SóProvas



Questões de Oleo


ID
110113
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quanto ao óleo e filtro de óleo do motor dos veículos, analise:

I. Após o desligamento do motor, o óleo do filtro não retorna ao cárter devido à válvula de segurança existente no filtro de óleo.

II. O esgotamento do óleo deve ser realizado com o motor ainda aquecido, para fins de troca.

III. O óleo do motor tem por função, dentre outras, a redução da perda de potência do motor.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Bons estudos!
  • A troca de oleo deve ser realizada de 10 a 15 minutos apos o desligamento do motor, pois o oleo ainda esta aquecido assim fazendo com que ele esteja menos viscoso, facilitando seu escoamento. - QUESTAO II CORRETA !
  • I. ERRADO. Pois, a válvula que impede não se chama ''válvula de segurança'' e sim: válvula anti-retorno é ela que impede que o óleo retorne ao cárter após desligado o motor, mantendo o filtro com o mínimo de óleo necessário para garantir a lubrificação instantânea das partes móveis do motor na próxima partida.
  • concordo sim  questão 2 realmente é preciso deixar um espaço de tempo para que se escoe o óleo.

  • Complementando:

    III- Finalidades do óleo do motor:

    - mantém a temperatura

    - limpa o motor

    - protege contra corrosão

    - compensa espaços livres

    - reduz o desgaste

  • escoar oleo com o motor aquecido ?!

  • Não é válvula de segurança, Jesus me ajuda a memorizar issoooo!!! É válvula anti-retornooo!!!!!

    Não é válvula de segurança, é válvula anti-retorno.

    Não é válvula de segurança, é válvula anti-retorno.

    Não é válvula de segurança, é válvula anti-retorno.

    (tem hora que só vai assim....)

  • A III não está correta?

    Entendo que o óleo do motor diminui o atrito que, por sua vez, reduz a perda de potência do motor.


ID
117025
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Trafegando-se normalmente por uma rodovia percebe-se que a luz indicadora de pressão do óleo lubrificante acende. Pára-se e certifica-se que o nível de óleo está normal. Nesse caso, deverá ser

Alternativas
Comentários
  • No caso dessa questão você tem que avaliar, as alternativas ( a que tinha relação com a pressão do óleo). Mas esse problema pode ser tabém:


    Quando luz se acende significa que, durante o funcionamento do motor, a pressão do óleo lubrificante está baixa. Muitas vezes o veículo está com o lubrificante no nível, mas a luz permanece acesa. O que pode estar acontecendo é que o motor esteja com borra (depósito), que gera entupimento e prejudica a circulação do óleo no interior do motor. Mas se o veículo estiver com alta kilometragem, provavelmente o motor esteja com folga nas válvulas, folga entre pistões e cilindros, folga nos mancais, bomba de óleo ruim e outros.



ID
149662
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A especificação "SAE 20W50", no frasco de óleo, significa que esse produto é um

Alternativas
Comentários
  • Além de responder corretamente a questão, deve-se saber também que o SAE 20W50 é multiviscoso e o SAE 50 é monoviscoso.
    A grande diferença entre eles está no comportamento do lubrificante dentro do motor, ao longo do período de trabalho. Os multiviscosos, que possuem dois números separados pela letra W, são hoje os produtos mais vendidos no mercado.
    Isto porque sua composição mais moderna atua de forma inteligente, ou seja, o primeiro número, antes do W, indica a viscosidade do óleo na temperatura inicial de uso e o segundo número indica a viscosidade do produto durante a alta temperatura do motor ao longo da viagem. Isto significa que, quando o motor está frio, o multiviscoso possui menor viscosidade para circular mais rapidamente pelo motor.
    Conforme o motor vai esquentando, a viscosidade também vai aumentando para garantir a lubrificação perfeita ao longo de todo o trajeto.
    Já com os monoviscosos isto não acontece. Na temperatura inicial, ele possui uma viscosidade 50, maior que a do multiviscoso quando o motor está frio. Logo, durante a partida, demorará mais tempo para cobrir todas as partes metálicas. Mas ao longo do trajeto, à medida que o motor esquenta, vai perdendo gradualmente sua viscosidade (ficando mais “fino”) e com isto, durante os maiores esforços, onde a temperatura é maior, pode ficar com viscosidades inferiores ao multiviscoso.

  • SAE (Society of Automotive Engineers) Sociedade dos engenheiros automotivos dos EUA.

    Óleos de Verão  SAE 20, 30, 40 ...

