- ID
- 545914
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Geologia
- Assuntos
Entre as bacias da margem continental brasileira abaixo relacionadas, qual NÃO apresenta uma seção evaporítica expressiva?
   
Entre as bacias da margem continental brasileira abaixo relacionadas, qual NÃO apresenta uma seção evaporítica expressiva?
   
Com relação à bacia de Campos, analise as afirmações a seguir. 
I   -  A bacia de Campos apresenta estruturas relacionadas à tectônica salífera.  
II   -  A bacia de Campos possui rochas vulcânicas relacionadas à fase Rifte. 
III   -  A bacia de Campos apresenta um registro pouco expressivo da fase de subsidência termal. 
IV   -  A bacia de Campos contém reservatórios turbidíticos atualmente em produção. 
São corretas as afirmativas
   
Dentre as bacias abaixo, duas grandes bacias de interior cratônico brasileiras são:
   
A bacia de Taubaté corresponde a um semigráben cenozoico, localizado na porção leste do Estado de São Paulo. Tendo  em vista a sua estratigrafia e evolução tectônica, tem-se que essa bacia apresenta
   
Com relação à evolução tectono-sedimentar da bacia do Recôncavo, tem-se que
   
A bacia de Campos localiza-se na margem continental sudeste do Brasil. A evolução geológica dessa bacia apresenta
 
A bacia do Recôncavo é um rifte intracontinental abortado  durante o Eocretáceo, cuja evolução geológica é dividida  nas fases tectônicas Pré-rifte, Rifte e Pós-rifte. Com respeito a essa bacia, afirma-se que
 
A supersequência rifte da bacia Potiguar foi depositada  em suas porções emersa e submersa, durante o Cretáceo  Inferior. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I  - A supersequência rifte pode ser subdividida em  duas fases, durante as quais se observou a passagem de um regime tectônico distensivo inicial, com  altas taxas de subsidência, para uma fase posterior  de implantação de um regime transcorrente. 
II  -  Falhas normais, com direção preferencial NE-SW,  definem meio-grábens assimétricos e altos internos  do embasamento, que representam importantes  elementos estruturais que condicionam em parte  os sistemas petrolíferos da bacia. 
III  -  Os sistemas deposicionais que caracterizam a fase  inicial do rifte representam ambientes lacustrinos,  flúvio-deltaicos e fandeltas.  
IV  -  O topo da seção rifte é marcado por uma forte discordância angular sobre a qual se depositaram os  sedimentos da formação Alagamar, que marca a  passagem dos sistemas deposicionais continentais  para marinhos. 
V  -  Os folhelhos marinhos da fase Rifte, pertencentes  à formação Pendências são considerados os principais geradores dessa bacia.
Estão corretas APENAS as afirmativas
 
A bacia de Barreirinhas, na margem equatorial brasileira,  tem sua origem e evolução associadas à separação transformante dos continentes sul-americano e africano. Com  relação a essa bacia, tem-se que sua
 
A bacia de Sergipe-Alagoas apresenta exposta a mais  completa sucessão estratigráfica dentre as bacias marginais brasileiras. Com respeito a essa bacia, analise as  afirmativas abaixo.
I   -  Apresenta estágios evolutivos de sinéclise, pré-rifte,  rifte, transicional e drifte, com limites graduais entre  eles, que refletem modificações do estilo tectônico e  sedimentar desde o Neocarbonífero até o Recente. 
II  -  Os evaporitos da formação Muribeca depositaram- -se no Aptiano, marcando as primeiras incursões  marinhas nessa bacia. 
III  -  Sua subsidência termal, que teve início no Albiano, resultou na concentração dos depósitos fluviais  que caracterizam os arenitos de granulação grossa  a média da formação Penedo.   
IV  -  A depressão afro-brasileira corresponde a um conjunto de depressões periféricas preenchidas por  sedimentos fluviais e lacustres durante o estágio  pré-rifte dessa bacia. 
V  -  O início da fase Drifte nela ocorrida se caracteriza  pela sedimentação em uma ampla e rasa plataforma carbonática, que, por sua vez, foi completamente afogada a partir do Cenomaniano, sendo  recoberta posteriormente pelos siliciclásticos do  grupo Piaçabuçu.
São corretas APENAS as afirmativas
 
Da bacia de Campos se extraem cerca de 90% do petróleo produzido no Brasil. Tem-se que, nessa bacia,
 
A bacia de Pelotas, no extremo sul da margem continental do Brasil, pode ainda ser considerada uma área de fronteira  exploratória, em função do escasso conhecimento atual sobre essa bacia. Sobre a bacia de Pelotas, afirma-se que
 
Entre as áreas do Brasil afetadas pelas atividades vulcânicas, no passado geológico, especialmente no Mesozoico, encontra-se a bacia do Amazonas, sobretudo no médio vale do seu rio principal. 
A área geográfica mencionada, em função direta das atividades do vulcanismo, é marcada, atualmente, por
 
Quanto aos principais horizontes geradores de hidrocarbonetos das bacias brasileiras, analise as afirmações abaixo.
I - O intervalo anóxico do Frasniano da Bacia do Amazonas, associado à Formação Barreirinhas, constitui-se no principal intervalo gerador dessa bacia. 
II - A Formação Irati, do Permiano da Bacia do Paraná, apresenta um excelente potencial gerador para gás. 
III - Na seção siluriana da Bacia do Parnaíba são registrados horizontes potencialmente geradores de hidrocarbonetos no Grupo Serra Grande. 
IV - A Formação Ponta Grossa (Devoniano da Bacia do Paraná) apresenta condições potencialmente favoráveis à geração de gás na bacia. 
V - As principais ocorrências de hidrocarbonetos na seção pós-sal da Bacia de Campos associam-se a geradores posicionados na seção pré-sal.
Está correto APENAS o que se afirma em
 
Sobre as grandes bacias paleozoicas (intracratônicas) brasileiras, tem-se que
 
O Sistema de Riftes Continentais do Sudeste do Brasil (SRCSB) corresponde a uma associação de serras e vales tectônicos, com extensões na plataforma continental das Bacias de Santos e de Campos. Com relação ao SRCSB, analise as afirmativas abaixo.
I - O ápice da subsidência ocorreu no Paleógeno, quando se deu o acúmulo do maior volume de sedimentos. 
II - A tectônica distensiva relacionada à origem do SRCSB provocou derrames vulcânicos, intercalados ao preenchimento sedimentar. 
III - O preenchimento sedimentar das Bacias, na porção emersa, é composto exclusivamente por depósitos de rios entrelaçados. 
IV - A distribuição dos reservatórios nas Bacias de Campos e de Santos pode ser relacionada à evolução tectônica do SRCSB.
Está correto APENAS o que se afirma em
 
Com relação à Bacia de Santos, tem-se que
 
Com relação à Bacia de Sergipe-Alagoas, afirma-se que
 
Que rochas com boa qualidade como reservatório de hidrocarbonetos líquidos (petróleo) ocorrem no Albiano da Bacia de  Campos?
 
O arcabouço tectonoestratigráfico da Bacia do Recôncavo envolve
 
O preenchimento sedimentar da Bacia do Recôncavo apresenta depósitos
 
Com relação ao quadro estratigráfico da Bacia de Campos, verifica-se que
  
Quanto à evolução tectono-sedimentar da Bacia do Espírito Santo, analise as afirmativas a seguir.
I  - Os depósitos evaporíticos formaram-se no intervalo  Neojurássico-Eocretáceo. 
II  - A sedimentação paleogênica foi influuenciada  pelo  Magmatismo Abrolhos. 
III  - Durante a Fase Rifte, a sedimentação foi predominantemente carbonática em ambiente marinho plataformal.
Está correto APENAS o que se afirma em
 
No quadro estratigráfico da Bacia de Sergipe-Alagoas, estão presentes
 
O registro estratigráfico da Bacia do Paraná durante o  Neojurássico-Eocretáceo é marcado por 
 
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o  maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens  subsequentes. 
Os calcário-reservatórios encontrados na sequência pré- evaporítica que vai da bacia de Santos ao Espírito Santo são  coquinas de bivalves, semelhantes às coquinas da Formação  Morro do Chaves da bacia de Alagoas. 
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.  Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que  preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de  sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. 
As unidades litodêmicas, tais como diques e soleiras de diabásio, auxiliaram na geração de hidrocarbonetos da bacia do Solimões. 
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.  Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que  preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de  sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. 
A Formação Sergi, na bacia do Recôncavo (Bahia), é uma  unidade litoestratigráfica, sendo, portanto,  geocronologicamente da idade Dom João, do Período  Jurássico, e geocronometricamente está entre 145 e 150 Ma.
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
As principais bacias sedimentares brasileiras responsáveis  pelas atuais reservas de hidrocarbonetos, em torno de 14  bilhões de barris, são: Campos, Espírito Santo, Potiguar,  Solimões, Recôncavo e, atualmente, Santos, que inicia a sua  produção no pré-sal. As idades desses reservatórios variam  do período Paleozoico ao Terciário. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
Muitas feições compressivas em bacias marginais podem ser  atribuídas a grandes escorregamentos de sedimentos do  talude, já no período Cretáceo Superior e(ou) Terciário, e  não relacionadas diretamente a esforços tectônicos. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
A bacia do São Francisco tem sido alvo exploratório de gás  e, embora tenha sido fortemente afetada pelos eventos  compressivos do período Brasiliano, durante sua evolução  tectono-sedimentar, passou por estágios rifte, antepaís e  sinéclise, do paleoproterozoico ao permocarbonífero, em  cinturões de dobramentos, tais como o Araçuaí. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
A sequência carbonática, albiana e marinha das bacias  marginais brasileiras sobrepõe evaporitos, utilizando-se de  uma morfologia de plataforma como a atual. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos  itens. 
A produção nacional de hidrocarbonetos provém de  reservatórios das sequências rifte e marinho franco nas  bacias da margem continental, incluindo-se o rifte do  Recôncavo e, na produção total, a bacia intracratônica do  Solimões.  
 
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir. 
 
As bacias marginais brasileiras possuem reservatórios em  trapas predominantemente estruturais (falhas normais) no  estágio rifte, enquanto no estágio drifte, ou fase passiva, os  reservatórios estão em trapas predominantemente  estratigráficas. 
 
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir. 
 
As bacias marginais brasileiras passaram por duas grandes  fases de subsidência: a primeira, a fase rifte, chamada  subsidência termal, e a segunda, a fase marinha, denominada  subsidência mecânica. 
 
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os 
itens de 8 a 12. 
 
O petróleo das bacias cretáceas/marginais brasileiras foi  gerado essencialmente na fase rifte, quando já se acumulava  matéria orgânica essencialmente de origem marinha.
 
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os 
itens de 8 a 12. 
 
A contribuição da geração de hidrocarbonetos para os  sistemas petrolíferos das bacias de margem passiva  brasileiras é relativamente simples, pois esses sistemas foram  gerados predominantemente por folhelhos do período  Cretáceo Inferior. 
 
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o 
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens 
subsequentes. 
 
Os arenitos subarcosianos de granulometria fina a média,  depositados em águas profundas (depois da borda da  plataforma) da bacia de Campos, são responsáveis por  aproximadamente 85% da produção nacional de petróleo. 
 
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o 
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens 
subsequentes. 
 
Os calcário-reservatórios encontrados na sequência pré- evaporítica que vai da bacia de Santos ao Espírito Santo são  coquinas de bivalves, semelhantes às coquinas da Formação  Morro do Chaves da bacia de Alagoas. 
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização. 
Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que 
preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de 
sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
 
As unidades litodêmicas, tais como diques e soleiras de  diabásio, auxiliaram na geração de hidrocarbonetos da bacia  do Solimões. 
 
