SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado de São Paulo


ID
120937
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Seria uma grande ilusão imaginar que a cada problema histórico corresponde um tipo único de documentos, específico para tal emprego. Quanto mais a pesquisa, ao contrário, se esforça por atingir os fatos profundos, menos lhe é permitido esperar a luz a não ser dos raios convergentes de testemunhos muito diversos em sua natureza. (...) Assim como o levantamento das crônicas ou dos documentos, nosso conhecimento das invasões germânicas depende da arqueologia funerária e do estudo dos nomes de lugares. À medida que nos aproximamos de nossa época, essas exigências tornam-se, sem dúvida, diferentes.
(...)
Ora, se quase todo problema humano importante pede assim o manejo de testemunhos de tipos opostos, é, ao contrário, de absoluta necessidade que as técnicas eruditas se distingam por tipos de testemunhos. O aprendizado de cada uma delas é longo; sua posse plena exige uma prática mais longa ainda e quase constante. Um número muito pequeno de trabalhadores (por exemplo), pode se vangloriar de estar bem preparado para ler e criticar um documento medieval; para interpretar corretamente os nomes de lugares (que são, antes de tudo, fatos de linguagem); para datar, sem erro, os vestígios do hábitat pré-histórico, celta, galo-romano; para analisar as associações vegetais de um prado, de uma charneca, de uma landa. Sem tudo isso porém, como pretender escrever a história da ocupação do solo? Poucas ciências, creio, são obrigadas a usar, simultaneamente, tantas ferramentas distintas. É que os fatos humanos são mais complexos que quaisquer outros. É que o homem se situa na ponta extrema da natureza.
(Marc Bloch. Apologia da História, Trad. São Paulo: Zahar, 2001, p. 80-81)

A análise do texto permite inferir que, para o autor, o historiador

I. deve auxiliar-se, para interrogar os documentos, de outras disciplinas como, por exemplo, a arqueologia, a antropologia, a geografia, a economia, a linguística e é indispensável que ele possua ao menos um verniz de todas as principais técnicas de seu ofício.

II. deve pensar a história como narrativa e, como consequência, o que interessa a ele em sua pesquisa são os grandes fatos, a nação, uma história diplomática, ou seja, uma forma de fazer história que esteja intimamente ligada aos eventos políticos e às mudanças que trazem sempre algo de novo e melhor.

III. deve ver nos relatos dos documentos e apenas nos documentos oficiais (dos governos, da Igreja ou dos militares), a possibilidade de uma investigação histórica "científica", à procura de uma "certeza" para saber "reconstruir os fatos históricos" de uma sociedade.

IV. não deve ignorar, na sua leitura, a imensa massa dos testemunhos não escritos e aqueles da arqueologia em particular. Deve, também, se resignar a não poder compreender tudo do passado, a utilizar um conhecimento por meio de pistas, a recorrer a procedimentos de reconstrução, dos quais todas as ciências oferecem inúmeros exemplos.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas

ID
120940
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado, tornam-se, pois, desde o começo, uma simples propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos senhores de escravos, e também da ausência de direitos em que costuma viver esses colonos, na Província de São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de que são tratados como simples mercadorias ou como escravos.

(Thomaz Davatz. Memória de um colono no Brasil (1850). Trad. São Paulo: Martins, 1941. p. 72)

A experiência que o texto descreve permite afirmar que

Alternativas

ID
120943
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São Paulo de Piratininga, 1o de setembro de 1554.

(...) Moramos aqui sete irmãos, separados do convívio dos portugueses e unicamente aplicados à conversão dos índios. Temos também em casa conosco alguns filhos dos gentios, que atraímos a nós de diversas partes. Estes apartam-se dos costumes dos pais, (...) põem muito acima do amor dos pais o amor que nos têm. (...) Desde janeiro até o presente, estivemos às vezes mais de vinte numa casa pobrezinha, feita de barro e paus e coberta de palha (...) que é, ao mesmo tempo, escola, enfermaria, dormitório, refeitório, cozinha e despensa.

(José de Anchieta. Minhas cartas. Coletânea de Manuscritos. São Paulo: Associação Comercial, s/d, p.147)

Com base no texto e no conhecimento histórico, analise as afirmações abaixo.

I. Os padres fundaram colégios nas Américas com o objetivo de ensinar aos índios as noções de trabalho regular, intensivo e compulsório.

II. Segundo um frio cálculo econômico, a tentativa de sujeição do índio realizada pelos colonos portugueses consistia na sua escravização.

III. Os padres jesuítas deveriam realizar a catequização dos índios e dos negros a fim de fixar as fronteiras dos reinos ibéricos e desenvolver a cultura de povos primitivos.

IV. Os padres da Companhia de Jesus, motivados por concepções religiosas, esforçaram-se para transformar os índios em bons cristãos por meio do ensino, e dessa forma integrá-los à colonização.

V. As ordens religiosas tiveram o mérito de tentar proteger os índios da escravidão imposta pelos colonos, mas não tiveram respeito pela cultura indígena, chegando, alguns deles, a duvidar que os índios fossem pessoas.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas

ID
120946
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1880 abolicionistas descontentes com as medidas parlamentares organizaram-se a fim de instigar a rebelião nas senzalas, promover a fuga dos escravos e denunciar pela imprensa os horrores da escravidão. Na província de São Paulo, um grupo abolicionista organizado ficou conhecido como

Alternativas

ID
120949
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na Convenção Republicana realizada em Itu em 1873 havia 133 convencionais dos quais 76 se declaravam lavradores. O mesmo se poderia dizer dos subscritores do jornal "A província de São Paulo", órgão mais importante do Partido Republicano Paulista, na sua maioria fazendeiros de Campinas e de Itu. Na província de São Paulo o partido congregava não só representantes dos grupos urbanos, médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, comerciantes, que constituíam em geral o núcleo mais importante do partido em outras regiões do país, como também numerosos fazendeiros do Oeste Paulista.

(Adaptado. Emilia Viotti da Costa. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Ciências Humanas Ltda, 1979, p. 317-318)

O Partido Republicano Paulista criado na Convenção a que o texto faz referência

Alternativas

ID
120952
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Do outro lado da rua, o comandante da tropa de cavalaria ordena que a multidão se disperse. Há um momento de tensão e silêncio. Em seguida, ecoa a fuzilaria. A polícia dispara sobre os operários e a cavalaria investe contra a multidão. Sobre a calçada da Fábrica Mariângela há um operário mortalmente ferido. É Jose Martinez, jovem anarquista de 22 anos. O dia é 9 de julho de 1917. (...) A 12 de julho o enterro de José Martinez é a senha para a greve geral.