    *

    *

    Óleos de Inverno SAE 0W, 5W, 10W...

    *

    *

    Óleos Multiviscosos (Inverno e Verão) SAE 20W-40, 15W-50


ID
161347
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em certo frasco de óleo está gravada a classificação SAE 15W50. Isto indica que seu conteúdo é óleo

Alternativas
Comentários
  • LETRA B => Devemos saber que quando um óleo apresenta dois números separados pela letra W em sua classificação, significa dizer que o mesmo trata-se de um óleo multiviscoso, eliminando assim, os ítens a) , c) e e).Os números indicam as viscosidades medidas nas temperaturas de referência( inverno e verão), pois para classificar um óleo, existe um teste de laboratório, que consiste em deixar escoar o óleo por um "copinho" com um orifício de 1/8 de polegada na sua base.Cronometra-se o tempo que o óleo levou para escoar na temperatura de 40 graus centígrados e depois a 10 graus centígrados.Vale lembrar também que a letra W significa inverno em inglês(winter)

    Então, quando encontramos a seguinte especificação SAE 15W50, nada mais é do que (NO LABORATÓRIO) - este óleo se comportou como um óleo "50" no teste à 40 graus e como um óleo "15" no teste à 10 graus centígrados.Bem até onde sei não vi nenhuma especificação de óleo de caixa de marchas com a letra w.

     

  • CLASSIFICAÇÃO SAE PARA ÓLEOS LUBRIFICANTES
    Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

    Óleos de verão => SAE 20, 30, 40, 50, 60;

    Óleos de inverno => SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;

    Óleos multiviscosos (inverno e verão) => SAE 20W40, 20W50, 15W50.

    OBS.: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno.

ID
161362
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A verificação do nível de óleo do motor deve ser realizada periodicamente. Em uma dessas verificações nota-se que houve um pequeno consumo e, aparentemente, não existem vazamentos. Isso indica que

Alternativas
Comentários
  • Nos motores de combustão interna sempre há um pequeno consumo de óleo lubrificante.Isso se deve ao fato de que existem pequenas folgas internas que possiblitam esse consumo, que é totalmente normal.Portanto Letra C.

  • não digo que a çeltra "C" esteja errada..mas outras alternativas tbm estão, pois não e normal baixar oléo não.. acontece de morores desgastados consumirem oleo assim como vazamentos interno, como nas guias de válvulas passando oleo para as camisas,isso provoca tbm baixa de oléo..enfim..muito mais de uma questão correta!


ID
166771
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A viscosidade do óleo lubrificante

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa CORRETA letra C

    A viscosidade do óleo varia consoante a temperatura. Assim sendo, a viscosidade diminui com o aumento da temperatura, facilitando o seu escoamento. Acontece exatamente o contrário quando a temperatura baixa, pois a viscosidade aumenta, dificultando o seu escoamento.

    A viscosidade é muito importante, pois toca os dois lados de uma questão, ou seja, o arranque a frio e o funcionamento no regime de temperatura normal. No arranque a frio, se o óleo é muito espesso, vai demorar muito tempo a chegar a todos os lados dentro do motor fazendo com que não se efetue uma correta lubrificação, aumentando assim o atrito entre peças móveis do motor, conseqüentemente aumentando o desgaste prematuro do motor.

    Por outro lado, um óleo com baixa viscosidade, a alta temperatura pode-se revelar muito fino, acabando por penetrar na câmara de combustão, dando uma quebra na pressão do óleo.

  • Vale lembrar que essa é uma característica dos óleos multi viscosos como por exemplo o 5w30, que varia a sua viscosidade em função da temperatura, proporcionando um desgaste menor das peças móveis do motor enquanto frio, e uma lubrificação adequada em regime de trabalho normal(quente).Essa relação é inversa, ou seja, quando há um aumento de temperatura do motor a viscosidade do óleo multi viscoso diminui.Portanto letra C.
  • Senhores desculpe me, mas devo descordar. O óleo multviscoso aumenta sua viscosidade ao ser submetido a altas temperaturas, visto que; se ele diminuir ainda mais a viscosidade ao ser aquecido era melhor usar óleo monoviscoso. Esse sim diminui a viscosidade ao ser aquecido.
    Esse propriedade de aumentar a viscosidade no óleo multviscoso, em linhas gerais, aconteceu da seguinte forma: um camarada viu que o oleo diminuia a viscosidade quando era aquecido e bolou uma molecula em em forma de "novelo" que quando en temperatura normal se mantem enrolada e quando aquecidade se espande e dessa forma aumenta a viscosidade.
    Mas concordo com o gabarito da questão, o enunciado consta apenas oleo que de um modo geral , sim, diminui a viscosidade ao ser aquecido.
  • GABARITO ERRADO !  

