SóProvas


ID
9997
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A forma de organização do orçamento federal vem sofrendo alterações ao longo das últimas décadas e novas características vêm sendo incorporadas, de acordo com a necessidade de considerar determinados propósitos, de modo que atualmente o orçamento atende simultaneamente a vários fins. Identifique qual opção não corresponde a tais alterações.

Alternativas
Comentários
  • não há dificuldade...não se controla receita...quanto mais melhor.tanto que é bem vindo o excesso de arrecadação,mas não pode haver o excesso de despesa.
  • Marquei a opção c por considerar errado metas físicas; creio que o certo seja metas fiscais.Salvo melhor juízo.
  • Alternativa correta: C

    Comentários: este item está errado, porque segundo o Manual de Elaboração do PPA, o correto seria a projeção das receitas, aí sim, com ênfase na especificação das ações orçamentárias, patrimoniais, produtos e metas fiscais. Na verdade, não deixa de ser um planejamento, um controle onde quer investir. Mas em hipótese alguma podemos falar em controle das receitas porque isso é impossível, uma vez que o governo apenas estima o quanto deve arrecadas em um exercício financeiro. Se o contribuinte pagar em dias, a LOA agradece, se não........ corte orçamentário, inflação, .....etc.

  • Acredito que o erro da questão esteja nas tais metas físicas, que na verdade, devem ser fiscais. A polêmica sobre o controle da receita, existe tanto na letra "c" quanto na letra "e". A receita é prevista, como vão controlar uma coisa que não é certa?

  • Segundo o MTO, a forma de organização do orçamento vem sofrendo alterações ao longo das últimas décadas e novas características vêm sendo incorporadas, de acordo com a necessidade de atender a determinados propósitos. Atualmente, o orçamento atende simultaneamente a vários fins. Entre os mais importantes destacam-se:
    1.controle dos gastoso orçamento deve ser um instrumento de proteção contra abusos dos administradores. O mecanismo utilizado é o detalhamento da especificação dos objetos de gasto, como, por exemplo, diárias, locação de mão-de-obra, serviços de consultoria e outros;
    2.gestão dos recursos o orçamento deve especificar com clareza os projetos e atividades, de modo a possibilitar aos administradores dos órgãos públicos orientação efetiva, e, ao público em geral, o conhecimento amplo quanto às tarefas a serem desenvolvidas para se obter maior eficiência produtiva e conseguir a melhor relação custo-benefício na realização de determinada tarefa. A ênfase, neste caso, é na especificação das ações orçamentárias, produtos e metas físicas;
    3.planejamentoo orçamento deve ser um instrumento de implementação do plano de Governo. As ações orçamentárias – projetos, atividades e operações especiais – devem resultar em produtos que contribuam para a consecução dos objetivos setoriais e do Governo; e
    4.administração macroeconômica o orçamento deve ser também um instrumento para controlar as receitas e despesas agregadas, para possibilitar o alcance de objetivos fiscais e de crescimento econômico com inclusão social.

  • Concordo com o que foi dito por Danilo em relação à letra C. Essa foi a minha primeira opção, mas acabei marcando a E porque entendi que ela fala que um dos objetivos da Administração é o desemprego. Vejamos:

    e) A administração macroeconômica uma vez que o orçamento deve ser também um instrumento para controlar as receitas e despesas agregadas, de modo a possibilitar o alcance dos objetivos de inflação baixa e desemprego.

    Alguém poderia explicar?


  • Colegas, sobre a letra E, ela está correta pelo seguinte: os gastos do governo são um importante fator macroeconômico de controle de renda, emprego, inflação, entre outros. O orçamento fixa as despesas do governo, ou seja, se fixá-las num patamar baixo, irá "segurar" o crescimento econômico. É exatamente por esse momento que estamos passando: poucos concursos, poucos investimentos. Estão segurando o crescimento, provavelmente, para deixar correr um pouco mais solto lá na frente sem que a inflação dispare.

    Então, se estamos controlando as despesas, estamos ajudando a regular a economia. Por outro lado, sabe-se que o orçamento deve ser equilibrado. Uma vez que você enxuga as receitas, por óbvio faz isso reduzindo o endividamento público, porque nas receitas próprias você não consegue mexer. O mais certo seria falar em controle do endividamento, das operações de crédito, mas bem grosseiramente podemos entender isso como controle de receita.
  • Se controlar despesas, esta errado, o que esta escrito na letra e?

    e) A administração macroeconômica uma vez que o orçamento deve ser também um instrumento para controlar as receitas e despesas agregadas, de modo a possibilitar o alcance dos objetivos de inflação baixa e desemprego. 

    proponho mudanças na e para corrigi-la.


    A administração macroeconômica uma vez que o orçamento deve ser também um instrumento para controlar as receitas e despesas agregadas, de modo a possibilitar o alcance dos objetivos de inflação e desemprego baixos.


    Agora eu creio que ficaria melhor esta alternativa se foss 
  • O único que acertou o erro da questão foi o Álvaro," este item está errado, porque segundo o Manual de Elaboração do PPA, o correto seria a projeção das receitas, ".Não se controla a receita-quanto maior,melhor-e sim,a projeção das receitas visando planejar com realismo financeiro.E DERAM SÓ UMA "ESTRELA" PARA O COLEGA?
  • De fato a pegadinha está no fato de interpretar a questão.Em tese, não tem como se controlar a receita. Ela pode variar de acordo com muitos fatores econômicos e outros tantos que são objetivos e subjetivos. Mas pode-se projeta-la. É fato! 

  • Pessoal,

    com todo respeito aos comentários dos outros colegas mas eu concordo com o Júlio, se o erro na letra C é a palavra "Controle" por não ser possível controlar receitas, então a E tem que estar errada também já que afirma: "A administração macroeconômica uma vez que o orçamento deve ser também um instrumento para controlar as receitas"

    Ou tem que existir outra justificativa para C estar errada ou a questão deveria ser anulada por ter duas opções erradas (C e E). Talvez o Gustavo (Glmac) é que tenha matado a charada!

  • De fato, receita se projeta. Quanto à observação de que a alternativa "e" também fala em controle de receita, do ponto de vista da cultura concurseira, entendo que a "c" estaria mais errada porque na "e" o controle da receita apresenta-se como função complementar, adicional.