SóProvas


ID
978412
Banca
MPE-MT
Órgão
MPE-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É possível afirmar que a Constituição Brasileira de 1988, no que tange aos princípios das relações internacionais, tem como característica:

Alternativas
Comentários
  • Tabula rasa é uma expressão latina que significa literalmente "tábua raspada", e tem o sentido de "folha de papel em branco". A palavra tabula, neste caso, refere-se às tábuas cobertas com fina camada de cera, usadas na antiga Roma, para escrever, fazendo-se incisões sobre a cera com uma espécie de estilete.

  • Letra C

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    II - prevalência dos direitos humanos;

     

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

  • Saber o que era a tábua rasa era mais importante do que o conteúdo kkk

  • A) ERRADA - Art. 4°, II (prevalência dos direitos humanos) e art. 5°, § 2° CF (não exclui direitos dos tratados internacionais) são normas originárias e não dada importância com a EC 45/04 como menciona a questão.

    B) ERRADA - a CF/88 foi a PRIMEIRA a apresentar um rol de princípios pelos quais deve o brasil reger-se nas suas relações internacionais, além de impor ao STF a competência para a decisão sobre inconstitucionalidade de tratados (art, 102, III, b CF)

    C) CORRETA - O art. 5°, § 3° CF reforça o entendimento de que a CF/88 é aberta ao direito internacional público.

    D) ERRADO - idem letra a

    E) ERRADO - o art. 109, § 5° CF que trata sobre deslocamento de competência para a justiça federal nas hipóteses de grave violação aos direitos humanos foi inserido por meio da EC 45/04 e não desde a sua edição como afirma o item.