SóProvas


ID
999565
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Com relação ao nome civil, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "E"

    A letra “a” está correta. Trata-se de uma das consequências do serviço de proteção de vítimas e testemunhas. Segundo o art. 57, §7º, da Lei 6.015/73: "A alteração posterior de nome, somente por exceção e motivadamente, após audiência do Ministério Público, será permitida por sentença do juiz a que estiver sujeito o registro, arquivando-se o mandado e publicando-se a alteração pela imprensa, ressalvada a hipótese do art. 110 desta Lei. (...) §7o Quando a alteração de nome for concedida em razão de fundada coação ou ameaça decorrente de colaboração com a apuração de crime, o juiz competente determinará que haja a averbação no registro de origem de menção da existência de sentença concessiva da alteração, sem a averbação do nome alterado, que somente poderá ser procedida mediante determinação posterior, que levará em consideração a cessação da coação ou ameaça que deu causa à alteração. (Incluído pela Lei nº 9.807, de 1999)

    A letra “b” está correta, pois o nome é um direito da personalidade (arts. 16/19, CC) e matéria de ordem pública, sendo que o Ministério Público intervém em todos os procedimentos judiciais ou administrativos que dizem respeito a ele (art. 82, CPC).

    A letra “c” está correta, pois a lei de registros públicos exige que em se tratando de gêmeos com o mesmo prenome, exige-se que este seja um composto diferenciado (caso contrário, teremos duas pessoas, com a mesma filiação, nascidas no mesmo dia com o mesmo nome). Art. 63, LRP: . No caso de gêmeos, será declarada no assento especial de cada um a ordem de nascimento. Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome ou nome completo diverso, de modo que possam distinguir-se. Parágrafo único. Também serão obrigados a duplo prenome, ou a nome completo diverso, os irmãos a que se pretender dar o mesmo prenome.

    A letra “d” está correta, pois agnome é o sinal distintivo entre pessoas da mesma família com nomes iguais, que se acrescenta ao nome completo (ex.: Júnior, Filho, Neto, etc.).

    A letra “e” está errada, pois além das hipóteses mencionadas, diversas outras podem alterar o sobrenome (ex.: adoção, reconhecimento de filho, união estável, etc.).
  • O termo agnome também é usado para designar uma parte do nome de um indivíduo que o diferencia de seus homônimos. De fato, algumas famílias possuem membros com o mesmo prenome e sobrenome, sendo que, para diferenciá-los, são acrescidos a eles um agnome, como Júnior (Jr.),Filho (Fo.), SegundoNetoSobrinho (Sobo.).
  • A Letra C não pode estar correta.. ela diz "O prenome será necessariamente composto, no caso de gêmeos, com idêntico prenome."

    Não é necessário idêntico prenome no caso de gêmeos.. eles podem ter prenomes diferentes..

    ou eu entendi errado? alguém sabe a fundamentação jurídica?

  • Não vejo como a letra "C" está correta.

  • Quanto a letra "c" -  Art. 63 da Lei de Registros Públicos - No caso de gêmeos, será declarada no assento especial de cada um a ordem de nascimento. Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome ou nome completo diverso, de modo que possam distinguir-se.

  • Bom, a  LRP diz que "No caso de gêmeos, será declarada no assento especial de cada um a ordem de nascimento. Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome OU nome completo diverso, de modo que possam distinguir-se."

    Ao meu modo de ver, ela prevê duas opções: 1. prenome duplo 2. nome completo diverso, de modo que não necessariamente deverá haver prenome composto! Assim, creio que a assertiva foi imprecisa!

  • Alternativa C: O prenome será necessariamente composto, no caso de gêmeos, com idêntico prenome.


    Art. 63 da LRP. "Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome OU nome completo diverso, de modo que possam distinguir-se."


    A alternativa "C" diz que, se eu tiver gêmeos com prenome idêntico, ele deverá, NECESSARIAMENTE, ser composto. Ex: João Paulo e João Antônio. A lei, todavia, diz que eu posso ter um gêmeo chamado João Paulo Silva e outro João Paulo César Silva; ou um gêmeo chamado Antônio Silva e outro chamado Pedro Silva; ou então, João Paulo Silva e outro João Silva. A lei, em nenhum momento, me obriga a escolher, necessariamente, prenomes compostos... 

  • Lauro, parabéns pelo seu comentário! 

  • Grande Lauro "Pirâmide"! Sabe muito!


  • Lauro, obrigado pelas explicações.

    A FGV tem um português dificultoso
  • Sempre deve-se atentar nas provas da FGV para o comando da questão que pede a resposta INCORRETA.

  • A) O prenome é modificável em razão de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime, por determinação, em sentença, de juiz competente, ouvido o Ministério Público. 


