-
É justamente o contrário. Uma das funções do orçamento é alocativa que se destina ao fornecimento de bens puros e não ofertados pelo setor privado pelo alto custo de construção ou devido a condoções ineficientes, como no caso de rodovias.
-
Errado.
Funções do Orçamento Público:
Alocativa: promoção do ajustamento na alocaçao de recursos
Distributiva: promoção do ajustamento na distribuição de renda
Estabilizadora: visa manter a estabilidade econônica, diferenciando-se das outras funções por não ter como objetivo a destinação dos recursos.
-
Não concordo com esta resposta, só porque diz que o setor privado intervem nas ações do governo não dá para considerar como errada, o temor intervir está ligado a uma ação voltada para um objetivo, não é sinônimo de poder impositivo do estado ou qualque outra definição, se o setor público se negar a intervir não será o governo quem vai obrigá-lo.....
-
ERRADA
É o setor público que age para mitigar as falhas de mercado.
-
Gentem! O comentário acima está corretíssimo e me fez lembrar de uma questão do MPU, 2 de 2013.
A questão está certa, olha só:
A atividade estatal na alocação de recursos justifica-se naqueles casos em que não houver a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada, como no caso de investimentos e infraestrutura econômica.
Portanto, É o setor público que age para mitigar as falhas de mercado.
-
na verdade, o poder publico exercer sua função alocativa oferecendo bens e serviços necessarios e desejados pela sociedade, não providos pela iniciativa privada.
-
Vladimir sou formado em Economia, pode até parecer um contra censo pensar que o governo é que supre as falhas de mercado, mas é a realidade.
O Estado oferece determinados bens e serviços, porém não são providos pela iniciativa privada, ou quando é oferecido de maneira insuficiente à população, ou quando excluem a parcela da população que não dispõe de recursos para o pagamento.
Assim, podem ser explorados pelo setor privado, no entanto podem e devem ser produzidos pelo Estado, em virtude de sua importância para a sociedade, como educação e saúde.
Você imagina um pobre pagando uma escola particular, já está difícil até pra classe média! Então o Estado intervém na economia produzindo esses bens e serviços de forma gratuita ou por preços módicos.
Isso na Economia se chama função alocativa do Estado.
Espero ter ajudado e esclarecido!
-
pelo o que entendi dos comentários, é então justamente o contrário...
-
O erro predominante na questão é o trecho "mitigando as falhas de mercado".
Mas sob o ponto de vista econômico, a questão toda está desarrazoada.
-
Não é interessante ao setor privado a falha de mercado.
-
Quem busca mitigar ou corrigir as falhas de mercado é o Estado e não o setor privado.
-
ERRADO
VEJAM O CERTO:
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MJ Prova: Administrador)
.
A intervenção direta do setor público em setores de infraestrutura, que caracteriza o exercício da função alocativa, justifica-se pela dificuldade do setor privado para aplicar recursos em projetos de grande porte.(CERTO)
-
É o contrário, o mercado, irresponsável que é, pinta e borda, depois vem chorar com o papai estado para salvá-lo.
-
É o setor público que age para mitigar as falhas de mercado.
-
Inverteu o conceito
-
Eita banca amaldiçoada
-
Gab: ERRADO
Palavras-chave:
Funções...
- Alocativa - alocação de recursos pelo Estado p/ prover bens e serviços à sociedade.
- Distributiva - distribui a renda para tentar igualar as camadas da sociedade.
- Estabilizadora - intervenção na economia p/ manter preços e serviços oferecidos pelo privado.
Logo, de acordo com a função Alocativa, o Estado alocará recursos para prover a sociedade de determinados bens e serviços em que o setor privado não teria a plena capacidade e a mesma eficiência para supri-los, ou até mesmo desinteresse. Com isso, o Estado age para mitigar as falhas de mercado deixadas pelo setor privado!
---------------
--> Baixem as amostras dos meus resumos disponíveis aqui --> https://linktr.ee/soresumo
-
A política de Keynes/Keynesianismo diz exatamente isso, porém a questão inverteu a ordem. Quem mitiga as falhas do mercado e as imperfeições na distribuição da renda é o ESTADO em vez da iniciativa privada, sendo que esta apenas complementa as atividades em regime de parceria.
Gabarito: ERRADO
-
Ah banca do meu ódio