SóProvas



Questões de Roda e pneu


ID
149653
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A manutenção correta da calibragem contribui para a vida útil dos pneus. Um pneu com pressão excessiva terá particularmente um desgaste

Alternativas
Comentários
  • Um pneu com calibragem excessiva gasta o meio da banda de rodagem,  e um pnue com calibragem baixa gasta mais as laterais, aumentando o consumo de combustível.  

  • Um pneu com pressão excessiva terá a sua área central em maior contato com o solo, fazendo com que tal área se desgaste mais rápido.

     

    Gabarito: D


ID
149668
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com o balanceamento das rodas consegue-se

Alternativas
Comentários
  • O balanceamento de rodas é a compensação feita para equilibrar o conjunto pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo. O balanceamento deve ser feito toda vez que for desmontado o pneu da roda para concerto, na instalação de um pneu novo, no primeiro sinal de vibração no volante, quando houver desgaste irregular da banda de rodagem, e preventivamente a cada 10.000 km.


ID
161320
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em relação aos pneus, considere os seguintes textos:

I. Calibragem: siga as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência em piso com água.

II. Desgaste: o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.

III. Deformações na carcaça: os pneus não devem ter bolhas ou cortes para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Deformações na carcaça dos pneus não prejudicam os componentes da suspensão, mas sim constituem um risco para a segurança do veículo, visto que sua estrutura fica mais frágil possibilitando seu rompimento com mais facilidade, podendo causar um acidente.
  • Deformações na carcaça: veja se os pneus não têm

    bolhas ou cortes. Estas deformações podem causar um

    estouro ou uma rápida perda de pressão.

  • Colegas,
    discordo que a assertiva "C" esteja errada, pois o pneu com bolhas dificulta seu balanceamento, e a falta de balanceamento resulta SIM em desgaste de peças de suspensão, como por exemplo o pivô e as buchas da bandeja, braços oscilantes entre outros.
  • sem firulas: Deformações na carcaça do pneu NÃO prejudicam componentes da suspensão! III ERRADA

  • concordo com o Rogério não prejudicam nada na suspenção.

  • O que desgasta suspensão é DIMENSÕES IRREGULARES !


ID
166744
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Analise as afirmações abaixo.

I. O pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade, para permitir o escoamento da água, em caso de pista molhada.

II. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com o alinhamento da direção.

III. O veículo puxando para um dos lados indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II- ERRADA, pois as possíveis vibrações podem se da por falta de balanceamento nas rodas dinateiras do veiculo

  • Existe uma resolução do Contran que determina que o resíduo mínimo da banda de rodagem seja de 1,6mm. O desalinhamento da direção não provoca vibração, mas sim o desbalanceamento das rodas.O último ítem está correto, pois a calibragem dos pneus, assim como o alinhamento, interferem na direção seguida pelo carro.Portanto letra D.
  • Concordo com o colega acima, questão correta D.
    Olhem só a reportagem do site da Goodyear, pois ele relata a profundidade 1,6 mm e indicando a marca do TWI para trocar o pneu e não em casos de pista molhada.
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:l-STVs2L16kJ:www.goodyear.com.br/tirecatalog/passenger/perguntas.html+pneu+dever%C3%A1+ter+sulcos+de,+no+m%C3%ADnimo,+1,6+mil%C3%ADmetros+de+profundidade,+para+permitir+o+escoamento+da+%C3%A1gua,+em+caso+de+pista+molhada&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a&source=www.google.com.br

  • Alinhamento- puxa para um dos lados 

    Balanceamento - vibra volante 

  • Veículo saiu da linha? Alinhamento/calibragem

    Volante balançando/vibrando? Balanceamento

     

     

  • Resposta: D.

    Item I: certo. Esta medida deve ser memorizada: 1,6 milímetro de profundidade.

    Item II: errado. Aqui a banca trocou a causa do problema. Vibrações ao volante significam, em regra, problema no balanceamento das rodas.

    Item III: certo. Veículo puxando para um dos lados pode indicar problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção.


