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Questões de Vanguardas Europeias


ID
1415566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

                                                              Apelo

    Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
    Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
    Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

                                           Dalton Trevisan. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979, p.73.

Considerando o texto acima, bem como as tendências temáticas e formais da literatura brasileira contemporânea, julgue o  item a seguir.

Assim como ocorria no Modernismo, parte significativa dos escritores da literatura brasileira contemporânea organiza-se em grupos que retomam projetos construídos pelas vanguardas europeias no que tange à pesquisa formal e temática.

Alternativas
Comentários
  • Somente em 22 que houve a organização em grupos.


ID
1415578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

                                                           Apelo

    Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
    Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
    Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

                                           Dalton Trevisan. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979, p.73.

Considerando o texto acima, bem como as tendências temáticas e formais da literatura brasileira contemporânea, julgue o  item a seguir.


O texto acima se configura como uma exceção no que se refere ao espaço representado na narrativa, haja vista que a literatura brasileira contemporânea, contrariamente ao movimento de êxodo rural que se verificou no país nos últimos cinquenta anos, compõe-se de obras ambientadas predominantemente no meio rural.

Alternativas
Comentários
  • As principais características da literatura contemporânea são:

    Mistura de tendências estéticas (ecletismo)

    União da arte erudita e da arte popular

    Prosa histórica, social e urbana

    Poesia intimista, visual e marginal

    Temas cotidianos e regionalistas

    Engajamento social e literatura marginal

    Experimentalismo formal

    Técnicas inovadoras (recursos gráficos, montagens, colagens, etc.).

    Formas reduzidas (minicontos, minicrônicas, etc.)

    Intertextualidade e metalinguagem

    https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-da-literatura-brasileira-contemporanea/


ID
1509034
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em 1909, o jornal parisiense Le Figaro, publicou um importante manifesto artístico, do italiano Filippo Tommasio Marinetti, que traz o seguinte texto em seu item 5:

Queremos cantar o homem ao volante, que percorre a Terra com a lança do seu espírito, traçando o círculo de sua órbita”.

Esse trecho caracteriza bem o seguinte movimento de vanguarda europeia:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    A expressão “homem ao volante”, que evidencia o processo de urbanização e a associação do homem à máquina, é característica do Futurismo. 

  • Filippo Marinetti - Manifesto Futurista

  • Colocando o sentido de ''cantar'' como conquistar, ficará mais clara a ideia do autor

    Ele quer conquistar o homem ao volante , um homem a que aspire o futuro.

    Letra D

    APMBB

  • Tommasio Marinetti; e do futurismo

  • Tommasio Marinetti; e do futurismo


ID
1815550
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para responder à questão, considere o texto abaixo, de Ilka Brunhilde Laurito, publicado em Canteiro de obras (São Paulo: Edicon/Scortecci, 1985, p. 43), na unidade “Folclíricas”.

Poeminha fulminante 
Para Flávia e Lygia 
Relampa? 
Relampadeja? 
Relampeja? 
Relampagueia? 
Relampeia? 
Relampadeia? 
E, enquanto a luz 
não esclarece as letras, 
o raio que me parta 
chega. 

Numa prática de leitura coletiva, o professor quer enfatizar que, numa unidade de sentido, toda escolha está a serviço de uma intencionalidade do autor. Levando em conta o gênero a que pertence a composição acima, é adequado que o professor chame a atenção, por exemplo, para

Alternativas
Comentários
  • A disposição dos versos no espaço gráfico do poema mimetiza o raio em queda.

    Gabarito D

  • Eu tambem, pelo mesmo motivo.


ID
1815553
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para responder à questão, considere o texto abaixo, de Ilka Brunhilde Laurito, publicado em Canteiro de obras (São Paulo: Edicon/Scortecci, 1985, p. 43), na unidade “Folclíricas”.

Poeminha fulminante 
Para Flávia e Lygia 
Relampa? 
Relampadeja? 
Relampeja? 
Relampagueia? 
Relampeia? 
Relampadeia? 
E, enquanto a luz 
não esclarece as letras, 
o raio que me parta 
chega. 

Considerando os efeitos de sentido produzidos pelo poema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A atitude estética de ver e tratar de modo peculiar as coisas já se percebe através do próprio título, "Poeminha fulminante", mas também por meio dos versos "O raio que me parta / chega", que correspondem à maneira como a voz poética concebe a discussão em torno da palavra relampejar, quase que dizendo: "cansei, vai pro raio que o parta!". Igual concurseiro quando lê questão com alternativas muito subjetivas!

    Gabarito E

  • questão que o examinador fum uma antes de elaborar.


ID
1928446
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Essa nova sensibilidade artística, apesar de heterogênea, pode ser resumida através da atenção à forma e ao tema, assim como ao processo. A forma inclui cores saturadas, formas simples, contornos relativamente nítidos e supressão do espaço profundo. O tema deriva de fontes preexistentes e manufaturadas para consumo de massa.

(David McCarthy. Movimentos da arte moderna, 2002. Adaptado.)

O comentário do historiador David McCarthy aplica-se à obra reproduzida em:

Alternativas
Comentários
  • A

  • O texto refere-se a uma característica futurista.

    Resuminho das principais características futuristas:

    » Exaltação da máquina

    » Exaltação da vida moderna

    » Enaltece a guerra, o nacionalismo e o militarismo

    » Faz culto à velocidade e ao automóvel

    percussor : Marinetti

    ALTERNATIVA: A


ID
2028970
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“A feição deles é serem pardos maneiras d’avermelhados de bons rostros e bons narizes bem feitos. Andam nus sem nenhuma cobertura nem estimam nenhuma cousa cobrir nem mostrar suas vergonhas e estão acerca disso com tanta inocência como têm de mostra rosto.”

