SóProvas


ID
992875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Achado endoscópico de lesão na mucosa gastroduodenal aparece em 20% a 40% dos pacientes que utilizam anti-inflamatório não esteroidal (AINE), principalmente em adultos e idosos, nos quais os riscos de complicações e necessidade de internação são maiores. Acerca dos efeitos adversos de AINE, julgue os itens que se seguem.

O risco de sangramento gastrintestinal aumenta quando um AINE é administrado concomitantemente com inibidores seletivos da recaptação de serotonina.

Alternativas
Comentários
  • Segundo um grande estudo inglês do tipo caso-controle, os inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRS) e a venlafaxina, um inibidor seletivo de recaptação da serotonina e noradrenalina (ISRSN), estiveram relacionados com um risco maior de hemorragia digestiva alta.

    O risco de hemorragia era maior entre os pacientes que utilizavam simultaneamente antiinflamatórios não-esteroidais (tais como o ibuprofeno ou naproxeno) ou uma droga inibidora da adesão plaquetária (como o ácido acetilsalicílico em dose baixa). A administração de um inibidor da secreção ácida (como o inibidor da bomba de prótons, omeprazol, por exemplo) teve um efeito protetor em indivíduos que utilizavam ISRS ou venlafaxina associada a estes outros medicamentos com efeitos gástricos deletérios.

    Fonte: http://www.medcenter.com/medscape/content.aspx?id=11392&langtype=1046
     

  •  Os  I.S.R.S são fortes inibidores enzimáticos, fazendo diminuir a biotransformação de vários medicamentos, aumentando sua concentração plasmática e, consequentemente, pronunciando seus efeitos colaterais. 

  • Gabarito: Certo

    O uso de inibidores da recaptação de serotonina (ISRS) podem potencializar os efeitos de AINES como Ác acetilsalicílico.