ID
166774
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A marca TWI determina o momento de troca de

Alternativas
Comentários
  • TWI - Tread Wear Indicator ==> É o indicador do desgaste da banda de rodagem dos pneus.

    Você mesmo pode localizar facilmente onde estão os TWI nos  pneus do seu veículo; há na lateral dos pneus a inscrição T.W.I, que indica a altura mínima de uso do pneu.

    Mas é importante salientar que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o proprietário deverá providenciar a substituição dos pneus eventualmente avariados.

  • A sigla TWI (Tread Wear Indicator) nada mais é do que indicadores de desgaste do pneu.São saliências que estão localizadas nos sulcos do pneu e quando as mesmas ficam no mesmo nível da banda de rodagem do pneu está na hora de trocar.É bom lembrar também que o Contran determina que o resíduo mínimo da banda de rodagem é de 1,6mm (resolução do contran 558/80).Portanto letra A. 
  • Os pneus modernos trazem indicadores de desgaste, normalmente um triângulo ou as letras TWI impressos na lateral. Quando o desgaste atingir a marca TWI está na hora de trocá-los
  • Questão colocada aí em sua lista só pra que falássemos deste assunto. Não é tão comum, mas pode cair, né? TWI = Tread Wear Indicator = Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem. Trata-se de um traço de borracha transversal aos sulcos da banda de rodagem e mais profundo que eles. O desgaste das bandas faz com que elas se igualem ao relevo deste tal traço, indicando que é hora de trocar o pneu. A questão faz justamente esta afirmativa.

    Resposta: Certo.


ID
219037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

O código que identifica a capacidade de carga de um pneu é caracterizado por uma letra. Os pneus identificados pela letra S suportam mais carga do que os do tipo H.

Alternativas
Comentários
  • O código que identifica a capacidade de carga de um pneu é caracterizado por dois números. Os pneus identificados pelo número 86 suportam 530 Kg.
    A letra indica o limite de velocidade. T representa 190 km/h.


ID
219103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

Na substituição dos pneus próprios para suportar altas cargas, deve ser observado que pneus com índice até 100 suportam mais cargas do que aqueles com índice indicado acima desse número.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Errada, pois quanto maior o índice maior será o Kg que o pneu poderá suportar.  Esse índice pode chegar a 120, com o limite de kg/pneu de 1400.

ID
566668
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A médio prazo, a calibragem insuficiente do pneu de um veículo automotor, prejudicial à sua vida útil, poderá ser detectada, entre outras maneiras, através do(a)

Alternativas
Comentários
  • Calibragem insuficiente: maior desgaste nas bordas.

    Calibragem em excesso: maior desgaste na zona central do pneu.

     

    Gabarito: B


ID
726388
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em veículos equipados com estepe diferente dos pneus de rodagem, recomenda-se não incluí-lo nos rodízios nem usá-lo em distâncias superiores a

Alternativas
Comentários
  • Estepe diferente serve somente para nos tirar do prego.
    Somente até o próximo borracheiro.

    Aos que clicaram em uma estrela, espero que o estepe do carro de vocês esteja furado! kkk
  • O ideal é que o estepe seja semenhante aos pneus e rodas que estão sendo utilizados, sendo diferente, então é só para realizar o deslocamento mínimo necessário para chegar a uma oficina/borracharia.

  • por eliminação a resposta certa é 100 km.


  • GABARITO A

     

    Os pneus sobressalentes, chamados de estepes, diferentes dos pneus de rodagem do veículo, devem rodar o estritamente necessário para a troca ou conserto do pneu de rodagem do veículo. Pela quilometragem mais curta, letra A. 


ID
726391
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para que as rodas sempre girem em perfeito equilíbrio e assim não comprometam a dirigibilidade do veículo é necessário que, periodicamente, se faça

Alternativas
Comentários
  • Para que as rodas girem... balanceamento!

    A pegadinha na opção (A) derruba os desatentos!
  • RESPOSTA: C.

