SóProvas



Questões de Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas


ID
560038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conceito de Ações Físicas, elaborado e colocado em prática por Stanislavski, pressupõe que o ator, para a construção de personagens, utilize elementos que abrangem

Alternativas

ID
560041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Qualquer jogo tradicional é realizado tendo, como suporte, certo número de regras aceitas para colocá-lo em movimento. Os Jogos Teatrais apresentam como pressupostos básicos a combinação de regras que são estabelecidas entre os jogadores. Para que o jogo se encaminhe de forma satisfatória, é necessário que haja

Alternativas

ID
560050
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A utilização dos jogos tradicionais visando ao aquecimento pode contribuir para reunir os jogadores, fazendo com que aceitem as regras dos jogos e compreendam as vantagens de jogar. Tais procedimentos também contribuem para

Alternativas
Comentários
  • mobilizar o sistema físico como um todo, buscando a resposta orgânica necessária para superar o receio de arriscar-se.


ID
560056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A fala pode ser considerada como primeiro texto. É nos jogos simbólicos da primeira infância que nasce o texto. Esse fio condutor pode ser retomado pelos jogos teatrais, nas aulas de Teatro, nas quais o exercício espontâneo com a fala promove processos de cooperação que brotam, geralmente, do trabalho focado no(s) plano(s)

Alternativas

ID
560077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A avaliação é um dos procedimentos fundamentais no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. No Ensino Fundamental, o Teatro não deve prescindir desses momentos nos quais educadores podem detectar e avaliar a relevância dos encaminhamentos pedagógicos e artísticos.

Portanto, ao longo dos terceiro e quarto ciclos, espera-se que o aluno

Alternativas

ID
560080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na preparação dos alunos para a experiência artística, a socialização do espectador iniciante, aliada ao conhecimento técnico do Teatro e também a propostas de criação artística, são alguns dos procedimentos presentes em projetos de formação para a linguagem teatral. Tais procedimentos têm como objetivos incentivar o(a)

Alternativas

ID
560083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para que uma aula de Teatro, no meio escolar, se realize de forma adequada, é de grande valia que se estreitem laços afetivos e compreensivos com essa área.
Nessa perspectiva, são necessários requisitos fundamentais, quais sejam:

Alternativas

ID
1344667
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Pode-se relacionar a base desse processo de investigação própria do teatro com____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
1344670
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

    B) Processos de apreciação artística por meio de visitas a casas de espetáculo, vídeos e outras fontes como livros, filmes, fotos etc. [Gabarito]

    As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementada com processos de apreciação artística por meio de visitas a casas de espetáculo, vídeos e outras fontes como livros, filmes, fotos etc.

    Pg. 89

    LINK: https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/pcn-arte-peb.pdf


ID
1344673
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Por se compreender que, na investigação proposta pelos exercícios de expressão dramática, o prazer de jogar se aproxima do prazer de aprender a fazer e a ver teatro, estimulando os alunos a organizarem um discurso coerente e criativo, que explore a utilização dos diferentes signos que constituem a linguagem teatral, bem como a empreenderem leituras próprias acerca das cenas criadas pelos seus camaradas, o teatro em instituições educacionais vem sendo trabalhado, preferencialmente, a partir da (o):

Alternativas

ID
1344676
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Nas aulas de teatro deve vigorar um espírito aberto para as ideias dos alunos, valorizando não só a variedade de temas abordados, mas também:

Alternativas

ID
1344685
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O texto pode ser trabalhado para que seja um material maleável, para que com ele se possa brincar, modificar, experimentar formas e significados diferentes. Nesse contexto, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1344697
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Como explica Alexandre Mate (2004, p.96), na prática pedagógica, ao desenvolver o teatro como meio de transmissão de conhecimentos específicos de sua área de atuação, o professor/emissor precisa pensar na apreciação do texto, o que significa:

Alternativas

ID
1344703
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A seleção dos conteúdos, no ensino de teatro, é baseada em critérios que visam a despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p.51): (...) acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:

I. Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores.
II. Conteúdos que valorizem as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira.
III. Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento.