(Victor Civita. Nosso Século: Brasil 1910-1930 (I). São Paulo: Abril Cultural, 1985, p. 116)

O movimento grevista a que o texto faz referência teve origem

Alternativas

ID
120955
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o economista Sérgio Silva, "durante a década de 1880 a produção [cafeeira] de São Paulo ultrapassa a produção do Rio de Janeiro, os planaltos de São Paulo praticamente substituem o Vale do Paraíba".

(Sérgio Silva. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Alfa-Omega, 1976, p. 49-50)

Representação política das províncias: São Paulo tinha 3 senadores, como o Pará, enquanto a Bahia tinha 6, Minas Gerais, 10, Pernambuco, 6 e o Rio de Janeiro, 5. Na Câmara dos Deputados, acontecia o mesmo: São Paulo tinha 9 deputados, o Ceará, 8, Pernambuco, 13, Bahia, 14, Rio de Janeiro, 12 e Minas 20.

(Adaptado de Luís Koshiba e Denise M. F. Pereira. História do Brasil. São Paulo: Atual, 2003, p. 325)

O quadro apresentado nos textos revela que a representação política não acompanhou as transformações econômicas, criando um descompasso entre as duas esferas e foi uma das razões porque, em São Paulo,

Alternativas

ID
120958
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No ano do centenário da Independência, em fevereiro, pintores, escritores, escultores e músicos apresentaram- se no Teatro Municipal de São Paulo, patrocinados pelo presidente do Estado, o Sr. Washington Luís. Esse acontecimento permite afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários

ID
120961
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os estoques de café, que se avolumam ano a ano, pesam sobre os preços, provocando uma perda permanente de renda para os produtores e para o país. A ideia de retirar do mercado parte desses estoques amadurece cedo no espírito dos dirigentes dos estados cafeeiros, cujo poder político e financeiro fora amplamente acrescido pela descentralização republicana. No convênio celebrado em Taubaté, em fevereiro de 1906, definem-se as bases do que se chamaria política de valorização do produto.

(Celso Furtado. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1969, p. 189) A política a que o texto se refere consistia em que

I. os efeitos da crise de superprodução deveriam ser absorvidos por meio da depreciação externa da moeda nacional e de uma política de recuperação da taxa cambial pelos governos estaduais.

II. o governo interviria no mercado para comprar os excedentes, que seriam financiados com empréstimos estrangeiros, cobertos com um novo imposto cobrado em ouro sobre cada saca de café exportada.

III. os governos dos estados cafeicultores deveriam desencorajar a expansão das plantações de café, a fim de solucionar o problema de superprodução a mais longo prazo.

IV. os governos dos estados produtores de café ficariam submetidos à política econômica central que criaria instrumentos efetivos de recuperação do produto no mercado externo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • Com o “crash” da Bolsa de Nova York, as grandes potências mundiais caíram de joelhos. A Grande Depressão paralisou a economia do Ocidente.
    Consequentemente, essa grande onda atingiu o Brasil, onde também as perdas foram enormes, quase levando o País à falência.
    Por extensão, o café que antes desse acontecimento já vinha sofrendo perdas financeiras, era a grande fonte geradora monetária da Cidade de Santos, sofreu muito com depressão.
    A Bolsa do Café de Santos, um belíssimo prédio, onde eram feitos pregões, registrava a tragédia em cifras: em agosto de 1929, dois meses antes da implosão da bolsa nova-iorquina, a saca do café estava cotada no mercado internacional em 200 mil-réis, em janeiro de 1930 desabara para 21 mil-réis. – A praça de Santos, o maior centro brasileiro de atividades comerciais ficou virtualmente em moratória.
    Sem preços, o Brasil, que possuía 60% do mercado internacional do café, não podia exportar o produto, e acumulava grandes estoques (o que comprometeu os preços), nos diversos armazéns gerais da Cidade. Um deles era onde hoje fica o Poupa Tempo, na Rua João Pessoa.
    Os reflexos apareceram em pouco tempo. Os salários perderam o poder de compra, chegou o desemprego. Com um quadro desses como a Nação iria pagar 250 milhões de libras esterlinas?
    A solução encontrada pelo Governo de Getulio Vargas foi a compra de 18 milhões de sacas de café estocadas em Santos e no interior. O intuito foi o de queimar grande parte delas.
    Essa drástica atitude revigorou os preços e normalizou a situação dos fazendeiros, comissários de café e por extensão todos os setores da economia, os empregos voltaram, e as pessoas passaram a ter algum dinheiro para comprar o que precisassem. Só que nessa nova sensação, surgiu um imprevisto: não havia o que comprar. Vale antes dizer que sem exportações e financiamento externo, o Governo emitiu muito dinheiro, o que provocou uma grande inflação.
    Como não tínhamos o que comprar, era preciso produzir aqui o que antes se importava. O Governo desvalorizou o mil-réis tornando os artigos estrangeiros proibitivos e por necessidade a indústria brasileira foi se encorpando. Assim a maioria dos produtos que vinham de fora passou a ser fabricados no País. Isso abriu caminho até o término da recessão, em 1932

    FONTE:
    http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=18047

ID
120967
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1924 explodiu o chamado 5 de julho em São Paulo. (...) A presença dos tenentes na capital paulista durou até o dia 27. (...) Afinal, os revoltosos abandonaram a cidade a 27 de julho, deslocando-se pelo interior de São Paulo em direção a Bauru. A manobra foi facilitada pela eclosão de revoltas tenentistas em cidades do interior. Essa foi a chamada "coluna paulista", que se fixou no oeste do Paraná, em um lugarejo próximo à foz do Iguaçu. Aí as tropas vindas de São Paulo enfrentaram os legalistas, à espera de uma outra coluna proveniente do Rio Grande do Sul.

(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1955, p. 308-309)

O movimento a que o texto se refere tinha como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Revolta do Forte de Copacabana Durante o governo Artur Bernardes, as revoltas armadas promovidas pela jovem oficialidade do Exército, os tenentes, tornaram-se mais freqüentes e mais organizadas a ponto de levar o país a uma guerra civil. Em julho 1922, no Rio de Janeiro, eclodiu a primeira insurreição tenentista, que ficou conhecida como a Revolta do Forte de Copacabana, e que foi debelada pelo governo do presidente Epitácio Pessoa.

    Porém, em julho de 1924, portanto, ao se completarem dois anos da primeira insurreição armada, os tenentes se rebelaram novamente. O novo levante tenentista ocorreu em São Paulo. Sob a liderança do general Isidoro Dias Lopes, e do comandante da Força Pública do Estado de São Paulo, major Miguel Costa, inúmeras unidades militares se rebelaram.

