-
Reconstruindo a autoestima
Moradora de Macapá recomeça sua vida após acidente em que teve couro cabeludo arrancado por motor de barco sem proteção
"Em 2006, Tereza Duarte dos Santos teve o couro cabeludo arrancado ao cair sobre o eixo do motor exposto do barco em que viajava. Enfrentou seis cirurgias, o medo da filha, preconceito e perda da autoestima. Ao menos 300 pessoas, a maioria mulheres, vivem com sequelas de escalpelamento na Amazônia, diz a Defensoria Pública da União. Em 2009, uma lei tornou obrigatória a cobertura do motor".
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/29696-reconstruindo-a-autoestima.shtml
-
GABARITO: CERTO
O escalpelamento é um problema muito recorrente na Região Amazônica, onde acidentes com motores de barcos que, num descuido, prendem e arrancam o couro cabeludo de mulheres que viajam nas "voadoras", como são chamados os pequenos barcos nequela região.
2010 - VII edição do Prêmio Innovare - Projeto vencedor na categoria Defensoria Pública - “Erradicação do Escalpelamento - Justiça para a população invisível”
Em 03 de dezembro de 2010 a Defensoria Pública da União ganha seu primeiro Prêmio Innovare. O Projeto da Defensora Pública Federal Luciene Strada de Oliveira, “ERRADICAÇÃO DO ESCALPELAMENTO - Justiça para a população invisível” é premiado na VII edição do Prêmio em 2010.
http://www.dpu.def.br/secretarias-gerais/sgcia/192-memoria/eventos-marcantes/32172-2010-vii-premio-innovare-erradicacao-do-escalpelamento
-
Errrei porque achei restritiva a assertiva, já que a atuação jurídica deve visar outros direitos como a vida que pode ser atingido. Por este ser um Direito mais amplo, acredito ser discutível restringir a assistência jurídica à autoestima.
outro aspecto interessante dessa questão é que ela pareceu se importar mais com conhecimentos gerais.
-
acertei pq um dos direitos garantidos é a felicidade, mas porra.... e se o cara não tinha estima alguma antes do fato?
-
eu acertei, mas eu não sabia o que era escalpelamento. A gente reclama de barriga cheia.
-
obrigado ( Raquel rubim ) pelo o esclarecimento sobre "escalpelamento"
-
Pedro Silva, garanto a você que não deve ser maior que o trauma da violência de um escalpelamento.
Durante alguns anos fiz um tratamento cirúrgico em Belém - PA, para correção de queimadura com um médico que à época era precursor no tratamento de escalpeladas...um homem maravilhoso - Dr Cláudio Brito.
-
Pedro Silva, então quer dizer que a pessoa sem autoestima antes do acidente, tornaria melhor sua vida? Desculpe, seu comentário foi antiético.
-
GABARITO CERTO
Questão FÁCIL 85%
-
Escalpelamento. Quando eu ouço ou leio essa palavra me dá um aperto no coração.
-
Gabarito Certo.
Fico me perguntando o que leva a pessoa vir nos comentários escrever que a questão é fácil. Fácil é relativo, o que hoje é fácil para mim, já foi extremamente difícil no inicio dos meus estudos. Vamos evitar esse tipo de comentários que nada agregam e podem fazer com que as pessoas que erram se sintam mal.
Só de ler já dá um aperto no coração. Toda nós mulheres sabemos da importância que o cabelo tem para gente. Como dizem o cabelo é a moldura do rosto. Isso sem falar na dor que não deve ser ter o couro cabeludo arrancado de uma só vez.
O escalpelamento ocorre quando o eixo do motor fica à mostra, fazendo o movimento de rotação numa velocidade tão rápida, que quando um cabelo cumprido encosta no eixo, ele é capaz de arrancar o couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, deformar nariz e boca de uma pessoa. E assim tem sido, já são quase 200 casos de escalpelamentos catalogados, na maior parte crianças. A fiscalização é muito ruim. O PL 1531/2007 transformado na Lei Ordinária 11970/2009, tornou obrigatório o uso de proteção no eixo do motor; é o que tem feito diminuir os casos de escalpelamento. O sofrimento é intenso e dura toda a vida. As pessoas, sobretudo mulheres que passaram por isso, não têm uma vida normal, além das constantes dores, tem a questão da estética, o cabelo nunca mais cresce.
projeto de Lei 199 no seu Art. 2º O pretende garantir as vítimas de escalpelamento terão direito a cirurgias reparadoras e reconstrutivas, gratuitamente, para a correção das lesões provocadas pelo acidente, assim como a acompanhamento social e psicológico.
Respondendo a Natália: Nat, temos que tomar cuidado com questões do CESPE, pois ela entende, geralmente, que questões incompletas estão certas. Na questão ela NÃO restringiu dizendo que somente a recuperação da autoestima constitui aspecto fundamental a ser considerado para se estabelecer o alcance da assistência jurídica. Sendo assim, além desse aspecto, podem ter outros.
