SóProvas



Questões de Teorias da Comunicação e Semiótica


ID
1471903
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Em relação ao campo de estudos das pedagogias da cultura visual, segundo Fernando Hernández, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1471909
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Seja para demarcar um território, criticar o sistema, expressar ideias e sentimentos ou mostrar o nome ao mundo, a arte urbana mantém a ideia de passar uma mensagem adiante. O grafite, principal vertente desse tipo de arte, passou por várias mutações desde que surgiu e hoje tem sua estética adotada por setores antes combatidos na sua própria ideologia”.

(SILVA, H., NETTO, D. G. R., RODRIGUES, C. “Galeria Urbana: O Uso da Rua Como Suporte Artístico e a Incorporação da Estética do Graffiti como Item de Consumo e Obra de Arte”. Disponível em: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação)

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta artistas importantes da técnica do graffiti.

Alternativas

ID
1471972
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A pintura é a arte da cor, uma das linguagens mais antigas das Artes Visuais. Na educação de jovens e adultos, o professor pode utilizar suas diversas técnicas para proporcionar aos alunos um conjunto de significativas experiências que articulem: sensibilidade, percepção, imaginação, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo. Considerando algumas dessas técnicas, avalie as seguintes afirmativas.

1- São técnicas tradicionais de pintura em cavalete ou pintura mural: óleo, têmpera, pastel, guache, aquarela, acrílica, encáustica e afresco.
2- Pigmentos são substâncias colorantes utilizadas na fabricação de tintas.
3- A pintura a óleo popularizou-se a partir do século XVI e permitiu a substituição dos suportes sólidos, como a madeira, por suportes maleáveis como a tela de linho esticada, que facilita o seu transporte.
4- A técnica da pintura acrílica é complexa devido ao longo tempo necessário à sua secagem, além disso, quando seca torna-se bastante permeável à água.

O correto está em:

Alternativas

ID
1471987
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Na teoria histórico-cultural, o desenho entendido como signo é algo constituído pelas interações sociais, que pode modificar a estrutura das funções psicológicas. Neste sentido, o ato de desenhar, como atividade humana, implica as seguintes funções psicológicas superiores:

Alternativas

ID
1475851
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Pillar, sobre a presença da imagem eletrônica no ensino de Arte, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1475854
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A alfabetização visual busca desenvolver competências para a leitura e emissão de textos visuais. Nessa perspectiva, podemos afirmar que os objetivos formativos visam desenvolver:

I. Habilidades de ver-observar.
II. Habilidades de leitura para decodificar as imagens ou mensagens visuais.
III. Habilidades de escritura-produção de imagens ou mensagens visuais.
IV. Habilidades de emitir mensagens escritas sobre o cotidiano.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1475857
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Read, quanto aos tipos de conteúdo de uma obra de Arte, podemos afirmar que:

I. Cada tipo de Arte e a expressão legítima de um tipo de personalidade.
II. O ecletismo não pode e nem deve representar as manifestações criativas humanas.
III. A Arte modema rompeu as fronteiras e limitações artificiais referentes a uma visão estreita da personalidade humana.
IV. Não existe um tipo de Arte a que todos os tipos de homens deveriam se ajustar.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1475860
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Read, ao considerar o uso da cor na obra de Arte, podemos afirmar que:

I. O olho humano e o sistema nervoso com que ele se comunica, funcionam da mesma maneira em todos os indivíduos.
II. A cor possui certas propriedades que podem ser usadas para sugerir espaço.
III. A partir da escala do espectro podemos produzir harmonia ou desarmonia de cores.
IV. Na experiência estética, penetramos intuitivamente na natureza da cor e passamos a identificar essas qualidades com nossas emoções.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1475863
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Ferraz e Fusari, a atividade imaginativa pode ser considerada;

Alternativas

ID
1475890
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Read, a memória visual é a capacidade de relembrar imagens já vistas (pós-imagem) e a imaginação, a capacidade de relacionar essas imagens entre si (ilusão). Além dessas imagens, esse autor identifica as imagens perceptivas, que ele denomina:

Alternativas

ID
2182825
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental da 6ª à 9ª séries tem como Eixo Temático I o Conhecimento e Expressão em Artes Visuais, o qual envolve o ensino da Percepção visual e sensibilidade estética. Baseando-se nas considerações do Centro de Referência Virtual do Professor a respeito do ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. É fundamental que no ensino de arte ocorra o aprendizado de como os elementos espaciais se organizam num plano ou numa estrutura tridimensional. Para isso, é necessário, além do conhecimento, sensibilidade e experiência, no sentido de poder perceber como esses elementos se apresentam na constituição de uma obra.
II. O estudo das possibilidades organizacionais e expressivas das artes visuais deve capacitar os alunos a identificar, diferenciar e analisar uma composição artística para reconhecer e estabelecer relações de seu conteúdo tanto formal quanto expressivo.
III. Espera-se que os alunos sejam capazes de refletir e questionar sobre os principais elementos que compõem uma obra de arte visual, como a linha, textura, cor, forma, movimento, profundidade. Um conhecimento prévio desses elementos se torna necessário para poder identificá-los nas obras a serem analisadas.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2248216
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Nas artes gráficas, pintura em aquarela e para todos os que utilizam cor‐pigmento transparente, ou por transparência em retículas, as cores primárias são o magenta, o amarelo e o ciano. A mistura das três cores‐pigmento transparentes primárias por síntese subtrativa produz o

Alternativas

ID
2248243
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Experiências no campo da expressividade dos movimentos, das relações entre arte e vida, e a exploração de possibilidades de criar linguagens cênicas que dialoguem entre si são características de uma arte híbrida.” São coreógrafos e dançarinos que contribuíram com suas pesquisas tanto para a dança quanto para o teatro contemporâneo e influenciaram a linguagem do teatro‐dança:

Alternativas

ID
2294890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O curto prazo de inscrição no concurso para a escolha do Hino Nacional gerou situações distintas para dois candidatos cearenses: o Maestro Zacarias Gondim não conseguiu participar do concurso por depender de tempo e itinerário do vapor para receber a informação; já Alberto Nepomuceno, segundo lugar no concurso, mesmo em Roma, devido ao privilégio de relações sociais, recebeu por telégrafo a primeira estrofe da letra para ser musicada.

L. Basile. Tempo e experiência social: Zacarias Gondim e a História da Música no Ceará. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012, Teresina. VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012 (com adaptações).


Considerando o texto acima, é correto afirmar que as limitações para a difusão e o intercâmbio da música brasileira eram causadas

Alternativas

ID
2294893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Texto para a questão a seguir.

O curto prazo de inscrição no concurso para a escolha do Hino Nacional gerou situações distintas para dois candidatos cearenses: o Maestro Zacarias Gondim não conseguiu participar do concurso por depender de tempo e itinerário do vapor para receber a informação; já Alberto Nepomuceno, segundo lugar no concurso, mesmo em Roma, devido ao privilégio de relações sociais, recebeu por telégrafo a primeira estrofe da letra para ser musicada.

L. Basile. Tempo e experiência social: Zacarias Gondim e a História da Música no Ceará. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012, Teresina. VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012 (com adaptações).


Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta outras contribuições de Alberto Nepomuceno para a música brasileira, além de sua participação no concurso do Hino Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Considerado um dos principais compositores nacionalistas, defendia o uso da língua portuguesa na música clássica. Afirmava que "não tem pátria um povo que não canta em sua língua"


ID
2864881
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A respeito dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, julgue o item subsequente.


São elementos da linguagem visual: ponto; linha; forma; direção; tom; textura; e escala ou proporção.

Alternativas

ID
3541405
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A respeito da aprendizagem artística, relacione os aspectos cognitivos listados a seguir às respectivas habilidades envolvidas.

1. Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais
2. As artes visuais como objeto de apreciação significativa
3. As artes visuais como produto histórico
4. As artes visuais como produto cultural
( ) Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais
( ) Reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos
( ) Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos bidimensionais e tridimensionais
( ) Observação, estudo e compreensão de obras de artes pertencentes a movimentos artísticos em diversas temporalidades

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
3569230
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2015
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Em Artes Visuais a propriedade pela qual um objeto ou forma exibe partes correspondentes em relação a uma linha divisória, um plano médio, um centro ou eixo, é denominada:

Alternativas

ID
3705373
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2016
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

De acordo com os PCNs, a seleção e a ordenação de conteúdos gerais de Arte têm como pressupostos a clarificação de alguns critérios, que também encaminham a elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança e, no conjunto, procuram promover:

Alternativas

ID
4153300
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Na perspectiva contemporânea do ensino de artes visuais, os desdobramentos epistemológicos nos indicam ações colaborativas para reflexão, crítica e transformação. Diante dessa afirmação, podemos concluir que:

Alternativas

ID
5295592
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Nova Itaberaba - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Referente à forma em três dimensões, analisar os itens abaixo:

I. Nas Artes Visuais, a forma em três dimensões considera a largura, a altura e a profundidade.
II. A modelagem pode ser feita nas técnicas da fotografia e da escultura.
III. Duas técnicas apresentam a forma em três dimensões, sendo elas a escultura e a modelagem.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas

ID
5522890
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017, p. 194-195) “propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural.”
Relacione as dimensões do conhecimento listadas na coluna 1 com as definições correspondentes expostas na BNCC, listadas na coluna 2.
Coluna 1 Dimensões do conhecimento
1. Criação
2. Crítica
3. Estesia
4. Expressão

Coluna 2 Definições da BNCC
( ) “refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.”
( ) “refere-se ao fazer artístico [...] ao apreender o que está em jogo durante este processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.”
( ) “refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. “
( ) “refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais.”
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5545360
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Para pintar bem uma paisagem, tenho, em primeiro lugar, de descobrir as massas geológicas. Penso que a história do mundo data do dia em que dois átomos se combinaram. Estes grandes arco-íris, estes prismas cósmicos, este alvorecer de nós próprios acima do nada, eu os vejo subir, saturo-me deles lendo Lucrécio. Um sentido agudo dos matrizes me atormenta. Sinto-me colorido de todos os matizes do infinito. Nesse momento, eu e o meu quadro somos um só. Somos um caos irisado. Vou ao encontro do meu motivo, perco-me nele.” (Em Joachim Gasquet, Cèzanne. Paris, Bernheim Jeune, 1926.)

Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5578552
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Louveira - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Howard Gardner (1990) aponta três aspectos da competência em artes visuais, sendo eles:

Alternativas