SóProvas


ID
991579
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       Além de O Vampiro de Curitiba (1965), ....... na obra de Dalton Trevisan os livros Cemitério dos  Elefantes (1964), A Guerra Conjugal (1969) e Crimes da Paixão (1978).
       De acordo com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, “o Prêmio Camões é uma possibilidade para que se mostre ao mundo a literatura de grande qualidade que ...... em nossos países”. A escolha do autor foi feita em 21 de maio pelo júri do prêmio,  instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988. Desde então, já ...... o Camões onze  escritores de Portugal, dez do Brasil, dois de Angola, um de Moçambique e um de Cabo Verde.
(Adaptado de: www.cartacapital.com.br/cultura/)

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada:

Alternativas
Comentários
  • Olá, colegas!

    Alternativa d)

    Para o correto preenchimento das lacunas, há a necessidade de concordarmos o verbo com o sujeito - concordância verbal (regra básica e fundamental). Identificando os sujeitos das orações:
    (...)_____________ na obra de Dalton Trevisan os livros Cemitério dos Elefantes (1964), A Guerra Conjugal (1969) e Crimes da Paixão (1978).
    Ordem direta: Os livros Cemitério dos Elefantes (1964), A Guerra Conjugal... destacam-se (como está iniciando uma oração - construção original -  não pode ocorrer próclise, isto é, "se destacam"). 
    Sujeito: os livros Cemitério dos Elefantes (1964), A Guerra Conjugal (...)
    "(...) a literatura de grande qualidade que se produz em nossos países"
    O pronome relativo "que" retoma "a literatura de grande qualidade", portanto, verbo no singular e uso de próclise por causa da partícula atrativa "que".
    _______________ o Camões (o prêmio) onze escritores de Portugal, dez do Brasil, (...).
    Ordem direta: Onze escritores de Portugal, dez do Brasil, (...), receberam o Camões.
    Bons Estudos!
  • A questão exige conhecimento de concordância, especialmente quanto à colocação do SUJEITO perante o VERBO.

    1) identificar o sujeito.

    2) se POSTERIOR ao VERBO: a gramática manda o verbo concordar com todos (se o sujeito for plural), ou com o mais próximo.

    3) se o sujeito estiver ANTES do VERBO, na ordem normal, direta: a gramática manda concordar unicamente com o sujeito,ficando apenas no singular ou plural a depender deste sujeito ser composto ou individual.


    No caso:

    DESTACAR: encontra seu SUJEITO depois. Pela regra poderia assumir SINGULAR ou PLURAL.  A pegadinha está no fato de que tanto sujeito mais próximo está no plural, "LIVROS", como o sujeito é composto, tendo mais de um elemento. Assim, a unica opção aceita seria unicamente o plural.


    PRODUZIR: aqui, o verbo concorda com o sujeito "LITERATURA" que esta no singular, devendo assim permanecer.


    RECEBER: no contexto da questão exige o conhecimento da mesma regra do verbo destacar, colocado acima. É um VERBO que tem seu SUJEITO POSTERIOR, assumindo igualmente duas concordâncias: plural ou singular. De mesmo modo, observe que o sujeito é composto, como também, que o elemento mais próximo esta no plural "ONZE". Assim, não resta outra opção ao VERBO senão flexionar no plural.