SóProvas


ID
992884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os efeitos da maioria dos fármacos resultam da sua interação com os componentes macromoleculares do organismo (receptores). Essas interações desencadeiam alterações bioquímicas e fisiológicas características da resposta ao fármaco. A respeito dos padrões estruturais de receptores fisiológicos e suas relações com as vias de sinalização, julgue os itens que se seguem.

O receptor de insulina é uma proteína intracelular solúvel que se liga ao DNA e regula a transcrição de genes específicos.

Alternativas
Comentários
  • A sinalização intracelular da insulina começa com a sua ligação a um receptor específico de membrana, uma proteína heterotetramérica com atividade quinase, composta por duas subunidades a e duas subunidades b, que atua como uma enzima alostérica na qual a subunidade a inibe a atividade tirosina quinase da subunidade b. A ligação da insulina à subunidade a permite que a subunidade b adquira atividade quinase levando a alteração conformacional e autofosforilação, que aumenta ainda mais a atividade quinase do receptor (1).
  • A ENPP 1 é uma proteína transmembrana da via insulinica. Ela interage com a IRS e cede a ela a insulina transportada para dentro da célula. A IRS capta a insulina e a fosforila, transportando-a ao GLUT-4, esse ao recebe-la muda a sua conformação e promove a entrada de glicose para o interior da célula.

    Esse vídeo elucida bastante o processo do diabetes tipo 2, além de ser divertido...

    https://www.youtube.com/watch?v=nyvu2euX8tM

    https://unbdiabetes.wordpress.com/2012/06/20/como-a-disfuncao-nos-mecanismos-bioquimicos-da-entrada-de-glicose-na-celula-podem-levar-ao-aparecimento-de-diabetes-tipo-2/