SóProvas


ID
993235
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No arcabouço do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), ganha importância a atividade de avaliação, pois

Alternativas
Comentários
    • C =correta.
    • a) a Administração Pública pauta-se por critérios de desempenho distintos das empresas privadas, não cabendo o uso, aqui, da noção de eficiência.
    Falso, a Constituição no art. 37 prevê a eficiência.
    • b) o controle social não está dentre seus fundamentos, gerando a necessidade do desenvolvimento de mecanismos internos de avaliação.
    Controle social é fiscalização diferente de avaliação que medir resultados alcançados.
    • c) a orientação da gestão por processos e informações implica na necessidade de medição e análise do desempenho para a tomada de decisões. CERTA
    • d) o fundamento da geração de valor para todas as partes interessadas implica em estratégia de avaliação permanente, externa à atividade pública, a partir de auditorias independentes.
    Avaliação e valor são coisas diferentes. A primeira é quantificar, a segunda "Valor é o quanto este bem ou ativo vale para determinada pessoa."
    e) o Modelo de Excelência em Gestão Pública, por ser um modelo autogerido, propõe a adoção de ferramentas de planejamento e execução que dispensam o controle sobre resultados.
    A mudança do Sistema Burocrática para o Gerencial exige o planejamento e feedback (os resultados quantificados).
  • a) A Administração Pública pauta-se por critérios de desempenho distintos das empresas privadas, não cabendo o uso, aqui, da noção de eficiência.  Assertiva FALSA, pois no art. 37 da CF/88 eficiência é um dos princípios.
    b) O controle social não está dentre seus fundamentos, gerando a necessidade do desenvolvimento de mecanismos internos de avaliação. Assertiva FALSA, pois Controle social é fiscalização e avaliação medição de resultados.
    c) A orientação da gestão por processos e informações implica na necessidade de medição e análise do desempenho para a tomada de decisões. VERDADEIRA - É necessário medir e analisar o desempenho, visando a tomada de decisões.

    d) O fundamento da geração de valor para todas as partes interessadas implica em estratégia de avaliação permanente, externa à atividade pública, a partir de auditorias independentes. Assertiva FALSA, pois avaliação e valor são antagônicas. Avaliar é quantificar e valor é a importância do serviço para a sociedade
    e) o Modelo de Excelência em Gestão Pública, por ser um modelo autogerido, propõe a adoção de ferramentas de planejamento e execução que dispensam o controle sobre resultados.
    Com a mudança do Modelo Burocrático para o Gerencial tornou-se indispensável a quantificação de resultados (planejamento e feedback).

  • D) o fundamento da geração de valor para todas as partes interessadas implica em estratégia de avaliação permanente, externa à atividade pública, a partir de auditorias independentes.

     

    Boa parte da assertiva está correta, pois a geração de valor, que é agregar ao serviço que se entrega ao cidadão, pressupõe o controle dos processos por meio de avaliação e adequação constantes.

     

    Acredito que o erro da alternativa esteja em "avaliação permanente, externa à atividade pública". Como sabemos, tanto o controle externo quanto o interno são feitos, quase que em sua totalidade, no âmbito da própria administração, seja pelo órgão de controle interno de cada poder, ou pelo legislativo e pelo judiciário.