SóProvas



Questões de Lubrificação


ID
326071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

O fato de a lâmpada do óleo acender com o motor em funcionamento é indício de que o óleo lubrificante do motor está com baixa viscosidade ou de que a bomba de óleo está defeituosa.

Alternativas
Comentários
  • Quando acende durante o funcionamento do motor, indica que a pressão do lubrificante encontra-se abaixo do mínimo necessário. No entanto o acendimento também pode ser provocado por uma falha no sensor que a comanda ou da sua fiação elétrica. Nesse caso, uma verificação da pressão, com um manômetro de precisão, deve ser feita. Quedas da pressão de lubrificação podem ser geradas por pane da bomba ou da válvula de alívio do sistema, folgas excessivas nos mancais, lubrificante inadequado, ou motor superaquecido. Muitos modelos possuem em seus painéis de instrumentos indicadores de pressão que complementam a luz de advertência.​

    http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=734&topicid=2​


ID
541504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os lubrificantes sólidos podem ser classificados em sólidos laminares e compostos orgânicos. No grupo dos compostos orgânicos, estão a(o)

Alternativas
Comentários
  • Sólidos laminares:

    Grafita, Dissulfeto de molibidênio, Dissulfeto de tungstênio, Mica, Talco, Sulfato de Prata, Bórax

    Compostos orgânicos:

    – Parafinas

    – Ceras

    – Pastas especiais

    – Plásticos


ID
546763
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Com relação aos óleos lubrificantes, associe cada número da primeira coluna com sua respectiva característica, apresentada na segunda coluna.

I - Número de precipitação        P - Indica o tempo, em segundos, que a amostra do óleo leva para separar-se da água condensada proveniente de uma injeção de vapor.
II - Número de neutralização     Q - É um índice da quantidade de gordura ou de óleo graxo presente em um óleo mineral composto
III - Número de saponificação    R - Permite uma avaliação do grau de acidez ou alcalinidade do óleo.
                                                S - Indica o volume de matérias estranhas existentes no óleo.

A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • Número de Precipitação

    Indica o volume de matérias estranhas existentes no óleo lubrificante.

    Em óleo sem uso, indica o grau de refinação do produto, pois os compostos asfálticos indesejáveis são insolúveis em nafta leve de petróleo, se separando por meio de centrifugação.

    Nos óleos usados, revela o conteúdo de partículas sólidas em suspensão, indicando a contaminação com matérias estranhas.

    Número de Neutralização

    Indica o grau de acidez ou alcalinidade do óleo.

    Os óleos minerais puros possuem este valor inferior ao dos óleos aditivados. No controle dos óleos usados é útil verificar a variação do seu valor, uma vez que em trabalho, tendem a acumular produtos ácidos, resultante de sua própria combustão ou deterioração.

    Número de Saponificação

    É um índice que indica a quantidade de gordura ou de óleo graxo, presente em um óleo mineral composto.

    Número de Emulsão

    É o tempo, em segundos, que uma amostra de óleo leva para se separar da água condensada proveniente de uma injeção de vapor.

    Índice de Demulsibilidade Herschel, medido em centímetros cúbicos por hora, expressa a rapidez com que o óleo se separa de determinada emulsão padrão, às temperaturas de 55 ou 82 °C.

    Em geral os óleos que oferecem menor resistência à emulsão é os de maior acidez, no entanto, apresenta maior resistência de película.

    Óleos oxidados se emulsionam mais facilmente que os óleos novos.


ID
546766
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

As graxas são empregadas onde os óleos não são eficazes, uma vez que tendem a escorrer, por mais viscosos que sejam. São usadas também quando se deseja formar um selo protetor, evitando-se a entrada de contaminantes. Nesse contexto, associe os tipos de graxa à esquerda com suas respectivas características apresentadas à direita.