    COMENTÁRIO:
    O BALANCEAMENTO DAS RODAS SERVE PARA FAZER COM QUE A RODA GIRE DE FORMA EQUILIBRADA, VISTO QUE OS PNEUS PODEM POSSUIR ALGUMAS DEFORMAÇÕES DE FÁBRICA, FAZENDO COM QUE A RODA GIRE DE FORMA DEFEITUOSA. O BALANCEAMENTO É FEITO, COLOCANDO CONTRAPESOS NOS AROS DOS PNEUS.
  • ops! questão desatualizada.

    Sempre tenha em mente o seguinte: quando a questão tratar de vibração, temos aí grande chance de ela estar se referindo ao balanceamento. Quando tratar de equilíbrio e dirigibilidade, há uma relação mais direta com o alinhamento das rodas do veículo. 
    Então, para que as rodas sempre girem em perfeito equilíbrio e assim não comprometam a dirigibilidade do veículo é necessário que, periodicamente, se faça o ALINHAMENTO e não o balanceamento de rodas. 

    resposta alternativa "A"  espero ter ajudado e até a próxima.

  • o gabarito deveria ser A


ID
726394
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os pneus dos automóveis possuem um tempo de vida útil. Para que esse tempo não seja diminuído, a correta calibração e o devido rodízio devem ser feitos, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • De acordo com os fabricantes de pneus, o rodízio de pneus deve ser realizado a cada 10 mil km, e a troca deve ser feita sempre entre pneus do mesmo lado. O pneu traseiro da direita troca com o dianteiro da direita. Pneu traseiro da esquerda troca com o dianteiro da esquerda. Rodízio em X só devem ser feitos em veículos com tração 4x4. E a calibração dos pneus dos veículos deve ser realizada semanalmente.

  • nao seria o tempo de vida útil aumentado?

     

  • S-10

    (Calibração              e    Rodízio)

    (Semanalmente     e     10 km)

  • Muitos fabricantes de pneus recomendam o rodízio a cada 10 mil quilômetros. Esse prazo vale como parâmetro, mas não deve necessariamente ser seguido à risca, pois o desgaste pode sofrer variações em função do tipo de condução e das características relativas às vias pelas quais o automóvel circula. Entretanto, para fins de prova, você pode levá-lo como paramêtro. Assim sendo, é indispensável fazer inspeções visuais para conferir o estado dos pneus e constatar se já é hora de adotar o procedimento.  resposta alternativa "B"

    espero ter ajudado e até a próxima.

  • Realmente, agindo criteriosamente, prolongaremos o tempo de vida útil do pneu adotando esses procedimentos, como vimos na nossa teoria. A calibragem deve ser semanal e o rodízio a cada 10.000 km.

    Resposta: B.


ID
797191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando a importância da manutenção preventiva do veículo, julgue o item.


Recomenda-se a todo condutor de veículo automotor verificar se as estruturas dos pneus em um mesmo eixo são iguais (diagonais ou radiais) e se os indicadores de desgaste atendem às especificações do CONTRAN, de acordo com as quais, a profundidade remanescente na banda de rodagem deve ser superior a 1,6 mm.

Alternativas

ID
1464106
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os pneus traseiros de um veículo apresentam desgaste acentuado no centro da banda de rodagem. Isso é causado devido

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Desgaste central do pneu é causado pela pressão de calibração maior que o recomendado, isso faz com que a parte central do pneu entre em maior contato com a superfície 

  • É igual a encher um balão. Quanto mais cheio, mais oval,  deixando a parte mais central recebendo  maior parte do contato (pressão) e, consequentemente, se desgastando mais.


ID
1464109
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Ao trafegar com um veículo, equipado com pneus que possuem gravadas na sua lateral, entre outras, as especificações "195/65 R 15" e pequenos triângulos que compõe o TWI, você foi parado por um policial para averiguações de rotina, documentação, estado geral do veículo, etc. Esse policial acabou aplicando uma multa, pois os pneus ultrapassaram o limite de desgaste determinado por lei. A especificação que serviu de referência para o guarda perceber o desgaste dos pneus foi

Alternativas
Comentários
  • A medição da profundidade pode ser realizada em uma loja especializada utilizando um equipamento conhecido como profundímetro, que indica, em milímetros, a profundidade do sulco.

    Porém, esta medição também pode ser realizada no próprio pneu através de um indicador chamado TWI ( Tread Wear Indicator ), que pode ser traduzido como indicador de pegada. O TWI nada mais é que uma pequena saliência no sulco do pneu. Observe que quanto maior o desgaste da banda de rodagem, menor será a profundidade do sulco, tornando a saliência do TWI mais próxima da superfície do pneu. E quando esta saliência se igualar à banda de rodagem, estará sendo indicado o momento da troca dos pneus.

    Esta indicação do nível de desgaste do pneu pode ainda ser percebida através de uma pequena gravação, no formato de um triângulo, existente no ombro lateral do pneu indicando o desgaste máximo permitido.


    Fonte:http://autoservico.blogspot.com.br/

  • As informações abaixo podem ajudar:

    - O número 195 refere-se à largura do pneu, em milímetros. 

    - O número 65 indica a série do pneu. Neste caso, a série (altura) corresponde a 65% da largura.

    - O R indica que o pneu é de construção radial.

    - O número 15 diz respeito ao diâmetro da roda que poderá ser usada neste pneu.

    TWI - O indicador TWI nada mais é do que pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu, sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo. No momento em que o desgaste atingir estas marcações, está na hora de trocar os pneus. 

    Pneus carecas são aqueles abaixo de 1,6 milímetros de profundidade. 

  • 195   /    55    R    16    87     V

     

    195 - largura (mm)

    55  - relação entre altura e largura da seção

    R - indica estrutura RADIAL (B - indica estrutura DIAGONAL)

    16 - diâmetro interno (aro) em polegadas.

    87 - carga

    V - índice de velocidade

     

  • Para saber em quais condições estão os pneus do veículo e, assim, descobrir se está ou não na hora de efetuar a troca, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus.

    O indicador TWI nada mais é do que pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu, sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo. No momento em que o desgaste atingir estas marcações, está na hora de trocar os pneus

  • O desgaste do pneu é medido pelo TWI.

    Resposta: C.


ID
1466869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Julgue o próximo item , relativo a direção defensiva.

Embora pneus murchos tenham reduzida vida útil e provoquem aumento no consumo de combustível, eles melhoram a estabilidade do veículo devido à maior aderência no piso com água.

Alternativas
Comentários
  • Errada. Direção defensiva: Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência ao piso com água.

  • O pneu deve estar com a calibragem especificada para que possa ser um item eficaz. 

  • A palavra murcho nunca será sinônimo de coisa boa...

  • Isso é bem relativo, eu acho a alternativa correta, pois em areia o ideal é pneu mucho, principalmente se o carro não for 4x4

     

  • Apesar de aumentar a superfície de contato, o giro do pneu fica completamente irregular e não linear. Isso gera instabilidade nos controles de direção. Para areia realmente alguns preferem a calibragem um pouco abaixo do padrão do pneu. Mas apenas um pouco. Não ao ponto do pneu estar mucho!

  • ERRADO

    Nem murcho, nem cheio demasiado: Deve-se seguir as recomendações de pneumática do fabricante para que o pneu tenha total eficiência e economia em seu uso.

    No entanto, algumas pessoas adaptam o pneu de acordo com outras finalidades, como quem faz stunt em motos (grau), ou, até mesmo, Agentes de segurança que conduzem viaturas, estes que deixam os pneus um pouco mais murchos para se realizarem manobras específicas de direção ofensiva. Entretanto, há de se perder em algum ponto de eficiência como os pontos muito bem expostos pelo colega Sidnei Junior: A vida útil tende a ser diminuída, pois os pontos de contato desgastam-se desproporcionalmente; a estabilidade é prejudicada; o consumo de combustível aumenta exponencialmente e a aderência ao solo com água é comprometida; neste último caso, pode haver aquaplanagem pelo fato de os sulcos do pneu perderem sua aquadinâmica originalmente proposta pelo fabricante.

    Fonte: Conhecimento adquirido no ''Curso de direção defensiva/ofensiva - BGP/2014''


ID
1535131
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O pneu de um automóvel apresenta desgaste prematuro em uma das suas bordas laterais, mais especificamente na borda interna.

A causa do problema pode ser:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Nao achei nada específico, mas esse problema é cambagem. Borda interna é a borda q fica vísivel. Pra resolver é só fazer cambagem, na maioria das vezes

  • também tive esse pensamento.

  • Gabarito Letra D para os não assinantes.

     

     

     a) baixa pressão nos pneus.

    Seu pneu esta com calibragem abaixo do indicado qual causa um desgaste maior nas laterais do pneu.  Gera maior calor nas laterais do pneu qual pode causar a destruição do pneu. Roda com os pneus com pressão baixa aumenta o consumo de combustível.

     

    b) excesso de carga no veículo.

    O excesso de peso acarreta maior aquecimento dos pneumáticos e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu rendimento, compromete a estrutura dos pneus e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes. Transportar carga em excesso acarreta um aumento de quase 50%. Além disso, reduz a velocidade do caminhão, o que resulta em maior tempo de viagem. 

     

     c) excesso de pressão interna nos pneus.

    Seu pneu esta com a calibragem acima do indicado o qual causa o centro da banda de rodagem manter a maioria do contato com o pneu. Devido que o centro do seu pneu esta suportando a maior parte do peso de seu veículo resulta em um desgaste maior nessa região do que nas laterais do pneu.

     

     

    d) as rodas desalinhadas (fora de geometria).

    Seu pneu esta com a banda de rodagem desgastada irregularmente, alguns lados do pneu esta quase careca enquanto o outro lado ainda esta borrachudo. Isso pode ser causado por mal alinhamento (geometria) de seus pneus.  Pneus com alinhamento ruim reduz o controle e desempenho de seus pneus.

     

    E) numeração errada dos pneus.

    Alterando a altura: O maior cuidado é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto (tolerância de 3% para mais ou para menos). “Caso não faça isso, você corre o risco de ter a leitura do velocímetro errada, poderá aumentar demais a altura do automóvel em relação ao chão, causando um desequilíbrio e, no caso de ter pneus maiores, haverá aumento de consumo.

    Alterando a largura: Se você optar por um pneu largo ou estreito demais, ele ficará suscetível a desgastes irregulares e problemas de aderência e estabilidade. 

    Se for repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), eles devem ser instalados no eixo traseiro, independente da tração.

     

    no site abaixo, é possível ver as fotos. 

    https://www.pneusfacil.com.br/info/qual_e_o_problema_com_meu_pneu

    https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/os-cuidados-ao-substituir-pneus-e-rodas/


ID
1749799
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um veículo retorna para manutenção apresentando desgaste irregular em todos os pneus, sendo que a região mais central da banda de rodagem apresenta maior desgaste que as suas bordas. Ao ser indagado pelo motorista quanto ao diagnóstico e a causa mais provável da ocorrência, o Consultor de Manutenção respondeu corretamente ao afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D  Desgaste da zona central: O enchimento excessivo dos pneus faz com que o contato com a estrada seja feito principalmente através da zona central do pneu. Esta irregularidade diminui a superfície de contato e a segurança fica afetada.

  • O ALINHAMNETO DAS RODAS CONSISTE EM AJUSTAR O GRAUS DE CONVERGÊNCIA OU DIVERGÊNCIA DESTAS.

    Ângulo CASTER - inclinação longitudinal. Tem a finalidade de permitir o auto-retorno das rodas dianteiras à sua posição primitiva, após efetuada uma curva.

    Ângulo CÂMBER - ângulo formado pela inclinação da roda em relação a um plano vertical.

     

    CAMBER - 

    desgaste no lado interno do pneu 

     

    CAMBER + 

    desgaste no lado externo do pneu 

     

    CAMBER <>

    tendem a puxar para lado da roda que está com o CAMBER +


ID
2112256
Banca
VUNESP
Órgão
CREMESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em dia chuvoso e com acúmulo de água em pista reta, sem curva e combinado com velocidade alta, poderá ocasionar, no veículo,

Alternativas
Comentários
  • (C)


    Em dias chuvosos, uma das principais preocupações que o motorista deve ter no trânsito é a aquaplanagem. Isto ocorre, quando uma lâmina de água se coloca entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo.


    Vários fatores contribuem para que o fenômeno ocorra: velocidade do automóvel, qualidade do asfalto, quantidade de água sobre a pista e, principalmente, o estado de conservação dos pneus.

    http://rodoautopneus.com.br/voce-sabe-o-que-e-aquaplanagem/

  • manda essa questão pra "mecânica", faz favor qc


    apesar de ser bem interpretativa


ID
2369533
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quanto à manutenção dos pneus, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Balanceamento.

2. Rodízio.

3. Alinhamento.

4. Caster.

5. Camber.


( ) É determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo em relação a um plano vertical, podendo ser positivo ou negativo, indicando a direção de desgaste.

( ) Pode ser separado em dois tipos: estático e dinâmico.

( ) É indicado pelo fabricante do veículo para oferecer uma maior eficiência de rolamento e melhor dirigibilidade. Em caso de volante duro, deve ser realizado.

( ) É o ângulo de inclinação para frente ou para trás do pino mestre ou do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação ao ângulo principal.

( ) Para aproveitar o potencial total do pneu deve ser feito com intervalos de 10.000 km. Serve para compensar a diferença em desgaste.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2369542
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quanto à manutenção dos pneus, assinale a afirmativa INCORRETA em relação à verificação das pressões.

Alternativas
Comentários
  • A calibragem deve ser verificada semanalmente ou, no máximo, a cada 30 dias.

     

    no máximo, a cada 15 dias

     


ID
2369557
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Sobre as partes dos pneus, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Carcaça de lonas.

2. Talões.

3. Banda de rodagem.

4. Flancos.

5. Sulcos.


( ) São compostos por uma camada especial de borracha e têm por objetivo proteger a carcaça de lonas.

( ) É a parte do pneu que entra em contato diretamente com o solo.

( ) São frisos que servem para escoamento da água em caso de chuva.

( ) Normalmente composta de cordonéis de rayon, nylon ou aço, constitui a parte resistente do pneu.

( ) São constituídos inteiramente de arames de aço de grande resistência e têm por finalidade manter o pneu acoplado ao aro.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2386774
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Assinale a alternativa correta. A geometria dos veículos quanto ao alinhamento das rodas é de vital importância, porque contribui para uma dirigibilidade confortável e segura, além de aumentar a vida útil dos pneus. Quando a projeção da linha de centro do pivô ou pino mestre estiver à frente do ponto de apoio do pneu ao solo dizse que:

Alternativas
Comentários
  • Caster no carro: O principio é o mesmo, mas no carro a posição do pino mestre varia de veículo para veículo, e o caster medido em graus pode ser positivo, nulo ou negativo. O caster é um dos fatores determinantes para a estabilidade direcional do veículo sem que se tenha a necessidade de corrigir sua trajetória, e o valor do ângulo resulta em diferentes respostas do veículo.
  • CASTER é o ângulo formado pela inclinação longitudinal do pino
    mestre ou da linha imaginária que passa pelos pivôs em relação a um
    plano vertical

     

  • O que é Camber?
    Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado "ângulo de cambagem" (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
    A cambagem, se excedida, pode gerar desgaste além do normal da banda de rodagem e do ombro do pneu. Se a cambagem é positiva, desgasta a parte externa do pneu; se negativa, o desgaste maior é na parte interna. O ideal é manter-se no ângulo nulo.


    O que é Caster?
    O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo.
    O ângulo de caster é o responsável pela segurança e estabilidade da direção, o que permite dirigir em linha reta com o mínimo de esforço. No entanto, se o ângulo de caster estiver além do normal, a direção torna-se mais pesada.

  • Gabarito D.


