SóProvas



Questões de Ciência Política

  1. Questões de Conceito, Objeto e a Relação da Ciência Política com outras Ciências Sociais. Pensamento Político Grego
  2. Questões de A Origem do Estado. A Soberania, de Jean Bodin; o Contratualismo, de Thomas Hobbes; o Liberalismo, de John Locke
  3. Questões de Os Elementos do Estado: População x Povo; Território; Finalidade; Nação; Soberania
  4. Questões de Formas de Estado: Unitário, Federal e Confederal. Modelos de Federalismo
  5. Questões de Formas de Governo: Monarquia, Aristocracia e Democracia. Ciclo da Morte. Maquiavel e o Republicanismo. Governo Misto e Constituição Mista
  6. Questões de Montesquieu e a Separação de Poderes. Executivo, Legislativo e Judiciário. Sistemas de Governo: Presidencialismo e Parlamentarismo
  7. Questões de Max Weber e a Legitimidade do Poder. Nacionalismo
  8. Questões de Democracia Direta, Indireta ou Representativa, Semidireta e Participativa. Democracia Liberal, Teoria das Elites e Democracia Majoritária e Consensual
  9. Questões de Poliarquia, Democracia Pluralista, Deliberativa e Teorias Democráticas Contemporâneas. Sistema Representativo, Sistemas Eleitorais e Partidos Políticos. Grupos de Pressão e Opinião Pública
  10. Questões de História e Pensamento Político no Brasil
  11. Questões de Estado de Bem-Estar Social. Políticas Públicas e Políticas Sociais no Brasil e no Mundo
  12. Questões de Concepções teóricas de estado
  13. Questões de Concepções teóricas do marxismo
  14. Questões de Direito a propriedade

ID
7714
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. Em seguida, assinale a opção que contém a seqüência correta.

(1) Conjunto de decisões e ações relativas à alocação de recursos públicos visando a mitigar ou eliminar desigualdades permanentes e autoreproduzidas, bem como assistir e fortalecer os segmentos mais vulneráveis da sociedade.

(2) Direitos necessários ao exercício da liberdade individual, como por exemplo, o de ir e vir, de contratar, de empreender e de possuir propriedades.

(3) Relação jurídico-política que define direitos e deveres de cada indivíduo, frente aos outros indivíduos e frente ao Estado.

(4) Direitos que possibilitam a participação igualitária dos membros de uma sociedade nos seus padrões básicos de vida.

(5) Conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos.

(6) Direitos que asseguram o exercício da capacidade de influir nas decisões políticas, seja diretamente por meio de atividade governamental ou associativa, seja indiretamente, por meio do voto.

( ) Cidadania política
( ) Política social
( ) Cidadania social
( ) Cidadania civil

Alternativas
Comentários
  • Cidadania civil: direitos necessários ao exercício da liberdade individual, como por exemplo, o de ir e vir, de contratar, de empreender e de possuir propriedades;

    Cidadania social: direitos que possibilitam a participação igualitária dos membros de uma sociedade nos seus padrões básicos de vida;

    Cidadania política: direitos que asseguram o exercício da capacidade de influir nas decisões políticas, seja diretamente por meio de atividade governamental ou associativa, seja indiretamente, por meio do voto.


ID
7717
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

O Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres. Os elevados níveis de pobreza resultam, primordialmente, da intensa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social. Na tentativa de corrigir esses problemas, especialmente durante a segunda metade da década de 90, as políticas sociais brasileiras apresentaram as seguintes características, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    D) Estratégias de integração intersetorial, contratação via concurso público de especialistas para carreiras específicas, treinamento regular e continuado dos servidores e avaliação sistemática dos resultados e impactos das ações empreendidas .    ERRADA

     