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização. 
Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que 
preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de 
sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
 
A Formação Sergi, na bacia do Recôncavo (Bahia), é uma  unidade litoestratigráfica, sendo, portanto,  geocronologicamente da idade Dom João, do Período  Jurássico, e geocronometricamente está entre 145 e 150 Ma. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos 
itens. 
 
As principais bacias sedimentares brasileiras responsáveis  pelas atuais reservas de hidrocarbonetos, em torno de 14  bilhões de barris, são: Campos, Espírito Santo, Potiguar,  Solimões, Recôncavo e, atualmente, Santos, que inicia a sua  produção no pré-sal. As idades desses reservatórios variam  do período Paleozoico ao Terciário.
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos 
itens. 
 
A bacia do São Francisco tem sido alvo exploratório de gás  e, embora tenha sido fortemente afetada pelos eventos  compressivos do período Brasiliano, durante sua evolução  tectono-sedimentar, passou por estágios rifte, antepaís e  sinéclise, do paleoproterozoico ao permocarbonífero, em  cinturões de dobramentos, tais como o Araçuaí. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos 
itens. 
 
A sequência carbonática, albiana e marinha das bacias  marginais brasileiras sobrepõe evaporitos, utilizando-se de  uma morfologia de plataforma como a atual. 
 
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos 
itens. 
 
A produção nacional de hidrocarbonetos provém de  reservatórios das sequências rifte e marinho franco nas  bacias da margem continental, incluindo-se o rifte do  Recôncavo e, na produção total, a bacia intracratônica do  Solimões.  
 
