SóProvas



Questões de Concepções teóricas do marxismo


ID
169870
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Nos últimos anos, o conceito de Capital Social tem ocupado espaço crescente no debate político, devido à percepção de seus impactos na reformulação das políticas de desenvolvimento. Todos os enunciados abaixo sobre capital social estão corretos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Marquei a letra D mas descobri depois que estava certa pois o capital social também beneficia o indivíduo que é o que a questão trata.

    Veja:
    Normalmente, o capital social refere-se ao valor implícito das conexões internas e externas de uma rede social. No entanto, é comum encontrarmos uma grande variedade de definições inter-relacionadas do termo. Tais definições tendem a partilhar a idéia central de "que as redes sociais têm valor econômico". Da mesma maneira que uma chave de fenda (que é um exemplo de capital físico) ou a educação escolar (que é formadora de capital humano) podem aumentar a produtividade de indivíduos e organizações, os contatos sociais e a maneira como estes se relacionam também são fatores de desenvolvimento econômico.

    Fonte Wikipedia

    O gabarito é A pois os conceitos de Capital Social e Ação coletiva estão invertidos.

    A) o principal obstáculo à formação (da ação coletivado capital social são os comportamentos maximizadores dos indivíduos e a ação egoística dos pequenos grupos, para os quais os custos da participação tornam mais vantajoso transferir para terceiros o (capital social) ação coletiva para conquista de bens públicos.
  • Definição: Comportamentos maximizadores
    "Refere à forma como a teoria econômica estiliza o comportamento dos agentes econômicos (ou seja, de quem produz, vende, compra, consome — indivíduos, organizações, empresas produtivas). A hipótese básica adotada é a de que esses agentes têm o que se pode chamar de comportamento maximizador; suas ações são, em essência, determinadas pela busca de uma maximização do ganho: maior lucro, maior renda, maior quantidade de bens para consumo, maior satisfação derivada desse consumo, etc., com o menor custo possível".
    "Conceito do capital social (sob a perspectiva da contabilidade):
    outorga aos sócios direitos podendo variar consoante a sua participação, constituindo uma garantia para com terceiros. Trata-se de um valor estável, ainda que os resultados negativos possam levar à falência. Neste caso, a empresa dispõe dos recursos necessários para fazer frente às suas obrigações para com terceiros.


    Um dos erros ==> Não transfere para terceiros o capital social. Constitui como uma garantia para com terceiros.
  •  

    - ação coletiva:  são os comportamentos maximizadores dos indivíduos e a ação egoística dos pequenos grupos.

     


ID
195058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

De acordo com as concepções teóricas do marxismo, julgue o item seguinte.

Segundo Louis Althusser, o aparelho ideológico de Estado dominante para a burguesia era a Igreja.

Alternativas
Comentários
  • para Louis Althusser, o aparelho dominante era o estado e não a igreja.
  • para Althusser, o aparelho ideológico dominante do estado burguês é a escola.

  • O que se pretende com estas breves palavras é trazer à discussão o aspecto
    que se relaciona à reprodução capitalista das relações de produção. É com a
    dominação dos aparelhos ideológicos de Estado (AIE) que a elite burguesa reproduz
    sua lógica de dominação excludente e desigual. E o faz principalmente através da
    escola, sem deixar de lado, evidentemente, a igreja, a família, sindicatos, o direito e
    outros. Age, portanto, de forma ideológica, reproduzindo um sistema excludente e
    desigual, através das próprias pessoas que por ele são exploradas e utilizadas como
    meio.
    FONTE:http://www.ihj.org.br/pdfs/rm2008.pdf

  • Apesar da fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Althusser), a bibliografia está boa:

    "Althusser e a Educação - O Aparelho Ideológico de Estado escolar

    No passado, o número dos Aparelhos Ideológicos de Estado era maior, sendo a Igreja o dominante, reunindo funções religiosas, escolares, de informação e de cultura. A Revolução Francesa resultou não apenas na transferência do poder do Estado para a burguesia capitalista comercial, resultando também no ataque ao Aparelho Ideológico de Estado número um - a Igreja -, substituída em seu papel dominante pelo Aparelho Ideológico de Estado escolar. Na verdade, enquanto o Aparelho Ideológico de Estado político ocupava o primeiro plano no palco, na coxia o Aparelho Ideológico de Estado escolar foi estabelecido como dominante pela burguesia.

    A escola se encarrega das crianças de todas as classes sociais desde a mais tenra idade, inculcando nelas os saberes contidos da ideologia dominante (a língua materna, a literatura, a matemática, a ciência, a história) ou simplesmente a ideologia dominante em estágio puro (moral, educação cívica, filosofia). E nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo (6h/5dias por semana) e durante tantos anos - precisamente no período em que o indivíduo é mais vulnerável, estando espremido entre o Aparelho Ideológico de Estado familiar e o Aparelho Ideológico de Estado escolar.

    Segundo Althusser, raros são os professores que se posicionam contra a ideologia, contra o sistema e contra as práticas que os aprisionam. A maioria nem sequer suspeita do trabalho que o sistema os obriga a fazer ou, o que é ainda pior, põem todo o seu empenho e engenhosidade em fazê-lo de acordo com a última orientação (os métodos novos). Eles questionam tão pouco que pelo próprio devotamento contribuem para manter e alimentar essa representação ideológica da escola, que hoje faz da Escola algo tão natural e indispensável quanto era a Igreja no passado.

    Althusser tradicionalmente se afirmava como marxista, mas seu modo de pensar a educação também pode ser enquadrado na perspectiva funcionalista-durkheimiana, já que em Althusser a educação tem uma papel tão fundamental quanto em Durkheim. Mas enquanto este último analisa a conservação do "equilíbrio social", Althusser busca a ruptura, a revolução. Para Althusser, o papel da educação e suas operações são determinados fora dela, na base econômica da sociedade – perspectiva um tanto próxima a da de Bourdieu embora este último tenha incluído a especificidade da reprodução do capital simbólico."
     


ID
1415632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A respeito da teoria política, julgue o item subsecutivo.

A partir de uma abordagem marxista, Antonio Gramsci reforçou o sentido da ação política subordinada às forças materiais e enfatizou a supremacia da estrutura econômica sobre a superestrutura ideológica.

Alternativas
Comentários
  • Alcunhado em alguns meios como "o marxista das superestruturas", Gramsci atribuiu um papel central à separação entre infraestrutura (base real da sociedade, que inclui forças produtivas e relações sociais de produção) e superestrutura (a ideologia, constituída pelas instituições, sistemas de ideias, doutrinas e crenças de uma sociedade), a partir do conceito de "bloco hegemónico". Segundo esse conceito, o poder das classes dominantes sobre o proletariado e todas as classes dominadas dentro do modo de produçãocapitalista, não reside simplesmente no controle dos aparelhos repressivos do Estado

  •  Para Marx, o proletário não possuía uma ideologia. Apenas uma ideologia existia,  a da classe dominante, que criava uma falsa consciência nos explorados a infraestrutura (relações sociais de produção) era base de toda ideologia, ou seja, de toda superestrutura. Como o proletário não possuía uma ideologia própria e não fazia parte e muito menos tinha voz no Estado. Para Marx, a mudança dessa realidade só poderia ser dada por um único caminho, uma revolução.  Tal revolução deveria extinguir com todas as relações sociais de produção vigentes (já que este era o instrumento de dominação da burguesia), . Só assim a realidade iria mudar, alcançando um novo estado, o qual Marx categorizava por comunismo.

    Com Gramsci, a teoria marxiana ganha uma nova dimensão: a superestrutura passa a ter importância antes mesmo da infraestrutura, o “proletário” possui ideologia, as relações sociais de produção perdem o espaço para a sociedade civil e a questão nacional passa a ser pensada, já que para Marx só importava as disputas entre as classes sociais. Sobre a sociedade civil, que representa uma esfera da vida social, é para Gramsci um conjunto de organismos vulgarmente ditos privados que correspondem a função de “hegemonia a que o grupo dominante exerce na sociedade” (igreja, escola, etc.). É na sociedade civil onde os lances decisivos ocorrem. Podemos definir aqui que Gramsci, opostamente a Marx, afirma que a ideologia dominante esta presente e é gerada na sociedade civil, e não nas relações sociais de produção.

  • Marx que dizia que a estrutura econômica é superior à estrutura ideológica. Gramsci dizia o oposto.

     

    Resposta: ERRADO.


ID
1415752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue o item subsecutivo.

Os sistemas meritocráticos estabelecem uma relação proporcional entre a capacidade de desempenho e as conquistas alcançadas pelos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Meritocracia é um conceito utilizado para estabelecer uma relação direta entre mérito e poder; o indivíduo bem sucedido em uma sociedade é aquele que teve méritos individuais suficientes para alcançar essa posição. O item faz uma síntese adequada do que é um sistema meritocrático: sistemas onde o esforço é recompensado com conquistas adequadas ao nível do esforço e capacidade de desempenho.


ID
1415755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue o item subsecutivo.

As estruturas sociais, assim como as classes, o status e os partidos, atendem a um padrão de fixidez determinado pelas condições econômicas dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Os fenômenos de interação em que os indivíduos se enquadram, e as formas internas que estruturam os conflitos e cooperações das relações sociais, as estruturas sociais são baseadas nas camadas sociais, mobilidades sociais, nos valores, nas instituições sociais, nas normas e leis impostas pela sociedade.


ID
1728328
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Acerca da práxis política em nosso país, tal como vem ocorrendo no último quarto de século, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A B fala dos empregos cabides e venda de cargos que o governo faz para a base aliada. Quem acompanha as noticias enxerga as críticas à quantidade enorme de ministérios que temos. Correta.
  • A letra B (correta) versa sobre o presidencialismo de coalizão, tese formulada pelo cientista político Sérgio Abranches em 1988.

    Fonte: CODATO, Adriano; COSTA, Luiz Domingos. O que é o presidencialismo de coalizão? Folha de Londrina, Londrina - PR, p. 2, 27 dez. 2006.

  • A ESAF deve ter tirado essa questão de algum texto escrito entre 1985 e 2000: "...tal como vem ocorrendo no último quarto de século...". Nem p atualizar o cabeçalho da questão... afff

  • Dani vc tem razão, isso é mostra que as questões se repetem né ? kkkkkkk

  • Galera, acredito que a questão usou um sinônimo para "últimos 25 anos". E essa crítica não é novidade, nem em 88 era, acredito que tem raízes bem mais longínquas...

  • Temer é a prova de que a letra B é a correta, conforme gabarito oficial.

  • Erro da letra E:

    a vitória conjunta, nas urnas, do candidato ao Poder Executivo e sua coligação partidária, é garantia de uma forte coalizão governamental e, por conseguinte, ensejadora de governabilidade.

     

    Garantia!? Coligação do PT/PMDB somou grande parte das cadeiras do parlamento federal na eleição de 2014, e ainda assim acabou em impeachment.

     

    Resposta: B.


ID
2728204
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

“A ideologia tornou-se mecanismo de desautorização de discurso e suspensão de debates. Tem servido para escancarar os mais íntimos preconceitos [...]. Ela não nasceu hoje, mas nunca esteve tão presente quanto agora. Invenção do século XIX, a ‘ideologia’ circula pelo imaginário contemporâneo como um interruptor, acionado conforme conveniência pra suspender qualquer transformação a ela relacionada.”
(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-ideologia-e-um-delirio-5568.html.)

Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Especificamente na teoria marxista, o termo Ideologia está relacionado:

Alternativas
Comentários
  • A) Ideologia é relacionada à origem e à formação das ideias tais como a razão, a vontade própria e a percepção moral. É a partir da divulgação das ideologias que os seres humanos se tornam “animais políticos”.

    Comentários:

    O termo “Aminal político” vem de Aristóteles, informando que o ser humano vive em sociedade, e nela estabelece sempre relações de poder e autoridade. Mas, para o filófoso, tal condição humana é origem, não decorrência da ideologia.

    Gabarito: Errado

    B) Ideologia está relacionada à própria formação da sociedade desde seus primórdios. A ideologia é negativa porque nasce de uma noção individualista e, por isso mesmo, imprópria para o desenvolvimento da realidade social.

    Comentários:

    A ideologia está na sociedade, nas relações, não nos indíviduos. A partir delas o conflito de sustenta, mudando a realidade.

    Gabarito: Errado

    C)  A ideologia é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

    Comentários:

    É bem a visão marxista. A ideologia encobre a realidade, empregada pela classe dominante visando o controle social, reduzindo o surgimento de conflitos.

    Gabarito:  Certo

    D)  Ideologia está com relacionada com a função de ser um ‘cimento’ social, ou seja, ser uma estrutura que sustenta a própria condição de interação e manutenção da sociedade, possibilitando a participação integral de seus componentes à vida social.

    Comentários:

    Esse seria o conceito de hegemonia.

    Gabarito: Errado


ID
2833726
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A sociedade moderna burguesa, surgida das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe, apenas estabeleceu novas classes, novas formas de opressão, novas formas de luta, em lugar das velhas. No entanto, a nossa época, a da burguesia, possui uma característica: simplificou os antagonismos de classes. A sociedade global divide-se cada vez mais em dois campos hostis, em duas grandes classes que se defrontam: a burguesia e o proletariado.

MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista – Jorge Zahar, 2006.


A passagem clássica do pensamento sociológico aponta o surgimento das classes sociais: burguesia e operariado. A partir da análise desse trecho, é possível considerar que

Alternativas

ID
3977680
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Sobre o Marxismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Dialética (: dialéctica) (do  διαλεκτική (τέχνη), pelo  dialectĭca ou dialectĭce) é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na  e  desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias".

    "Aos poucos, passou a ser a arte de, no diálogo, demonstrar uma  por meio de uma  capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão." Também conhecida como a arte da palavra.

    Fonte: Wikipédia

  • Tese > antítese > síntese, a base da Dialética, abordagem do Marxismo