    Art. 57, da Lei nº 6.015/73:

    § 7o Quando a alteração de nome for concedida em razão de fundada coação ou ameaça decorrente de colaboração com a apuração de crime, o juiz competente determinará que haja a averbação no registro de origem de menção da existência de sentença concessiva da alteração, sem a averbação do nome alterado, que somente poderá ser procedida mediante determinação posterior, que levará em consideração a cessação da coação ou ameaça que deu causa à alteração. (Incluído pela Lei nº 9.807, de 1999)

    O prenome é modificável em razão de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime, ou seja, serviço de proteção a vítimas e testemunhas.

    Correta letra “A".

    B) O nome civil é considerado direito da personalidade e é matéria de ordem pública. 

    Código Civil:

    Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.

    Art. 17. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.

    Art. 18. Sem autorização, não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.

    Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.

    O nome civil é direito da personalidade e é matéria de ordem pública.

    Correta letra “B".


    C) O prenome será necessariamente composto, no caso de gêmeos, com idêntico prenome. 

    Art. 63, da Lei nº 6.015/73:

    Art. 63. No caso de gêmeos, será declarada no assento especial de cada um a ordem de nascimento. Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome ou nome completo diverso, de modo que possam distinguir-se. (Renumerado do art.  64, pela Lei nº 6.216, de 1975).

    O prenome será necessariamente composto, no caso de gêmeos, com idêntico prenome. 

    Correta letra “C".


    D) O nome civil da pessoa natural é composto pelo prenome e pelo sobrenome, podendo ainda possuir um agnome. 

    Código Civil:

    Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.

    O nome civil da pessoa natural é composto pelo prenome e pelo sobrenome, podendo, ainda, possuir um agnome, que é um sinal que distingue pessoas pertencentes a uma mesma família e que têm o mesmo nome: Júnior, Neto, Sobrinho, Filho.

    Correta letra “D".

    E) O sobrenome só pode ser modificado em decorrência de casamento ou divórcio. 


    O sobrenome pode ser modificado em decorrência do casamento, do divórcio, de adoção, de reconhecimento de filho, união estável entre outras hipóteses.

    Incorreta letra “E". Gabarito da questão.


    Gabarito - E. 

  • O problema da C é essa vírgula indevida, mudou o sentido da frase.

  • Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome ou nome completo diverso.


    Se tem OU, não é necessariamente composto, poderia ser somente o nome completo diverso. Não é isso???

  • Isso, Caroline Rocha! Fiquei intrigada com essa mesma assertiva... Mas não é a primeira vez que vejo questões como essa na FGV... Realmente temos que marcar a mais errada...

  • A banca foi cruel na redação da alternativa C (à qual eu escolhi, e errei, por ser correta a assertiva nos termos da LRP):

    "O prenome será necessariamente composto, no caso de gêmeos, com idêntico prenome."

     

    Trata-se de interpretação dos dizeres, pois, se lida da seguinte forma, resta evidente que a assertiva não poderia estar incorreta:

    "no caso de gêmeos, com idêntico prenome, o prenome será necessariamente composto".

     

    Logo, o Art. 63 da LRP dispõe que: "No caso de gêmeos, será declarada no assento especial de cada um a ordem de nascimento. Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome ou nome completo diverso, de modo que possam distinguir-se."

     

  • O sobrenome poderá ser modificado também após o falecimento do cônjuge. De acordo com recente julgado uma mulher obteve o direito de modificação do seu sobrenome em razão da morte do cônjuge.

  • E. O sobrenome só pode ser modificado em decorrência de casamento ou divórcio. correta

  • Prenome: Nome próprio (ex: João)

    Patronímico: nome da família (ex: Silva)

    Agnome: sinal distintivo de parente (ex: filho)

    Axiônimo: títulos e qualificativos (ex: Dr.)

    Alcunha ou epíteto: apelidos (ex: FGerVa)

  • A banca foi péssima no português mesmo.

    A assertiva poderia estar correta caso fosse escrita da seguinte maneira:

    O prenome será necessariamente composto, no caso de gêmeos com idêntico prenome.

    O mal uso da vírgula, nesse caso, acarretou a troca do sentido da frase.

    O examinador quis redigir uma oração subordinada adjetiva restritiva, mas, ao usar a vírgula, tornou-a explicativa, o que faz com que a assertiva fique incorreta.

    Caberia recurso.

    Resposta também pode ser letra C

  • Considero a questão anulável.

    No caso de adoção, deverá ser adotado, obrigatoriamente, o sobrenome dos adotantes pelo adotado, podendo ainda alterarem o prenome se preferirem.

    Eis aí uma modificação do sobrenome que não passa pela via do do casamento ou do divórcio.

    Há ainda a hipótese de União Estável, em que é possível o uso do sobrenome pelo companheiro por meio de ação de retificação de registro.

    Por último, há o reconhecimento de filho, nos casos em que alguém descobre a existência de um filho ignorado, por exemplo, e o reconhece. Poderá haver a mudança do sobrenome.

  • GAB. E.

  • Bizarra essa "c" ein...