-
Alternativa E.
acredito que a mesma seja a alternativa correta.
REDES ORGANIZACIONAIS ( CONCEITO) : São sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente. As dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade dos integrante, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social (Olivieri, 2003. pg.1).
-
Pra mim essa questão deveria ser anulada. A alternativa E é a menos errada, mas quando ela fala que não tem controle hierárquico comete um erro. Pode ou não haver tal controle nas redes organizacionais. E ainda, não especificou se são redes formais ou informais. Mal formulada a questão.
-
http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=8391882&sid=1d96ccbdc370d8534bd3d66b9d10ee78
Rodrigo Rennó fala no livro "Adm. Geral para Concursos" (pg. 107):
Estrutura em Rede
"Uma estrutura em rede atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado (ou seja, terceirização, outsourcing ). A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global.
Portanto, a flexibilidade advém da possibilidade de a organização contratar qualquer serviço ou produto necessário no momento, e pouco tempo depois poder trocar de fornecedor, sem ter os custos de possuir maquinário, instalações fabris ou ter de demitir pessoal. (evidência clara da necessidade de coordenação).
Dessa forma, a organização pode se adaptar a mudanças no ambiente externo muito mais rapidamente e aproveitar as oportunidades de mercado que apareçam.
Outra grande vantagem é que essa estrutura é uma das mais enxutas, pois não são necessários muitos níveis hierárquicos (ele não diz que não existem níveis hierárquicos. Possui menos níveis, mas eles existem). Pouca supervisão é necessária, sendo então eliminados muitos níveis de gerência, deixando a estrutura mais achatada (concordo que é adotado um modelo de gestão horizontal e descentralizado ).
As maiores desvantagens dizem respeito à falta de controle direto sobre os processos de trabalho. Como a empresa contrata produtos e serviços, a administração tem de confiar em contratos, coordenação entre parceiros e comunicações com outras empresas para assegurar que os prazos e a qualidade sejam atendidos. (existe um sistema de coordenação, mas não é direto. É difícil imaginar uma estrutura em que não ocorra nenhum tipo de coordenação. Ninguém vai assinar um contrato e deixar a Deus dará)"
-
"Nas redes há uma grande heterogeneidade de relações e participantes, e a solução encontrada resulta do consenso de um conjunto de microparticipações, em que não há um modelo pronto, mas construído mediante a colaboração de cada um. Para Scherer-Warren apud Pedro Jacobi (2000), 'redes caracterizam-se pela NÃO CENTRALIDADE ORGANIZACIONAL E NÃO HIERARQUIZAÇÃO DE PODER: as relações são mais HORIZONTALIZADAS, complementares e abertas ao pluralismo e à diversidade cultural'."
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- AUGUSTINHO PALUDO (p. 184)
-
Marquei a c-). achei mais adequada. não vi erro nesse item. Já o item e-) fala que não há controle hierárquico. As redes organizacionais tem algum tipo de controle, de liderança.
-
Parem de falar que a letra E está errada. As redes tem um controle de coordenação, mas este tem um "poder moral" e não hierárquico!
Eu hein, não basta falarem bobagem ainda querem confundir os outros?
Se vocês acham que toda forma de controle provém do poder hierárquico vocês precisam estudar mais, e do básico, sobre conceito de liderança, poder e autoridade.
-
NÃO ENTENDI PORQUÊ A LETRA D ESTÁ ERRADA
-
Redes Organizacionais não tem objetivo hierárquico e sim caráter colaborativo/participativo. Ajuda se pensarmos em uma instituiçao com objetivo social...
-
segundo AUGUSTINHO PALUDO:
Redes utilizam modelo de gestão horizontal, definida por Herman Bakvis e Luc Juillet (2004);" a coordenação e gestão de um conjunto de atividades entre duas ou mais unidades organizacionais, em que unidades em questão não exercem controle hierárquico sobre as outras e cujo objetivo é gerar resultados que não podem ser alcançados isoladamente."
-
---> Outra grande vantagem é que essa estrutura é uma das mais enxutas, pois não são necessários
muitos níveis hierárquicos. Pouca supervisão é necessária, sendo então eliminados muitos níveis de
gerência, deixando a estrutura mais achatada.
As maiores desvantagens dizem respeito à falta de controle direto sobre os processos de trabalho.
Como a empresa contrata produtos e serviços, a administração tem de con
-
Augustinho Paluno diz o seguinte :
Para Scherer-Warren apud Pedro Jacobi (2000), "redes caracterizam-se pela não centralidade organizacional e não hieraquização do poder: as relações são mais horizontalizadas, complementares e abertas ao pluralismo e à diversidade cultural".
-
REDES ORGANIZACIONAIS
---- > MODELO DE GESTÃO HORIZONTAL
----> SEM CONTROLE HIERÁQUICO
----> COM INTERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS PARA GERAR SOLUÇÕES.
-
A letra D estaria se referindo a quê?
-
Constitui unidades interdependentes orientadas para identificar e solucionar problemas.
-
PALUDO (2017) pag. 239
" Para Warren apud Pedro Jacobi (2000), " redes caracterizam-se pela não centralidade organizacional e não hierarquização do poder: as relações são mais horizontalizadas, complementares e abertas ao pluralismo e à diversidade cultural."
GABARITO E