SóProvas


ID
979414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de processo administrativo e de agentes administrativos, julgue os itens que se seguem.

A ausência de previsão de acesso de estrangeiros a cargos públicos coaduna-se com a política de soberania do Estado brasileiro, que restringe as funções públicas aos brasileiros que gozam de direitos políticos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Artigo 37, I/CF: "Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei".
  • ERRADA

    Estrangeiros podem ingressar em Cargo Público, como Professores de Universidade Pública, Cientistas, Pesquisadores, dentro dos termos da Lei.
  • Apesar de os comentários acima, já serem corretos> Outro exemplo atual para ilustração.

    O programa do Governo Federal "mais médicos" que contrata médicos estrangeiros para atuar aqui no Brasil, estes médicos, não obstantes serem estrangeiros, exercem cargo público.
     
  • Marcos,

    Os médicos de Cuba são contratados via OPAS e salvo, engano não ocupam cargos públicos. É apenas um acordo de cooperação técnica entre o Governo de Cuba e o Brasil.
    Os professores universitários é o exemplo mais coerente, considerando previsão constitucional.
  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.
     

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:


    Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Assistente

    Segundo a Lei n.º 8.112/1990, as instituições federais de pesquisa científica e tecnológica podem prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com os procedimentos e as normas nela previstos.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico - Tecnologia da Informação e Comunicação

    A Constituição Federal de 1988 (CF) não restringe o acesso aos cargos públicos a brasileiros que gozam de direitos políticos, admitindo que cargos, empregos e funções públicas sejam preenchidos por estrangeiros, na forma da lei.

    GABARITO: CERTA.

  •  Art. 5 § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

  • Errado.


    Apesar da ausência de previsão de acesso a cargos públicos por  estrangeiros,  é exposto, na CF/88, cargos que só serão ocupados por brasileiro nato, tais como:

    Presidente e vice Presidente da República

    Presidente da Câmara e do Senado

    Ministros do STF

    Ministro da defesa

    Membros da carreira diplomática

    Oficiais das forças armadas

    6 brasileiros natos que dentre outras autoridades irão compor o Conselho da República (órgão consultivo maior do PR).

  • ERRADO


    "os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;" (Art. 37, I, CF/88)


    "As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei." (Art. 5º, § 3º, Lei 8112/90)




  • coadunar: juntar, incorporar, reunir em um para a formação de um todo, pôr(-se) em harmonia, conformar(-se), combinar(-se).

  • Não tem ausência de previsão, Essa previsão esta expressa, podendo os cargos públicos serem providos por estrangeiros, de acordo com a lei é claro

  • A previsão existe, portanto a questão já começa errada. No caso os professores: Art. 207, § 1ª "É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei". Esta regra também depende de lei, mas esta lei existe (Lei 9.515/97).

  • CF/88 Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • CF/88 Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; 

  • Gabarito: ERRADO

    Ao contrário do que afirma o quesito, a Constituição Federal admite o acesso de estrangeiros aos cargos públicos:
    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    Portanto, a única peculiaridade em relação aos estrangeiros é que seu acesso aos cargos público deve ocorrer “na forma lei”. Exemplo de cargo público ocupado por estrangeiro é o de professor de universidade pública.


    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • A ausência de previsão de acesso de estrangeiros a cargos públicos coaduna-se com a política de soberania do Estado brasileiro, que restringe as funções públicas aos brasileiros que gozam de direitos políticos.

    Erro: O Estado não é soberano, quem é soberano é a República Federativa do Brasil.

  • Errado.

    Ao contrário do que afirma a questão, os cargos públicos também podem ser exercidos pelos estrangeiros, desde que estes observem as regras estabelecidas em lei.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • Os Estados possuem Autonomia e não Soberania. Só à RFB tem soberania!

  • Comentários:  

    Ao contrário do que afirma o quesito, a Constituição Federal admite o acesso de estrangeiros aos cargos públicos:

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    Portanto, a única peculiaridade em relação aos estrangeiros é que seu acesso aos cargos público deve ocorrer “na forma lei”. Exemplo de cargo público ocupado por estrangeiro é o de professor de universidade pública.

    Gabarito: Errado

  • Lei 8112/90

    Art. 5  

    § 3  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica FEDERAIS poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 5°. § 3° As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

    Abraço!!!

  • ERRADA

    1. Professorestécnicos cientistas de universidades e instituições de pesquisa científica federais podem ser estrangeiros.

    Vejamos outras questões.

    CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geociências - Direito

    Embora os estrangeiros não gozem de direitos políticos, a Constituição Federal de 1988 (CF) previu para estes a possibilidade de acesso a cargos, empregos e funções públicas. (CERTA)

  • Erro da questão = AUSÊNCIA