    Peguemos o óleo 5W-30 como exemplo: o 5W representa a viscosidade que esse produto apresenta quando o motor está em temperatura ambiente, ou seja, mais fria que durante o funcionamento. Nessa situação, ele se comporta como um óleo muito fluido, o que é excelente para partidas.

    Esse mesmo óleo funciona como uma viscosidade de 30 – mais viscoso – no momento em que o motor está quente. Isso é ótimo porque um óleo muito fluido queimaria muito rápido devido à temperatura e não conseguiria lubrificar as peças plenamente.

    Portanto o gabarito correto seria  letra B

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!


ID
166777
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O nível do óleo lubrificante do motor deve ser verificado com o motor

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa CORRETA letra B

    Essa aí eu juro que não sabia! Fica a dica..

    O nível do óleo deve ser verificado a cada 1000 km e antes de começar qualquer viagem longa. É muito importante que o nível seja verificado com o veículo sobre uma superfície horizontal. A leitura poderá ser incorreta se o veículo estiver inclinado de algum modo. Alguns fabricantes recomendam que o óleo seja verificado antes que o motor seja ligado (frio). Outros estabelecem que o nível só pode ser verificado depois de 5 a 10 minutos após o motor ser desligado (frio). 

  • Não concordo, pois quando se aquece o motor e consequentemento o óleo, o mesmo sofrerá uma variação de volume significativa, induzindo assim a uma leitura errada.O nível do óleo deve ficar ENTRE as indicações de máximo e mínimo.
  • O motivo:

    O óleo deve estar quente porque sua viscosidade varia com a temperatura. 

    10 minutos é o tempo necessário para que o óleo baixe.


ID
344641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

No motor de combustão interna, o óleo tem a função de lubrificar
e arrefecer todos os componentes da transmissão, bem como de
remover a sujeira e neutralizar produtos de combustão
quimicamente ativos. Acerca dos óleos lubrificantes, julgue os itens
subsequentes.

Quanto maior for a temperatura a que estiver submetido um óleo lubrificante multiviscoso, menor será a sua viscosidade.

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender a questão! 

    Um óleo multiviscoso, como por exemplo 20w40, terá viscosidade 20 em temperatura média de 18º e 40 em temperatura média de 99º, com o objetivo de facilitar a partida em baixa temperatura e promover a adequada lubrificação em temperaturas altas, como pode então esta questão estar certa? 

  • Quanto maior for  temperatura de um óleo lubrificante, menor será sua viscosidade, isso vale para todos os óleos lubrificantes do motor, porém o óleo multigrade (multiviscoso) altere-se pouco com a temperatura.

  • É justamente o que falamos em nossa aula: “a viscosidade é a medida de resistência que um óleo opõe ao movimento, variando com a temperatura”.

    Resposta: Certo.


ID
566662
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos veículos automotores, o acréscimo de óleo aditivo ao lubrificante promove alterações em algumas das propriedades deste, tal como proporcionar

Alternativas
Comentários
  • ADITIVO:

    Excelente performance antidesgaste, extrema pressão, anticorrosivo , antioxidante e dispersante. Contém polímeros sintéticos e aditivos que irão manter o índice de viscosidade dos óleos lubrificantes, mesmo em altas temperaturas.

    Aumenta a vida útil do óleo lubrificante reduzindo o consumo do mesmo e a emissão de fumaça.

  • Detergente: que ou o que deterge, limpa; detersivo.

     

    Gabarito: C


ID
726403
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

De acordo com o fabricante do veículo, o nível do óleo do motor deve ser verificado semanalmente ou antes de iniciar uma viagem. O veículo deve estar em local plano e com o motor quente (esperar, pelo menos, 2 minutos após desligar o motor), se nessa verificação percebe-se que o óleo está esbranquiçado, é indicação de que

Alternativas
Comentários
  • Mal sinal, indica presença de água no óleo lubrificante!

  • já tive um gol 16v rsrssrrs

     

  • GABARITO E

     

    O óleo está misturado com líquido de arrefecimento (água).