I - Graxas de cálcio   
II - Graxas de sódio   
III - Graxas de lítio  

P - Possuem alta estabilidade térmica e ótima durabilidade e utilizam o polímero da ureia como espessante.
Q - Têm como principal vantagem a resistência à água e não podem ser usadas acima de 80 oC, sob pena de haver separação do sabão e óleo; são muito empregadas em pistolas para lubrificação de mancais de bucha, operando a temperaturas normais e cargas médias.
R - Têm como principal vantagem a boa resistência ao calor, embora não resistam à água; são resistentes à ferrugem.
S - Possuem boa resistência ao calor e à água e apresentam, ainda, boas características de bombeamento; não apresentam resistência à ferrugem, a não ser quando aditivadas.

A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • Graxa à base de sabão de Cálcio (Ca) tem uma estrutura macia similar a de manteiga e apresenta boa estabilidade mecânica. São normalmente estáveis com 1 a 3% de água e não dissolvem na água. Não devem ser utilizadas em temperaturas acima de 60 ºC (140 ºF). As graxas de cálcio são recomendadas para instalações expostas a água em temperatura de até 60 ºC (140 ºF), tais como a seção úmida de máquinas de fabricação de papel. Graxas de cálcio proporcionam normalmente boa proteção contra água salina e podem ser utilizadas com segurança em ambientes marinhos. Graxas de cálcio estabilizadas com outro agente que água podem ser utilizadas em temperatura de até 120 ºC (250 ºF). Graxas de complexo de cálcio são um exemplo. 


    Graxas à base de sabão de sódio (Na)  podem ser utilizadas numa gama mais ampla do que graxas normais de cálcio. Estas graxas apresentam boas propriedades de aderência e vedação. Fornecem também, proteção contra ferrugem, embora, ao fazê- lo, diminua consideravelmente a sua capacidade de lubrificação. Se água demais penetra no rolamento, há risco da graxa ser expelida.Portanto, não devem ser utilizadas em aplicações muito úmidas. Graxas sintéticas à base de sabão de sódio podem trabalhar em temperaturas de até 120 ºC (259 ºF)


    Graxas à base de sabão de lítio (Li) A estrutura destas graxas é semelhante aquela das graxas de sabão de cálcio: macia e similar a manteiga. Possuem muitas das vantagens das graxas à base de sabão de cálcio e sódio, mas praticamente nenhuma das desvantagens. Sua capacidade de aderir às superfícies metálicas é boa. Estabilidade em temperatura elevada é excelente; a maioria das graxas à base de sabão de lítio pode ser utilizada em variação muito ampla de temperatura. Graxas de lítio são desprezivelmente solúveis em água. Podem ser utilizadas em aplicações úmidas quando a temperatura é muito alta para a graxa à base de cálcio.


    Graxas sintéticas Este grupo inclui graxas baseadas em óleos sintéticos, tais como éster e silicone, que não oxidam tão rapidamente como óleos minerais. Portanto, graxas sintéticas têm, em geral, uma gama mais ampla de aplicações do que outras graxas. São utilizados diversos agentes espessante, incluindo sabão de lítio, bentonita e PTFE. A maioria das graxas sintéticas são produzidas a fim de satisfazer padrões militares de testes para aplicações em instrumentação e dispositivos de controle em aeronaves, robôs e satélites. Estas graxas revelam freqüentemente baixa resistência ao atrito em temperaturas baixas como - 70 ºC (-95 ºF)

  • Ótimo comentário!


ID
559081
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Com relação à lubrificação a graxa dos mancais de rolamentos, avalie as afirmativas a seguir.
I - As graxas de cálcio podem ser usadas para rolamentos que funcionem sob temperaturas moderadas (máximo de 60 ºC) e rotações baixas.
II - As graxas de sódio são adequadas para rolamentos que operem sob condições isentas de umidade.
III - A graxa apresenta sobre o óleo, a vantagem de contribuir para a boa vedação da caixa.
IV - Com qualquer graxa, as caixas devem ser preenchidas, no máximo, até a metade de sua capacidade.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - As graxas de cálcio podem ser usadas para rolamentos que funcionem sob temperaturas moderadas (máximo de 60 ºC) e rotações baixas (CORRETO)
    II - As graxas de sódio são adequadas para rolamentos que operem sob condições isentas de umidade. (CORRETO)
    III - A graxa apresenta sobre o óleo, a vantagem de contribuir para a boa vedação da caixa. (CORRETO)
    IV - Com qualquer graxa, as caixas devem ser preenchidas, no máximo, até a metade de sua capacidade (CORRETO) - há casos onde é indicado preencher de 70 a 80%, mas muito específicos como em ambientes com alta contaminação e operando a baixas velocidades.