In BOSI, A. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1977. p.17. 

O fragmento acima pertence à literatura

Alternativas
Comentários
  • d) de viagem.  

     

    Trecho da Carta de achamento do Brasil escrita pelo escrivão e navegador Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel. O trecho descreve os índios.

     

  • Literatura quinhetista, relatos informacionais de viagem, tendo como expoente Pero Vaz De Caminha.

    Letra D

    APMBB

  • Parnasiano = Arte pela arte

    Naturalismo = Vertente do realismo um pouco mais radical

    Barroco = Conflito entre razão e fé

    De viagem = Conhecida como quinhetista, literatura informacional e catequética

    LETRA D


ID
2032357
Banca
ITA
Órgão
ITA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Na obra Quaderna (1960), João Cabral de Melo Neto incluiu um conjunto de textos, intitulado “Poemas da cabra”, cujo tema é o papel desse animal no universo social e cultural nordestino. Um desses poemas é reproduzido ao lado: 


Um núcleo de cabra é visível

por debaixo de muitas coisas.

Com a natureza da cabra

Outras aprendem sua crosta.


Um núcleo de cabra é visível

em certos atributos roucos

que têm as coisas obrigadas

a fazer de seu corpo couro.


A fazer de seu couro sola.

a armar-se em couraças, escamas:

como se dá com certas coisas

e muitas condições humanas.


Os jumentos são animais

que muito aprenderam da cabra.

O nordestino, convivendo-a,

fez-se de sua mesma casta

                                     

Acerca desse poema, NÃO se pode afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • (B) aquilo que a cabra parece ensinar aos demais seres é a resignação e a paciência diante da adversidade

    resignação - aceitação; submissão a vontade de alguém


ID
2314198
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Esses dois célebres textos modernos dialogam com um manifesto lançado no início do século XX, na Europa, por ocasião das Vanguardas Europeias:

“Existe a ordem dos colegiais infantes que saem
das escolas de mãos dadas, dois a dois. Existe
uma ordem nos estudantes das escolas
superiores que descem uma escada de quatro
em quatro degraus, chocando-se lindamente.
Existe uma ordem, inda mais alta, na fúria
desencadeada dos elementos.”

(ANDRADE, Mário de. Prefácio Interessantíssimo. Poesias completas. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.)

“Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr.diretor.”

(BANDEIRA, Manuel. Poética. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.)

Levando em conta o desejo de liberdade geral (interpretada nos dois textos citados), de irreverência e de ruptura total, com a história da tradição, qual é o movimento de Vanguarda que mais defendeu esses ideais?

Alternativas
Comentários
  • Não sou futurista (de Marinetti). Disse e repito-o. Tenho pontos de contacto com o futurismo. Oswald de Andrade, chamando-me de futurista, errou. A culpa é minha. Sabia da existência do artigo e deixei que saísse. Tal foi o escândalo, que desejei a morte do mundo.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/mario-andrade.htm

     

    Paulicéia Desvairada foi uma de suas produções realizadas entre 1920 e 1921, na qual se evidenciam traços autenticamente modernistas, sobretudo demarcados por influências das ideias vanguardistas: futurismo, a escrita automática e traços surrealistas. Outro aspecto que também se evidencia é o uso de versos livres, de uma linguagem solta e “desvairada”, repleta de associações livres.

    http://portugues.uol.com.br/literatura/mario-andrade.html

     

    Gabarito: A

    FUTURISMO

     

    Em 1909, Filippo Tommasio Marinetti publicou no jornal Le Fígaro, de Paris, o Manifesto do Futurismo.

    "Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminé de fábricas, sangue, velocidade, sonho, na nossa arte."

    - Versão dinâmica da realidade;

    - Verso livre

    - 'Imaginação sem fios' - palavra em liberdade;

    - Valorização da máquina, da velocidade, dos símbolos;

    - Destruição da sintaxe;

    - Abolição dos adjetivos, advérbios, pontuação, conjunções.

    http://ultimoanomeneleu.blogspot.com.br/2011/06/futurismo-cubismo-e-mais.html

  • Poetas modernistas seguiram tendências futuristas.


ID
2328172
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Segundo Bosi (2013), a documentação do teatro medieval português é escassíssima. Ele menciona também que o teatro de Gil Vicente mergulha raízes na tradição oral. Completando, o autor escreve que é o primeiro documento do teatro português, de autoria vicentina, o (a):

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?
  • Por interpretação da questão, marquei a letra - A. É que ele fala na questão que o Autor mergulhava na tradição oral, logo, refere-se a um monólogo.

    Monologo: cena de peça em que o ator, achando-se só, fala consigo mesmo ou se dirige ao público, expressando seus pensamentos, as lutas interiores do seu espírito etc.

  • Uai, mas o "monólogo do vaqueiro" também não é conhecido como o "auto da visitação"?


ID
2446051
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

      A partir do início do século XX, na França, alguns artistas vão subverter a concepção que se tinha da pintura. Em vez de simplesmente representar o que era visto, eles decidem representar aquilo que não podia ser visto. Os rostos de perfil têm dois olhos, a natureza se decompõe em formas geométricas... a realidade se revela em todas as suas facetas, como um cubo achatado.

(Christian Demilly. Arte em movimentos e outras correntes do século XX, 2016. Adaptado.)