    Os tenentes exigiam a renúncia do presidente Artur Bernardes, a formação de um governo provisório, a eleição de uma Assembléia Constituinte e a adoção do voto secreto. São Paulo se transformou em campo de batalha com a ocorrência de inúmeros combates violentos que levaram o governador do Estado, Carlos de Campos, a abandonar a cidade.

    FONTE:http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-artur-bernardes-1922-1926-estado-de-sitio-e-coluna-prestes.htm

ID
120970
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O general Humberto Castelo Branco foi o primeiro presidente do regime militar instalado em 1964. Durante seu governo (1964- 1967) verificou-se a primeira enxurrada de decretos, leis, Atos Institucionais etc. Sobre os Atos Institucionais é correto afirmar que são

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Os Atos institucionais nada mais eram do que decretos "baixados" pelo presidente da republica sem prévia aprovação das duas casas do Congresso Nacional. Eram os "super poderes" dos generais que comandavam o Brasil. Acabou que do primeiro ao quarto todos foram recepcionados pela Constituição Federal de 1967, deixando de ser simples decretos e se tornando normas constitucionais.


ID
120973
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O último ano de seu governo [Sarney] foi, em todos os sentidos, desastroso (...). O clima era de fim de festa. A porta do cofre público foi aberta em benefício de políticos inescrupulosos que barganhavam apoio ao presidente em troca de favores políticos e/ou financeiros, o que contribuía para aumentar o desgaste da imagem dos políticos junto à opinião pública.

(Francisco de Assis Silva. História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1992, p. 326-27)

As informações do texto identificam uma prática política, que a Nova República evidenciou, conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses privados, em detrimento do bem comum. É um fenômeno que ocorre freqüentemente em Parlamentos, mas também no Executivo, e está estreitamente associado à corrupção política, uma vez que os partidos políticos fisiologistas apoiam qualquer governo - independentemente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos - apenas para conseguir concessões deste em negociações delicadas.


ID
120979
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No final da década de 1970, o movimento operário brasileiro ressurgiu com toda a sua força nas greves dos metalúrgicos do ABC Paulista. Os metalúrgicos do ABC, sob a liderança de Luiz Inácio da Silva (...), desmistificaram a ideia de ausência de conflitos que os militares se esforçavam por creditar à sociedade brasileira. Realizando imensas assembleias e greves prolongadas, os metalúrgicos do ABC estimularam a organização de outras categorias. Em 1979, mais de 3 milhões de trabalhadores entraram em greve no país. As reivindicações eram amplas: reposição do valor dos salários (...), reconhecimento das organizações sindicais autênticas e o retorno à normalidade democrática.

(Nicolina L. de Petta e Eduardo A. B. Ojeda. História: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 2003, p. 287)

A partir do texto, assinale a alternativa que identifica uma contradição revelada pela luta sindical dos trabalhadores do ABC.

Alternativas

ID
735277
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A economia cafeeira foi essencial para a estabilidade do Império. Ao longo do século XIX, além de se deslocar do Vale do Paraíba para o Oeste de São Paulo, ela sofreu uma importante transformação. Assinale a alternativa que apresenta essa mudança.

Alternativas
Comentários
  • LETRA( B)

  • O contexto do século XIX - está ligado ao final da monarquia e a abolição da escravatura.

    o Latifundio não passou pra média propriedade

    a letra C não corresponde ao século da questão

    o foco sempre foi o mercado Externo


ID
1147192
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O rio Tietê é muito importante para o estado de São Paulo. Segundo o historiador Célio Turino, “foi pelo rio que os paulistas adentraram o território além da linha de Tordesilhas e foi em torno do rio que se produziu toda uma vida social em São Paulo, dos piqueniques ao remo, das competições de natação aos campos de futebol de várzea. Tudo isso se perdeu. Sinto que não haverá felicidade enquanto a cidade não se reencontrar com seu rio”

Considerando as informações apresentadas, é correto afrmar que:

Alternativas

ID
1400497
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Após cinco dias de falta de água em Campinas (a 93 km de São Paulo), que chegou a afetar 50% da terceira maior cidade do Estado, o envio de água do sistema Cantareira para o interior de São Paulo foi elevado nesta terça-feira (14). No entanto, o aumento de 4 m³/s para 4,5 m³/s na vazão para a bacia dos rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) não deve resolver o desabastecimento na cidade — que ainda afeta cerca de 20% da população e tem causado protestos dos moradores. Esse 0,5 m³/s de água adicional será enviado para o rio Atibaia (que abastece 93% de Campinas) e deve melhorar a diluição de poluentes, mas a quantidade deve demorar de sete a dez dias para chegar à cidade. Além disso, o problema mais crítico está nos bairros atendidos pelo rio Capivari (responsável pelos outros 7%). O cenário no ponto de captação da Sanasa (empresa mista de água e esgoto do município) no rio é desolador. Hoje, um filete de líquido acinzentado com forte odor corria pelo leito do rio. Como os reservatórios da empresa são suficientes para apenas seis horas de abastecimento, um problema na captação afeta a população em pouco tempo.”

Lucas Sampaio. “Vazão do Cantareira para o interior é aumentada após faltar água em Campinas”, 14.10.2014. http://www1.folha.uol.com.br

Segundo o texto,

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Após cinco dias de falta de água em Campinas (a 93 km de São Paulo), que chegou a afetar 50% da terceira maior cidade do Estado, o envio de água do sistema Cantareira para o interior de São Paulo 


ID
1435135
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O secretário de educação César Callegari lançou, na Praça das Artes, no centro da cidade de São Paulo, um programa cujo objetivo é fazer uma reestruturação curricular e administrativa, além da ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino. Entre os principais conceitos apresentados para o novo plano, está a divisão dos 9 anos do Ensino Fundamental em 3 ciclos. A respeito desse programa, analise as assertivas abaixo.

I. O nome do programa é Mais Educação São Paulo.

II. Uma das principais mudanças está na progressão continuada, que não se baseará mais na aprovação automática.

III. As provas bimestrais serão trocadas por provas semestrais.

IV. A prefeitura pretende aumentar o apoio ao aluno com a criação da recuperação intensiva nas férias e no período letivo.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra: E

    Fonte: http://www.cartacapital.com.br/educacao/programa-mais-educacao-sao-paulo-poe-fim-a-aprovacao-automatica-825.html

     


ID
1435138
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi nesta casa que o poeta morou, a partir de 1921, com sua mãe e sua irmã. É dele o desenho da maioria dos móveis, confeccionados no Liceu de Artes e Ofícios. Várias obras de arte conviviam com sua enorme biblioteca. Era sua oficina de trabalho. Tombada em 1976, passou à administração da Secretaria Municipal de Cultura em 1983 e, em 1989, tornou-se a

Alternativas
Comentários
  • Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
    Alternativa: A

    http://oglobo.globo.com/cultura/livros/mario-de-andrade-ganha-casa-reformada-exposicao-em-sp-16262418


ID
1435144
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Parque da Independência foi criado como referência cívica nacional. Situado no Bairro do Ipiranga, no município de São Paulo, possui uma área de 161.335m², que inclui

Alternativas
Comentários
  • museu do Ipiranga, o jardim em estilo francês e o monumento da independência, sei que fazem parte do mesmo terreno, mas as demais informações não tenho certeza não


ID
1748488
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise a tabela para responder à questão.