ID
559084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os lubrificantes sólidos devem possuir as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • A - forte aderência a metais, estabilidade em altas temperaturas e ser quimicamente inertes.

    B - forte aderência a metais, grande resistência ao cisalhamento e ser quimicamente inertes.

    C - estabilidade em altas temperaturas, grande resistência ao cisalhamento e baixo coeficiente de transmissão de calor.

    D - baixo coeficiente de transmissão de calor, forte aderência a metais e grande resistência ao cisalhamento.

    E - baixo coeficiente de transmissão de calor, estabilidade em altas temperaturas e ser quimicamente inertes.


ID
562393
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre os fatores que influenciam na lubrificação de engrenagens fechadas, citam-se:
I – o tipo de engrenamento, onde a direção do engrenamento age no sentido de criar uma cunha de óleo;
II – a rotação do pinhão, onde a velocidade influencia a formação e a manutenção da cunha de óleo;
III – a potência transmitida, que influencia na pressão e, consequentemente, na viscosidade do óleo;
IV – o tipo de acionamento, onde um torque alternado ou variável pode exigir o uso de um óleo menos viscoso.
São corretos APENAS os fatores

Alternativas
Comentários
  • IV - o tipo de acionamento, onde um torque alternado ou variável pode exigir o uso de um óleo mais viscoso.

    Se o movimento for uniforme, a tendência é usar óleo com menor viscosidade.

    Fonte: Lubrificação Industrial (apostila), EEEP-Seduc


ID
562438
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre os procedimentos de instalação de máquinas e equipamentos mecânicos, analise as afirmativas a seguir.
I – Um dos cuidados adotados na lubrificação é retirar os lubrificantes dos tambores imediatamente após o transporte.
II – Os testes em branco correspondem a uma revisão geral da montagem, promovida individualmente para cada equipamento.
III – A verificação dos limites de fim de curso e de parada é um exemplo de teste em vazio.
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe uma bibliografia para isso?


ID
568114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual o grau API (American Petroleum Institute) de um óleo com densidade relativa a 60 °F igual a 0,876?

Alternativas
Comentários
  • 141,5/densidade - 131,5
  • (141,5/0,876) -131,5 = 30

  • FÓRMULA:

     

    API = 141,5/d - 131,5 ;  a fórmula é validade para condição do óleo em 60ºF.

     


ID
568117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Define-se ponto de fulgor como a

Alternativas
Comentários
  • Ponto de Fulgor ou Lampejo: é temperatura em que óleo aquecido em aparelho adequado, desprende os primeiros vapores que se inflamam momenteamente ( lampejo) ao contato de uma chama.


ID
568801
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual o grau API (American Petroleum Institute) de um óleo com densidade relativa a 60 °F igual a 0,840?

Alternativas
Comentários
  • grau API=141,5/densidade - 131,5

                  =141,5/0,840 - 131,5

                  =36.95

     


ID
706900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Montagens em mancal com lubrificante devem ser vedadas para conservar as propriedades do lubrificante e impedir a entrada de sujeira

No que se refere a diferentes tipos de vedação, tem-se que a vedação

Alternativas
Comentários
  • A) com retentores com molas é usada para reter óleo em mancais de pressões elevadas.

    B) com retentores de labirinto é usada para reter graxa em mancais de deslocamento axial.

    C) de feltro é usada com graxa, em mancais onde a temperatura é alta e velocidade é baixa.

    D) de labirinto é indicada para eixos que giram a velocidades elevadas, podendo ser usada com óleo ou graxa.

    E) de labirinto pode ser combinada com a vedação de feltro quando a viscosidade da graxa está em torno de SAE150 a 200

    Obs.: Se houver algo errado, avisem-me para corrigir.


ID
789010
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Chesf
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O que ocorre com um óleo lubrificante quando o mesmo é aquecido até atingir seu ponto de fulgor e, em seguida, o fornecimento de calor é interrompido?

