SóProvas



Questões de EIA-RIMA


ID
191005
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considerando a legislação brasileira, dependem de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente e ao IBAMA em caráter supletivo, os empreendimentos modificadores do meio ambiente, tais como:

I. Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 1.000 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental.

II. Qualquer atividade que utilizar carvão vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

III. Projetos Agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 hectares, ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental.

Em se tratando de licenciamento ambiental, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA 01/86

    Artigo 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA e1n caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

    ITEM I - ERRADO

    XIV - Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental;

    ITEM II - CERTO

    XVI - Qualquer atividade que utilize carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

    ITEM III - CERTO

    Resolução CONAMA 237

    § 1º- Estão sujeitos ao licenciamento ambiental os empreendimentos e as atividades relacionadas no Anexo 1, parte integrante desta Resolução.

    Atividades agropecuárias

    - projeto agrícola

    - criação de animais

    - projetos de assentamentos e de colonização
     


ID
191008
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Ao determinar a execução do Estudo de Impacto Ambiental o órgão estadual competente ou o IBAMA ou, quando couber o Município, fixará as diretrizes adicionais que pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área forem julgadas necessárias. Constitui diretriz adicional:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5 o  O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os  princípios e objetivos expressos na Lei de  Política   Nacional do Meio Ambiente, obedecerá  às seguintes diretrizes gerais: 
      Parágrafo único. Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental o órgão  estadual competente, ou a SEMA ou, no que couber ao Município  161 , ?xará as diretrizes  adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem  julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.

ID
191011
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O Relatório de Impacto Ambiental deve ser apresentado de forma objetiva e adequada à sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que possam ser entendidas as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqüências ambientais de sua implementação. O RIMA refletirá as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental e conterá, no mínimo:

I. Os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais.

II. A descrição do projeto e suas alternativas tecnológicas e educacionais, especificando para cada uma delas, nas fases de construção e operação a área de influência, as matérias primas e a mão-de-obra.

III. A síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de influência do projeto.

IV. A descrição dos prováveis passivos ambientais da implantação e operação da atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidência dos passivos e indicando os métodos, técnicas e critérios adotados para sua identificação, quantificação e interpretação.

V. A caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência, comparando as diferentes situações da adoção do projeto e suas alternativas, bem como com a hipótese de sua não realização.

VI. A descrição da conseqüência das medidas adotadas em relação aos impactos negativos, mencionando aqueles que não puderam ser evitados, e o grau de alteração esperado.

VII. O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos.

VIII. Recomendação quanto à alternativa mais favorável (conclusões e comentários de ordem geral).

É correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Uma salva de palmas pra banca que acha que cobrar do candidato cada virgula da lei é uma boa forma de seleção! 
    CONAMA 001/86

    Art. 9o O relatório de impacto ambiental - RIMA refl etirá as conclusões do estudo de impacto ambiental e conterá, no mínimo:

    I - Os objetivos e justifi cativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais;

    II - A descrição do projeto e suas alternativas tecnológicas e locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construção e operação a área de infl uência, as matérias primas, e mão-de-obra, as fontes de energia, os processos e técnicas operacionais, os prováveis efl uentes, emissões, resíduos e perdas de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados;

    III - A síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de infl uência do projeto;

    IV - A descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidência dos impactos e indicando os métodos, técnicas e critérios adotados para sua identificação, quantificação e interpretação;

    V - A caracterização da qualidade ambiental futura da área de infl uência, comparando as diferentes situações da adoção do projeto e suas alternativas, bem como com a hipótese de sua não realização;

    VI - A descrição do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relação aos impactos negativos, mencionando aqueles que não puderem ser evitados, e o grau de alteração esperado;

    VII - O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos;

    VIII - Recomendação quanto à alternativa mais favorável (conclusões e comentários de ordem geral).

  • Concordo com o Daniel.
    Uma vergonha.

  • Que vergonha essa banca. Não explora nem um pouco o aprendizado do candidato com as Leis, e sim pura "decoreba".


ID
2741509
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Dentre as atividades técnicas mínimas desenvolvidas para a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) indique, entre as alternativas abaixo, a que NÃO se enquadra em uma ANÁLISE referente ao diagnóstico ambiental da área de influência.

Alternativas
Comentários
  • A banca deu como gabarito definitivo a letra "B". Porém, a alternativa "E" também não se enquadra em uma análise referente ao diagnóstico ambiental da área de influência. Questão que na minha opinião deveria ser anulada.


    Resolução Conama 01/86

    (...) Artigo 6º - O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d'água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas; (alternativa A)

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente; (alternativa C)

    c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos. (alternativa D)


    II - Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas (...)


    III - Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas. (alternativa E)


    lV - Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento (os impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados. (alternativa B)

  • Concordo plenamente com R. Tani

  • ATENÇÂO

    A inovação legislativa trazida pelo pacote anticrime retirou a previsão de o juiz decretar prisão preventiva de ofício.

  • ATENÇÂO

    A inovação legislativa trazida pelo pacote anticrime retirou a previsão de o juiz decretar prisão preventiva de ofício.


ID
2947159
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre as Instruções Normativas do IMA, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 23 - SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA EM ÁREA RURAL

    24 - SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA EM ÁREA URBANA

    25 - PARA APROVEITAMENTO DE MATERIAL LENHOSO DERRUBADO POR AÇÃO DA NATUREZA

    26 - PARA APROVEITAMENTO DE MATERIAL LENHOSO COM RISCO AO PATRIMÔNIO E À VIDA 

    46 - REPOSIÇÃO FLORESTAL


ID
2947168
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo a Resolução CONAMA 369/2006, a intervenção ou supressão de vegetação em APP para a extração de substâncias minerais fica sujeita à apresentação de:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com a palavra somente.

  • GABARITO: D

    Para a extração de substâncias minerais, além do EIA e respectivo RIMA, existem outras exigências, tais como:

    I - demonstração da titularidade de direito  mineral outorgado pelo órgão competente do Ministério de Minas e Energia, por qualquer dos títulos previstos na legislação vigente;

    II - justificação da necessidade da extração de substâncias minerais em APP e a inexistência de alternativas técnicas e locacionais da exploração da jazida;

    III - avaliação do impacto ambiental a gregado da exploração m ineral e os efeitos cumulativos nas APP’s, da sub-bacia do conjunto de atividades de lavra mineral atuais e previsíveis, que estejam disponíveis nos órgãos competentes; 

    IV - execução por profissionais legalmente habilitados para a extração  mineral e c ontrole de impactos sobre meio físico e biótico, mediante apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica-ART, de execução ou Anotação de Função Técnica-AFT, a qual deverá permanecer ativa até o encerramento da atividade minerária e da respectiva recuperação ambiental;

    V - compatibilidade com as diretrizes do plano de recursos hídricos, quando houver;

    VI - não localização em remanescente florestal de mata atlântica primária.

  • Resposta: alternativa e

    CONAMA 369, Art. 7° A intervenção ou supressão de vegetação em APP para a extração de substâncias

    minerais, observado o disposto na Seção I desta Resolução, fica sujeita à apresentação

    de Estudo Prévio de Impacto Ambiental-EIA e respectivo Relatório de Impacto sobre

    o Meio Ambiente-RIMA no processo de licenciamento ambiental, bem como a outras

    exigências


ID
3607897
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O relatório de impacto ambiental - RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental e conterá:


I. Os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais. 

II. A caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência, comparando as diferentes situações da adoção do projeto e suas alternativas, bem como com a hipótese de sua não realização. 

III. O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos.

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 01/1986

    Art. 9o O relatório de impacto ambiental - RIMA refl etirá as conclusões do estudo de

    impacto ambiental e conterá, no mínimo:

    I - Os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas

    setoriais, planos e programas governamentais;

    II - A descrição do projeto e suas alternativas tecnológicas e locacionais, especifi cando para

    cada um deles, nas fases de construção e operação a área de infl uência, as matérias primas, e

    mão-de-obra, as fontes de energia, os processos e técnicas operacionais, os prováveis efl uentes,

    emissões, resíduos e perdas de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados;

    III - A síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de infl uência

    do projeto;

    IV - A descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da

    atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidência

    dos impactos e indicando os métodos, técnicas e critérios adotados para sua identifi cação,

    quantifi cação e interpretação;

    V - A caracterização da qualidade ambiental futura da área de infl uência, comparandoas diferentes situações da adoção do projeto e suas alternativas, bem como com a hipótese

    de sua não realização;

    VI - A descrição do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relação aos

    impactos negativos, mencionando aqueles que não puderem ser evitados, e o grau de

    alteração esperado;

    VII - O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos;

    VIII - Recomendação quanto à alternativa mais favorável (conclusões e comentários

    de ordem geral).


ID
3662785
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guarapari - ES
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em relação ao Estudo de Impacto Ambiental e ao Relatório de Impacto Ambiental, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas