- ID
- 3328804
- Banca
- IBFC
- Órgão
- Prefeitura de Divinópolis - MG
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- História
- Assuntos
A Guerra da Bósnia, na década de 1990, tornou-se tema de vários livros e filmes. O premiado filme Terra de ninguém, traça mais um relato representativo dessa tragédia balcânica. A história se desenrola em torno de três personagens principais, dois muçulmanos e um sérvio que, por uma dessas ironias do destino, ficam isolados entre duas frentes inimigas (a terra de ninguém). As situações vividas pelos protagonistas, muitas vezes cômicas, se tornam bizarras com a intervenção de soldados da ONU e com o empenho da imprensa em explorar, a todo custo, as tragédias humanas. Com base em fatos históricos documentados sobre o contexto da guerra, pode-se afirmar:
Sobre a história e a geografia política da Idade Contemporânea, assinale o que for correto.
Quinta-feira, 14 de novembro de 1991
Para checheno, russos impõem “terror real”
O presidente da Checheno-Ingushia (Cáucaso, sul da Rússia) declarou ontem que a Rússia prepara uma campanha desestabilizadora contra seu país. O Parlamento russo exigiu uma “solução pacífica” e o envio de um grupo de deputados para a negociação.
Segunda-feira, 18 de novembro de 1991
Sérvios derrotam croatas em Vukovar
Croácia admite a perda da cidade para o Exército iugoslavo,
que a sitiava há 86 dias
A Croácia admitiu ter perdido militarmente para o Exército iugoslavo a cidade sitiada de Vukovar. A queda de Vukovar é uma das piores derrotas sofridas pela Croácia.
Segunda-feira, 16 de maio de 1994
Combate se intensifica na Bósnia
Sérvios e muçulmanos ignoram apelo internacional por diálogo;
denunciadas novas atrocidades
Tropas muçulmanas e sérvias intensificaram os combates na região de Tuzla, nordeste da Bósnia, ameaçando jogar por terra o esforço por novas conversações de paz. Os novos combates indicam que sérvios e muçulmanos não estão dispostos a aceitar os apelos internacionais por novas conversações.
(https://acervo.folha.com.br. Adaptado.)