O número guia (NG, ou GN, em inglês) é a chave para fitametrar corretamente. Não, não foi um erro de digitação. Vamos usar uma fita métrica e um pouquinho (não se assuste) de matemática para encontrar a exposição correta relacionando abertura do diafragma, ISO, potência do flash, e distância do flash em relação ao sujeito. Como faço para saber o número guia do meu flash? Fácil. Está no manual de instruções, nas especificações técnicas do equipamento.
https://www.fotografia-dg.com/numero-guia-fitametria/
Número guia, ou NG, é um número mnemônico utilizado por repórteres fotográficos que ajustam a abertura do diafragma a cada mudança na distância entre o assunto fotográfico e o flash quando a iluminação principal é a do flash. Flashes com maior potência luminosa tem um número guia maior.
Como a iluminação proporcionada por qualquer fonte de luz puntiforme sempre diminui com o quadrado da distância, quando é aumentada a distância do flash ao assunto, é preciso aumentar também a abertura do diafragma, ou então aumentar a sensibilidade ISO para expor corretamente o assunto. O inverso também é válido, ou seja, diminuindo a distância do flash ao assunto, deve-se diminuir a abertura ou diminuir a sensibilidade ISO.
Uma parte dos flashes eletrônicos especifica sua carga em potência elétrica, outra parte a sua potência luminosa; os mais populares indicam um número guia específico para seu equipamento. Muitas vezes, o número guia não está explícito, ele está implícito numa tabela de reciprocidade distância x abertura, e neste caso a distância a considerar é sempre entre o assunto e o flash.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Número_guia