ID
1464112
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Ao trafegar com um veículo, em momentos de desvio de trajetória, por exemplo numa curva, a luz indicadora do óleo lubrificante do motor pisca, voltando a se apagar com o veículo em linha reta. A causa provável disso é:

Alternativas
Comentários
  • Neste caso é altamente recomendável verificar o nível do óleo. Certamente está baixo. Ao realizar uma curva a força da gravidade empurra o óleo para o outro lado. Assim o sensor identifica falta de pressão de óleo e acende a luz.

    Gabarito: Letra A

  • ocorre muito isso com a luz do FREIO DE MÃO que também é vermelha e trás um certo incomodo, pessoas inesperientes acabam descobrindo que é o nível baixo de óleo no reservatório de freio e acabam completando esse óleo (que depois vai dar um trabalho para retirar) porém em dois ou três dias aparece o barulho no freio que indica o fim das pastilhas de freio que devem ser trocadas imediatamente (no mesmo momento) pois o freio perde 80% da eficácia e estraga o disco que fica bem mais caro fazer sua troca caso o motorista percista.

    .

    .

    olhem a questão: Q265122


ID
1464115
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Você foi a um posto de serviços para trocar o óleo lubrificante do motor. Enquanto esperava observou que no veículo, mesmo estando num piso nivelado, o lado esquerdo estava mais baixo que o lado direito. Isso acontece porque

Alternativas
Comentários
  • mola de suspensão quebrada...

  • Não tenha dúvida de que está certa! 
    Se o lado esquerdo de um veículo está mais baixo que o seu lado direito, com certeza a mola da suspensão do lado esquerdo do veículo está "arreada", ou seja, quebrada. resposta alternativa "B"

    espero ter ajudado e até a próxima.

  • Nunca ví o material de uma mola de carro quebrar, mesmo depois de cortada.

    .

    Quando se esquenta para rebaixar enfraquece o local aquecido, talvez possa ocorrer... mais isso não deixa a questão errada, pois o tanque realmente quando cheio pesa mais o carro, porém pela engenharia o tanque fica no meio para manter a estabilidade do carro vazio ou cheio e os amortecedores como o próprio nome já diz é para amortecer o impacto e quando estão ruins vc vê o carro balançando muito ou a roda pulando muito. (ex: no carro parado se vc balançar ele para cima e para baixo e soltar ele tem que parar de balançar de imediato, se tiver amortecedor ruim ele continua como um cangurú)

  • Nossa, só notar que a mola está quebrada quando o veículo vai fazer a substituição de óleo é o fim da picada. Será mesmo que não faz barulho com o veículo em movimento? 
    Será que só é notável quando o veículo está parado. Que pergunta horrorosa.

  • Quebrada talvez não tenha sido o termo mais apropriado para se referir a um defeito encontrado em uma mola automotiva. Isto porque elas têm seu tempo de vida útil e após, não necessariamente se quebram, mas também se cansam, o que faz com que a suspensão fique baixa onde elas estão, porém sem que elas estejam quebradas. Mas, por ora, vamos considerar o termo utilizado no enunciado para designar um defeito encontrado na mola. Neste caso, afirmativa está correta.

    Resposta: Certo.


ID
1626277
Banca
FAFIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à finalidade do Cárter de um veículo:

Alternativas
Comentários
  • (C)
    O Cárter é a parte inferior do motor, e nada mais é que um recipiente metálico onde fica acumulado o óleo lubrificante. Sua função é manter um certo nível de óleo de modo a garantir a lubrificação do motor. Com o carro desligado, o óleo que circulou pelo motor escorre por gravidade até o Cárter onde fica acumulado para a próxima vez em quem o motor for ligado. Esse reservatório ajuda também a resfriar o óleo.

  • Complementando o colega, li muito rápido e confundi com o "ângulo Caster", que tem por finalidade permitir o auto-retorno das rodas dianteiras à sua posição primitiva, após se efetuar uma curva (associado a estabilidade).

  • O Cárter localiza-se na parte inferior do motor e é um recipiente onde fica acumulado o óleo lubrificante do motor. A função do cárter é manter o nível de óleo, a fim de garantir a lubrificação das peças do motor em movimento, reduzindo o atrito. Quando o motor está desligado, o óleo fica armazenado no cárter.


    Portanto, dentre as alternativas, pode-se afirmar que finalidade do cárter de um veículo é armazenar o óleo e proteger o conjunto móvel.



    Resposta: C




  • Até o veíuclo tem caráter e muita gente quee não! Tô passada!