Uma obra representativa da estética à qual o texto se refere está reproduzida em:

Alternativas
Comentários
  • complementando o comentário do professor:

     

    ''Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX, responsável por importantes avanços na pintura, na escultura, na gravura e nas cerâmicas.''

     

    ''O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.

    O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.''

     

    fonte: wikipedia

     

    gabarito: C

  • a unica imagem com dois olhos de perfil e formas geometricas

  • Embora tivesse reparado a questão geométrica, me confundi com o expressionismo de Dali, justamente pelo início do texto.
  • CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO:

    » Valorização das formas geométricas;

    » Realidade cotidiana;

    » Diferentes planos e ângulos;

    » Frases nominais e ausência de pontuação;

    » Acentua caráter de destruição;

    » Desconstrução da visão clássica.

    PERCURSORES: PABLO PICASSO E GEORGES BRAQUE.


ID
2555077
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!

MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).


Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Essa é uma questão de interpretação.

    Marinetti defendeu, no texto, a quebra com a tradição artística e histórica anterior. Ele queria destruir a arte e os símbolos feitos no passado. Ele defendia cultuar apenas os avaços tecnológicos trazidos pela modernidade.

    http://www.resumov.com.br/provas/enem-2017/q52-e-venham-entao-os-alegres-incendiarios-de-dedos-carbonizados/

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=NMg-YvttWIM

  • Em seus anseios pela modernização na cultura ocidental, em 1909, o escritor Filippo Marinetti redigiu o “Manifesto Futurista”. Nesse manifesto, a ideia de modernidade é associada à superação de elementos culturais que representassem a preservação do passado.

    Essa postura iconoclasta, de linguagem incendiária, foi comum a algumas correntes culturais envolvidas nas vanguardas artísticas europeias do princípio do século XX.

     

    http://angloresolve.plurall.net/press/question/2203574

  • Comentário da questão

    O futurismo é um momento que surge no século XX com um pensamento voltado para o futuro, em que há total destruição com o que houve no período anterior. Há uma forte valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, além de uma ligação entre a arte e o mundo moderno.

    Equipe Descomplica

    A melhor equipe de professores do Brasil ;)

  • Esse professor é o Seu Jorge??

  • Com Seu Jorge comentando as questões aí fica mais fácil

  • '' Desviem os cursos dos canais para inundar os museus( que guardam a história) '' associando esse fato ao futurismo( que quebra com a preservação do passado) é notável que a alternativa correta é a letra C

  • Essa frase é famosa. Já vi questões na parte de Linguagens e alguns vestibulares que perguntavam sobre ela. Se entender o significado, já facilita pra quando cair dnv.

  • Letra C

    Marinetti defendeu, no texto, a quebra com a tradição artística e histórica anterior. Ele queria destruir a arte e os símbolos feitos no passado. Ele defendia cultuar apenas os avanços tecnológicos trazidos pela modernidade.

  • Enem e suas misturas: sociologia e literatura.

  • As vanguardas artísticas almejavam romper com o passado, ou seja, com as tradições e costumes passados, para promover a busca pelo novo. No texto, é perceptível a ênfase dada à destruição de ambientes que, normalmente, carregam saberes e fatos do passado como bibliotecas e museus. Assim, vemos que o fragmento aponta a ruptura com o passado, característica que também é comum às demais vanguardas. Por isso, a alternativa C é a correta, uma vez que ela aborda a superação que a modernidade representaria sobre a história (ruptura com o passado).

  • Só por este texto já dá para entender o porquê de o futurismo ter caído nas graças de Mussolini.

    Fascistas (de ontem e de hoje) desprezam bibliotecas, museus e tudo o que isso representa.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • sempre erro essa questão

  • Mano tem uns cara que gosta de politizar comentários de estudo, num é senhor Henrique Simão.

    Resolução: "inundar os museus"/ "deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas" / "Ateiem fogo às estantes das bibliotecas"

    GAB:C A modernidade é a superação decisiva da história.

    instagram:@aspiradedeu


ID
2817679
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto a seguir.


[...]
Coração, portal vermelho 
Pedra, com plumagem de ave 
Cobra, coral que arranha 
E alisa 
E é pele de sal

Delírio ao olhar pras Cagarras

Pupila, kajal tão verde
 Esmeralda, manchada de som 
Onda, dedilhar que afoga
 E desaba 
O meu temporal 

Arrepio ao cantar das cigarras

Cabelo, silêncio da noite 
Negrume, cintura de raio 
Bicho, seu dançar me engole 
E desabotoa 
O meu ato fina

Deslizo ao chorar das guitarras
 (E ao cantar das cigarras) 
Fumaça!
Manchada de som 
Fumaça!

Na pista a luz de cigarros 
Eu sou do tipo que também passa mal 
Com ciúmes do sabor da fumaça
 Que penetra sua boca
 Esse amor marginal

[...]

NOPORN. Fumaça. In: NOPORN. Boca. São Paulo: Tratore Distribuidora dos Independentes, 2016. 1 CD. Faixa 3 (4’48”)

A canção “Fumaça”, do duo NoPorn, composto por Liana Padilha e Luca Lauri, emprega dois recursos caros a duas poéticas da virada do século XIX para o século XX: primeiro, a aproximação de elementos distantes, criando novas realidades, por vezes oníricas, como a imagem de uma “pedra, com plumagem de ave”; segundo, a sinestesia, que promove o cruzamento de sensações, perceptível em construções como “manchada de som” e “sabor da fumaça”. O primeiro e o segundo recursos criativos expostos podem ser associados, respectivamente, ao: 

Alternativas

ID
2834152
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere o seguinte trecho do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto:


Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro. (Clara dos Anjos, p. 38.)