ID
2403316
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Funções do pneu:
• Suportar a carga.
• Assegurar a transmissão da potência motriz.
• Garantir a dirigibilidade do veículo.
• Oferecer respostas eficientes nas freadas e nas aceleradas.
• Contribuir para a suspensão do veículo no conforto.
A vantagem dos pneus radiais está

Alternativas

ID
2403319
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Na especificação de um pneu, temos as descrições 165/70 – R14 – 82S, que significam

Alternativas

ID
2403322
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O ângulo de geometria de suspensão, que, fora do especificado, provoca maior desgaste prematuro dos pneus é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    convergência.


ID
2748889
Banca
IADES
Órgão
ARCON-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Todo carro sai de fábrica com os pneus adequados para seu uso normal. Portanto, é importante estar atento a isso na hora de trocar os pneus originais, certificando-se sempre de colocar um jogo de pneus com indicação igual ou superior, em relação a velocidade e carga máximas, ao que estava indicado nos pneus anteriores.

Disponível em: <http://www.noticiasautomotivas.com.br>. Acesso em: 20 jun. 2018, com adaptações.


Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta o significado dos componentes da indicação 175 70 R13 gravada na lateral de um pneu.

Alternativas
Comentários
  •  175 = largura da banda de rodagem em mm

    70 = altura da lateral 70% da largura

    R = tipo de pneu Radial

    13 = diâmetro a roda em polegadas

    parece me que q banca desconsiderou o tipo de pneu na resposta, mas facilitou ao estabelecer a sequência.


ID
3044842
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considere:


I. Baixa pressão de calibragem.

II. Velocidade alta do veículo.

III. Sobrecarga.

IV. Uso excessivo dos freios.


Os fatores que afetam a durabilidade dos pneus são:

Alternativas
Comentários
  • Todas afetam a durabilidade dos pneus

    I. Baixa pressão de calibragem.

    II. Velocidade alta do veículo.

    III. Sobrecarga.

    IV. Uso excessivo dos freios.

    Gabarito: Letra B

  • Gaba: Letra B

    Conforme o Manual de Direção Defensiva:

    Os pneus têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Confira sempre:

    Calibragem: siga as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência em piso com água.

    Desgaste: o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.

    Deformações na carcaça: veja se os pneus não têm bolhas ou cortes. Estas deformações podem causar um estouro ou uma rápida perda de pressão.

    Dimensões irregulares: não use pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.

    (fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/direcao-defensiva)

  • Discordo do gabarito pela subjetividade do termo velocidade alta do veículo. O que define a alta velocidade do veículo? Concordaria com o gabarito se mencionasse: velocidade superior ao que é estabelecido pelo fabricante; visto que esse limite é estabelecido na borda do pneu. Entrei com recurso na questão!
  • Errei essa questão e em princípio eu não concordei com o gabarito. Todavia analisando o item II- Velocidade alta do veículo vi que faz sentido porque se o veículo trafega com velocidade alta implica em freadas bruscas causando desgastes dos pneus.

    Gabarito: B

  • O Danilo Morais nunca assistiu F1! haha

  • É complicado entender o que a banca realmente quer pois às vezes ela leva em consideração as exceções e às vezes ela ignora.


ID
3060373
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

No que diz respeito a aspectos relacionados à mecânica e à elétrica de automóveis, julgue o item subsequente.


Uma das causas do desgaste irregular dos pneus pode ser problema nos amortecedores do automóvel.

Alternativas
Comentários
  • O que causa o rápido desgaste de um dos lados do pneu? Causas: Ângulo incorreto da cambagem ou convergência Para alcançar a máxima vida útil do pneu, verifique o sistema de suspensão e faça o correto alinhamento das rodas.

ID
3066490
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A estabilidade do veículo está relacionada, entre outros, com a devida revisão e manutenção dos pneus. O pneu deve ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade. A função principal dos sulcos é:

Alternativas

ID
3199078
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ondulações, buracos, elevações, inclinações ou alterações do tipo de piso podem desestabilizar o veículo e provocar a perda do controle dele.