  • A terceirização de atividade fim nos concursos já começou? Pois, agora o policial rodoviário é também mecânico de autos? Como assim o cárter tem  a função de proteger o conjunto móvel? Pessoal, a bomba de óleo do motor é que, vamos dizer assim, teria essa função, pois ela succiona o óleo que está no cartér, função somente de acumular o óleo lubrificante do motor, e distribuí-lo para as partes movéis do motor.

    A maioria das questões de mecânico que estou vendo estão equivocadas.

  • Questão de mecânica sempre chatinha!


ID
1727431
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um motorista percebeu que o reservatório do óleo de freio estava muito baixo, perto da marca mínima. Após avaliar o veículo, não encontrou nenhum vazamento no sistema. Nesse caso, a razão provável do nível baixo poderá ser

Alternativas
Comentários
  • O fluido baixo pode ser sinal de vazamento no compartimento do motor ou nas rodas, o que neste caso, deve ser visto com urgência. Se não houver vazamentos de óleo, é necessário que seja checado, pode ser que haja desgaste das pastilhas de freio ou lona de freio, o que faz com que puxem o fluido para baixo para compensar a diferença entre as duas. No caso de troca das pastilhas, é normal que o nível de fluido do reservatório volte ao nível normal.

  • resposta correta letra D


ID
1848184
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo .

A função ___________ é sincronizar o movimento das válvulas com ___________ do pistão e a injeção de óleo Diesel, para que ocorram corretamente os quatro tempos do motor. 

Alternativas

ID
2079430
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação aos componentes de um mecanismo de lubrificação, o que é cárter seco?

Alternativas
Comentários
  • a alternativa B e D estão certas porém a pergunta a ser respondida é "o que é cárter seco" ,e não em que situação se aplica.

    O examinador fez de sacanagem.


ID
2105995
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quais são os três principais sistemas de injeção de óleo Diesel?

Alternativas

ID
2114539
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Que componente da bomba injetora evita o retrocesso do óleo Diesel contido na tubulação de alta pressão de combustível e assegura que a mesma quantidade de óleo Diesel, pressurizado pelo pistão da bomba injetora, seja injetado na câmara de combustão do motor?

Alternativas

ID
2403283
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os óleos lubrificantes podem ter várias origens e cada motor, dependendo de suas características construtivas, utilizará uma delas: minerais: provenientes do petróleo; graxos: obtidos de vegetais ou animais (como a mamona, a palma, a baleia e o bacalhau); sintéticos: produzidos em laboratório e com qualidades especiais não encontradas nos outros dois tipos. Os óleos lubrificantes são classificados por três normas mais usuais: SAE, API e ASTM. As siglas 5w40, no lubrificante do motor, significam

Alternativas
Comentários
  • O 5w (w de winter - inverno) significa que a viscosidade é baixa na partida do motor e o 40 indica a viscosidade durante a operação.


ID
2748892
Banca
IADES
Órgão
ARCON-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nunca é demais lembrar que o óleo, além de lubrificar, limpa as superfícies internas do motor e garante seu bom desempenho. Mesmo assim, tem gente que comete erros comuns ao trocar o produto. Ou então leva o carro ao posto de gasolina – que muitas vezes não tem o preparo ideal para fazer o serviço, nem se preocupa em inspecionar como está sendo feita a troca.

Disponível em:<https://quatrorodas.abril.com.br> . Acesso em: 18 jun. 2018.


Considerando as informações do texto, assinale a alternativa que indica um óleo para motor.

Alternativas
Comentários
  • DOT - Fluido de freio

    ATF - Automatic Transmission

    5W-30 - Motor Oil

    HD - Heavy Duty - Para componentes hidráulicos

    EP - óleo para diferenciais e caixa de tranferencia de caminhões, onibus, vans, camionetes, camionetas

    R.: B


ID
2761684
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Assinale a alternativa que define o parâmetro de controle dos óleos hidráulicos, viscosidade.

Alternativas

ID
2761693
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A insuficiência ou a diluição do filme de óleo lubrificante entre a bronzina e o eixo ocasiona o desgaste da camada eletrodepositada.


São causas desse tipo de desgaste, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de que deixar o motor funcionando em marcha lento por longos períodos não ser uma causa do desgaste, mas sim o uso do lubrificante por um período maior do que o suportado. Exemplo:

    motor ligado por 1000 horas, hipoteticamente equivale a 5mil km, a troca de óleo deve ser feita no máximo a cada 5mil km , então se o motor ficar ligado por 3mil horas e andar apenas 10km, significa que ele foi submetido a um regime além do seu limite de fabricação. que resulta no desgaste por falta ou por desgaste do lubrificante.