Alternativas

ID
836440
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

As graxas apresentam pontos de gota bastante distintos, uma vez que dependem do agente engrossador. O ponto de gota indica a temperatura em que o produto se torna fluido, capaz de gotejar através de um orifício padronizado, sob determinadas condições.

Com relação aos respectivos pontos de gota, da temperatura mais baixa para a mais alta, têm-se as seguintes graxas:

Alternativas
Comentários
  • ;/

    ?

  • B

    de alumínio, de sódio e de poliureia


ID
1220356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Para se adequar aos requisitos impostos pelos regulamentos, um carro de Fórmula 1 precisa ser baixo, o que faz com que o seu motor fique localizado muito próximo ao solo, não deixando espaço para o cárter. Nesse caso, o óleo lubrificante fica armazenado em um reservatório e é bombeado para o motor. Depois de lubrificar o motor, o óleo é novamente bombeado para o reservatório.

Esse método é conhecido como lubrificação por:

Alternativas
Comentários
  • Tudo que é bombeado é FORÇADO

  • Calma camarada, a lubrificação por gravidade tem bombeamento para o reservatório e não é forçado. Como já dito, é por gravidade.


ID
1241050
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O lubrificante industrial AGMA 5, equivalente ao óleo ISO VG 220,

Alternativas
Comentários
  • Ainda não existe uma classificação universal que englobe todas a características desejáveis de um óleo lubrificante. Contudo, existem critérios de classificação que levam em conta as propriedades mais relevantes e as condições de serviço requeridas. As classificações mais comuns são feitas conforme a SAE, ISO VG e API.

    A classificação ISO VG é realizada de acordo com a viscosidade nominal à 40°C e é dada em centstokes. Assim, um óleo com classificação ISO VG 150 é um óleo que apresenta viscosidade mpedia de 150 cS (podendo variar entre 135 e 165 cS). 


ID
1241053
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em máquinas e motores, o rompimento da película lubrificante, ocasionado pela bomba de óleo ao alimentar as partes a serem lubrificadas com uma mistura de óleo e ar, pode ser evitado utilizando-se um aditivo

Alternativas
Comentários
  • Aditivos antiespumantes previnem a formação de espuma ou bolhas de vapor no lubrificante, o que pode causar o rompimento da película de lubrificante.


ID
1262167
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Aditivos tais como: teflon, grafite, bissulfeto de molibdênio ou, a base de molibdênio ou boro, são empregados visando reduzir a energia necessária ao deslizamento de partes móveis entre si, formando uma película que se rompe com o movimento, mas que se recompõe automaticamente. Estes aditivos são ditos

Alternativas
Comentários
  • são empregados visando reduzir a energia necessária ao deslizamento de partes móveis entre si:

    A) modificadores de atrito.


ID
1274980
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Relativamente às graxas, os óleos possuem, em geral, algumas vantagens, dentre as quais destaca-se a

Alternativas
Comentários
  • Vantagem dos óleos em relação as graxas:

    Resposta correta letra B

    Dissipam melhor o calor;

    Lubrificam melhor em altas velocidades;

    Resistem melhor à oxidação.

     


ID
1275055
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma graxa lubrificante comumente empregada em chassi, que aceita como agente de adesividade o poli-iso-butileno por não ter boa adesividade natural, tem como sua principal vantagem a resistência à água e, como desvantagem, a limitação de seu uso em sistemas cuja temperatura ultrapasse 80 °C, sob pena de separação do sabão e óleo.

Graxas desse tipo são classificadas como graxa de

Alternativas
Comentários
  • Graxa à base de sabão de Cálcio (Ca)  tem uma estrutura macia similar a de manteiga e apresenta boa estabilidade mecânica. São normalmente estáveis com 1 a 3% de água e não dissolvem na água. Não devem ser utilizadas em temperaturas acima de 80 ºC. As graxas de cálcio são recomendadas para instalações expostas a água em temperatura de até 80 ºC , tais como a seção úmida de máquinas de fabricação de papel. Graxas de cálcio proporcionam normalmente boa proteção contra água salina e podem ser utilizadas com segurança em ambientes marinhos. Graxas de cálcio estabilizadas com outro agente que água podem ser utilizadas em temperatura de até 120 ºC.

     Graxas à base de sabão de sódio (Na)  podem ser utilizadas numa gama mais ampla do que graxas normais de cálcio. Estas graxas apresentam boas propriedades de aderência e vedação. Fornecem também, proteção contra ferrugem, embora, ao fazê- lo, diminua consideravelmente a sua capacidade de lubrificação. Se água demais penetra no rolamento, há risco da graxa ser expelida.Portanto, não devem ser utilizadas em aplicações muito úmidas. Graxas sintéticas à base de sabão de sódio podem trabalhar em temperaturas de até 120 ºC (259 ºF). 

    Graxas à base de sabão de lítio (Li) A estrutura destas graxas é semelhante aquela das graxas de sabão de cálcio: macia e similar a manteiga. Possuem muitas das vantagens das graxas à base de sabão de cálcio e sódio, mas praticamente nenhuma das desvantagens. Sua capacidade de aderir às superfícies metálicas é boa. Estabilidade em temperatura elevada é excelente; a maioria das graxas à base de sabão de lítio pode ser utilizada em variação muito ampla de temperatura. Graxas de lítio são desprezivelmente solúveis em água. Podem ser utilizadas em aplicações úmidas quando a temperatura é muito alta para a graxa à base de cálcio. 


ID
1277443
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O sistema de lubrificação de um motor de automóvel tem como finalidade lubrificar, entre outros inúmeros componentes mecânicos, as engrenagens, as paredes do cilindro, os mancais do pistão, os mancais da árvore e os tuchos.

O componente responsável pelo armazenamento do óleo no motor é a(o)

Alternativas
Comentários
  • O CÁRTER É UM RESERVATÓRIO METÁLICO OU DE FIBRA QUE ACUMULA O ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR. SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É ARMAZENAR E RESFRIAR O ÓLEO QUANDO O MOTOR ESTÁ EM FUNCIONAMENTO.


ID
1294426
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os óleos naftênicos são muito empregados na lubrificação de cilindros de compressores.
Os produtos oriundos da oxidação desses óleos são

Alternativas
Comentários
  • Generalidades sobre óleos parafínicos e naftênicos:

    Os óleos parafínicos são aqueles que tem uma cadeia molecular em forma de corrente. Já os naftênicos apresentam uma cadeia molecular em forma de ciclos.

    Os derivados de origem parafínica são óleos leves, com alto ponto de fluidez, alta estabilidade química e alto índice de viscosidade. São adequados para a produção de querosone de aviação, diesel, de parafinas e lubrificantes. A gasolina oriunda desses óleos é de menor octanagem. Em baixas temperaturas, as parafinas tende a se sedimentar.

    Os derivados de naftênicos possuem menor teor de enxofre e pode gerar resíduos de destilação com baixo resíduo de carbono. Adequados paea a produção de gasolina, lubrificantes e nafta. Provavelmente por esses resíduos com menos carbono é que os mesmos sejam menos duros e de mais fácil remoção.


ID
1295509
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O grau de acidez ou alcalinidade de um óleo lubrificante pode ser avaliado por seu

Alternativas
Comentários
  • Ponto de fulgor - Começa a liberar gases inflamáveis.

    Ponto de anilina - Corresponde à temperatura à qual dois volumes iguais de óleo e de anilina e tornam completamente miscíveis.

    Número de precipitação - corresponde aos sólidos em suspensão.

    Número de emulsão - É o tempo, em segundos, que uma amostra de óleo leva para se separar da água condensada proveniente de uma injeção de vapor.

     


ID
1310971
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Um fluido corrosivo deve ser transportado por tubulações no interior de uma indústria química. Para isso, devem ser escolhidos o material adequado e o tubo mais espesso disponível. As tubulações disponíveis para aquisição estão apresentadas no quadro abaixo.