II. A aderência é a capacidade de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento. Pode-se também dizer que é a capacidade dos pneus se prenderem na pista ou pavimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3199180
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O motorista deve evitar aplicar a Atenção Difusa, evitando ficar concentrado no ato de dirigir, pois dirigir disperso é a principal forma de reduzir os riscos de acidentes.

II. A aderência é a capacidade de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento. Pode-se também dizer que é a capacidade dos pneus se prenderem na pista ou pavimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3199342
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Pneus gastos, lâmpadas queimadas ou freios desregulados evitam perigos de acidentes.

II. A calibragem dos pneus e as suas condições de conservação não possuem relação com a dirigibilidade do veículo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3271795
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um veículo que transitava em um dia chuvoso sofre aquaplanagem.


Esse fenômeno é causado pelas seguintes situações:

Alternativas

ID
3452614
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os pneus têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Assinale a alternativa INCORRETA quanto à manutenção dos pneus.

Alternativas

ID
3470416
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Veículo que possui pneu com índice de desgaste abaixo de 1,6 milímetros em seus sulcos perde o controle em estrada reta e plana com acúmulo de água, colidindo com o veículo da frente.


Esse acidente ocorre em decorrência de um fenômeno chamado

Alternativas

ID
3949828
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A aquaplanagem ou hidroplanagem é a causa de muitos acidentes. Tal fenômeno ocorre graças à perda da aderência do veículo com o solo quando em contato com uma pista molhada. A melhor providência que o motorista defensivo deve adotar, quando exposto a esse fenômeno, é

Alternativas

ID
4031680
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Alto Piquiri - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A calibragem dos pneus é uma operação que deve ser feita sempre pelo tratorista. Para aumentar a precisão do calibrador, os pneus devem estar:

Alternativas

ID
4104862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito dos pneus e suas características, que são os únicos componentes da suspensão em contato direto com a pista, e levando em conta suas características construtivas, assinale a opção correta

Alternativas

ID
4174864
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A calibração frequente dos pneus ajuda a manter a segurança dos operadores e alcançar sua vida útil. Os valores de pressão estão indicados nos manuais dos veículos. O instrumento para medir corretamente a pressão em cada pneu é:

Alternativas
Comentários
  • Manômetros são instrumentos utilizados para medir e indicar a intensidade de pressão do ar comprimido.


ID
4900582
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
CRF - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

“São responsáveis pela estabilidade de trajetória do carro, ou seja, seguram o veículo dentro de uma curva ou evita que perca a aderência em uma freada brusca”. Esta informação diz respeito aos pneus:

Alternativas

ID
4900624
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
CRF - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quando um carro possui tração 4x4, isso quer dizer que o carro possui:

Alternativas

ID
4939531
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A fim de prevenir acidentes, o servidor não deve operar um equipamento na instituição para o qual não tenha sido treinado.
II. A aderência é a capacidade de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4939567
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um bom atendimento não contribui para a satisfação do usuário dos serviços.
II. A aderência é a capacidade dos pneus se prenderem na pista ou pavimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5065702
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que descreve a sequência correta do desacoplamento para implemento de três pontos em tratores de pneu.

Alternativas

ID
5086924
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os pneus dos veículos são importantes para impulsionar, frear e manter a dirigibilidade da condução. Para manter o veículo em condições seguras, é necessário

Alternativas

ID
5099635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A tração das patróis modernas pode ser em tandem nas quatro rodas, nas seis rodas ou somente nas rodas dianteiras. A tração somente nas rodas dianteiras é indicada para

Alternativas

ID
5102392
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Sobre o Bloqueio de Diferencial é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5120551
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A falta de contato do pneu com o solo em dias de chuva, fazendo o condutor perder o controle do veículo, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    A aquaplanagem é o fenômeno que ocorre quando um veículo passa sobre a água acumulada na pista, ocasionando a perda de controle da direção e a impossibilidade de frenagem. Durante esse momento, o veículo fica sem o atrito com a estrada, pois a “lâmina de água” presente na pista acaba separando os pneus do contato com o solo.

    Fonte: https://blog.pneubest.com.br/o-que-e-aquaplanagem-e-como-evita-la/