    Exceto para motores refrigerados a ar sem refrigeração forçada, ou seja, só é refrigerado quando em movimento.

    Mas dentre as opções a mais sem nexo é a tampa de óleo.


ID
3060358
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

No que diz respeito a aspectos relacionados à mecânica e à elétrica de automóveis, julgue o item subsequente.


O funcionamento de um automóvel com óleo vencido ou com o nível de óleo abaixo do que é recomendado pelo fabricante pode causar um grave dano ao motor.

Alternativas

ID
3060559
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos postos de combustível normalmente os frentistas fazem a verificação com o motor quente, o que é errado. Com o motor quente o lubrificante ainda não desceu todo para o cárter (o reservatório) e dá a falsa impressão de que o nível está baixo. Por isso, muitas vezes o lubrificante é completado sem necessidade. A medição deve ser feita com o motor frio, no mínimo 10 minutos após desligá-lo. E o veículo precisa estar em um lugar plano. Sobre os danos do excesso de óleo, analise as afirmativas.

I. Caso o óleo esteja acima do nível, o primeiro indício é aparecer vazamentos. Os retentores podem não suportar o aumento da pressão interna.

II. Um risco é que o excesso de óleo vá para a câmara de combustão, a que é para chegar somente ar e combustível. Isso afeta o consumo do carro e, mais grave, poderá danificar o catalisador, uma peça do sistema de exaustão dos automóveis.

III. Pode ocorrer de o óleo chegar às velas, ocasionando falhas e mais gasto na hora de abastecer. O excesso de lubrificante também mudará a taxa de compressão interna do motor, o que leva à redução da vida útil das peças.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
3199207
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os óleos lubrificantes possuem entre suas funções básicas a de fazer uma compensação do espaço livre entre as peças móveis do motor de combustão interna.

II. Entre o tanque e a bomba de combustível há um filtro que retém possíveis impurezas que possam estar presentes no combustível e atingir o carburador, podendo causar desregulagens .


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • oxe! ninguem,xiiiiiii.


ID
3199330
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A presença de contaminantes no óleo diesel, como água e sedimentos, em teor maior que o permitido, causa desgaste excessivo do motor.

II. A motoniveladora busca tornar o solo mais apropriado para receber a nova instalação na qual o empreendimento está sendo trabalhado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3199333
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Diante de um acidente, o motorista deve evitar acionar o resgate do corpo de bombeiros, mesmo diante de qualquer perigo identificado como fogo, fumaça, faíscas, vazamento de substâncias, gases, líquidos, combustíveis ou ainda locais instáveis como ribanceiras, muros caídos, valas etc.

II. A qualidade do óleo diesel é especificada em função de diversas características do combustível, como pureza, densidade e viscosidade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3199366
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. É vedado ao motorista utilizar-se de técnicas e automatismos corretos, resultantes de prática e treinamento, em prol da segurança no trânsito.

II. A bomba de óleo serve para succionar o lubrificante do cárter, bombeando-o para as galerias.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3199369
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O bloco é a parte central do motor. A resistência do bloco pode ser aumentada, se for utilizada na sua fabricação uma liga de ferro fundido com outros metais.

II. A viscosidade é medida em função da resistência ao escoamento do óleo diesel em orifício padrão. A viscosidade tem influência na lubrificação da bomba e bicos injetores.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4106041
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em alguns casos de vazamento de óleo hidráulico o furo das mangueiras é quase que imperceptível a olho nu. Nesta situação é aconselhável que o operador e/ou mecânico use os artifícios abaixo para constatar o vazamento:


I. Deslizar as mãos pela mangueira para descobrir o vazamento.

II. Passar um papelão sobre toda a extensão da mangueira.

III. Por um pedaço de madeira perto do local do suposto furo.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
5065687
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Qual procedimento deve ser realizado pelo operador de trator caso a luz do indicador de pressão do óleo do motor acenda ou o mostrador indicar baixa pressão?

Alternativas

ID
5065693
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Qual nome se dá ao reservatório de óleo lubrificante localizado na parte inferior do motor do trator?

Alternativas

ID
5133754
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em geral, o usuário deseja ser ouvido e ter suas necessidades supridas quando busca os serviços de uma entidade.
II. Ao lidar com usuários dos serviços públicos, a linguagem do servidor público deve ser clara e segura, transmitindo segurança.
III. A função principal dos óleos lubrificantes é a de promover a corrosão do motor através da neutralização dos ácidos que se formam na combustão da mistura entre água e combustível.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas