SóProvas


ID
9958
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No mundo real, mercados perfeitamente competitivos são raros, existindo falhas de mercado que justificam a intervenção do governo. Identifique a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Finanças Públicas:   Trata dos fundamentos do Estado e das funções de governo e dá suporte teórico à intervenção do Estado na economia. Essa teoria gira em torno das Falhas de Mercado que tornam necessária a presença do governo, o estudo das funções do governo, da teoria da tributação e do gasto público. As falhas de mercado impedem o Welfare State, Estado de Bem Estar Social.

    Exemplos de falhas de mercado: Existência dos bens públicos; existência de monopólios naturais; externalidades positivas e negativas; desenvolvimento, emprego e estabilidade.

  • ALTERNATIVA D

    É exatamente ao contrário do que diz a questão: uma externalidade afeta e interfere no interesse de outros indivíduos. Como exemplo de uma externalidade negativa temos quando uma fábrica utiliza um rio para lançar seus "esgotos", decorrentes do processo produtivo. Com isso, o rio ficará poluido, causando transtornos para a população, ou seja, afetando e interferindo no interesse de outros indivíduos.





  • O item E pode gerar confusão, mas está correto porque os bens que geram externalidades positivas, como saúde e educação, demandam a intervenção do EStado para que tais bens não faltem à população, ou seja, para que não haja uma suboferta (oferta abaixo do demandado ou desejável)

  • Alternativa D - O erro está na parte em que não afeta e não interfere. Na realidade é ao contrário.

    Na alternativa E gera suboferta em razão de que externalidade positiva pode gerar congestionamento ou necessidade de racionamento. É pertinente falar do free-rider ou caronas.