Fumaça azulada
A fumaça azulada é sinal que seu carro está queimando lubrificante. A razão desse problema pode ser uma folga no motor provocada por retentores e juntas desgastadas. O problema pode estar ainda nos anéis dos pistões, que já não conseguem evitar que o óleo entre na câmara de combustão do motor. Essa fumaça é a mais perigosa, pois suas causas podem levar à falta de lubrificante e consequentemente ao superaquecimento e fundição do motor.
Fumaça preta
Mais comuns e motores a Diesel, a fumaça preta é sinal da queima de uma mistura muito rica, ou seja, seu carro está queimando mais combustível que o necessário. O problema está na injeção ou no carburador mal regulado. Um filtro de ar saturado também pode ser o causador da fumaça preta.
Fumaça branca
Em dias frios, quando você acaba de ligar o seu carro, ele pode emitir uma fumaça do escapamento branca inofensiva: trata-se apenas do efeito do ar frio sendo condensado. Porém, uma fumaça branca persistente indica que o motor está fervendo água dentro da câmara de combustão juntamente com o ar e o combustível. A causa pode ser danos na junta do cabeçote. Outro sinal desse problema é a rápida diminuição do líquido de arrefecimento no reservatório. Atenção para não ficar sem o líquido de arrefecimento e sobreaquecer o motor.
http://www.kyb.com.br/blog/2015/10/08/fumaca-do-escapamento-cores-e-significados/