Qual o registro geológico, dentre os abaixo apresentados, é encontrado na bacia do Recôncavo?
Na bacia sedimentar do Recôncavo, ocorrem arenitos finos, muitas vezes argilosos, maciços a fracamente laminados, depositados durante as idades Rio da Serra-Aratu,  por processos gravitacionais, conhecidos como Membro  Pitanga (Formação Maracangalha).  
 Tais arenitos depositaram-se 
No registro estratigráfico da bacia Potiguar ocorrem
As bacias de Santos, Campos e Espírito Santo apresentam, em comum,
Nas bacias de Campos e Santos, o intervalo Pré-sal contém
A bacia de Sergipe-Alagoas apresenta
Com relação aos recursos minerais energéticos encontrados no Brasil e à matriz energética brasileira, julgue o item seguinte.
O petróleo da camada pré-sal, que se encontra nas bacias da margem continental brasileira, tende a ser mais leve (ou ter API mais elevado) do que o petróleo encontrado no restante do Brasil, como é o caso do petróleo da bacia de Campos, geralmente considerado petróleo pesado. Em decorrência dessa propriedade, é mais fácil refinar o óleo do pré-sal, o que permite a produção de maior porcentagem de derivados finos. 
Com relação aos recursos minerais energéticos encontrados no Brasil e à matriz energética brasileira, julgue o item seguinte.
O carvão mineral brasileiro ocorre principalmente na Bacia do Paraná associado às camadas de idade permiana pertencentes à formação rio Bonito do grupo Guatá (supergrupo tubarão). Dados seu baixo poder calorífico e seu alto teor em cinzas, esse carvão é mais bem aproveitado em usinas termoelétricas, e não em siderurgias. 
Julgue o item subsecutivo,  no que se refere à produção e ao consumo de nutrientes empregados na formulação de fertilizantes no Brasil.
O Brasil é produtor e exportador de fósforo, originado principalmente nos depósitos de fosfato sedimentar, sendo a contribuição dos depósitos associados a  carbonatitos pouco expressiva. 
Julgue o item subsecutivo,  no que se refere à produção e ao consumo de nutrientes empregados na formulação de fertilizantes no Brasil.
O maior volume da produção de nitrogênio no Brasil provém dos espessos pacotes de sedimentos evaporíticos associados às bacias da margem continental brasileira. 
Julgue o item subsecutivo,  no que se refere à produção e ao consumo de nutrientes empregados na formulação de fertilizantes no Brasil.
O Brasil é autossuficiente em potássio, elemento produzido principalmente na mina Taquari-Vassouras, localizada no estado de Sergipe, e cujo excedente é exportado para diversos países, tais como Canadá, Rússia e Alemanha. 
Com relação à geologia geral e do Brasil, julgue o item que se segue.
O cráton Amazonas, uma das maiores áreas cratônicas do mundo, de idade arqueno-proterozóica, é subdividido em escudo das Guianas, ao norte, e escudo de Guaporé, ao sul, que são separados pela bacia do Alto Tapajós. 
Com relação à geologia geral e do Brasil, julgue o item que se segue.
As bacias sedimentares paleozoicas do Brasil distribuem-se apenas ao longo da costa continental. Nessas bacias, cuja evolução geológica está associada à abertura do oceano Atlântico, observa-se elevado potencial para exploração de petróleo e gás. 
Com relação à geologia geral e do Brasil, julgue o item que se segue.
Apesar de extensas, as regiões cratônicas no Brasil hospedam pouco volume de depósitos minerais metálicos, tais como ferro, ouro, estanho e nióbio, estando a produção desses recursos minerais metálicos concentrada sobretudo nas faixas móveis neoproterozoicas. 
Com relação à geologia geral e do Brasil, julgue o item que se segue.
As rochas sedimentares são formadas a partir da compactação e(ou) cimentação de fragmentos produzidos  pela ação dos processos de intemperismo, erosão, transporte e sedimentação sobre rochas preexistentes de natureza ígnea, metamórfica ou sedimentar. 
Acerca da mineração industrial, julgue os itens subsecutivos.
Apesar de seu extenso território, o Brasil apresenta baixo potencial para depósitos minerais industriais, estando a extração mineral no país restrita aos minerais metálicos, como ferro, ouro, manganês e estanho. 
O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
Aproximadamente 90% da área do aquífero Guarani, cuja espessura é superior a 1.800 metros, estão confinados. As principais zonas de recarga direta desse aquífero estão localizadas em território brasileiro, nos estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
 