    • a) Descentralização das ações da União para os estados, municípios e instituições da sociedade civil especialmente em áreas como saúde, educação, assistência social. CORRETA. A lei 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) estabelece a descentralização como um dos princípios organizativos e este princípio também está descrito no art. 198 daCF/88.
    • b) Participação da sociedade na formulação, implementação e controle - pelo menos no plano formal - por meio de conselhos situados nas três esferas de governo, e que contam com integrantes governamentais e não governamentais. CORRETA. A participação da sociedade está descrita na lei 8.080/90 com um dos princípios organizativos. Diretriz também presente no art. 198 da CF/88.
       Os conselhos estão descritos na lei 8.142/90 no art. 1, §2º.
    • c) Regulação e regulamentação de bens e serviços públicos, definindo gradativamente novos parâmetros para a gestão e o controle da produção de bens e serviços de natureza social. CORRETA. A finalidade da criação das Agencias Reguladoras é justamente aumentar o nível de regulação do governo.
    • d) Estratégias de integração intersetorial, contratação via concurso público de especialistas para carreiras específicas, treinamento regular e continuado dos servidores e avaliação sistemática dos resultados e impactos das ações empreendidas. ERRADA. Esta assertiva não tem correlação com a área de políticas sociais.
    • e) Promoção de inovações sociais com ênfase no âmbito local como ponto privilegiado para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a busca de processos de participação democrática. CORRETA. Princípio que vai de encontro a descentrlização citada na assertiva A. Ênfase no âmbito local.
    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.

ID
7720
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

No debate sobre as políticas sociais, alguns analistas sustentam que o Estado brasileiro tem gasto bastante com ações cujo impacto na redução de pobreza seria mais significativo caso fossem mais focalizadas. Em conseqüência, freqüentemente se propõe a focalização das políticas sociais, em detrimento de políticas universais. Nos termos desse debate, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Essa ai nem FHC responde! ¬¬

  • KKKKKKKKKKKK


ID
7723
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

O debate sobre políticas sociais envolve conceitos diversos, como os de pobreza, desigualdade social, exclusão social. Considerando esse debate, assinale os enunciados falsos (F) e verdadeiros (V).
Em seguida, escolha a opção que contém a seqüência correta.

( ) Embora a pobreza apresente várias dimensões, que mudam conforme o tempo e o lugar, pode-se defini-la como a vulnerabilidade à fome e ao desabrigo e à perda das oportunidades de estudo e trabalho necessárias a uma existência digna.

( ) O mais importante indicador da desigualdade social consiste na razão entre a renda média dos mais ricos e dos mais pobres em uma sociedade, já que impõe aos indivíduos a assimetria no acesso ao mercado.

( ) A desigualdade de resultados refere-se à magnitude dos impactos sobre a vida dos indivíduos, das diferenças de renda e de acesso ao consumo.

( ) A desigualdade social pode apresentar diversas dimensões, e afetar tanto as condições com que os indivíduos e grupos ingressam nas relações sociais, como as oportunidades a que têm acesso e os resultados que obtêm de suas ações.

( ) A desigualdade de condições diz respeito à heterogeneidade de circunstâncias resultante de situações que estão além do controle dos indivíduos e que afetam decisivamente as suas oportunidades e os resultados dos seus esforços produtivos.

Alternativas

ID
7726
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Nos últimos dois anos, enquanto coube ao Ensino Fundamental cerca de 13% do gasto direto do Governo central brasileiro com educação e cultura, quase metade dos recursos públicos destinados ao Ensino Superior beneficiaram apenas indivíduos situados entre os 10% mais ricos da população. Sobre a política educacional brasileira, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Dá pra responder a E por eliminação.

     

    Se liga na A:

    a) O Brasil gasta com o ensino superior relativamente mais que os países ricos e muito mais que os países em desenvolvimento.

    Pasme: isso é verdade! Proporcionamente ao PIB, o Brasil gasta mais que estes países em educação. Podem correr atrás dos dados. Contudo, o gasto per capita (por aluno) é ruim, e, também, os recursos são muito mal alocados/desperdiçados.

     

    Resposta: E.