Fontes :
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=968823
https://jornalggn.com.br/blog/mauro-pitanga/escalpelamento-uma-tragedia-anunciada
-
"escalpelada" ? Nunca ouvi falar. Por isso errei no chute.
-
Uma utopia só essa matéria.
-
Ótimo comentário Danielle!
-
CARA JÁ QUE JA TEM UM MONTE DE COMETÁRIOS SÓ RECLAMANDO AQUI.. LA VAI MAIS UM...
CARAMBA... EU TINHA QUE SABER SOBRE "ESCALPELAMENTO".. PREMIO INOVARE... PARA RESOLVER ESSA PROVA.....? como isso vem previsto no edital????
-
Não francisco, errou por que não sabia!
-
Escalpelar é o ato de cortar ou rasgar uma parte do couro cabeludo humano, por incrível que pareça, comum em algumas regiões da Amazônia em acidentes com embarcações..
-
Que triste, não lembro de ter visto ou ouvido na mídia caso assim.
Pertinente essa pergunta, sem dúvida é uma questão social e as Defensorias fazem um brilhante trabalho.
-
Escalpelamento é o arrancamento do escalpo humano, acidental ou proposital, neste último caso como forma de tortura ou coleção de espólios de combate
-
Escalpelamento é o arrancamento do escalpo humano, acidental ou proposital, neste último caso como forma de tortura ou coleção de espólios de combate.
O escalpelamento é um problema muito recorrente na Região Amazônica, onde acidentes com motores de barcos que, num descuido, prendem e arrancam o couro cabeludo de mulheres que viajam nas "voadoras", como são chamados os pequenos barcos nequela região
-Questão muito boa!
-Se você se esforçar 110% confiar em Deus e no seu talento a vitória chegará na sua vida .
-
Percebe-se o quanto o escalpo é repugnante, quando trazemos à lembrança a imagem da alegria de uma mulher que fica sempre mexendo no cabelo quando muda de cor, ou corta, ou quando faz uma escova. A alegria em seus rostos é evidente. Tirar-lhes o couro cabeludo é arrancar uma parte preciosíssima delas, e, certamente, é levar sua autoestima embora. Questão corretíssima.
-
ADMITEM, MUITOS DE VCS NÃO SABIAM O SIGNIFICADO DA PALAVRA: "ESCALPELADA" E FICAM POSTANDO TEXTÕES COMO SE SUUBESSEM.... CEIS SÃO FODA NÉ. CORRETA A QUESTÃO.
-
entendi nada. Achei bonito e marquei Correto. Na prova eu deixaria em branco kkkkk
-
Pessoal, votem neste projeto de lei a favor da vítimas de escalpelamento
é rapidinho, só ir na parte inferior, se cadastrar e votar
https://www.camara.leg.br/noticias/557272-projeto-garante-a-vitima-de-escalpelamento-direito-a-cirurgia-reparadora-gratuita/
Acidentes que acontecem com estas pessoas mudam suas vidas para sempre; afetam principalmente as mulheres por características pessoais como a autoestima e vaidade; muitas vezes perdem a orelha; não nasce mais cabelo; imaginem tais consequências na vida de uma pessoa?!
-
Passei mal só de ler os comentários... que tristeza
-
Lembrem-se do Filme "Bastardos Inglórios".
-
Aqui está cada vez pior, está parecendo o "Mercado Livre".
-
Nossa, nunca mais vou andar de barco com o cabelo solto ou perto dessa parte do barco; q agonia em ler esses comentários;
-
Na população ribeirinha, a gravidez aos 12, 13, 14, 15 anos se repete de avó para mãe e de mãe para filha. Dá pra entender porque isso continua se repetindo, pois a mudança depende de intervenções politicas.
Já escapelamento não dá pra entender porque isso continua se repetindo. O que custa as meninas prederem bem firme o cabelo ao andar nesses tipos barcos? Será que é necessário um intervenção política só ensinar uma menina a amarrar o cabelo?
-
Questão muito interessante e sensível a um problema bastante grave e, infelizmente, recorrente em regiões em que o transporte em embarcações de pequeno porte é comum. O escalpelamento é o arrancamento brusco da totalidade ou de parte do escalpo (couro cabeludo) e, de fato, a recuperação da autoestima da pessoa vitimada é um aspecto extremamente relevante e que deve ser considerado no alcance da assistência jurídica que a ela será prestada. A propósito, a Defensoria Pública da União mantém um projeto que visa a erradicação do escalpelamento e o dia 28/08 é o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.
Gabarito: a afirmativa está CORRETA.
-
GABARITO: CERTO.
-
Não entendi, é necessário que a pessoa escalpelada recupere sua auto estima para que a assistência jurídica seja estabelecida a ela?
-
Caramba, eu não conhecia essa técnica de tortura. Cruel!
-
Habito criado na América antes das colonizações ocorridas.
-
Caraca! Nunca tinha ouvido falar disso. Surpreso!
-
Assertiva C
A recuperação da autoestima pela pessoa escalpelada constitui aspecto fundamental a ser considerado para se estabelecer o alcance da assistência jurídica que a ela será prestada.