  No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.
No que se refere ao volume armazenado de água per capita, a região hidrográfica do Tocantins-Araguaia é maior do Brasil, seguida das regiões hidrográficas do Atlântico Sul e Amazônica. 
  No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.
A região hidrográfica Tocantins-Araguaia, maior bacia hidrográfica totalmente localizada em território brasileiro, se estende pelos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão e pelo Distrito Federal. 
  No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.
As três menores regiões hidrográficas brasileiras são a do Atlântico Sul,   a do Uruguai e a do Atlântico Sudeste. 
No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.
Em seus altos e médios cursos, o rio São Francisco, principal rio da bacia do São Francisco, que se situa totalmente em áreas de planalto, corre no sentido geral sul-norte e, em seu baixo curso, no sentido leste-oeste. 
Tendo em vista que aproximadamente 60% do território brasileiro é coberto por bacias sedimentares, enquanto os restantes 40% correspondem a escudos cristalinos, julgue o item que segue, acerca da geologia do Brasil.
O grupo Bambuí corresponde a uma cobertura
predominantemente pelitocarbonatada do cráton São
Francisco, que aflora principalmente nos estados de Goiás,
Bahia e Minas Gerais.
Julgue o próximo item, a respeito da Bacia do Araripe, conhecida internacionalmente por hospedar um grande número de fósseis.
Os fósseis da Bacia do Araripe estão relacionados com
evento transgressivo-regressivo marinho.
Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue o item subsequente.
Na produção de minério de ferro no Brasil, destacam-se as
jazidas dos estados do Pará e de Minas Gerais. O minério de
ferro de Carajás possui um elevado teor de ferro, resultado da
lixiviação de itabiritos enriquecidos em hematita. Já os
depósitos de Minas Gerais possuem menores teores de ferro,
resultado da lixiviação de jaspilitos enriquecidos em magnetita.
Em quais bacias foram descobertos, respectivamente, os importantes campos petrolíferos marítimos de Caioba, Ubarana, Atum, Marlim e Merluza?
Julgue o item a seguir quanto à situação geológica no Brasil e bacias sedimentares e vulcano-sedimentares pré-cambrianas.
A amalgamação final dos elementos geológicos que formam a
plataforma Sul-Americana foi efetivada mediante uma série de
colisões, representando o evento orogenético Transamazônico.
Julgue o item a seguir quanto à situação geológica no Brasil e bacias sedimentares e vulcano-sedimentares pré-cambrianas.
A geração de bacias sedimentares do tipo rifte, ao longo de toda
costa atlântica brasileira está relacionada com o evento
geotectônico Brasiliano.
Julgue o item a seguir quanto à situação geológica no Brasil e bacias sedimentares e vulcano-sedimentares pré-cambrianas.
Os enormes depósitos de ferro da Serra dos Carajás – PA,
composta por uma formação ferrífera bandada, mostrando
alternância de bandas de chert e de óxidos de ferro, possuem a
mesma evolução genética que os depósitos de ferro bandado do
quadrilátero ferrífero em Minas Gerais. 
Julgue o item a seguir quanto à situação geológica no Brasil e bacias sedimentares e vulcano-sedimentares pré-cambrianas.
Cassiterita, o mais importante minério de estanho que se explora
no Brasil, ocorre em rochas metamórficas pré-cambrianas.
Julgue o item a seguir quanto à situação geológica no Brasil e bacias sedimentares e vulcano-sedimentares pré-cambrianas.
Os depósitos de carvão no sul do país (Santa Catarina e Rio
Grande do Sul) pertencem às unidades carboníferas da bacia do
Paraná.
Julgue o item a seguir quanto à situação geológica no Brasil e bacias sedimentares e vulcano-sedimentares pré-cambrianas.
No território brasileiro, o Mesoproterozóico é marcado pelo
desenvolvimento dos riftes intracontinentais, os quais evidenciam
a Tafrogênese Estasteriana e afetam os núcleos cratônicos
estabilizados.
Julgue os itens a seguir quanto à situação geológica no Brasil e bacias sedimentares e vulcano-sedimentares pré-cambrianas.
No Permiano, ocorreu um extenso vulcanismo basáltico na bacia
do Paraná, ao qual estão associadas as jazidas de ágata e ametista
do Rio Grande do Sul.
As grandes bacias sedimentares são importantes fornecedoras de recursos minerais como água, hidrocarbonetos, carvão e outros minérios. Julgue o item a seguir quanto à classificação, à estratigrafia e à evolução de bacias sedimentares.
Os processos sedimentares na bacia do Pantanal
(MT e MS) começaram com fortes movimentos
verticais (subsidência com falhas verticais) no início
do Mesozóico.
As grandes bacias sedimentares são importantes fornecedoras de recursos minerais como água, hidrocarbonetos, carvão e outros minérios. Julgue o item a seguir quanto à classificação, à estratigrafia e à evolução de bacias sedimentares.
Os metassedimentos do Supergrupo Espinhaço
representam uma espessa seqüência sedimentar
relacionada ao desenvolvimento de rifte
mesoproterozóico, com o vulcanismo ácido associado
na base.
O estudo das dobras e falhas é importante na pesquisa acadêmica e em programas de prospecção mineral. Do ponto de vista prático, muitas dessas estruturas são responsáveis pelo armazenamento de recursos minerais. Quanto à geologia estrutural aplicada a bacias sedimentares, julgue o item a seguir.
As ocorrências de terraços conchíferos na costa brasileira são
provas para uma ascensão epirogenética de idade recente no
Brasil.