SóProvas



Questões de Lei Orgânica do Município de São José do Rio Preto


ID
3043309
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A respeito do processo legislativo no Município de São José do Rio Preto, é correto afirmar que a sua Lei Orgânica estabelece:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, de acordo com a LOM/SJRP

    A) ERRADA. Artigo 37 - O processo legislativo municipal compreende: I - Emendas à Lei Orgânica Municipal; II - Leis complementares; III - Leis ordinárias; IV - Decretos legislativos; V - Resoluções.

    (Não há leis delegadas)

    --

    B) ERRADA. Artigo 38 - A Lei Orgânica Municipal poderá ser emendada mediante proposta: I - De um terço, no mínimo, dos membros da Câmara;

    --

    C) Artigo 40 - As leis complementares serão aprovadas pela maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, observados os demais termos de votação das leis ordinárias.

    Parágrafo Único - São leis complementares, dentre outras previstas nesta Lei Orgânica: III - Plano Diretor;

    --

    D) ERRADA. Artigo 42 - É da competência exclusiva da Mesa da Câmara Municipal a iniciativa de projetos que disponham sobre: I - Autorização para abertura de créditos suplementares ou especiais, através do aproveitamento total ou parcial das dotações orçamentárias da Câmara;

    --

    E) ERRADA. Artigo 43 - O Prefeito poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

    §1º - Solicitada a urgência, a Câmara deverá apreciar a matéria em quarenta e cinco dias.


ID
3043312
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tornou-se prática comum entre os Municípios a existência do chamado “Programa de Metas” como instrumento de planejamento das ações municipais. A respeito desse instrumento, é correto afirmar, com base na Lei Orgânica do Município de São José do Rio Preto, que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, de acordo com a LOM/SJRP

    A) ERRADA. Art. 64-A. O Prefeito, eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até noventa dias após sua posse, que conterá as prioridades: as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal e distritos da cidade, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da Lei do Plano Diretor.

    --

    B) Art. 64-A. §1º. O Programa de Metas será amplamente divulgado, por meio eletrônico, pela mídia impressa, radiofônica e televisiva e publicado no Diário Oficial do Município no dia imediatamente seguinte ao do término do prazo a que se refere o caput deste artigo.

    --

    C) ERRADA. Art. 64-A. §6º. Ao final de cada ano, o Prefeito divulgará o relatório da execução do Programa de Metas, o qual será disponibilizado integralmente pelos meios de comunicação previstos neste artigo.

    (abrange todos da letra B)

    --

    D) ERRADA. Art. 64-A. §4º. O Prefeito poderá proceder a alterações programáticas no Programa de Metas sempre em conformidade com a Lei do Plano Diretor Estratégico, justificando-as por escrito e divulgando-as amplamente pelos meios de comunicação previstos neste artigo.

    (Não se exige solicitação de autorização do Legislativo)

    --

    E) ERRADA. Art. 64-A. O Prefeito, eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até noventa dias após sua posse, que conterá as prioridades: as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal e distritos da cidade, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da Lei do Plano Diretor.

    (O dispositivo não comporta a parte mencionada na assertiva sobre os vereadores que compõem a câmara).


ID
3182176
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O art. 123 da Lei Orgânica do Município de São José do Rio Preto, publicada em 1990, traz o rol dos impostos que podem ser instituídos e cobrados pelo Município. Faz parte desse rol, no entanto, um imposto que atualmente não pode ser instituído nem cobrado pelo Município de São José do Rio Preto.


Esse é o imposto sobre

Alternativas
Comentários
  • A lei de 1990 é anterior à Emenda Constitucional nº 3 de 1993 que excluiu do rol de competência dos municípios o imposto sobre “vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos, exceto óleo diesel”. 

    Resposta: C

  • Emenda Constitucional nº 3 de 1993 retirou da competência dos municípios a instituição do imposto sobre vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos, exceto óleo diesel.

  • Danusa e Renato - Direção Concurso

    A lei de 1990 é anterior à Emenda Constitucional nº 3 de 1993 que excluiu do rol de competência dos municípios o imposto sobre “vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos, exceto óleo diesel”. 

    Resposta: C


ID
3771433
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considere que um servidor municipal, ao efetuar a vistoria de um imóvel, no curso do procedimento de concessão de licença de funcionamento de um restaurante, tenha provocado danos de grande monta nos revestimentos e acabamentos em decorrência da realização de testes de higidez feitos de forma inadequada. Diante desse cenário, o

Alternativas

ID
3780139
Banca
FCC
Órgão
RIOPRETOPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Suponha que o Prefeito de São José do Rio Preto esteja procedendo à reorganização do patrimônio imobiliário do Município e, entre as medidas a serem adotadas, incluam-se: a) alienação de imóveis de titularidade do Município e de suas autarquias: b) recebimento de imóveis doados pelo Estado para instalação de equipamentos municipais; c) alteração da denominação de várias escolas, hospitais e outras instalações municipais, visando homenagear munícipes falecidos de grande expressão. De acordo com o regramento estabelecido na Lei Orgânica do Município,

Alternativas

ID
3780157
Banca
FCC
Órgão
RIOPRETOPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com respeito à Lei Orgânica do Município, que prevê o desenvolvimento de tudo aquilo que se refere ao bem-estar dos munícipes, considere as competências abaixo.


I. Suprimir Distritos, de acordo com a legislação estadual.

II. Disciplinar os serviços de carga e descarga e fixar peso máximo aos veículos que circulam no Município.

III. Elaborar o Plano Diretor, de acordo com a legislação estadual.

IV. Legislar sobre assuntos estaduais.

V. Fiscalizar o peso, as medidas e as condições sanitárias dos gêneros alimentícios, de acordo com legislação estadual.


Corresponde às atribuições privativas do Município o que consta APENAS em

Alternativas