Com base no trecho selecionado e na leitura integral do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2861911
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à fase literária à qual se refere a sentença abaixo:

“Os artistas deste período atribuíram à arte uma função social. Em suas obras, procuraram refletir sobre a realidade sócio-histórica, promover debate e, assim, contribuir para mudanças sociais. Têm um posicionamento impessoal e sem idealizações românticas.”

Alternativas
Comentários
  • sobre a realidade histórica = realismo

  • contribuir para mudanças sociais. Têm um posicionamento impessoal e sem idealizações românticas.”


    logo podemos concluir que se trata do Realismo

  • D

  • Letra D

    “Os artistas deste período atribuíram à arte uma função social..." (REALISMO)

  • resposta é o Realismo - fazia a crítica à burguesia da época, mostrando a mentalidade da mesma. Fala sobre os problemas sociais.


ID
2861914
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O trecho da obra literária abaixo corresponde, respectivamente a:

 

[...]

FIDALGO Esta barca onde vai ora,

que assi está apercebida?

DIABO Vai pera a ilha perdida,

e há-de partir logo ess'ora.

FIDALGO Pera lá vai a senhora?

DIABO Senhor, a vosso serviço.

FIDALGO Parece-me isso cortiço...

DIABO Porque a vedes lá de fora.

FIDALGO Porém, a que terra passais?

DIABO Pera o inferno, senhor.

FIDALGO Terra é bem sem-sabor.

DIABO Quê?... E também cá zombais?

FIDALGO E passageiros achais pera tal habitação?

DIABO Vejo-vos eu em feição

pera ir ao nosso cais...

Alternativas
Comentários
  • Um dos poemas mais marcante de Gil Vicente foi o Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente era muito conhecido como o " boca do inferno", pq ele saia criticando todo mundo e dane-se o povo ligava ou não com isso ficou conhecido assim ele fez muita parte do Humanismo !

  • Gabarito D

    A grande marca de Gil Vicente foi ser conhecido como "boca de inferno".

  • Gil Vicente, o melhor do teatro português.


ID
2873974
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto IV: base para a questão.


                          Um homem de consciência


      Chamava-se João Teodoro, só. O mais pacato e modesto dos homens. Honestíssimo e lealíssimo, com um defeito apenas: não dar o mínimo valor a si próprio. Para João Teodoro, a coisa de menos importância no mundo era João Teodoro.

      Nunca fora nada na vida, nem admitia a hipótese de vir a ser alguma coisa. E por muito tempo não quis nem sequer o que todos ali queriam: mudar-se para terra melhor.

      Mas João Teodoro acompanhava com aperto de coração o desaparecimento visível de sua Itaoca.

      — Isto já foi muito melhor, dizia consigo. Já teve três médicos bem bons - agora só um e bem ruinzote. Já teve seis advogados e hoje mal dá serviço para um rábula ordinário como o Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se muda. Fica o restolho. Decididamente, a minha Itaoca está acabando...

      João Teodoro entrou a incubar a ideia de também mudar-se, mas para isso necessitava dum fato qualquer que o convencesse de maneira absoluta de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível.

      — É isso, deliberou lá por dentro. Quando eu verificar que tudo está perdido, que Itaoca não vale mais nada de nada de nada, então arrumo a trouxa e boto-me fora daqui.

      Um dia aconteceu a grande novidade: a nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se fosse uma porretada no crânio. Delegado, ele! Ele que não era nada, nunca fora nada, não queria ser nada, não se julgava capaz de nada...

      Ser delegado numa cidadezinha daquelas é coisa seríssima. Não há cargo mais importante. É o homem que prende os outros, que solta, que manda dar sovas, que vai à capital falar com o governo. Uma coisa colossal ser delegado - e estava ele, João Teodoro, de-le-ga-do de Itaoca!...

    João Teodoro caiu em meditação profunda. Passou a noite em claro, pensando e arrumando as malas. Pela madrugada, botou-as num burro, montou no seu cavalo magro e partiu.

     — Que é isso, João? Para onde se atira tão cedo, assim de armas e bagagens?

     — Vou-me embora, respondeu o retirante. Verifiquei que Itaoca chegou mesmo ao fim.

— Mas, como? Agora que você está delegado?

— Justamente por isso. Terra em que João Teodoro chega a delegado, eu não moro. Adeus. E sumiu."

(Monteiro Lobato, CIDADES MORTAS. 12a Edição. São Paulo, Editora Brasiliense, 1965)

Podemos reconhecer no conto elementos que o inserem no:


I - Modernismo, cujo projeto era o desejo de revelar o "verdadeiro" Brasil para o brasileiro, numa perspectiva não idealizada.

II - Pré-modernismo, pois há um diálogo concomitante com as estruturas estéticas do passado (como o Realismo) e as de renovação que estavam para surgir (como o Modernismo).

III - Romantismo, pois a descrição de Itaoca, cidade do interior de São Paulo, segue os parâmetros do regionalismo dessa estética literária.


A partir das assertivas acima, julgue-as e marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2929132
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

É com base no mito da Arcádia que erguem suas doutrinas: destruindo a “hidra do mau gosto”, os árcades procuram realizar obra semelhante à dos clássicos antigos. Daí a imitação dos modelos greco-latinos ser a primeira característica a considerar na configuração da estética arcádica.

(Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1992. Adaptado.)