Assinale a resposta correta:

Alternativas

ID
1344706
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que:

Alternativas

ID
1344709
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

É função da escola instrumentar os alunos na compreensão que podem ter, em cada nível de desenvolvimento, para que sua produção artística ganhe sentido e possa se enriquecer também pela reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento. Em síntese o conhecimento da arte envolve:

I. A experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
II. A experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.
III. A experiência de refletir sobre a arte como objeto de conhecimento, onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.

Assinale a resposta correta:

Alternativas

ID
1344715
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A escola deve viabilizar o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade. Devem ser igualmente fomentados na experiência escolar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Teatro pode servir na experiência escolar como um vetor de transformação crítica na vida do estudante, que aprende a olhar o mundo com outros olhos.


ID
1562989
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme o pensamento de João Francisco Duarte Jr., expresso no livro Por que arte-educação?


O ensino da Arte de um modo geral ainda é considerado como um momento de lazer, e as disciplinas que a compõem estão em um nível inferior, se comparadas às demais disciplinas, consideradas mais úteis.


Alternativas

ID
1562992
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme o pensamento de João Francisco Duarte Jr., expresso no livro Por que arte-educação?


Uma produção artística, apresentada como produto final dentro da escola, é garantia de um entendimento dos alunos sobre o que seja uma obra de arte no que se refere à arte‑educação.


Alternativas

ID
1771906
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Nas Artes Cênicas, o ser humano é considerado de forma múltipla: nas diversas linguagens cênicas, corpos humanos interagem por meio de diversos sentidos, manifestando a necessidade de expressão e de comunicação. Desse modo, o ensino das Artes Cênicas tem como objetivo ressoar essa forma integrada em que o ser humano é considerado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771909
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na peça teatral Como gostais, de William Shakespeare, o personagem Jack anuncia a seguinte tese: “O mundo é um palco, os homens e as mulheres, meros artistas que entram nele e saem". Essa metáfora, presente no discurso de outros dramaturgos do século XVI, continua multiplicando os seus sentidos quando se reflete, hoje, a respeito das potencialidades educacionais das Artes Cênicas, considerando-se a interação entre o mundo e as artes. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771912
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No que se refere às práticas pedagógicas teatrais contemporâneas, que consideram as relações entre a elaboração e a aprendizagem das linguagens cênicas e os aspectos do desenvolvimento humano, assinale a alternativa incorreta, considerando a construção das linguagens cênicas.

Alternativas

ID
1771915
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Durante a adolescência, todo indivíduo passa por significativas mudanças na forma como percebe a si mesmo e o seu corpo. O fazer teatral pode colaborar, de modo produtivo, com esse processo de ressignificação e de reorganização psíquica e social do adolescente. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771918
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Uma das abordagens teórico-metodológicas presente no ensino das Artes Cênicas na contemporaneidade foi proposta pela estadunidense Viola Spolin, que se utiliza da estrutura do jogo com regras como base para o treinamento de teatro. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771921
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A proposta teórico-metodológica teatral definida como Teatro do Oprimido, caracterizou-se pelos vínculos concretos e históricos de seu autor, Augusto Boal, com os contextos sociais nos quais se viu inserido e pelo fato de seus princípios serem calcados nas peculiaridades da linguagem teatral propriamente dita. A respeito das abordagens teórico-metodológicas para o ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O teatro do oprimido consiste, basicamente, num conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, com o objetivo de, em suas origens, transformar as tradicionais relações de produção material nas sociedades capitalistas pela conscientização política do público INCORRETA

    b) Além do próprio Augusto Boal e de seus Centro s de Teatro do Oprimido (CTOs) espalhados por todo o planeta , no Brasil, sua pedagogia teatral tem inspirado experimentações e investigações do uso do teatro na educação informal de crianças, jovens e adultos como as que vêm sendo desenvolvidas pela professora Joana Lopes (1989), do Insti - tuto de Artes da Universidade de Campi nas (Unicamp) INCORRETA

    c) No teatro-fôrum, os objetivos passam a ser fazer com que o indivíduo tenha oportunidade de se ver "de fora", experimentando contracenar consigo mesmo na "pele" de outros durante a reconstituição cênico-terapêutica de situações traumáticas. IBCORRETA.

