SóProvas


ID
995284
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Encerrando a discussão sobre a renúncia ao direito de apelação, a matéria foi tratada por uma das súmulas do Supremo Tribunal Federal (Súmula n.º 705). Assinale a alternativa correta com relação ao tema.

Alternativas
Comentários
  • ALT. A

    STF Súmula nº 705 - A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta.

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • Isso se dá, porque no Processo Penal, tanto o réu, quanto seu advogado tem legitimidade para recorrer.

    Neste ponto, importa lembrar, que, a legitimidade do réu é apenas para recorrer, não tem ele legitimidade para arrazoar seu recurso, quando então será necessário faze-lo por meio de seu defensor.

  • FÁCIL: sempre prevalecerá a vontade de quem quer recorrer! seja o defensor seja o réu.

  • Lembrando que a legitimidade do réu, é apenas para interposição do recurso por termo nos autos, porém para apresentar razões é necessária a capacidade postulatória.

  • o problema da vunesp é que vc sai da prova tranquilo, achando a prova fácil.... o problema que 80% das pessoas saem com o mesmo sentimento

  • GABARITO A 

     

    ERRADA. STF - Súmula 705: “A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta”.

    APELAÇÃO. AMPLITUDE DA DEFESA. IRRENUNCIABILIDADE DO DIREITO DE RECORRER PELO PREVALÊNCIA DA MANIFESTAÇÃO DA DEFESA TÉCNICA: “1. As doutas Cortes Superiores do País (STF e STJ) assentaram, em inúmeros precedentes, que, no caso de divergência entre o réu e seu defensor quanto a conveniência da  interposição  do recurso de Apelação, deve prevalecer a vontade da defesa técnica, tendo em  vista que, em tese, está melhor preparada para avaliar  a necessidade da impugnação (Súmula 705 do STF). Precedentes do STJ. 2. Parecer do MPF pela concessão da ordem. 3.Ordem concedida, para determinar que o Tribunal a quo aprecie a Apelação interposta pela defesa, julgando-a como entender de direito” (STJ, 5ª T., HC 110.941/RS, rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, DJe, 2 mar. 2009).

  • STF Súmula nº 705 - A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta

    nao confundir com hipótese semelhante em transação penal ou sursis processual - nesse caso doutrina majoritária entende que prevalece a opinião do réu

  • Súmula 705. A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta.

    Aqui vai algo que me ensinaram: em havendo divergência entre a defesa apresentada pelo advogado e a defesa do próprio réu, prevalece a defesa técnica.

    FONTE: Qconcurso/Estratégia.

  • A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conheci­mento da apelação por este interposta. Correto.

    A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, impede o conhecimento da apelação por este interposta. Não impede.

    A apelação interposta por defensor dativo será conhecida ainda que dela discorde o réu. Todavia, a mesma hipótese processual não ocorre se se tratar de defensor constituído. Tanto a do defensor dativo e do constituído será reconhecida.

    A apelação interposta pelo réu, seu procurador ou defen­ sor será admitida desde que não haja colidência nas teses apresentadas pela defesa Não há esse impedimento. Colidência é um termo utilizado para assinalar semelhanças entre marcas.

    Com fundamento na ampla defesa, concede-­se legitimação especial ao réu para arrazoar pessoalmente recurso de apelação para suprir a omissão de seu advogado. Depende. O acusado pode interpor a apelação sem o advogado, mas para interpor as razões é necessário a presença deste.