A “hidra do mau gosto” mencionada no texto refere-se ao estilo

Alternativas
Comentários
  • Uma das características do Arcadismo era ser um estilo de oposição à arte Barroca. Portanto, “hidra do mau gosto” faz referência ao estilo Barroco.

    GABARITO: LETRA D


ID
3028921
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O poeta Bruno de Menezes (1893-1963) interpretou a cultura dos afrodescendentes na Amazônia, seguindo propostas do Modernismo brasileiro, que se caracterizou pela liberdade criadora. Seu livro mais famoso, Batuque (1931), agrega a possibilidade de um projeto de letramento literário que releve

Alternativas

ID
3029317
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Como já se constatou algumas vezes, a pureza dos gêneros literários é apenas ideal e, nas palavras de Rosenfeld (1965, p.7), “toda obra literária de certo gênero conterá, além dos traços estilísticos mais adequados ao gênero em questão, também traços estilísticos mais típicos dos outros gêneros. Não há poema lírico que não apresente ao menos traços narrativos ligeiros e dificilmente se encontrará uma peça em que não haja alguns momentos épicos e líricos.”


Entendido o gênero literário mais como uma questão de predominância que de exclusividade, pode-se dizer que o excerto das peças de Shakespeare em que mais se nota a prevalência do épico sobre o lírico e o dramático é

Alternativas

ID
3036409
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.


Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.


Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar — sozinho, à noite —

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

(Coimbra, julho de 1843)

Gonçalves Dias, no livro “Primeiros cantos”. Série ‘Poesias americanas’. 1846.

O poema anterior pertence a um dos primeiros momentos da Literatura Nacional, o ........................., que vai de 1836 (com a obra ....................... de ..........................) até 1881, quando Machado de Assis publica .................................


Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto anterior, com correção e na ordem em que se encontram.

Alternativas
Comentários
  • Pertence ao Romantismo

    Letra B

  • Gonçalves Dias = Romantismo.

  • O poema anterior pertence a um dos primeiros momentos da Literatura Nacional, o Romantismo , que vai de 1836 (com a obra Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhaes) até 1881, quando Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas.


ID
3041245
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Instrução: A questão refere-se à peça Hamlet e a seu autor William Shakespeare.

Leia as seguintes afirmações sobre William Shakespeare.


I - Shakespeare escreveu tragédias, comédias, romances e poemas.

II - Shakespeare foi o principal dramaturgo da Era Elisabetana, deixando um legado que ultrapassa a cultura inglesa.

III- Shakespeare criou personagens que se tornaram exemplos da psiquê humana, como Hamlet, Rei Lear e o casal Macbeth.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    II e II Corretas

    Errada

    I - Shakespeare escreveu tragédias, comédias e poemas.

    Principais obras:

  • Shakespeare não escreveu romances.

    As peças que ele escreveu foram: trágicas, históricas (que não são citadas na questão), de comédia e alguns poemas.

    fonte: https://brainly.com.br/tarefa/38166054


ID
3041248
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Instrução: A questão refere-se à peça Hamlet e a seu autor William Shakespeare.

No bloco superior abaixo, estão listados os nomes de algumas personagens da tragédia; no inferior, sua função no drama. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.


1 - Cláudio

2 - Fortimbrás

3 - Horácio

4 - Polônio

5 - Laertes


( ) Príncipe da Noruega

( ) Amigo de Hamlet

( ) Irmão de Ofélia

( ) Lorde camareiro


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
3041296
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as seguintes afirmações sobre as peças Hamlet, de Shakespeare, e Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.


I - Hamlet e Joana caracterizam-se como heróis trágicos por sua retidão de caráter e pelo ímpeto de decisão.

II - Os heróis são vítimas da situação corrupta em ambas as peças.

III- A presença de narradores reforça o aspecto moderno das duas tragédias.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3331285
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa o que marcha na frente”. Artística ou politicamente, vanguarda são grupos ou correntes que apresentam uma proposta e/ou uma prática inovadora.” (Cereja & Magalhães, 2005: 391). A este respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No Futurismo, Marinetti lançou um Manifesto cujas propostas eram revolucionárias. Algumas delas são: destruição da sintaxe; abolição dos adjetivos e advérbios; destruição do eu psicologizante.
( ) O Cubismo, embora tenha sido iniciado na pintura com Pablo Picasso, também ocorreu na literatura, e suas características foram a lógica, o humor, anti-intelectualismo, simultaneidade, linguagem predominantemente nominal. ( ) Alguns dos fundamentos do Expressionismo são: a arte não é imitação, mas criação subjetiva, livre; a razão é objeto de descrédito; a arte se desvincula do conceito de belo e feio e torna-se uma forma de contestação.
( ) O movimento dadá (Dadaísmo) pretendeu ser uma resposta à nítida decadência da civilização apresentada pelo conflito da guerra. Disto proveio a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos dadaístas.
( ) No Surrealismo, duas foram as linhas de atuação: as experiências criadoras automáticas e o imaginário extraído do sonho. Nelas, são frequentes o ilogismo, o sonho, a loucura, a hipnose, o humor negro, a livre expressão dos impulsos sexuais, entre outros.

Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica pq a do cubismo está errada. Obrigada.

  • Também não entendi :(

  • "O Cubismo, embora tenha sido iniciado na pintura com Pablo Picasso, também ocorreu na literatura, e suas características foram a lógica, o humor, anti-intelectualismo, simultaneidade, linguagem predominantemente nominal".