                      Taxa de mortalidade infantil (TMI) no município de

                                São Paulo (por mil nascidos vivos)

                        Ano     1980     1991     2000    2010    2013

                         TMI     50,62    26,03   15,80   11,51   11,04
                                (http://infocidade.prefeitura.sp.gov.br/htmls/7_taxas_de_mortalidade_

                                                                                       geral_e_infantil_1980_10612.html)

A leitura da tabela e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica paulistana permitem afirmar que


Alternativas
Comentários
  • D) a redução da TMI tem forte relação com as políticas públicas implementadas nas últimas décadas.


ID
1748491
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na atualidade, uma das características demográficas importantes do município de São Paulo é

Alternativas
Comentários
  •  a) o envelhecimento populacional como um processo progressivo que tende a atingir proporções alarmantes nas próximas décadas.


ID
1748497
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Importantes órgãos de pesquisa frequentemente divulgam dados que analisam diferenças de gêneros no Brasil e, também, na capital paulista. Entre os dados apresentados, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • c) a desigualdade de salários, sendo os rendimentos das mulheres menores do que os dos homens.


ID
1748500
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um determinado fato tem se observado na região central da cidade de São Paulo e pode ser entendido como sendo um processo de mudança imobiliária nos perfis residenciais e padrões culturais. Para muitos cientistas sociais, é um processo de redesenvolvimento urbano que leva à elitização social e à expulsão de grupos vulneráveis. Trata-se do processo de

Alternativas
Comentários
  • Gentrificação:

    Reestruturação significativa nos perfis residenciais e padrões culturais de um bairro ou de uma cidade.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/gentrificacao.htm

  • Muito útil o comentário. Professora de geografia faz uma aula explicando essa questão.

ID
1748503
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na cidade de São Paulo, diversos estudos vêm demonstrando a ocorrência das “ilhas de calor", fenômeno que é diretamente relacionado

Alternativas
Comentários
  • Resp C

    A b ta errada pq fala de evaporação, não é o caso da ilha de calor


ID
1748506
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A produção e, principalmente, o destino final dos resíduos domésticos são problemas ambientais de grandes proporções para cidades como São Paulo, onde os resíduos são

Alternativas

ID
1748509
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A partir das últimas décadas do século XX, políticas macroeconômicas adotadas (abertura comercial abrupta, taxas de juros elevadas, câmbio sobrevalorizado) geraram consequências sobre a estrutura ocupacional da capital paulista, entre as quais:

Alternativas

ID
1748515
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Por seu tamanho e complexidade, a gestão da cidade de São Paulo oferece desafios constantes ao poder público. O choque entre grupos de interesses diversos é uma constante no cotidiano da cidade. Como exemplo, pode(m)-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra E


ID
1748518
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia a notícia a seguir:

       Responsabilidade sobre hidrantes é de Bombeiros e Sabesp, diz Prefeitura

      Sabesp havia informado que responsabilidade era da Prefeitura.

      O embate começou após um hidrante, que seria usado para ajudar na contenção do incêndio que atingiu uma favela na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul da cidade, ter tido problemas. O local onde estaria o hidrante estava com entulho, o que impediu a água de sair e ser usada pelos Bombeiros.

      Em nota, a Prefeitura informou que, segundo instrução técnica do Corpo de Bombeiros, “à concessionária local dos serviços de águas e esgotos é atribuída a competência para o projeto, instalação, substituição e manutenção dos hidrantes urbanos". Ou seja, seria tarefa da Sabesp realizar a manutenção no local.

        (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/09/responsabilidade-sobre-hidrantes-e-de-

                                                                                 bombeiros-e-sabesp-diz-prefeitura.html)

O conteúdo da notícia reflete uma situação cotidiana na gestão do espaço urbano paulistano:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra C


ID
1748521
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Compreender a dinâmica demográfica e sua espacialização é primordial para o planejamento do futuro da cidade de São Paulo e sua região metropolitana. Sobre a dinâmica demográfica mais recente, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1748527
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A questão habitacional na cidade de São Paulo apresenta uma historicidade em suas formas. Leia o texto a seguir e preencha corretamente as lacunas que explicam essas transformações.

O agravamento dos problemas que afetam a qualidade de vida da população em São Paulo não atinge a cidade em geral. Sobretudo no período compreendido entre as décadas de 1940 e 1970, surgem e se expandem os __I__ que, juntamente com os tradicionais _II_ e __III__ , alojam a população trabalhadora de menor poder aquisitivo.

Alternativas

ID
1748533
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, recentemente aprovado pela Câmara Municipal, manteve vários objetivos definidos no Plano anterior, que vigorou desde 2002, pois considerou-se que tais objetivos ainda se mantinham como grandes desafios para a gestão urbana. Dentre eles, pode-se destacar a

Alternativas
Comentários
  •  

    Criação de empregos em áreas mais próximas aos bairros periféricos, como forma de reduzir o intenso movimento pendular diário que resulta do deslocamento casa-trabalho.


ID
1748536
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Desconcentração industrial” e “concentração financeira” são termos que alguns analistas têm utilizado para caracterizar a cidade de São Paulo, e mesmo sua região metropolitana, a partir da década de 1990. De acordo com essas expressões, a cidade de São Paulo passa por importantes transformações econômicas desde, pelo menos, a década de 1990, como

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra E


ID
1748539
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

A “Rainha da Madrugada”, como é conhecida a linha de ônibus mais extensa de São Paulo, é cercada de números e estatísticas impressionantes. Ela liga o centro da capital ao extremo leste, o bairro Cidade Tiradentes.

A cada jornada, ela percorre exatos 103,272 km em sua volta completa, no trajeto circular de ida e volta centro-bairro-centro, enquanto a média das linhas da cidade é de 26 km.

(http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/maior-linha-de-onibus-da-capital-percorre-103-3-km-

em-seis-horas-20120813.html)

Situações como a contida na notícia mostram a complexidade que é o planejamento dos transportes coletivos na cidade de São Paulo. Assim, o planejador enfrenta desafios como

Alternativas

ID
1763311
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Identifique as afirmações sobre São Caetano do Sul como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) De acordo com informações do IBGE, atualmente a cultura agrícola em destaque na zona rural do município é o da cana-de-açúcar.

( ) A região em que hoje se situa o município de São Caetano do Sul é ocupada desde o século XVI, quando era conhecida como Tijucuçu.

( ) O primeiro grupo de famílias assentado no Núcleo tinha origem francesa vindo do porto de Gênova e chegando ao Brasil no navio italiano Europa.

A sequência correta é: 

Alternativas

ID
1763314
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de São Caetano do Sul faz divisa com os municípios de:

Alternativas

ID
1804783
Banca
FAFIPA
Órgão
SAAEB
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O crescimento do município de Bebedouro foi dado pela inauguração da: 

Alternativas
Comentários
  • pois com crecimento da cidade foi costruida a estação ferroviaria da paulista 1902. Alternativa A


ID
1804786
Banca
FAFIPA
Órgão
SAAEB
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Qual título que o município de Bebedouro ostenta? 

Alternativas

ID
1804789
Banca
FAFIPA
Órgão
SAAEB
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No museu do município de Bebedouro há uma importante peça encontrada no local, sendo ela: 

Alternativas

ID
1804792
Banca
FAFIPA
Órgão
SAAEB
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação à administração do município de Bebedouro, assinale a alternativa CORRETA:

I. Prefeito: Dr. Fernando Galvão Moura (2013/2016).

II. Vice-prefeito: Dr. Rômulo César Camelini (2013/2016).

III. Presidente da câmara: Beto Mazzeu (2015/2016). 

Alternativas

ID
1836091
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Identifique as afirmações sobre São Caetano do Sul como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) De acordo com informações do IBGE, atualmente a cultura agrícola em destaque na zona rural do município é o da cana-de-açúcar.

( ) A região em que hoje se situa o município de São Caetano do Sul é ocupada desde o século XVI, quando era conhecida como Tijucuçu.

( ) O primeiro grupo de famílias assentado no Núcleo tinha origem francesa vindo do porto de Gênova e chegando ao Brasil no navio italiano Europa

A sequência correta é:

Alternativas

ID
1836094
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de São Caetano do Sul faz divisa com os municípios de:

Alternativas

ID
1862854
Banca
Nosso Rumo
Órgão
Prefeitura de Mairinque - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Antes de se tornar município, Mairinque era parte de São Roque e era chamada de

Alternativas

ID
1929571
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

A rede hidrográfica paulinense pode ser dividida em três regiões. Na bacia do _____ destacam-se os córregos do Jacaré, o Jacarezinho e o Ponte Funda. A bacia do _____ ocupa a maior parte da área do município, sendo formada pelos principais córregos da cidade, dentre os quais o de São Bento, Areião, e Cabreúva. A bacia do _____, segunda maior do município, é composta pelos córregos Betel, do Deserto e do Jardim Europa, entre outros.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento a seguir.

Alternativas

ID
1929574
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1963, iniciou-se o movimento de emancipação do distrito de Paulínia, fato que se concretizou em fevereiro de 1964, quando Paulínia passou a ser município.

A mudança administrativa de distrito para município foi decidida em 1963 por meio de

Alternativas

ID
1929577
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A princípio a ideia era fazer um festival de cinema brasileiro. Mas achamos que podíamos ir mais longe, ter um diferencial, não apenas exibir filmes, mas também produzi-los. Foi assim que procuramos nos espelhar nos sistemas de investimento do Canadá, nos estúdios de cinema espanhóis e numa lição brasileira: como no resto do mundo, cinema pode ser lucrativo, desde que se estabeleça como indústria. Quando alguém filma numa cidade derrama dinheiro no lugar desde que tenha também incentivos. Então o dinheiro que sai poderia e deveria retornar através de serviços prestados pelos habitantes da cidade. E isso aconteceu já, teve filmes que receberam uma ajuda de X e ao filmar nos estúdios de Paulínia e na região acabaram deixando lá exatamente esse X. Isso sem levar em conta o prestígio que a cidade adquire, mesmo internacionalmente.”

(EWALD FILHO, R. O triste caso de Paulínia. Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/ rubens-ewald- -filho/2012/04/13/o-triste-caso-de-paulinia/)

Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito do polo cinematográfico de Paulínia, que tornou a cidade conhecida como a “Hollywood brasileira”.

I. O polo cinematográfico de Paulínia exemplifica o uso da política cultural como elemento propulsor de fomento social e econômico regional.

II. A iniciativa privada é o indutor do desenvolvimento da indústria cinematográfica de Paulínia, independente de incentivos públicos.

III. A lucratividade dessa política cultural em Paulínia depende da existência de produtores, investidores e consumidores de cinema.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1943668
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação aos aspectos históricos da cidade de Cruzeiro, SP, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2021698
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Prefeitura de Jambeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Qual dos municípios abaixo não fazem divisa com o município de Jambeiro?

Alternativas

ID
2021725
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Prefeitura de Jambeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quando se comemora o aniversário da cidade de Jambeiro?

Alternativas

ID
2099488
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise abaixo as afirmações em geral sobre São Caetano do Sul.
1- No local onde está hoje a Matriz Velha de São Caetano havia uma capela, erguida pelos monges, dedicada a São Caetano di Thiène, o santo patrono do pão e do trabalho.
2- O IBGE informa que a zona rural no município é muito extensa, sobressaindo a produção de leite.
3- Atendendo ao anseio popular de emancipação, em 1948 um plebiscito popular favorável culminou com a promulgação da lei que ratificou a decisão e criou o município de São Caetano.
São corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)


ID
2099491
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Consta que o município de São Caetano do Sul:
1- tem um alto índice de alfabetização.
2- apresenta os melhores indicadores sociais de todo o país, estando em 1º lugar na lista dos municípios brasileiros por IDH.
3- está inserido no bioma da Mata Atlântica.
São corretas as afirmações:

Alternativas

ID
2184433
Banca
SIGMA RH
Órgão
Câmara Municipal de Carapicuíba - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A antiga Estrada de Ferro que passava por Carapicuíba, na década de 30 era:

Alternativas

ID
2271082
Banca
SIGMA RH
Órgão
Câmara Municipal de Carapicuíba - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Carapicuíba foi elevada à categoria de município, emancipando-se de Baruerí, em:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: C.

     

    "Após um período de batalha pela emancipação, em 26 de março de 1965, CARAPICUÍBA torna-se município".

     

    Fonte: http://www.carapicuiba.sp.gov.br/index.php/carapicuiba/historico


ID
2271091
Banca
SIGMA RH
Órgão
Câmara Municipal de Carapicuíba - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Carapicuíba, quanto a hidrografia, faz parte da Bacia do:

Alternativas

ID
2826997
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale o nome do primeiro prefeito de Cerquilho, que tomou posse no dia 3 de abril de 1949.

Alternativas

ID
2827003
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atualmente, a Câmara dos Vereadores de Cerquilho é composta de quantos Vereadores?

Alternativas

ID
2872681
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Seguindo uma tendência mundial, que já foi observada em cidades como Londres, Paris e Nova Iorque, nestas últimas décadas, São Paulo vivencia o processo de gentrificação que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Gentrificação (do inglês gentrification) é o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.


ID
2872684
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, em 2017 cerca de 96% da população da cidade de São Paulo era atendida por rede de esgotamento sanitário. Dentre os obstáculos para a universalização da rede de saneamento na capital, pode-se citar:

Alternativas

ID
3023647
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Após encerrar o tempo regulamentar de negociações da Conferência do Clima da ONU em Lima, no Peru, as nações chegaram a um consenso na madrugada deste domingo.[14.12.14]

O texto final, “Chamamento de Lima para a Ação sobre o Clima”, aponta os elementos principais do próximo acordo global do clima, a ser assinado no fim do ano que vem em Paris.

(http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/12/1562267- -paises-chegam-a-acordo-em-lima.shtml. Adaptado)

Um dos pontos importantes do documento foi

Alternativas
Comentários
  • Depois de duas semanas de negociações tensas na COP 20, em Lima, as delegações de 196 países aprovaram o "rascunho zero" de um futuro acordo global do clima depois que as nações mais ricas fizeram concessões.

    O documento aprovado na madrugada deste domingo (14) ressalta a culpa histórica de emissões de gases-estufa, o que atribui aos países desenvolvidos mais responsabilidades em comparação aos países em desenvolvimento.

    O acordo climático global deve contemplar diversas ações para conter o aumento da temperatura do planeta e, com isso, frear os efeitos da mudança climática.


ID
3048784
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
Prefeitura de Piratininga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com a história do município de Piratininga – SP, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:


A ocupação da área do atual município de Piratininga ocorreu a partir do final do século XIX, no segundo momento da expansão cafeeira pelo interior do estado de São Paulo. A data considerada como de fundação da cidade (18/05/1895) refere-se ao dia em que o Sr. Manoel Pedro Carneiro efetivou a doação de uma área de terra no contraforte da Serra de Agudos para a constituição de um patrimônio denominado “____________________”.

Alternativas

ID
3048904
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
IPRED - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São informações verídicas referentes à geografia do estado da São Paulo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? queremos a alternativa incorreta:

    ?  ?Com mais de 80% de seu território coberto por florestas em 1500, o Estado de São Paulo tem sua história ambiental marcada por diferentes níveis de ameaça aos ecossistemas originais da Mata Atlântica. Em quatro séculos de exploração econômica, o Estado teve sua cobertura florestal reduzida drasticamente para a ocupação por monoculturas agrícolas, principalmente com o desmatamento para implantação do café. Ainda assim, até 1920 mais da metade do território estava coberto por florestas nativas. Foi em meio século de industrialização que a devastação da Mata Atlântica atingiu os níveis mais alarmantes, quando, em 1973, a floresta primitiva reduziu-se a 8,75% do seu território, ou cerca de 2 milhões de hectares, concentrados quase exclusivamente na Serra do Mar?.

    ? FONTE: http://www.rbma.org.br/rbma/rbma_fase_vi_06_estados_sp.asp

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • LETRA E


ID
3052282
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
Lemeprev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de Leme-SP, foi elevado a município através da Lei Estadual nº 358, no dia 29 de agosto do ano de:

Alternativas

ID
3060982
Banca
PROAM
Órgão
Prefeitura de Macedônia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O rio Tietê nasce a uma altitude de 1.030 metros da Serra do Mar, no município paulista:

Alternativas

ID
3147823
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

TEXTO 1

      A cantora, uma das rainhas do rádio, morreu aos 89 anos no fim da noite deste sábado (29 de setembro) em São Paulo. Após 34 dias de internação, ela não resistiu a uma infecção generalizada e a uma parada cardíaca. A cantora fez um estrondoso sucesso entre as décadas de 1950 e 1960.

                           (G1, 30 set.18. Disponível em:<https://goo.gl/TDLfzP> . Adaptado)              

TEXTO 2

      A atriz morreu nesta quarta-feira (5 de setembro) aos 92 anos em São Paulo, onde ela estava internada. Em uma carreira de mais de 70 anos dedicada aos palcos e à TV, viveu em 1988 o papel que a eternizou na teledramaturgia brasileira. Após 192 capítulos da novela “Vale tudo”, a vilã interpretada pela atriz carioca morria com três tiros e fazia o país inteiro se perguntar: “Quem matou Odete Roitman?”

                         (G1, 5 set.18. Disponível em: <https://goo.gl/8Z1PJF> . Adaptado)

Os textos 1 e 2 abordam, respectivamente, os falecimentos de

Alternativas

ID
3206047
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é correto afirmar que a população estimada em 2017 para o Município de São Bernardo do Campo foi de

Alternativas
Comentários
  • São Bernardo do Campo

    /População

    844.483 (2020)


ID
3352003
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Campinas foi criada em 2000 e é formada por 20 municípios. Desse total, dois municípios apresentam características peculiares: um deles por comportar a maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo do país; e outro por abrigar um dos maiores parques temáticos da América Latina.

Esses munícipios, respectivamente, são:

Alternativas

ID
3352006
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo como referência o município de Campinas, indique, sequencialmente, um município limítrofe situado ao norte e outro ao sul.

Alternativas

ID
3352009
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A formação da cidade de Campinas remonta ao início do século XVIII, época em que o local era

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:C

    um pouso na rota São Paulo-Goiás e São Paulo-Mato Grosso, para entradas e bandeiras, e depois para mascates, tropeiros, comerciantes e soldados.


ID
3442741
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
CODESG - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto às características da região Sudeste, analise as afirmativas a seguir.

