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Questões de Literatura

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    12. Questões de Modernismo: Tendências contemporâneas
  4. Questões de Teoria Literária

ID
320545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.

Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

Entre as características do estilo barroco brasileiro presentes nos Sermões, de Padre Antonio Vieira, destacam-se as antíteses e o rebuscamento verbal.

Alternativas
Comentários
  • Certíssimo, Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos foram os grandes nomes do Barroco, sendo que o Padre foi quem publicou Sermões, além disso as obras barrocas são marcadas pelas Antíteses e pelo rebuscamento Verbal.

  • Antônio Vieira é o grande nome do Conceptismo ou Quevedismo, estilo do Barroco caracterizado pela argumentação lógica e uso de metáforas. 

  • No Barroco predominava a linguagem rebuscada e jogo de palavras, ou de ideias, Cultismo e Conceptismo.

  • Sensacional Padre Antônio Vieira. Para quem lê o SERMÃO DO BOM LADRÃO entende como ele era além do tempo que vivia. 

  • fiquei em dúvida, pois o artigo diz que Padre Antônio Vieira privilegiava o conceptismo (oposto ao cultismo - rebuscamento de palavras).

    Fonte:

    Antônio Vieira é classificado como um escritor do movimento literário barroco. O autor seguia a tradição clássica, os sermões dele sempre começam com uma citação da bíblia, que servia como base para a tese explicitada. A oratória, assim como a argumentação, é muito presente. Vieira também tentava se antecipar aos possíveis questionamentos que seriam feitos aos seus argumentos, sem deixar possibilidade de objeção.

    O padre acreditava que o uso de linguagem rebuscada dificultava o entendimento dos sermões e que o importante era transmitir a mensagem. Para ele, o discurso não precisava ser sofisticado demais e sem conteúdo, buscava fazer com que o outro pensasse.

  • Gab: C

    O Barroco tinha como principais figuras de linguagem: a antítese e o paradoxo. Além disso, a formas barrocas mais famosas são o cultismo (jogo de palavras) e conceptismo (jogo de ideias).

  • Padre Antônio Vieira é o grande nome do Conceptismo – jogos de retórica e raciocínio - e Cultismo – jogo de palavras. Além disso, nessa época, era comum o uso rebuscado das palavras, a extravagância e o uso excessivo das figuras de linguagem.

    Resposta: C

  • Padre Antônio Vieira é o grande nome do Conceptismo – jogos de retórica e raciocínio - e Cultismo – jogo de palavras. Além disso, nessa época, era comum o uso rebuscado das palavras, a extravagância e o uso excessivo das figuras de linguagem.

    Resposta: C


ID
320548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.

Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

Na obra do poeta árcade mineiro Claudio Manuel da Costa, a relação da palavra com a natureza é estabelecida tal como a atitude estética atribuída, no texto, ao Classicismo, ou seja, por meio da articulação entre os traços da natureza convencional e os da natureza local mineira.

Alternativas
Comentários
  • O Arcadismo tinha ligações com o classicismo que fazia uma equivalência entre palavra e natureza o autor mencionado pertence ao arcadismo, que tinha traços do Neoclassicismo , ou seja  , novos valores clássicos.

  • Gabarito: CERTO

    O Arcadismo tinha ligações com o classicismo, desprezo pelo exagero e pelo rebuscamento barroco, bucolismo, carpe diem, busca da espontaneidade e da simplicidade (nativismo: descrição da natureza), pseudônimos pastoris, ideal do bom selvagem, etc. 

  • Apesar de pertencer ao Arcadismo, que retrata a natureza artificialmente como um lugar ideal, Claudio Manoel da Costa rompeu com essa imagem convencional adotada pelo arcadismo e por divesas vezes retratou a natureza real, ou seja, a realidade da natureza mineira.

  • http://biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://biblio.com.br/conteudo/ClaudioManoeldaCosta/Poemas.htm

  • RESOLUÇÃO: Apesar de pertencer ao Arcadismo, que retrata a natureza artificialmente como um lugar ideal, Claudio Manoel da Costa rompeu com essa imagem convencional adotada pelo arcadismo e por diversas vezes retratou a natureza real, ou seja, a realidade da natureza mineira.

    Resposta: C


ID
320551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.

Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.


O Arcadismo no Brasil é exemplo de literatura congregada, caracterizada pelo fortalecimento do sistema literário mediante a criação de agremiações e de academias para o favorecimento da circulação e da produção das obras literárias.

Alternativas
Comentários
  • Influenciado pela Arcádia italiana, Claudio Manoel da Costa fundou a Arcádia Ultramarina, em Vila Rica (atual Ouro Preto). Tratava-se de uma sociedade literária, cujos membros adotavam pseudônimos que aludiam à antiguidade clássica. 

    Portanto, havia no Arcadismo brasileiro o traço de literatura congregada.

  • E também vale destacar que os escritores árcades mineiros tiveram participação direta no movimento da Inconfidência Mineira. 

  • O Arcadismo contribuiu sim para o aparecimento de um público leitor no Brasil, que, vale lembrar, é uma das condições para a formação da literatura nacional. Nas arcádias, os poetas (nobres e burgueses) escreviam sobre o ambiente bucólico de maneira muito positiva a fim de pintar o campo como um cenário acolhedor e assim, resgatar os ideias de igualdade e liberdade. Os poemas funcionavam como uma propaganda para mudar a mentalidade das elites. Ao seguir o lema Inutilia Truncat (corta-se o inútil), os poetas árcades opuseram-se às extravagâncias do barraco, tornando o combate à futilidade a sua principal meta. Reiterando os valores clássicos, buscava-se a perfeição na natureza. Locus amoenus.  

  • Não havia um público leitor no Brasil, nesta época. Os poetas se uniam em agremiações (permanentes ou temporárias) para expor seus escritos e se apoiarem mutuamente. 

  • ÁRCADIA ULTRAMARINA

    Trata-se de uma sociedade literária fundada na cidade de Vila Rica (MG), influenciada pela Arcádia italiana (fundada em 1690) e cujos membros adotavam pseudônimos, isto é, nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina. Por isso que alguns dos principais nomes do Arcadismo brasileiro publicavam suas obras com nomes inspirados na mitologia grega e romana.

    A partir dessas informações, podemos confirmar: "...LITERATURA CONGREGADA...mediante a criação de agremiações e de academias para o favorecimento da circulação e da produção das obras literárias."

  • Gabarito: CERTO

    No Rio de Janeiro e nas cidades da Capitania das Minas Gerais ocorre o movimento cultural e literário do arcadismo. Há uma grande quantidade de homens cultos que atuaram na colônia e na Metropole (ex.: sacerdotes, naturalistas, administradores, poetas, matemáticos, publicistas) formando o primeiro grande conjunto de brasileiros capazes de ombrear com Portugal. 

  • RESOLUÇÃO: No Rio de Janeiro e nas cidades da Capitania das Minas Gerais, ocorre o movimento cultural e literário do arcadismo. Há uma grande quantidade de homens cultos que atuaram na colônia e na Metrópole (ex.: sacerdotes, naturalistas, administradores, poetas, matemáticos, publicistas) formando o primeiro grande conjunto de brasileiros capazes de ombrear com Portugal.

    Resposta: C


ID
320554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.

Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

Surgido a partir do desenvolvimento da prosa romântica brasileira, o romance regionalista apresenta como principal característica a representação dos tipos humanos forjados pela urbanidade emergente no Brasil em meados do século XIX.

Alternativas
Comentários
  • O romance regional surge na primeira metade do século XIX com a intenção de revelar paisagens e costumes pouco retratados nos antigas obras românticas. Os romances passam a exaltar agora aspectos específicos de cada região, revelando assim um lado exótico do país. Esses textos retratam o território nacional e dão ênfase aos grandiosos cenários típicos do interior do Brasil, construindo assim uma nova imagem da pátria.
    http://romantismoregional.blogspot.com.br/2009/04/caracteristicas-do-romance-regionalista.
  • O erro, ao meu ver, está no fato de que o regionalismo é uma das vertentes do Realismo, e não do Romantismo, como deu a entender quando o examinador se referiu à "prosa romântica brasileira".

  • https://www.todamateria.com.br/romance-regionalista/

    O romance regionalista nasce no romantismo (essa parte da questão tá certa). O problema é na parte:

    "apresenta como principal característica a representação dos tipos humanos forjados pela urbanidade emergente no Brasil em meados do século XIX."

    O romance regionalista do romantismo é indianista e por isso foge da urbanidade.

  • OS ROMANCES DA PROSA COM A TEMÁTICA REGIONALISTA SIMBOLIZA A NACIONALIDADE E COSTUMES REGISTRADOS DA ÉPOCA. 

    GABARITO: ERRADO

  • Romantismo na prosa: romance indianista, romance regionalista e romance urbano.

  • Errado

     

    O regionalismo não era urbano, mas interior, do campo e das paisagens.

  • Romance regionalista: busca do redescobrimento do Brasil

    e não por sua urbanidade emergente

  • Essa questão faz alusão ao naturalismo, pois a principal característica a representação dos tipos humanos forjados pela urbanidade emergente ex.:Casa de pensão de Aluísio de Azevedo.


ID
320557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.

Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

O Romantismo no Brasil foi marcado pela evasão do real, atitude que contribuiu para a negação, pelos romancistas dessa escola literária, da valorização dos temas tipicamente brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    A fase romântica rompeu com a tradição clássica, imposta pelo período árcade, e apresentou novas concepções literárias, dentre as quais podemos apontar: a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo.

    Os principais autores românticos no Brasil são:

     • Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade.

    • Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar.

  • Umas das temáticas do romantismo era a valorização do índio, logo valoriza sim os temas tipicamente brasileiros.

  • O Romantismo tinha característica Nacionalista, não negava os temas brasileiros.

  • Muito pelo contrário! Escola nacionalista, tanto que teve sua primeira fase Indianista, na qual se buscava uma valorização do índio e do país.

  • Na primeira fase do Romantismo no Brasil, tivemos um momento de grande valorização dos temas tipicamente brasileiros, visto a característica ufanista, ou seja, a representação do índio.

    Resposta: E