    O erro está em dizer que o cubismo tinha a lógica como característica. Na verdade, ele tinha o ILOGISMO como caracteristica.


ID
3495073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por Janet M. Paterson à revista Aletria.


      Aletria — Vários críticos, tais como Lacan, Derrida, Levinas, Deleuze, Lévi-Strauss, Bhabha e Spivak, têm discutido a questão da alteridade e as implicações das teorizações baseadas nas percepções do outro. Quais são as bases teóricas de sua pesquisa sobre figurações da alteridade?

      Janet M. Paterson — O trabalho do sociossemioticista francês Eric Landowski forneceu o arcabouço conceitual de meu livro. Em Présences de l’Autre: essais de socio-sémiotique, Landowski estuda casos reais de alteridade em Paris, tais como os moradores de rua ou os artistas da região do Centre Pompidou. Isso lhe permitiu elaborar uma metodologia extremamente requintada e precisa que me pareceu muito útil. Mencionarei alguns de seus principais conceitos: a distinção entre diferença e alteridade (distinção que permite a Landowski conceituar alteridade); a necessidade de um grupo de referência (um grupo social dominante) para a existência de qualquer forma de alteridade; e a complexidade dos vários tipos de relações estabelecidas com o outro. Acima de tudo, eu era continuamente lembrada de que na literatura, assim como na sociedade, a alteridade é sempre uma construção.

Na teoria literária, a emergência da noção de alteridade vincula-se teoricamente de modo mais expressivo aos textos produzidos no 

Alternativas
Comentários
  • contexto da pós-modernidade.

  • Alteridade =  É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e é interdependente do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro. Sendo assim, é na pós-modernidade que isso acontece.

  • Alguém sabe explicar esse conceito da alteridade na literatura e a qual obra/autor ele está vinculado?


ID
3604756
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
Literatura
Assuntos

Esses dois célebres textos modernos dialogam com um manifesto lançado no início do século XX, na Europa, por ocasião das Vanguardas Europeias:


“Existe a ordem dos colegiais infantes que saem das escolas de mãos dadas, dois a dois. Existe uma ordem nos estudantes das escolas superiores que descem uma escada de quatro em quatro degraus, chocando-se lindamente. Existe uma ordem, inda mais alta, na fúria desencadeada dos elementos.”

(ANDRADE, Mário de. Prefácio Interessantíssimo. Poesias completas. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.)

“Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr.diretor.”

(BANDEIRA, Manuel. Poética. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.)

Levando em conta o desejo de liberdade geral (interpretada nos dois textos citados), de irreverência e de ruptura total, com a história da tradição, qual é o movimento de Vanguarda que mais defendeu esses ideais?

Alternativas
Comentários
  • O Dadaísmo foi um movimento que na literatura se expressou através do humor sem deixar de se preocupar com as questões sociais, foi sentido principalmente na literatura do movimento modernista que procurava romper com os antigos parâmetros da arte e seus significados. Os autores souberam usar a liberdade desta forma criativa defendida pelo movimento ao mesmo tempo em que construíam críticas à sociedade em que viviam. GABARITO: LETRA D.


ID
3694597
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Jequié - BA
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Relacione as duas colunas de acordo com a característica e o período literário e assinale a alternativa correta: 


A) Barroco.   
              
B) Arcadismo.

C) Simbolismo. 

D) Romantismo 

E) Parnasianismo. 

F) Modernismo.

1 - Regionalismo.             

2 - Oposições.          

3 - Bucolismo.          

4 - Busca da perfeição poética.     

5 - Condoreirismo.           

6 - Introspecção, mergulho nas profundezas do eu.  

Alternativas
Comentários
  • A) Barroco. Oposições

    B) Arcadismo. Bucolismo

    C) Simbolismo. Introspecção, mergulho nas profundezas do eu

    D) Romantismo Condoreirismo

    E) Parnasianismo. Busca da perfeição poética

    F) Modernismo. Regionalismo

  • Ótimo exercício para revisar literatura.

    LETRA A

    APMBB


ID
3781975
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema transcrito abaixo.


146- VERBO CRACKAR

Eu empobreço de repente

Tu enriqueces por minha causa

Ele azula para o sertão

Nós entramos em concordata

Vós protestais por preferência

Eles escafedem a massa

Sê pirata

Sede trouxas

Abrindo o pala

Pessoal sarado

Oxalá que eu estivesse sabido que esse verbo era irregular.

ANDRADE, Oswald. Memórias sentimentais de João Miramar.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3894631
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere o texto abaixo.


    De um modo geral, todos esses movimentos da vanguarda europeia de fins do século XIX e início do século XX estavam sob o signo da desorganização do universo artístico de sua época. A diferença é que uns, como o futurismo e o dadaísmo, queriam a destruição do passado e a negação total dos valores estéticos presentes; e outros, como o expressionismo e o cubismo, viam na destruição a possibilidade de construção de uma nova ordem superior. No fundo eram, portanto, tendências também organizadoras de uma nova estrutura política e social.


(TELES, Gilberto Mendonça, Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1972, p. 10)  

Os primeiros escritos com espírito de renovação produzidos por Mário de Andrade acabaram por lhe render uma qualificação inexata: a de ser um

Alternativas

ID
3915634
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A fotografia, como produção artística, serviu de inspiração aos artistas da seguinte estética:

Alternativas

ID
3938851
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as características a seguir e assinale o período literário correspondente.
Nacionalismo, revisão crítica de nosso passado histórico-cultural, valorização de temas ligados ao cotidiano, ironia, humor, piada, irreverência, versos livres, palavras em liberdade, síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos, elemento-surpresa, livre associação de ideias, busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial; pontuação relativa.  

Alternativas
Comentários
  • ? Gabarito: C

    ? O MODERNISMO APRESENTA nacionalismo como sua base, revisão crítica de nosso passado histórico-cultural, valorização de temas ligados ao cotidiano, ironia, humor, piada, irreverência, versos livres, palavras em liberdade, síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos, elemento-surpresa, livre associação de ideias, busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial; pontuação relativa. 

    ? FONTE: http://profkerllyherenio.blogspot.com/2018/

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Primeira fase do Modernismo

    GABARITO: LETRA C


ID
4148920
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Lembrança do mundo antigo, apresentado a seguir, que integra Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que o poema:


Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara.
As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos.Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!!
Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!

Alternativas

ID
4199212
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o fragmento para responder a QUESTÃO .


Horácio não gostava de ser contestado, mas compreendeu não era bom tema de conversa. Voltou à literatura, aconselhando os outros a lerem Drummond de Andrade, na sua opinião o melhor poeta de língua portuguesa de sempre. Qual Camões, qual Pessoa, Drummond é que era, tudo estava nele, até a situação de Angola se podia inferir na sua poesia. Por isso vos digo, os portugueses passam a vida a querer-nos impingir a sua poesia, temos de a estudar na escola, e escondem-nos os brasileiros, nossos irmãos, poetas e prosadores sublimes, relatando os nossos problemas e numa linguagem bem mais próxima da que falamos nas cidades. Quem não leu Drummond é um analfabeto. Os outros iam comendo, trocando de vez em quando olhares cúmplices. Até que Malongo e Vítor terminaram a refeição. Malongo despediu-se, levantando-se, um analfabeto vos saúda. Vítor e Furtado riram, Horácio fingiu que não ouviu. Agarrou no braço de Furtado e continuou a cultivá-lo com versos de Drummond e os seus próprios, dedicados ao grande brasileiro.

Fonte: PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2000, p. 30-31 (fragmento).



No fragmento do romance do escritor angolano Pepetela, Horácio aconselha seus amigos Malongo, Vítor e Furtado a lerem o poeta Drummond de Andrade.

Analise as afirmativas a seguir.


I. A poesia de Drummond é melhor que a de Camões e de Pessoa.

II. Há uma aproximação entre a literatura de Drummond e a realidade angolana.

III. Nas escolas portuguesas se estuda a poesia de Drummond.

IV. A poesia de Drummond está sendo usada para alfabetizar nas escolas angolanas.

V. As obras dos literatos brasileiros possuem uma linguagem próxima a dos angolanos nas cidades.



Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4837579
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Juti - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Livro sobre nada (Manoel de Barros)


É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.

Tudo que não invento é falso.

Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.

Tem mais presença em mim o que me falta.

Melhor jeito que achei para me conhecer foi fazendo o contrário.

Sou muito preparado de conflitos.

Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.

O meu amanhecer vai ser de noite.

Melhor que nomear é aludir.

Verso não precisa dar noção.

O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.

Meu avesso é mais visível do que um poste.

Sábio é o que adivinha.

Para ter mais certezas tenho que me saber de imperfeições.

A inércia é meu ato principal.

Não saio de dentro de mim nem para pescar.

Sabedoria pode ser que seja estar uma árvore.

Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma.

Peixe não tem honras nem horizontes.

Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas quando não desejo contar nada, faço poesia.

Eu queria ser lido pelas pedras.

As palavras me escondem sem cuidado.

Aonde eu não estou as palavras me acham.

Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.

Uma palavra abriu o roupão para mim.

Ela deseja que eu a seja.

A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.

Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.

Esta tarefa de cessar é que puxa minhas frases para antes de mim.

Ateu é uma pessoa capaz de provar cientificamente que não é nada.

Só se compara aos santos.

Os santos querem ser os vermes de Deus.

Melhor para chegar a nada é descobrir a verdade.

O artista é erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito.

Por pudor sou impuro.

O branco me corrompe.

Não gosto de palavra acostumada.

A minha diferença é sempre menos.

Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria.

Não preciso do fim para chegar.

Do lugar onde estou já fui embora.

Manoel Wenceslau Leite de Barros foi um poeta brasileiro do Século XX, pertencente, cronologicamente, à geração de 45, mais formalmente ao Pós-Modernismo Brasileiro, situando-se mais próximo das vanguardas europeias do início do Século XX, da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade.
Sobre o poeta mato-grossense, marque os itens com V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:

( ) Sua poesia tem como uma das principais características o pantanal, indo sua temática para muito além do paisagismo inócuo.
( ) Seus poemas se plasmam, por meio de sua natureza e de seu cotidiano, a linguagem poética procura transformar em tátil, olfativo, visual, gustativo e auditivo aquilo que é paradoxalmente abstrato.
( ) Transfigurando poeticamente o universo em suas aparentes e visíveis minúcias, sublinha em realidade, a estreita dimensão dos seres humanos diante da natureza, diante da linguagem, diante do cosmos.
( ) Aborda o uso de vocabulário coloquial-rural e de uma sintaxe que homenageia a oralidade e a oralitura, ampliando as possibilidades expressivas e comunicativas do léxico por meio da formação de palavras novas (neologismos).

Alternativas

ID
4928815
Banca
UEL
Órgão
UEL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Futurismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.

    Surrealismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.

    Cubismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.

     Expressionismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.

    O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.