I. É considerada a região mais populosa de todo o território brasileiro.

II. É composta por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

III. O relevo dessa região é composto por planaltos, planícies e depressões.

IV. Apresenta um clima de transição entre o tropical úmido do litoral e o semiárido do sertão, com temperaturas que variam entre 18 e 30 graus.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
3450958
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
CODESG - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O nome ‘Pau na gata’, utilizado para batizar a operação, refere-se à expressão utilizada por membros do sindicato para tratar da extorsão praticada contra empregados ou representantes das empresas. A operação policial para desarticular a organização criminosa voltada à prática de crimes de extorsão, ameaça e crimes contra organização do trabalho, aconteceu em ________________. São investigados alguns representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da construção civil, mobiliário e montagem industrial.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
3465556
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT concentra esforços para estimular o empreendedorismo no estado de SP – por meio de qualificação e concessão de microcrédito – e aproximar o trabalhador das oportunidades do mercado de trabalho. Um dos destaques é o Banco do Povo Paulista, que fomenta o empreendedorismo ao destinar crédito a pequenos empresários. Com taxas de juros reduzidas, o Banco do Povo atende a microempresários de vários setores, como motoristas, comerciantes, costureiras e cabeleireiras, entre outros. Assinale abaixo a alternativa CORRETA sobre as principais realizações da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho:

Alternativas

ID
3465559
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leio o trecho abaixo e complete a lacuna:


O século XIX caracterizou São Luiz do Paraitinga -SP como “Celeiro do Vale” por ter se dedicado à agricultura de_________________, enquanto o resto do estado priorizava a cultura do café. A variedade dos gêneros produzidos e a boa localização geográfica faziam da cidade um centro agitado pelas tropas, com estabelecimento de ferreiros e comerciantes que viviam em função da circulação de pessoas.

Alternativas

ID
3491812
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São consideradas atribuições da Secretaria Municipal de Cultura, EXCETO:

Alternativas

ID
3491821
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Patrimônio Cultural é tudo aquilo que criamos, valorizamos e queremos preservar; são os monumentos e as obras de arte, e também as festas, as músicas e as danças, os folguedos e as comidas, os saberes, os fazeres e os falares. Tudo, enfim, que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia.

(C. Londres – Historiadora IPHAN.)


O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados,segundo sua natureza, como: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e, das artes aplicadas. Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Sobre o patrimônio cultural material e imaterial de São Paulo, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Museu Casa de Portinari / Virado a Paulista.

( ) MASP / Caipirinha (bebida).

( ) Teatro Oficina / Samba paulista.

( ) Arena Itaquera / Feijoada.


A sequência está correta em

Alternativas

ID
3491824
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a cidade de Suzano, analise as afirmativas a seguir.


I. O local onde hoje está situado o município de Suzano passou a ser conhecido apenas a partir do século XIX devido às incursões à caça e a busca por ouro com a vinda de pessoas do litoral.

II. O engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão autorizou a construção de uma estação de alvenaria que, em 22 de dezembro de 1907, teve em sua homenagem a troca da placa de Estação Piedade para Suzano.

III. Promulgada pelo então presidente do estado, Altino Arantes, a Vila de Suzano se tornou o município de Suzano, efetivamente, em 4 de maio de 1920.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
3491827
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Suzano é um dos municípios brasileiros que mais receberam influência da cultura japonesa por causa da imigração japonesa no Brasil; porém, parte da população residente tem origem nordestina. Assinale o evento cultural tradicional que NÃO se relaciona à cultura de Suzano.

Alternativas

ID
3491836
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São Paulo possui múltiplas identidades; diante da ausência de referenciais estáveis, sua narrativa identitária foi analisada, que pode ser apreendida na história, na literatura, na música, nos meios de comunicação, na cultura popular, que assumem o papel de indícios, permitindo captar como a cidade é imaginada, descrita e apresentada. Na perspectiva histórica, a identidade da cidade foi vinculada à velocidade, ao trabalho e ao progresso, caracterizada como centro financeiro e industrial do país.

(A. Leonarde, R. Ricci.)


É possível considerar no tempo presente, como mais um elemento da identidade cultural da cidade de São Paulo, ganhando relevância econômica, espaço nos meios de comunicação, tornando-se importante empreendimento econômico:

Alternativas

ID
3499090
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Recentemente, o governo do estado de São Paulo inaugurou uma obra de grande impacto para as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. Trata-se

Alternativas

ID
3508462
Banca
INTEGRI
Órgão
FIEC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em outubro, o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Indaiatuba (CMDI), promoverá a comemoração e a conscientização aos direitos dos idosos com a 4ª edição do evento:

Alternativas

ID
3515644
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O munícipio de São Luiz da Paraitinga – SP pertence a microrregião de:

Alternativas

ID
3515647
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre a data de fundação do munícipio de São Luiz da Paraitinga – SP:

Alternativas

ID
3515650
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O clima considerado do munícipio de São Luiz da Paraitinga – SP é:

Alternativas

ID
3515653
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aprovado pela Lei Estadual nº 11.197 de 5 de julho de 2002 o munícipio de São Luiz da Paraitinga – SP transforma- se em:

Alternativas

ID
3515656
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O munícipio de São Luiz da Paraitinga – SP por suas características específicas, foi dividido em dois setores para efeito do tombamento, assinale a alternativa CORRETA sobre o Centro Histórico I:

Alternativas

ID
3515665
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O rio Tietê é considerado o mais importante do estado de São Paulo, ele nasce na cidade de:

Alternativas

ID
3515668
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A elevação mais alta do estado de São Paulo é a Pedra da Mina, com mais 2.700 metros de altura e localiza-se na:

Alternativas

ID
3542128
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1963, iniciou-se o movimento de emancipação do distrito de Paulínia, fato que se concretizou em fevereiro de 1964, quando Paulínia passou a ser município. A mudança administrativa de distrito para município foi decidida em 1963 por meio de

Alternativas

ID
3542275
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


“A rede hidrográfica paulinense pode ser dividida em três regiões. Na bacia do _____ destacam-se os córregos do Jacaré, o Jacarezinho e o Ponte Funda. A bacia do _____ ocupa a maior parte da área do município, sendo formada pelos principais córregos da cidade, dentre os quais o de São Bento, Areião, e Cabreúva. A bacia do _____, segunda maior do município, é composta pelos córregos Betel, do Deserto e do Jardim Europa, entre outros.”


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento a seguir.

Alternativas

ID
3542278
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1963, iniciou-se o movimento de emancipação do distrito de Paulínia, fato que se concretizou em fevereiro de 1964, quando Paulínia passou a ser município.

A mudança administrativa de distrito para município foi decidida em 1963 por meio de

Alternativas
Comentários
  • Se o enunciado disse sobre um “movimento”, subentende-se um envolvimento social popular no processo decisório. Dentre as alternativas, o plebiscito é o único veículo político de definição de medidas que é conduzido por voto popular.

ID
3542281
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A princípio a ideia era fazer um festival de cinema brasileiro. Mas achamos que podíamos ir mais longe, ter um diferencial, não apenas exibir filmes, mas também produzi-los. Foi assim que procuramos nos espelhar nos sistemas de investimento do Canadá, nos estúdios de cinema espanhóis e numa lição brasileira: como no resto do mundo, cinema pode ser lucrativo, desde que se estabeleça como indústria. Quando alguém filma numa cidade derrama dinheiro no lugar desde que tenha também incentivos. Então o dinheiro que sai poderia e deveria retornar através de serviços prestados pelos habitantes da cidade. E isso aconteceu já, teve filmes que receberam uma ajuda de X e ao filmar nos estúdios de Paulínia e na região acabaram deixando lá exatamente esse X. Isso sem levar em conta o prestígio que a cidade adquire, mesmo internacionalmente.”


