SóProvas



Questões de Medida Provisória n° 2.215-10 de 2001 - Reestruturação da Remuneração dos Militares das Forças Armadas


ID
1981501
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme o disposto na MP n.° 2.215-10, de 2001 é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) - ERRO - DECRETO Nº 8.733, DE 2 DE MAIO DE 2016...Regulamenta ...a Medida Provisória no2.215-10, de 31/08/2001.

    Art. 1o  A gratificação de representação é devida aos militares do serviço ativo das Forças Armadas, nas seguintes hipóteses:
    I - mensalmente:
    ...
    II - por dia, em situações eventuais:
    _____________________________________

    b) - ERRO - MEDIDA PROVISÓRIA No 2.188-8 de 27/07/2001.
    Art. 3º  Para os efeitos desta Medida Provisória, entende-se como:
    XVI - auxílio-funeral - direito pecuniário devido ao militar por morte do cônjuge, do companheiro ou companheira ou do dependente, ou ainda ao beneficiário no caso de falecimento do militar, conforme regulamentação.
    _____________________________________

    c) - CERTO - a PORTARIA No 938/GC6, DE 8 DE SETEMBRO DE 2004.
    Aprova a edição da Instrução que dispõe sobre “Execução, em Tempo de Paz, do Transporte, em Território Nacional, dos Militares da Aeronáutica”.
    O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, de conformidade com os art. 4o e 19 da Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, tendo em vista o disposto na Medida Provisória no 2.215-10, de 31 de agosto de 2001, e no Decreto no 4.307, de 18 de julho de 2002, e considerando o que consta do Processo no 44-01/6057/03,

    2 DO DIREITO AO TRANSPORTE
    2.1 MOVIMENTAÇÃO POR INTERESSE DO SERVIÇO
    2.1.1 O militar da ativa, quando movimentado por interesse do serviço, terá direito ao transporte para si, seus dependentes e um empregado doméstico, compreendendo a realização de deslocamentos de pessoal e a translação da respectiva bagagem da localidade onde residir para a outra, onde fixará residência, dentro do território nacional.
    _____________________________________

     d)  - ERRO - MEDIDA PROVISÓRIA No 2.188-8 de 27/07/2001.
    Art. 4º  A remuneração e os proventos do militar não estão sujeitos a penhora, seqüestro ou arresto, exceto nos casos especificamente previstos em lei.
    _____________________________________

     e) - CERTO - LEI No 10.486, DE 4/07/2002.
    Art. 7o O direito à remuneração em atividade cessa quando o militar for desligado do serviço ativo da Corporação, por:
    IV - falecimento.
    § 2o A remuneração a que faria jus em vida o militar falecido será paga aos seus beneficiários habilitados até a conclusão do processo referente à pensão militar.

  • Correção, a letra "C" não sitou o empregado doméstico !

  • Caro Esio, na alternativa "C" tu usaste um dispositivo referente aos militares da Aeronáutica. Como a MP diz respeito aos militares das Forças Armadas e o concurso seja referente à Marinha do Brasil, acredito não ser aplicável.

  • ERRO da alternativa C:

    Art. 3º da MP n.° 2.215-10, de 2001 define como ajuda de custo:

    XI - ajuda de custo - direito pecuniário devido ao militar, pago adiantadamente, conforme regulamentação:
    a) para custeio das despesas de locomoção e instalação, exceto as de transporte, nas movimentações com
    mudança de sede; e
    b) por ocasião de transferência para a inatividade remunerada, conforme dispuser o regulamento;


ID
2463646
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre a Remuneração dos Militares das Forças Armadas.

( ) A remuneração dos militares integrantes das Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica, no País, em tempo de paz, compõe-se de soldo, adicionais e gratificações.

( ) São os seguintes adicionais: militar; de habilitação, de tempo de serviço, de compensação orgânica e de permanência.

( ) São as seguintes gratificações: de localidade especial e de representação.

( ) A remuneração e os proventos do militar não estão sujeitos a penhora, sequestro ou arresto, exceto nos casos especificamente previstos em lei.

( ) A remuneração a que faria jus, em vida, o militar falecido, será paga aos seus beneficiários habilitados até o falecimento deles.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • MEDIDA PROVISÓRIA No 2.215-10, DE 31 DE AGOSTO DE 2001.

    CAPÍTULO I
    DA REMUNERAÇÃO

            Art. 1o  A remuneração dos militares integrantes das Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica, no País, em tempo de paz, compõe-se de:

            I - soldo;

            II - adicionais:

            a) militar;

            b) de habilitação;

            c) de tempo de serviço, observado o disposto no art. 30 desta Medida Provisória;

            d) de compensação orgânica; e

            e) de permanência;

            III - gratificações:

            a) de localidade especial; e

            b) de representação.