    d) Uma das transformações relevantes que o Teatro do Oprimido sofreu, ao longo dos anos e dos países percorridos, foi a redimensão da noção de opressão. CORRETA

    e)


ID
1771924
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771933
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

      Um especialista socioeducativo em artes cênicas planejou uma oficina de iniciação à linguagem teatral para adolescentes em risco de sua comunidade, considerando a introdução paulatina dos elementos básicos para a compreensão e para a utilização da linguagem teatral, entre outros aspectos.

Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1771957
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro tem sido considerado, pelas práticas pedagógicas que apontam para o desenvolvimento social, meio eficiente para a abordagem de diversos problemas contemporâneos. No fazer teatral, os seres humanos integram-se de modo cognitivo, afetivo e físico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771960
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Quanto aos processos de sensorialização e de fisicalização no exercício da improvisação teatral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771972
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O facilitador, na prática do Teatro Aplicado, desempenha papel semelhante ao do professor de teatro. Um facilitador não pode transformar a realidade na qual os grupos mediados vivem, mas pode proporcionar situações que favoreçam o despertar para a transformação social. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771978
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro como evento estético pode ser considerado no campo das ficções audiovisuais, portanto, além da visualidade, o campo sonoro se faz presente, tornando a experiência teatral uma experiência abrangente a respeito das percepções dos sujeitos. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771981
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As práticas contemporâneas referentes à educação ambiental contribuem, em um processo interativo, participativo e crítico, para o surgimento de uma nova ética, vinculada e condicionada à mudança de valores e de práticas individuais e coletivas. No que se refere às relações entre a educação ambiental e as práticas teatrais, como as do Teatro do Oprimido, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771987
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Atividade: Improvisação ─ A discussão

Passo 1: Em uma folha de papel grande (cartolina ou similar) o professor desenha três colunas com os seguintes títulos: lugares; pessoas; temas. O professor esclarece que na coluna lugares devem ser listados lugares onde pessoas potencialmente podem discutir, na coluna pessoas, devem ser listados papéis sociais de pessoas que potencialmente podem se envolver em discussões e, na coluna temas, devem ser listados assuntos a respeito dos quais as pessoas potencialmente discutem.

Passo 2: Pedir ao grupo a sugestão de itens para cada coluna.

Passo 3: Solicitar aos participantes que se organizem em duplas.

Passo 4: Solicitar que cada dupla escolha um item de cada coluna para que realizem uma improvisação curta com começo, meio e fim. A proposta deve ser executada em um prazo médio de 5 a 8 minutos.

Passo 5: Cada dupla será convidada a apresentar sua cena para todo o grupo. 

O texto acima descreve um exercício teatral a ser aplicado ao processo de alfabetização para a linguagem teatral a um grupo de adolescentes, para o exercício, por meio da fisicalização, de noções de ação, de espaço e de tempo.

Considerando a atenção que o professor de teatro ou facilitador de ações de teatro aplicado deve ter em relação à seleção e à organização de jogos e de exercícios teatrais para a realização de oficinas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2182870
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro, enquanto texto, é literatura. Essa visão, por si só, justifica o estudo do glossário no Eixo Temático IV. Sobre o ensino do glossário, o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, traça algumas recomendações. Baseando-se em tais recomendações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O aluno deverá ter acesso a fotos ou maquetes dos principais aparelhos ou instrumentos técnicos usados no teatro e suas funções, assim como da importância de saber utilizar e adequar cada elemento técnico às necessidades da cena e do ator.
II. A tecnologia deve ser suporte para ampliar a comunicação do espetáculo e de todas as suas expressões.
III. O ensino do glossário passa por assistir a um espetáculo e observar mudanças de luz, sonoplastia, tipos de cenário, movimentação de cenário, trocas de roupa etc.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2242345
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ao observarmos o transcorrer do Ensino das Artes nas escolas brasileiras, passando por inúmeras vertentes de linhas de pensamento e de estrutura, vemos que nos anos 60 há uma mobilização dos educadores que, segundo Fusari e Ferraz (1993), “passam a discutir as reais contribuições da escola, sobretudo da escola pública, pensando numa melhoria das práticas sociais”. Assim, segundo elas, “essas discussões” geraram novas propostas pedagógicas que “apontam para uma educação conscientizadora do povo e para um redirecionamento histórico do trabalho escolar público”. Assinale a alternativa que representa as teorias que surgem na busca de um projeto pedagógico progressista.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D 

    As pedagogias: Libertadora e Libertária.


ID
2242348
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), em seu livro De tramas e Fios tece no primeiro capítulo a linha do tempo da Educação Musical. Nele, percorre desde os primórdios, com a Antiguidade grega e romana, até o século XX, trazendo ao leitor o conhecimento de como o ensino da música passou por diferentes premissas até alcançar os procedimentos adotados hoje. Quando a autora trata, neste capítulo, dos precursores dos métodos ativos em educação musical, faz referência a um filósofo que, de acordo com ela, seria “o primeiro pensador da educação a apresentar um esquema pedagógico especialmente voltado para a educação musical” e que, de acordo com ele, “as canções devem ser simples e não dramáticas, e seu objetivo é assegurar flexibilidade, sonoridade e igualdade às vozes”. Assinale a alternativa que corresponde a este filósofo que a autora se refere.

Alternativas

ID
2242351
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), cita em seu livro o educador suíço Pestalozzi que, propôs um tipo de educação que tinha por base a “prática e a experimentação de cunho afetivo”. Ela diz tratar-se da “primeira tentativa de pedagogia experimental registrada na história”. Assinale a alternativa que corresponde a um dos princípios do sistema Pestalozzi de educação musical.

Alternativas

ID
2242354
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Mario de Andrade (1977), em sua Pequena História da Música, inicia o capítulo que trata da Música Erudita Brasileira falando que esta, até o início do século XX, se mostrou num espírito “subserviente” à colônia. Assim, quando ele se refere ao apogeu do segundo império, nos diz que nesse período, “mudam-se para o Brasil os dois fundadores da virtuosidade pianística nacional”. Assinale a alternativa que corresponde a estes instrumentistas a quem o autor se refere.

Alternativas

ID
2242357
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com a chegada da República diz Mario de Andrade (1977) que “o país principiou pela terceira vez a vida. Mas, desta feita, a música não”. Assinale a alternativa que melhor justifica esta afirmação do autor.

Alternativas

ID
2242369
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Jean e Brigitte Massin (1997), dizem que “desde o século VI, ocupar-se de música era essencialmente elaborar uma filosofia musical, refletir sobre a função dos sons e, num plano secundário, compor melodias ou executá-las.” Assim, a noção de música teria uma abrangência muito maior que em nossos dias por compreender “os dados metafísicos que se acham em seus fundamentos tanto quanto a matemática que a organiza”. O filósofo Boécio, segundo os autores, no centro destas concepções, considera que “por obra da razão divina, estabeleceu-se a harmonia de todas as coisas, segundo a ordem dos números. E a música (...) é a ciência dos números que governam o mundo.” Assinale a alternativa que contempla as “três grandes categorias na música” em que o filósofo “vê a fonte da harmonia universal”, segundo estes autores.

Alternativas

ID
2242372
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Fonterrada (2008), ao abordar a música no período romântico, nos diz que “o fato de o período romântico considerar a música capaz de expressar conteúdos externos a ela não é uma idéia nova”. Assinale a alternativa que contempla para esta autora a real contribuição do romantismo na música.

Alternativas

ID
2242375
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quanto aos temas transversais: “são questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões.” O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que “em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajuda para replanejá- la.” Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.

Alternativas

ID
2242384
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.