(EWALD FILHO, R. O triste caso de Paulínia.
Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/
rubens-ewald- -filho/2012/04/13/o-triste-caso-de-paulinia/)


Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito do polo cinematográfico de Paulínia, que tornou a cidade conhecida como a “Hollywood brasileira”.


I. O polo cinematográfico de Paulínia exemplifica o uso da política cultural como elemento propulsor de fomento social e econômico regional.

II. A iniciativa privada é o indutor do desenvolvimento da indústria cinematográfica de Paulínia, independente de incentivos públicos.

III. A lucratividade dessa política cultural em Paulínia depende da existência de produtores, investidores e consumidores de cinema.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3543205
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


A rede hidrográfica paulinense pode ser dividida em três regiões. Na bacia do _____ destacam-se os córregos do Jacaré, o Jacarezinho e o Ponte Funda. A bacia do _____ ocupa a maior parte da área do município, sendo formada pelos principais córregos da cidade, dentre os quais o de São Bento, Areião, e Cabreúva. A bacia do _____, segunda maior do município, é composta pelos córregos Betel, do Deserto e do Jardim Europa, entre outros.


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento a seguir.

Alternativas

ID
3543208
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1963, iniciou-se o movimento de emancipação do distrito de Paulínia, fato que se concretizou em fevereiro de 1964, quando Paulínia passou a ser município.

A mudança administrativa de distrito para município foi decidida em 1963 por meio de

Alternativas

ID
3543211
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A princípio a ideia era fazer um festival de cinema brasileiro. Mas achamos que podíamos ir mais longe, ter um diferencial, não apenas exibir filmes, mas também produzi-los. Foi assim que procuramos nos espelhar nos sistemas de investimento do Canadá, nos estúdios de cinema espanhóis e numa lição brasileira: como no resto do mundo, cinema pode ser lucrativo, desde que se estabeleça como indústria. Quando alguém filma numa cidade derrama dinheiro no lugar desde que tenha também incentivos. Então o dinheiro que sai poderia e deveria retornar através de serviços prestados pelos habitantes da cidade. E isso aconteceu já, teve filmes que receberam uma ajuda de X e ao filmar nos estúdios de Paulínia e na região acabaram deixando lá exatamente esse X. Isso sem levar em conta o prestígio que a cidade adquire, mesmo internacionalmente.”

(EWALD FILHO, R. O triste caso de Paulínia. Disponível em: http://noticias. r7.com/blogs/ rubens-ewald-filho/2012/04/13/o-triste-caso-de-paulinia/)


Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito do polo cinematográfico de Paulínia, que tornou a cidade conhecida como a “Hollywood brasileira”.

I. O polo cinematográfico de Paulínia exemplifica o uso da política cultural como elemento propulsor de fomento social e econômico regional.

II. A iniciativa privada é o indutor do desenvolvimento da indústria cinematográfica de Paulínia, independente de incentivos públicos.

III. A lucratividade dessa política cultural em Paulínia depende da existência de produtores, investidores e consumidores de cinema.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3568954
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2017
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Acontecerá no mês de Dezembro de 2017, no município de Taubaté-SP, a feira de artesanato, sobre o acontecimento local, analise as afirmativas abaixo:


I) A feira de artesanato será promovida pelas escolas do Trabalho de Taubaté-SP, com exposição de peças produzidas em sala de aula pelos 102 alunos.

II) Haverá um workshop com a temática natal para produção de trabalhos com a técnica de decoupage em tecidos, fuxicos, laços , reciclagem e feltro.

III) O evento vai contar com trabalhos feitos pelas alunas do curso de bolos para casamentos, além dos artesanatos, os bolos estarão expostos e haverá degustação no período da tarde.

IV) A venda dos produtos será revertida às alunas que estão participando. A respeito do evento, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3599236
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2013
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Como em variados espaços sociais, o espaço do futebol, o “nobre esporte bretão”, também foi, até a década de 1960, um espaço de restrição aos negros. Nas primeiras décadas do século era destinado apenas aos membros das famílias ricas brancas, sendo vedado aos negros. Após a década de 1960, estas restrições ficaram mais dissimuladas, entretanto ainda se efetuavam formas de barragem a negros no futebol.


(Sérgio Luiz de Souza. O patrimônio histórico afro-brasileiro na Ribeirão Preto do século XX, p. 12)

Diante dessa condição, a população negra de Ribeirão Preto

Alternativas

ID
3599575
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2013
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1870, o município de Ribeirão Preto passou a integrar a frente de expansão cafeeira.


(Luciana Suarez Lopes. Ribeirão Preto – a dinâmica da economia cafeeira de 1870 a 1930, p. 103)

Sobre a produção cafeeira em Ribeirão Preto, segundo Luciana Suarez Lopes, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3612151
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação ao estado de São Paulo, analise as afirmativas a seguir.

I. É o estado mais populoso do Brasil.
II. A construção da história de São Paulo contou com a presença dos colonizadores portugueses e de representantes de outras nacionalidades.
III. A agricultura também é uma marca forte da região, com ênfase para a pecuária de corte e a produção de cana-de- -açúcar.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
3612154
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“No meio da selva de pedra, o Parque _____________ reluz como uma grande área verde. Para muitos é o pulmão da capital paulista. Inaugurado em agosto de 1954, o espaço abriga museus, planetário, restaurantes e uma grande área para prática esportiva.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
3644200
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Câmara de São Paulo aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 850/2017, que proíbe que empresários condenados por corrupção ou improbidade administrativa tenham acesso a qualquer tipo de benefício ou incentivos fiscais, como isenções de tributos ou até parcelamentos especiais de débitos, por meio de qualquer empresa que participem da direção ou quadro societário. É correto afirmar que a cidade de São Paulo tem como atual prefeito:

Alternativas

ID
3647176
Banca
DIRECTA
Órgão
Prefeitura de Serra Negra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Maria Fumaça é um Veículo de tradicional city tour pela cidade de Serra Negra, seus roteiros se diferem pela inclusão:

Alternativas

ID
3647179
Banca
DIRECTA
Órgão
Prefeitura de Serra Negra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Por ser penoso o acesso a estas terras devido as montanhas chamadas de negras pela cor da vegetação, o povoamento se tornou difícil, e por isso somente após 1800 (século XIX) é que começaram a aparecer alguns moradores nessa região. O mais importante nome que aparece na História de Serra Negra é o de

Alternativas