SóProvas


ID
979240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito do papel do Estado e da atuação do governo nas finanças públicas, julgue os itens que se seguem.

O Estado é um ente ordenador da economia e garantidor dos processos de reprodução do capital.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa!

    Basta pensar nas funções alocativas e distributivas, a questão anterior (Q326410) trata disso, assim fica mais claro de entender o Estado como ordenador e garantidor, pois como diz a questão citada as ações governamentais voltadas para a promoção de ajustamentos na alocação de recursos, na distribuição de renda e na manutenção da estabilidade econômica.


    Espero ter ajudado.
  • Questão errada, o governo procura garantir o interesse social, o aspécto acima se liga às empresas privadas que vizam o lucro.
  • CERTO

    Com relação a "O Estado é um ente ordenador da economia "Basta pensar em direito administrativo, mais especificamente no ato administrativo que é unilateral e que pode ter o atributo de Presunção de Legitimidade, Autoexecutoriedade, Imperatividade e Tipicidade.

    Com relação a "O Estado é um ente...garantidor dos processos de reprodução do capital" - Só pensar que todo Estado quer crescer e multiplicar o capital. Não é atoa que a Dilma fica todo dia reclamando do PIBinho.

    Nem precisava ser expert em AFO. rs



  • O Estado é um ente ordenador da economia: É isso mesmo, o Estado traz Ordem à economia através de políticas econômicas. Ele tem o poder de definir a taxa de juros, definir a instituição de uma Zona Franca em Manaus, por exemplo.


    ...e garantidor dos processos de reprodução do capital: O Estado garante a circulação do capital, garantindo a propriedade privada, por exemplo.

  • O Estado é um ente ordenador da economia: O Estado tem um Banco Central que ordena e trabalha visando a saúde financeira das instituições bancárias, tem uma CVM que visa regular o mercado de valores mobiliários.

    garantidor dos processos de reprodução do capital: O Estado imprime e lastreia seu papel moeda, cria as leis que regulam as relações do setor privado no direito comercial, civil, por exemplo. Garantindo que quem comprou pague, protegendo a propriedade privada e a segurança jurídica.

  • Não seria estabilizadora e sim DISTRIBUTIVA!