Alternativas

ID
2242393
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é “ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto.” Assinale a alternativa que contém algumas das formas usadas na musicalização com este método.

Alternativas

ID
2242396
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que “muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e comunicar idéias de pensamentos/sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá de ser envolvido na rede da linguagem da arte por outros caminhos.” Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.

Alternativas

ID
2242399
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Conforme Ferraz e Fusari (1999), “as atividades lúdicas são (...) indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento de alguns importantes aspectos nesta fase”. Assinale a alternativa que contempla estes aspectos, conforme a visão das autoras.

Alternativas

ID
2249572
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Chamamos atividade criadora do homem aquela em que se cria algo novo. Pouco importa se o que se cria é algum objeto do mundo externo ou uma construção da mente ou do sentimento, conhecida apenas pela pessoa em que essa construção habita e se manifesta.”
(VIGOTSKI. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009 p.11)

“Surge a questão: a atividade da imaginação não depende do talento? Existe uma opinião muito difundida de que a criação é o destino de eleitos e apenas quem tem o dom de um talento especial vai desenvolvê-la, podendo considerar-se convocado para a criação. Esse postulado não é correto, como já tentamos explicar. Se compreendermos a criação em seu sentido psicológico verdadeiro, como a criação do novo, será fácil chegar à conclusão de que a criação é o destino de todos, em maior ou menor grau [...]”
(VIGOTSKI. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009 p.51)

Com base na leitura dos dois enunciados de Vigotski, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2864923
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.

A pedagogia do espectador defende que a leitura cênica é inventiva e ocorre na tensão entre o modo de produção proposto pelo autor e aquele a que o espectador está habituado (seus horizontes de expectativas).

Alternativas

ID
2864929
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.

A ampliação de repertórios estéticos é um dos objetivos do ensino de teatro no ensino médio. Assim, conhecer e(ou) experimentar, por meio de leituras dramáticas e(ou) jogos e cenas, a dramaturgia de autores brasileiros, como Martins Pena, Artur de Azevedo, Nelson Rodrigues, Molière, Vianinha, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Ariano Suassuna etc., é um caminho que pode ser profícuo para essa conquista cultural.

Alternativas
Comentários
  • Um dramaturgo francês no meio do rolê.

  • Eu li sem estar tão concentrada no modo automático ....leitura dinâmica. E só entendi o motivo graças ao comentário da Layane (cansada como estou, demoraria 1 ano para eu descobrir o Moliére no meio da galera). Valeu


ID
2864932
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Quando o teatro é utilizado como ferramenta para a aprendizagem de outras disciplinas (tais como história, geografia, português), potencializa‐se a aprendizagem da linguagem teatral e a ação pedagógica se configura como interdisciplinar.

Alternativas

ID
2864935
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Na estética do oprimido, proposta por Augusto Boal, a palavra, a imagem e o som são considerados como instrumentos de poder e opressão. Assim, considera que é dever do cidadão‐artista usar esses canais de opressão para destruir os dogmas da arte e da cultura, mostrando que todos os seres humanos são artistas de todas as artes.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkk ó o toxicológico aí


ID
2864938
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Beatriz Cabral propõe o drama como método de ensino em que o professor‐personagem medeia por meio da ação teatral, e não apenas verbalmente. Os alunos interagem dentro de um contexto de ficção.

Alternativas

ID
2864941
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


O sistema de jogos teatrais proposto por Viola Spolin fundamenta‐se principalmente em Piaget e Stanislavski. Propõe como essências do jogo teatral o foco, a instrução e a avaliação e pretende que o jogador aprenda a resolver problemas cênicos.

Alternativas

ID
2918374
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Questionando-se sobre o valor pedagógico da experiência teatral na escola, o professor de teatro não está a salvo de ouvir definições vagas, apoiadas em chavões como “teatro é cultura”, ou ainda reducionismos que apenas destacam o valor didático no tocante à transmissão de conteúdos e ao desenvolvimento do estudante como indivíduo. Medir a experiência artística como ação pedagógica é um diálogo inconcluso e, portanto, necessário.