                               Materiais                     Aço-carbono, aço-liga, PVC
                               Número de série          80 ou 100

Entre as tubulações disponíveis, a indicada é

Alternativas

ID
1355977
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Relativamente aos óleos, as graxas, em geral, possuem algumas vantagens, dentre as quais destaca-se o fato de

Alternativas

ID
1380862
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O descascamento na superfície de um rolamento pode ser evitado

Alternativas
Comentários
  • O descascamento na superfície pode ser causado por: 

    ●Excesso de carga ou manejo iadequado ou fadiga normal da vida
    ●Montagem inadequada
    ●Precisão incorreta no eixo ou alojamento
    ●Folga insuficiente
    ●Contaminação
    ●Oxidação
    ●Lubrificação inadequada
    ●Queda da dureza em razão de temperaturas altas anormais

     

    Logo, a alternativa adequada seria a "d"


ID
1384738
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A viscosidade é uma das principais propriedades que definem a seleção de um óleo lubrificante. Em termos gerais, considerando as condições de uso de um óleo, quanto maior(es) a(s)

Alternativas
Comentários
  • Justificativas

    a) Errada. Quanto maior a velocidade e quanto maior a viscosidade, maiores as perdas de potência por atrito entre o fluido e a parte móvel da máquina, o que implica em maior aquecimento;

    b) errada. Deve ser o oposto, visto que não se deseja que o óleo escoe com facilidade para fora do sistema, em caso de altas pressões

    c) Correta!

    d) Errada. Grandes folgas e baixas viscosidades podem implicar em lubrificação deficiente, visto que o óleo sairá com facilidade pelos amplos espaços

    e) Errada. Maiores dimensões, maiores tolerâncias associadas, maiores folgas (em geral), maior área de contato e massa e, portanto, necessidade de lubrificantes mais viscosos.


ID
1453585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A menor temperatura a que um óleo é submetido, normalmente expressa em múltiplos de 3° C, na qual se observa a sua fluidez, é definida como

Alternativas
Comentários
  • Ponto de Fluidez
    Também chamado de ponto de gota ou ponto de congelamento, vem a ser a temperatura máxima na qual o óleo flui. É expresso em °F, e é sempre múltiplo de 5.
    Só interessa no emprego de lubrificantes para máquinas frigoríficas.

    Ponto de Fulgor
    É a menor temperatura na qual o vapor desprendido pelo óleo, em presença do ar, se
    inflama momentaneamente, ao lhe aplicar uma chama, formando um lampejo. Óleos com ponto de
    fulgor inferior a 150°C não devem ser empregados em lubrificação. Depende da volatilidade dos
    constituintes mais voláteis. Óleos de mesma série e do mesmo tipo de cru, o mais viscoso possui ponto
    de fulgor mais elevado.
     


ID
1464454
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O método de lubrificação no qual o óleo lubrificante contido em um reservatório é borrifado por meio de uma ou mais peças móveis, parcialmente imersas nesse mesmo reservatório, as quais o arrastam, é conhecido como lubrificação por

Alternativas
Comentários
  • LUBRIFICAÇÃO MECÂNICA

    - Métodos de lubrificação a GRAXA: manual (com pincel ou espátula), manual com pistola, copo stauffer, por enchimento, sistema centralizado.

    - Métodos de lubrificação a ÓLEO: por gravidade, por capilaridade, por salpico, por imersão, por sistema forçado.

             # Método de lubrificação a óleo por salpico

                      + Óleo de carte é borrifado por meio de uma ou mais peças móveis p/ o resto do motor;

                      + Lubrificação por anel ou por corrente - lubrificante no reservatório é levado ao eixo pelo anel; o anel acompanha o movimento do eixo; a corrente leva mais óleo que o anel.

                      + Lubrificação por colar - colar fixo ao eixo; óleo vai p/ mancal através de ranhuras; maior velocidade; óleo mais viscoso. 


