação dos papéis nas galerias, estantes ou caixas, seu empacotamento, fixação de etiquetas etc.
Letra C
Fonte
-
1. Processo que, na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação - estrutural ou funcional - dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.
2. Processo que, na organização de arquivos correntes, consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado. Também denominado classificação.
-
Explicação da banca:
Questão 28:
O trabalho de arranjo dos documentos de arquivo, conforme Bellotto (2008, p. 141-142), que consta das referências bibliográficas do Edital, envolve três etapas preliminares: levantamento da evolução institucional da entidade produtora dos documentos; prospecção arqueológica da documentação a arranjar; e, estudo das entidades produtoras do material detectado. Portanto, só há uma alternativa correta, a letra “C”. A expressão prospecção arqueológica da documentação a arranjar está inserida no contexto das três etapas preliminares do trabalho de arranjo dos documentos de arquivo, conforme Bellotto (2008, p. 141-142), que consta das referências bibliográficas do Edital, portanto, dispensa que esteja entre aspas.
-
PRELIMINARES!
-
A Hellen Cavalcante foi a única a fazer um comentário esclarecedor acerca da questão!
-
Fiz esta por eliminação. Em primeiro lugar, sei que a atividade de arranjo é realizada no arquivo permanente, sabendo disso, vamos lá:
A)diagnóstico das temáticas do material; identificação da temporalidade; ordenação do acervo. ERRADA: os documentos mantidos no arquivo permanente são de guarda permanente, motivo pelo qual a tabela de temporalidade não se aplica aos documentos dessa fase.
D)ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações; organização dos manuscritos de acordo com princípios arquivísticos; classificação dos documentos nos arquivos de terceira idade. ERRADA: A classificação, assim como a ordenação, precede o arranjo dos documentos de terceira idade.
A B eu descartei por achar meio suspeito esse negócio de respeito à ordem estrita dos documentos, mas foi por puro achismo.