Sobre a relação entre a linguagem teatral e a experiência pedagógica em uma perspectiva comunicacional, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918401
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Toda prática de Teatro deve ter como base a observação, a pesquisa e o entendimento de que os textos dramáticos, as formas de representação e as formas cênicas têm tradições inseridas em diversas épocas e culturas que podem ser objeto de estudo e transformações no contexto presente do aluno.”

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

De acordo com o texto, no processo de formação do indivíduo, desenvolver jogos teatrais e encenações que envolvam experimentar os modos de se fazer teatro em época distintas colabora com o(a)

Alternativas

ID
2918410
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As pedagogias do teatro de muitos autores dialogam fortemente no que se refere ao fato de repensar o lugar do espectador, mas diferem na forma como ele deve agir em relação ao personagem. A seguir destacamos a poética de alguns desses pensadores/fazedores de teatro, que chamamos de X, Y e Z, cada um com seu jeito peculiar de pensar e fazer arte: 


 X propõe uma poética em que os espectadores delegam poderes ao personagem para que este atue e pense em seu lugar;  

 Y propõe uma poética em que o espectador delega poderes ao personagem para que este atue em seu lugar, mas se reserva o direito de pensar por si mesmo, muitas vezes em oposição ao personagem;  

 Z propõe uma poética em que o espectador não delega poderes ao personagem para que atue nem para que pense em seu lugar. Ao contrário, ele mesmo assume um papel protagônico, transforma a ação dramática inicialmente proposta, ensaia soluções possíveis, preparando-se para a ação real.
 
Os autores X, Y e Z são, respectivamente,

Alternativas

ID
3224443
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Conforme as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, analise as afirmativas abaixo e identifique as que competem e se relacionam com os objetivos de aprendizagem para todos os anos do ensino fundamental da linguagem corporal:


I- Conhecer o corpo e suas potencialidades expressivas; tomar conhecimento da história do teatro e da dança.

II- Criar e produzir movimentos artísticos corporais, explorando liberdade de criação, espontaneidade.

III- Conhecer a linguagem corporal no seu cotidiano, sua cidade, região, estado e país; propiciar reflexões sobre as funções sociais do teatro e da dança.

IV- Ampliar o repertório gestual, corporal e cultural; vivenciar a arte teatral. 


Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3320506
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“A criança pode dar uma contribuição honesta e verdadeira ao teatro se lhe for permitida a liberdade pessoal para experenciar. Sua responsabilidade para com a comunicação teatral desenvolve relacionamentos, cria novas realidades e ensina a improvisar cenas válidas teatralmente, como fazem os adultos” (SPOLIN, 2003, p. 250).


Relacione a coluna II com a coluna I, associando os termos aos seus respectivos conceitos.


COLUNA I


1. Desempenho

2. Diálogo

3. Caracterização

4. Espontaneidade


COLUNA II


( ) Verbalização que cresce organicamente a partir da vida da cena.

( ) Um momento livre para autoexpressão.

( ) Momento de entrega, que cria harmonia; não deve ser confundido com exibicionismo.

( ) Maneirismos físicos, tons de voz, ritmos, etc.


Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3325690
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Inicialmente, Patrice Pavis apresenta em seu Dicionário de Teatro uma ideia de dramaturgia ligada à peça escrita: o texto verbal escrito, suas características e técnicas específicas. Entretanto, em outro momento e no mesmo dicionário, esse autor amplia a noção que descreve o conceito de Dramaturgia para além da atividade do escritor de peças de teatro.
Assinale a alternativa que apresenta uma ideia reducionista, ainda atrelada ao texto, com relação ao sentido do conceito e o lugar da dramaturgia no ato teatral.

Alternativas

ID
3325735
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Considerando que servem à semiologia do teatro alguns signos dos quais a representação teatral faz uso , assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A palavra – relaciona-se com o texto pronunciado e seu uso pelo ator, além de ser componente pertencente ao signo auditivo do teatro.
( ) O movimento – relaciona-se à parte exterior ao ator e é componente do signo visual do teatro.
( ) A iluminação – relaciona-se com o lugar cênico, sendo exterior ao ator e é componente pertencente aos signos visuais do teatro.
( ) A música – relaciona-se com os efeitos sonoros, sendo exterior ao ator e componente pertencente aos signos visuais do teatro.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3325738
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Nas últimas décadas, artistas e educadores, movidos pela ideia de democratização cultural, buscam estruturar práticas variadas destinadas à ampliação social e geográfica do público de teatro, quanto à difusão e experiência artística em geral. Nesse contexto, surgiram importantes experimentos que tinham em seu horizonte a criança como alvo predileto.
A informação descrita se relaciona com qual ação presente em uma pedagogia teatral?

Alternativas

ID
3328150
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Tornar sensível a criança aos signos da linguagem teatral é também criar contextos significativos para a conversa sobre os conceitos do teatro e de sua história, bem como sobre aqueles que exercem o ofício teatral, como o ator, o dramaturgo, o diretor, o encenador, o cenógrafo, o figurinista e tantos outros que mantém a magia teatral.” (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 2009)
A chave de entrada da linguagem teatral é o jogo. Tornar a criança parceira do jogo pede o viver estético da linguagem teatral. Para isso, segundo as autoras, é necessário proporcionar-lhe um contexto significativo em que seja possível a experiência com diversos elementos.
São elementos constitutivos dessa experiência, EXCETO:

Alternativas

ID
3421234
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Augusto Boal, dramaturgo, diretor teatral e politico, criou durante a década de 1960, à frente do Teatro de Arena em São Paulo, uma pedagogia teatral denominada Teatro do Oprimido. Segundo Japiassú (2001), essa poética teatral tinha como referência

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    livro pag. 43


ID
3421237
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para Japiassú (2001), entre a pedagogia político-estética teatral da teoria da peça didática de B. Brecht e a abordagem psicodramática terapêutica do teatro de J.L. Moreno, é possível encontrar, pelo menos um ponto de interseção, que, segundo o autor,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    livro pag. 39


ID
3426745
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para Martins, Picosque & Telles (1988), as gramáticas das linguagens da arte muitas vezes são imbricadas em inventivas formas poéticas que dão novas feições a cada uma delas. Como exemplo, são produções artísticas que combinam elementos do teatro, da dança, da música e das artes visuais:

Alternativas

ID
3426760
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo os PCN-Arte (1998), a necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos infantis de

Alternativas

ID
3459916
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), sabe-se que dramatizações escolares e leituras de peças teatrais em latim ocorriam em escolas e universidades já durante

Alternativas

ID
3459919
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Teatro-mito – Trata de descobrir o que está por trás dos mitos. Conta-se uma fábula (um mito conhecido), de forma a identificar as relações de produção material e de poder ‘ocultas’ na narração original”.

(Japiassu. Metodologia do ensino de teatro)


A prática do Teatro-mito se realiza no contexto do

Alternativas
Comentários
  • O  “Teatro Mito”, outra técnica proposta por Boal confronta as grandes questões colocadas pelos mitos. Trata-se dum tipo de teatro de justiça onde as personagens assumem papeis tipos (máscaras). A ação dramática procura levar a que os protagonistas retirem as máscara e se assumam como indivíduos


ID
3887455
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito da pedagogia do espectador, Desgranges afirma que a recepção se faz como experiência histórica, do presente, no presente, em que o leitor precisa se valer da própria experiência, pois a leitura só faz sentido no horizonte presente da obra recebida. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3887458
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro Teatro e Formação de Espectadores, Moraes analisa o programa educativo Sesc arte-educação: transformando platéias, desenvolvido no teatro Sesc Paulo Autran, Sesc-DF (2010-2015). Esse programa, fundamentado na pedagogia do espectador, visava à formação de espectadores frequentadores e fruidores. Quanto à pedagogia do espectador e a seus desdobramentos práticos, assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
4862740
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na educação, o teatro apresenta-se como excelente ferramenta, já que atua como um recurso importante para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco é possível acionar, sem muito esforço, as sete inteligências presentes na Teoria das inteligências múltiplas e desenvolver as habilidades a elas relacionadas. Sobre o papel do teatro no processo educacional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • sim mas quando sao questoes de abin, diplomatas etc tudo se inverte kkkk

