SóProvas



Questões de Trabalho em Equipe para Prestação de Serviços de Saúde


ID
2792737
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A área de gestão de pessoas em hospitais deve desenvolver e articular quatro diferentes funções ou papéis para que a atuação seja sistêmica e integrada, assegurando a maior eficiência e eficácia de toda equipe integrante dessas organizações. São elas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    De acordo com Chiavenato, os novos papéis que a área de Gestão de Pessoas desenvolve são:

    Administração de Estratégias de RH - Como o RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional. 

    Administração da Infraestrutura da empresa - Como o RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.

    Administração da Contribuição dos Funcionários - Como o RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização. 

    Administração da Transformação e Mudança - Como o RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.

     

    Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. Elsevier, 2010.

  • Gestão de Pessoas é assim: na dúvida, marque a mais bonita!!

    90% das vezes vai dar certo hehe

  • Por que "infraestrutura" do local?

  • essas questões de gp relacionadas a hospitais deve ter alguma bibliografia específica. pq as provas pra essa área (vide provas da ebserh, por exemplo) contém detalhes mto específicos a hospitais.

  • ..."A competitividade crescente e mais recentemente a globalização da economia têm implicado pressões por mudanças nesse papel de RH, implicando uma nova ética no trabalho e demandando uma visão estratégica e global de gestão do negócio e das pessoas." ...

    ..."Para fazer frente a esse papel ampliado, Ulrich (1998) argumenta que o RH deve exercer múltiplos papéis: (1) Administração de Estratégias de Recursos Humanos; (2) Administração da Transformação e Mudança; (3) Administração da Infra-estrutura da Empresa; e (4) Administração da Contribuição dos Funcionários. Para o exercício desses múltiplos papéis, o RH deve compartilhar responsabilidades com os Gerentes de Linha da empresa. O autor ressalta a importância do alinhamento destes atores e assinala que a análise 2dos resultados da pesquisa dos múltiplos papéis de RH aplicada aos dois públicos (gerentes de RH e gestores de linha) "... pode contribuir, em diversos sentidos, para um melhor entendimento da função de RH e das expectativas da empresa." (ULRICH, 1998, p. 59). "

    Fonte : http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-gpra-0467.pdf


ID
4106785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital é o setor que oferece mecanismos para intervenção imediata em interocorrências clínicas, composto de estrutura física adequada e equipe profissional especializada. É considerado uma das áreas de maior rigor no controle e prevenção dos riscos aos usuários que necessitam de procedimentos operatórios. Sua eficiência está diretamente relacionada com a condição do cliente, tecnologia disponível, qualificação da equipe e cuidados com o ambiente e os equipamentos. Acerca dessa unidade hospitalar, julgue os itens seguintes.

Indicadores como a taxa de infecção hospitalar e a quantidade de complicações pós-cirúrgicas apresentam ao administrador importantes subsídios para avaliação por resultado. Relações entre a quantidade de cirurgias realizadas em determinado mês e o número de salas existentes oferecerão argumentos para avaliação do processo de trabalho desenvolvido no centro cirúrgico.

Alternativas

ID
4106806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.


A farmácia de um hospital contabilizou, durante os primeiros seis meses do ano de 2003, uma perda de 40% de medicamentos por vencimento do prazo de validade. No segundo semestre do mesmo ano, essa perda foi reduzida para 15% apenas com a capacitação da equipe responsável pelo controle de estoque do setor.

Nessa situação, é correto afirmar que a qualificação de pessoal em todos os setores pode contribuir com a redução do desperdício de insumos hospitalares.

Alternativas

ID
4914388
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Está importância vem se difundindo a partir da percepção de gestores, trabalhadores e representantes do governo de que a formação, o desempenho e a gestão de recursos humanos afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários. Logo, uma gestão estratégica de pessoas nas organizações de saúde é fundamental

Com base no texto, leia as afirmativas:

I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais.
II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas.
III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional.
IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais.
V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.

Assinale a alternativa que representa a resposta correta.

Alternativas

ID
4914415
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Novas práticas de gestão instituídas pela flexibilização e mudanças nas relações de trabalho foram intensificadas a partir da década de 1990 com a internacionalização de mercados, com o aumento da competitividade e com o avanço da tecnologia. Com isso, algumas empresas passaram a recorrer à diminuição de seu tamanho (downsinzing) e a terceirização de atividades (outsourcing). Esse modelo reconfigurou as relações entre capital e trabalho, sendo considerada uma alternativa para as organizações se adaptarem às modificações no cenário mundial. Considerando que a Câmara dos Deputados aprovou em 2017 a Lei nº 13.429 e Lei nº 13.467, assinale a alternativa que representa a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • a meu ver a letra "A" esta errada. Correta seria a lei "C".

    lei 6.019/74.

    Art. 5 -A. Contratante é a pessoa física ou jurídica que celebra contrato com empresa de prestação de serviços relacionados a quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal.         

    § 5   A empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer a prestação de serviços, e o recolhimento das contribuições previdenciárias observará o disposto no 

    art. 10

    § 2   O contrato poderá ser prorrogado por até noventa dias, consecutivos ou não, além do prazo estabelecido no § 1  deste artigo, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram.              

  • Prazo: 180+90

    não se aplica o contrato de experiencia

    letra d - § 1º É responsabilidade da empresa contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local por ela designado.

    Ou seja, não é em qualquer circunstância

    letra e - é vedado

    letra c - § 7º A contratante é subsidiariamente responsável


ID
5084725
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

   Os instrumentos de gestão em saúde são os mecanismos que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os seus níveis. A gestão do SUS é de responsabilidade da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que, por meio de seus órgãos gestores, utilizam vários instrumentos de gestão, objetivando garantir e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde.

Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


A respeito dos instrumentos de gestão em saúde, julgue o item a seguir. 

O Plano Diretor de Regionalização deve prever a organização dos municípios de forma autossuficiente e em níveis crescentes de complexidade dos serviços. Frente a isso, é desejável que todos os municípios ofertem a totalidade dos serviços de saúde e que seus gestores garantam acesso facilitado e irrestrito a esses serviços.

Alternativas
Comentários
  • Ainda que não seja possível, e mesmo desejável, que todos os municípios ofertem a totalidade dos serviços de saúde, os gestores devem garantir o acesso irrestrito aos mesmos ainda que prestados em outro município. O Plano Diretor de Regionalização deve prever a organização dos estados em módulos e microrregiões de saúde com níveis crescentes de complexidade dos serviços. Assim, determinados serviços de saúde não são mais pensados em uma lógica municipal, mas sim em um plano regional, o que permite ganhos de escala e sustentabilidade do custeio dos serviços de saúde mais complexos e mais caros.

    Os municípios não são AUTOSSUFIENTES.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_instrumento.pdf