    Art. 4º  A remuneração e os proventos do militar não estão sujeitos a penhora, seqüestro ou arresto, exceto nos casos especificamente previstos em lei.

    Art. 7º  O direito à remuneração em atividade cessa quando o militar for desligado do serviço ativo das Forças Armadas por:

          § 2º  A remuneração a que faria jus, em vida, o militar falecido, será paga aos seus beneficiários habilitados até a conclusão do processo referente à pensão militar.

  • GABARITO: B

     

    (V) A remuneração dos militares integrantes das Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica, no País, em tempo de paz, compõe-se de soldo, adicionais e gratificações.

    (V) São os seguintes adicionais: militar; de habilitação, de tempo de serviço, de compensação orgânica e de permanência.

    (V) São as seguintes gratificações: de localidade especial e de representação.

    (V) A remuneração e os proventos do militar não estão sujeitos a penhora, sequestro ou arresto, exceto nos casos especificamente previstos em lei.

    (F) A remuneração a que faria jus, em vida, o militar falecido, será paga aos seus beneficiários habilitados até o falecimento deles. - MOTIVO: Art. 7º  (MEDIDA PROVISÓRIA No 2.215 DE 2010)->    § 2º  A remuneração a que faria jus, em vida, o militar falecido, será paga aos seus beneficiários habilitados até a conclusão do processo referente à pensão militar.

     

  • Atenção à atualização da Lei 13.954/2019 que REVOGOU a gratificação de representação!


ID
2734456
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao previsto na Medida Provisória n.° 2.215-10/2001, que dispõe sobre a reestruturação da remuneração dos militares das Forças Armadas, e na lei n.° 3.765/1960, Lei das Pensões Militares, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentários retirados da Medida Provisória n.° 2.215-10/2001 e da Lei n° 3.765/1960

     

    a) art. 10, § 3o  O militar transferido para a reserva remunerada ex officio, por haver atingido a idade limite de permanência em atividade, no respectivo posto ou graduação, ou por não haver preenchido as condições de escolha para acesso ao generalato, tem direito ao soldo integral. - Medida Provisória n.° 2.215-10/2001

     

    b) Art. 30.  Fica extinto o adicional de tempo de serviço previsto na alínea "c" do inciso II do art. 1º desta Medida Provisória, assegurado ao militar o percentual correspondente aos anos de serviço a que fizer jus em 29 de dezembro de 2000. - Medida Provisória n.° 2.215-10/2001

     

    c) Art. 25.  A contribuição para a assistência médico-hospitalar e social é de até três e meio por cento ao mês e incidirá sobre as parcelas que compõem a pensão ou os proventos na inatividade, conforme previsto no art. 10 desta Medida Provisória. - Medida Provisória n.° 2.215-10/2001 -


    Art. 3-A: Parágrafo único.  A alíquota de contribuição para a pensão militar é de sete e meio por cento - Lei n° 3.765/60

    GABARITO

     

    d) Art 20. O oficial da ativa, da reserva remunerada ou reformado, contribuinte obrigatório da pensão militar, que perde pôsto e patente, deixará aos seus herdeiros a pensão militar correspondente. - Lei n° 3.765/1960

     

    e) Art. 3o-A.  A contribuição para a pensão militar incidirá sobre as parcelas que compõem os proventos na inatividade. Lei n° 3.765/1960

     

    Espero ter ajudado!!!

  • A contribuição para a assistência médico-hospitalar e social é de até três e meio por cento ao mês e a alíquota de contribuição para a pensão militar é de sete é meio por cento ( com a lei 13.954 a aliquota passou a ser de 9,5 % em 2020 e 10,5% e 2021.

  • *QUESTÃO DESATUALIZADA!*

    A) O militar transferido para a reserva remunerada ex officio, por não haver preenchido as condições de escolha para acesso ao generalato, tem direito ao soldo proporcional.

    ERRADA - Revogado pela Lei 13.954/2019

    B) O militar que foi incorporado a partir de 1° de janeiro de 2001 faz jus à percepção de adicional de tempo de serviço.

    ERRADA - O adicional de tempo de serviço foi extinto a partir de 01/01/2001.

    C) A contribuição para a assistência médico-hospitalar e social é de até três e meio por cento ao mês e a alíquota de contribuição para a pensão militar é de sete é meio por cento.

    Seria a questão CORRETA, mas desde 01/01/2021 o percentual é de 10,5%, conforme redação da Lei 13.954/2019.

    D) O oficial da ativa, contribuinte obrigatório da pensão militar, que perde posto e patente, não deixará aos seus beneficiários a pensão militar correspondente.

    ERRADA - Deixa sim.

    E) A contribuição para a pensão militar não incidirá sobre as parcelas que compõem os proventos na inatividade.

    ERRADA - Incide sim (vide explicações do colega acima).