ID
1464472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Graxas à base de cálcio são indicadas para serem utilizadas em equipamentos que trabalhem

Alternativas
Comentários
  • - Graxas à base de sabão de Cálcio:
    Aderentes, são indicadas para uso em peças que trabalham em contato com água. Não são indicadas para utilização em temperaturas superiores a 800ºC;
    - Graxas à base de sabão de Sódio:
    Recomendadas para mancais planos e rolamentos que trabalham a altas velocidades e temperaturas elevadas (até 1200ºC) e, ocasionalmente, em engrenagens. É desaconselhável o seu uso em presença de umidade, pois o sabão é solúvel em água;
    - Graxas à base de sabão de Alumínio:
    São indicadas para uso onde o principal requisito seja a característica de aderência da graxa, proporcionando boa proteção contra a ferrugem e resistência à lavagem por água. Não resiste a temperaturas elevadas;
    - Graxas à base de sabão de Lítio:
    São aderentes e relativamente insolúveis em água, substituindo, em aplicações convencionais, substitui muito bem as graxas de Cálcio e Sódio, sendo, portanto, de aplicações múltiplas. Esta é a graxa indicada no manual da impressora offset GTO do laboratório.
    Possuem grande estabilidade mecânica e alto ponto de gota, sendo de fácil aplicação por meio de pistolas e sistemas centralizados de lubrificação;
    - Graxas à base de sabão Complexo:
    Sabão complexo é aquele, em que a fibra do sabão é formada pela cocristalização de um sabão normal (Cálcio, Sódio, Alumínio ou Lítio) e um agente complexo, como: ácido acético, lático, etc.
    Esse tipo de graxa apresenta como característica principal um elevado ponto de gota.

  • Pode-se fazer um "mini resumo" dos tipos de graxa, em relação à temperatura de trabalho e resistência a água:

    • alumínio e cálcio: resistem a água mas operam em mais baixas temperaturas (entre 70 e 80°C);
    • sódio: resiste a altas temperaturas (150°C) mas não a água;
    • lítio: resiste tanto a água quanto a altas temperaturas, sendo dita como um tipo universal.


ID
1610713
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A propriedade que um líquido tem de resistir a um deslocamento em relação a si mesmo denomina-se índice de

Alternativas

ID
1746406
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O propósito da lubrificação é prevenir o contato metálico direto, graças à formação de uma película fina de óleo ou graxa sobre as superfícies de contato.

Logo, a lubrificação não possui a característica de:

Alternativas

ID
2057116
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O sistema de Lubrificação aplicado em máquinas que possuem muitos pontos a lubrificar, ou pontos de difícil acesso, que utilizem o mesmo lubrificante, que consiste de um reservatório, de onde o lubrificante (óleo ou graxa), é bombeado sob pressão, através de tubos, para os diversos pontos de aplicação, denomina-se

Alternativas

ID
2114608
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O que ocorre com o óleo lubrificante quando a sua temperatura aumenta?

Alternativas

ID
2206561
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Baseado em valores obtidos pelos ensaios de penetração, o National Lubricating Grease Institute (NLGI) estabeleceu uma classificação para as graxas lubrificantes dividindo-as em classes.


Essa classificação das graxas lubrificantes considera a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • Com base nos resultados obtidos no penetrômetro, o National Lubricating Grease Institute (NLGI) criou um sistema de classificação para as graxas definidos de consistência trabalhada em 60 ciclos que variam de 000 (muito macia) a 6 (muito dura).

     


ID
2206564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A eficácia da lubrificação de mancais planos depende da manutenção da sua película lubrificante.

Nesse contexto, a viscosidade do lubrificante a ser utilizado deverá ser menor quanto maior for a

Alternativas
Comentários
  • VELOCIDADE                        VISCOSIDADE       

             >                                               <

    PRESSÃO                        VISCOSIDADE

        >                                             >

    TEMPERATURA                        VISCOSIDADE

              >                                                    >

    FOLGA                            VISCOSIDADE

       <                                               <

    ACABAMENTO                        VISCOSIDADE

             MELHOR                                    <

  • Quanto maior a temperatura, menor a viscosidade. Tá errado isso aí, não?

  • Quanto maior a temperatura menor a viscosidade.

  • Possível linha de raciocínio pela curva ZN/P, onde quanto maior a rotação (N) menor a viscosidade (Z).

    Ainda é possível observar que quanto maior a pressão (P), maior a viscosidade (Z).


ID
2206696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

De acordo com a SAE (Society Automotive of Engineers), a classificação de um óleo lubrificante para motores de combustão interna é baseada, única e exclusivamente, em sua

Alternativas
Comentários
  • É BASEADO EM SUA VISCOSIDADE .