    Letra E)


ID
5129323
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Tradicionalmente, o palco pode apresentar uma variedade de estilos cênicos, entre os quais se destacam o estilo realista (põe em evidência detalhes ambientais para sugerir sensações e emoções vividas pelas personagens), o estilo expressionista (os objetos são distorcidos ou estilizados, com o fim de sugerir, mais que mostrar, o ambiente de atuação das personagens), o estilo simbolista (os objetos concretos sugerem ideias abstratas, segundo associações sinestéticas tradicionais: o verde, vestido pelos mágicos, indica a esperança; o vermelho, a cor do demônio, sugere uma paixão violenta; a veste branca simboliza a candura, a castidade).
(Adaptado de Salvatore D´Onofrio, Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do drama. São Paulo: Ática, 1995, p. 138.)

Sem identidade, hierarquias no chão, estilos misturados, a pós-modernidade é isto e aquilo, num presente aberto pelo e.
(Jair Ferreira dos Santos, O que é o pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 110.)

Com base nas indicações cênicas (as didascálias) que abrem e fecham a peça O marinheiro, de Fernando Pessoa, é correto afirmar que o seu estilo é

Alternativas
Comentários
  • Simbolista, você consegue matar a questão quando ele fala " sugerir sensações e emoções vividas pelas personagens", emoções e sensações são características Simbolista


ID
5137855
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O Jeca Tatu, que desponta no artigo “Velha Praga”, incluído em Urupês, é o símbolo do atraso e ignorância do homem rural paulista, responsável pela devastação das matas da Mantiqueira, pela prática agrícola da queimada (coivara) e pela decadência da agricultura da região. O Jeca foi tomado como símbolo nacionalista em discurso famoso de Rui Barbosa, no Senado, transformou-se depois, em garotopropaganda de um conhecido fortificante, o Biotônico Fontoura.
Posteriormente, o autor reconhece que o Jeca Tatu, embora possuísse todos os defeitos que apontou, ainda era a melhor coisa que o Brasil possuía. Em 1947, em outro livrinho. O Zé Brasil, o autor retoma a figura do Jeca, mas em outra perspectiva: o sistema econômico brasileiro é o culpado de tudo, tudo pertence a uns poucos homens, e os milhões de jecas-tatus e zés-brasis é que pagam... Jeca Tatu simboliza a situação do caipira brasileiro, abandonado pelos poderes públicos às doenças, ao atraso econômico, educacional e à indigência política. Jeca Tatu, um caipira de barba rala e calcanhares rachados, porque não gostava de usar sapatos, era pobre, ignorante e avesso aos hábitos de higiene urbanos. Morava na região do Vale do Paraíba (SP), distinta por seu atraso, naquela época. O criador da personagem Jeca Tatu é:

Alternativas
Comentários
  • Monteiro lobato faz parte do Pré - Modernismo


ID
5366632
Banca
ESPM
Órgão
ESPM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para desvirginar o labirinto
Do velho e metafísico Mistério,
Comi meus olhos crus no cemitério,
Numa antropofagia de faminto!

A digestão desse manjar funéreo
Tornado sangue transformou-me o instinto
De humanas impressões visuais que eu sinto,
Nas divinas visões do íncola¹ etéreo²!

Vestido de hidrogênio incandescente,
Vaguei um século, improficuamente³,
Pelas monotonias siderais...

Subi talvez às máximas alturas,
Mas, se hoje volto assim, com a alma às escuras,
É necessário que ainda eu suba mais!

(“Solilóquio de um Visionário”, de Augusto dos Anjos, Eu e Outras Poesias)

¹íncola: habitante
²etéreo: referente ao céu
³improficuamente: inutilmente

Augusto dos Anjos é um poeta contextualizado no Pré-Modernismo, época literária em que houve um entrecruzamento de várias posturas artísticas. Assinale a opção que traz um aspecto de estilo não incorporado no poema acima.

Alternativas
Comentários
  • A primeira fase modernista busca dar acessibilidade a linguagem. Ou seja, linguagem mais simplória.


ID
5385106
Banca
ESPM
Órgão
ESPM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para desvirginar o labirinto
Do velho e metafísico Mistério,
Comi meus olhos crus no cemitério,
Numa antropofagia de faminto!

A digestão desse manjar funéreo
Tornado sangue transformou-me o instinto
De humanas impressões visuais que eu sinto,
Nas divinas visões do íncola¹ etéreo²! 

Vestido de hidrogênio incandescente,
Vaguei um século, improficuamente³,
Pelas monotonias siderais...

Subi talvez às máximas alturas,
Mas, se hoje volto assim, com a alma às escuras,
É necessário que ainda eu suba mais!

(“Solilóquio de um Visionário”, de Augusto dos Anjos, Eu e Outras Poesias)


¹íncola: habitante

²etéreo: referente ao céu

³improficuamente: inutilmente

Augusto dos Anjos é um poeta contextualizado no Pré-Modernismo, época literária em que houve um entrecruzamento de várias posturas artísticas. Assinale a opção que traz um aspecto de estilo não incorporado no poema acima.

Alternativas

ID
5393134
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O mundo dessa pintura, como o dos sonhos, é ao mesmo tempo familiar e desconhecido: familiar, em razão do estilo minuciosamente realista, que permite ao espectador o reconhecimento de uma figura ou de um objeto pintados; desconhecido, por causa da estranheza dos contextos em que eles aparecem, como num sonho.

(Fiona Bradley. Surrealismo, 2001. Adaptado.)

O comentário da historiadora de arte aplica-se à pintura reproduzida em:

Alternativas