1 - O primeiro passo ocorre desde o momento em que o consultante faz a solicitação da consulta até o encontro pessoal com o profissional.
2 - O segundo passo ocorre na ou nas primeiras entrevistas nas quais tenta-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta, as ansiedades e defesas que a pessoa que consulta mostra (e seus pais ou o resto da família), a fantasia de doença, cura e análise que cada um traz e a construção da história do indivíduo e da família em questão.
3 - O tereciro momento é o que dedicamos a refletir sobre o material colhido e sobre as hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos e os instrumentos diagnósticos a serem utlizados: hora lúdica, entrevistas familiares, testes gráficos, verbais, lúdicos etc.
4 - O quarto momento consiste na realização da estratégia diagnóstica planejada que pode sofrer modificações durante o percurso de acordo com a necessidade.
5 - O quinto momento é aquele dedicado ao estudo do material colhido para obter um quadro mais claro possível sobre o caso em questão.
Fonte: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1213.html