  • sim mas quando sao questoes de abin, diplomatas etc tudo se inverte kkkk


ID
4862743
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre tais dimensões, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D é a resposta certa

  • Estesia é o estado de mobilização sensorial ao qual nosso organismo é submetido para perceber as coisas que nos cercam. Anestesia é o estado oposto, dessensibilização.


ID
4862764
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No ensino do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, o Professor que desenvolver a habilidade de “reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro” com os alunos do 6º ao 9º ano deverá fazê-lo através da seguinte unidade temática:

Alternativas

ID
5141704
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, durante a primeira fase do Modernismo (1922-1930), os artistas buscaram a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo).
II. Preparar atividades pedagógicas de leitura e apreciação artística, promover visitas a espaços teatrais e demais centros de cultura ou outros espaços como: praças, lonas culturais, circo, outros, são algumas atividades que podem ser realizadas por um professor de Artes no Ensino Fundamental.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5141707
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, o professor de Artes deve propor atividades do fazer teatral que se utilize de referências de espaço, de tempo e de identidades diversas, que sejam pertinentes à faixa etária trabalhada.
II. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propor atividades de exploração do espaço estabelecendo relações entre o real e o imaginário.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5141710
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propor atividades utilizando o espaço de diversas formas: explorando diferentes andares, caminhadas e outras ocupações criativas do espaço físico.
II. O termo “dramaturgia” refere-se à arte de escrever peças de teatro. O termo “dramaturgo”, por sua vez, representa a pessoa responsável pela composição dos textos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5141713
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propiciar contatos com o teatro, o circo e os demais centros de produção de cultura formal, apenas, desestimulando a apreciação de manifestações cênicas não formais.
II. No Ensino Fundamental, o professor de Artes deve evitar propor atividades que explorem a expressão corporal e a imaginação criadora. Ou seja, atividades a partir da leitura de histórias infantis, exercícios de imaginação, jogos e brincadeiras diversas que utilizem o corpo devem ser evitadas nesse momento da escolaridade.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5478481
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na linguagem do teatro existem especificidades que precisam ser de conhecimento básico de todo professor de artes. A exemplo os jogos teatrais que são procedimentos lúdicos com regras explícitas e que diferem dos jogos dramáticos que são caracterizados pela espontaneidade. Para entender esta diferença é preciso lembrar que a palavra teatro tem sua origem no vocábulo grego theatron, que significa “local de onde se vê”. Já a palavra drama, também oriunda da língua grega, quer dizer “eu faço, eu luto”. A partir destes conceitos assinale as características dos jogadores no jogo teatral.

Alternativas

ID
5522896
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A própria arte e a relação que estabelecemos com ela é referência para avaliarmos os processos em arte.
Alguns instrumentos de avaliação processuais ajudam os alunos a tomar consciência de seus percursos em arte, colocando-os como protagonistas de suas aprendizagens.
............................................ ativam a sensibilidade, possibilitando aprendizagem, se tomarmos como objeto de estudo respectivamente as reações do público com a produção e a exposição do aluno ao público.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas

ID
5553139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do teatro brasileiro.

Augusto Boal unia a prática dos palcos com a teoria para conceber uma dramaturgia política e também estética.

Alternativas

ID
5647876
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Acerca da comunicação por meio do Teatro, julgue as frases abaixo:


I.O trabalho com Teatro nas escolas auxilia apenas no aperfeiçoamento da linguagem verbal dos estudantes.

II.A prática do Teatro desperta a consciência corporal.

III.Até mesmo estudantes mais tímidos podem melhorar sua forma de comunicação com a prática do Teatro.


Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões): 

Alternativas