- 
                                Resposta: ALTERNATIVA D
 
 Ao regime tipicamente público dos servidores estatutários, opõe-se o REGIME ESSENCIALMENTE PRIVADO dos empregados públicos.
 Ao dizer que João foi "legalmente nomeado", estabelecendo VÍNCULO com a administração, percebe-se que a questão pretende dizer que ele ingressou por meio de CONCURSO PÚBLICO, para ocupar um EMPREGO PÚBLICO, tendo uma vinculação contratual com o Estado regida pela CLT. Por isso, são conhecidos como "celetistas".
 O regime de emprego público é menos protetivo, e está constitucionalmente definido como o sistema de contratação a ser utilizado nas pessoas jurídicas de direito privado da Administração Indireta, ou seja, nas empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações governamentais e consórcios privados. Além das de direito privado, admite-se a contratação por regime de emprego também nas pessoas jurídicas de direito público, desde que para FUNÇÕES MATERIAIS SUBALTERNAS.
 Após a posse, os empregados públicos NÃO têm estágio probatório, mas se sujeitam ao PERÍODO DE EXPERIÊNCIA com duração de 90 dias, previsto no art. 455, da CLT.
- 
                                GABARITO: LETRA D Segue um esquema para facilitar a resolução de questões referentes a diferença entre cargo público e emprego público: Situação Servidor público Funcionário público ocupa Cargo público Emprego público recebe remuneração salário regime estatutário CLT Órgão/entidade Adm direta, autárquica e fundacional Sociedade de economia mista e Empresa  pública Teto remuneratório STF não obedece *** *** Em relação ao teto remuneratório, as SEM e EP, em regra,não devem obediência ao mesmo. Contudo, quando a União repassar verbas a títulode custeio de pessoal, o teto remuneratório deverá ser observado. 
 
- 
                                Comentário rápido: 
 
 AUTARQUIA: ESTATUTÁRIO FUNDAÇÃO PÚBLICA: ESTATUTÁRIO EP: CLT SEM: CLT 
- 
                                Simples: 
 Citou "emprego" refere-se a CLT!
 
- 
                                Relação de Trabalho dos Agentes Públicos (Agente Administrativo): 
 Estatuto do Servidor Público --- Servidor Público --> Tem cargo público.
 CLT: Celetista --- Empregado Público --> Em emprego público.                                                                                                 Contrato por Prazo Determinado --- Servidor Temporário --> Tem função pública
- 
                                e) foi contratado para ocupar um cargo público em comissão.  No cargo em comissão o vínculo também não é pela CLT ? 
- 
                                D) Mazza (2014) = 3.8.6 Empresas estatais
 Dá-se o nome de empresas estatais às pessoas jurídicas de direito privado pertencentes à Administração Pública Indireta, a saber: empresas públicas e sociedades de economia mista. Em que pese a personalidade de direito privado, empresas públicas e sociedades de economia mista têm em comum as seguintes características:
 Levando em conta que empresas públicas e sociedades de economia mista têm regime predominantemente privado, e não próprio das empresas privadas, a prova da Magistratura do Tocantins/2007 considerou INCORRETA a assertiva: “As empresas públicas e as sociedades de economia mista que exploram atividade econômica em regime de monopólio submetem-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas”.
 a) sofrem controle pelos Tribunais de Contas, Poder Legislativo e Judiciário;
 b) dever de contratar mediante prévia licitação. Entretanto, as empresas públicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica não precisam licitar para a contratação de bens e serviços relacionados diretamente com suas atividades finalísticas, sob pena de inviabilizar a competição com as empresas privadas do mesmo setor;
 c) obrigatoriedade de realização de concurso público;
 d) proibição de acumulação de cargos, empregos ou funções públicas;
 e) contratação de pessoal pelo regime celetista de emprego público, com exceção dos dirigentes, sujeitos ao regime comissionado (cargos “de confiança”);
 A prova da OAB Nacional elaborada pelo Cespe considerou CORRETA a assertiva: “Os dirigentes das empresas estatais que não são empregados dessas empresas não são considerados celetistas”.
 
- 
                                Marcia...não se contrata alguém para cargo em comissão. (nomeia) 
- 
                                Letra D