SóProvas



Questões de Formação do Espectador


ID
560038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conceito de Ações Físicas, elaborado e colocado em prática por Stanislavski, pressupõe que o ator, para a construção de personagens, utilize elementos que abrangem

Alternativas

ID
1771909
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na peça teatral Como gostais, de William Shakespeare, o personagem Jack anuncia a seguinte tese: “O mundo é um palco, os homens e as mulheres, meros artistas que entram nele e saem". Essa metáfora, presente no discurso de outros dramaturgos do século XVI, continua multiplicando os seus sentidos quando se reflete, hoje, a respeito das potencialidades educacionais das Artes Cênicas, considerando-se a interação entre o mundo e as artes. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771936
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Além de todos os agentes teatrais diretamente envolvidos na elaboração de um produto cênico, sejam eles técnicos, atores, diretores, iluminadores, cenógrafos ou músicos, o acontecimento teatral depende imensamente da plateia, para quem o teatro se destina. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2864926
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.


A variação entre espectador e público acentua diferentes ênfases: por um lado, o aspecto subjetivo da relação entre o indivíduo e a obra e, por outro, ações, tendo em vista o conjunto dos fruidores e a expectativa da sua ampliação quantitativa.

Alternativas
Comentários
  • Errei porque condenei a palavra QUANTITATIVA.


ID
2918413
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Augusto Boal afirma que o corpo humano deve ser a primeira palavra do vocabulário teatral, uma vez que é nossa principal fonte de som e movimento. Para o autor, precisamos conhecer primeiramente nosso corpo, para somente depois sermos capazes de torná-lo expressivo. Esse conhecimento deve ser dominado pelo “espectador”, que somente depois de ter este autoconhecimento corporal estará habilitado a praticar formas teatrais que, por etapas, ajudem-no a liberar-se de sua condição de espectador.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização, 2010, p.138.

Partindo desse pressuposto, Boal elaborou um plano geral de conversão do espectador em ator que consiste, sistematicamente, no seguinte esquema geral:

Alternativas

ID
3325714
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Estruturava-se como uma pedagogia do espectador, tendo em vista que este poderia fruir mais profundamente o espetáculo à medida que conhecesse melhor o aparato constituinte de uma encenação.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Edições Mandacaru, 2006. p. 41.

A qual das alternativas está relacionada essa citação?

Alternativas

ID
3805435
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Antonin Artaud defendia um teatro que atingisse o espectador, de forma sensorial, apoiando-se no teatro oriental, nos rituais e nas formas antipsicológicas de atuação.

Alternativas

ID
3887455
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito da pedagogia do espectador, Desgranges afirma que a recepção se faz como experiência histórica, do presente, no presente, em que o leitor precisa se valer da própria experiência, pois a leitura só faz sentido no horizonte presente da obra recebida. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3887458
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro Teatro e Formação de Espectadores, Moraes analisa o programa educativo Sesc arte-educação: transformando platéias, desenvolvido no teatro Sesc Paulo Autran, Sesc-DF (2010-2015). Esse programa, fundamentado na pedagogia do espectador, visava à formação de espectadores frequentadores e fruidores. Quanto à pedagogia do espectador e a seus desdobramentos práticos, assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
4056862
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 

Boal chama o público de “espect-atores”, porque não só observam como também participam da peça teatral.

Alternativas

ID
5287426
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Nas artes da cena, palavras, gestos, ação e objetos são parte de uma rede que só funciona bem em conjunto.
Do ponto de vista ético, qual das alternativas abaixo corresponde ao papel do cenotécnico diante dessa constatação:

Alternativas

ID
5421589
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a sequência linear do texto teatral.

Alternativas

ID
5451592
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e o surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o País.” (PCN’s, pág.23). Qual peça de teatro de Nelson Rodrigues introduziu o teatro brasileiro na Modernidade?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito: A.

    Encenada pela primeira vez em 1943, a peça de Nelson Rodrigues mostra ações simultâneas em três planos – da realidade, da alucinação e da memória e deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro. A peça “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, é um marco na história da dramaturgia nacional.


ID
5451616
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro possui também uma responsabilidade social, fazer a integração de indivíduos e oportunizar-lhes exercer seus direitos de subjetividade, como também, saber viver em conjunto. Na apresentação teatral notam-se profundamente as dimensões que envolvem a arte de atuar, tais como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B.


ID
5531611
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 A chamada "tríade essencial" do teatro é composta por: 

Alternativas

ID
5553127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do teatro brasileiro.

As primeiras manifestações teatrais ocorridas no Brasil foram utilizadas como instrumento pedagógico. 

Alternativas
Comentários
  • questão correta os jesuítas usavam do teatro, dos gestos para doutrinar os índios

ID
5553136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do teatro brasileiro.

A linguagem teatral se configurou como uma grande bandeira de resistência durante o período do regime militar no Brasil.

Alternativas