    TEM UMA NÚMERAÇÃO NA EMBALAGEM QUE INFORMA A VISCOSIDADE A QUANTE E A FRIO.


ID
2220430
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Esse sistema de injeção opera pressurizando somente o óleo realmente injetado em cada cilindro, utilizando um acionamento por um eixo, como o eixo comando de válvulas. A bomba de óleo é conectada por um tubo comum aos injetores e o óleo injetado é controlado pela pressão da linha comum e pelo intervalo de tempo em que o orifício de saída fica aberto. Que sistema é esse?

Alternativas

ID
2220502
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma bomba força a passagem do óleo através de uma galeria principal contida no bloco do motor, ao mesmo tempo em que abastece as calhas de lubrificação. Da galeria principal, o óleo, sob pressão, é direcionado para a árvore de manivelas, eixo de carnes e eixo de balancins. O óleo que escapa dos eixos é pulverizado na parte superior das paredes dos cilindros, nos pistões e pinos das bielas.

Esse sistema de lubrificação é de que tipo?

Alternativas

ID
2253586
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual dos itens abaixo não é uma função da lubrificação mecânica:

Alternativas
Comentários
  • UMA DAS FUNÇÕES DA LUBRIFICAÇÃO É DISIPAR CALOR E NÃO AUMENTAR A TEMPERATURA DO SISTEMA. 

    ALTERNATIVA A) 


ID
2253589
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma das classificações do óleo é quanto a sua origem, qual das alternativas abaixo não é uma classificação de óleo em relação a sua origem:

Alternativas

ID
2253592
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Para a lubrificação de mancais geralmente existe um dispositivo para que a lubrificação seja facilitada. Dispositivo chamado de:

Alternativas
Comentários
  • A GRAXEIRA É UM ELEMENTO DE MÁQUINA RESPONSÁVEL POR FONECER PONTO DE LUBRIFICAÇÃO EM SUE EQUIPAMENTO, QUE GERALMENTE POSSUI UM ESFERA DE VEDAÇÃO QUE É IMPULSIONADA POR UMA PEQUENA MOLA DENTRO QUE PERMITE ADICIONAR O LUBRIFICANTE SEM QUE O MESMO RETORNE.

    POR ESSE BICO É POSSÍVEL INJETAR GRAXA EM EIXOS, SUSPENSÃO, TUCHOS, BUCHAS, ROLAMENTOS, MANCAIS, ARTICULAÇÕES. PODE SER EMPREGADO EM DIVERSOS PROJETOS E SEGMENTOS.

    https://www.solidprize.com.br/2017/09/tipos-de-graxeiras.html


ID
2253649
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, assinalando a alternativa que relaciona corretamente as alternativas:
( ) A vedação só impede a passagem de líquidos de um meio para outro.
( ) O material de um vedador deve ser compatível com o produto a ser vedado.
( ) Juntas de borracha; anéis de borracha; juntas de amianto e de teflon são exemplos de elementos de vedação.
( ) Em tampas de cárter utilizam-se juntas de cortiça como material de vedação.
( ) Juntas de papelão são vedadores que podem operar em ambientes de alta pressão e temperatura.

Alternativas

ID
2316796
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Considerando-se as propriedades dos materiais utilizados nos sistemas de lubrificação, observa-se que:

I – o índice de viscosidade indica a sua variação com relação à variação de temperatura do meio, sendo uma medida padrão para medir o grau de variação da viscosidade em função do volume do lubrificante utilizado.
II – a análise da viscosidade possibilita obter informações importantes sobre o funcionamento do sistema, pelo aumento ou redução da viscosidade do lubrificante.
III – a avaliação do ponto de fulgor é um método utilizado para verificar a contaminação por combustível diluído no lubrificante.

Nas afirmativas acima, verifica-se que:

Alternativas
Comentários
  • I – o índice de viscosidade indica a sua variação com relação à variação de temperatura do meio, sendo uma medida padrão para medir o grau de variação da viscosidade em função do volume do lubrificante utilizado.


ID
2345386
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

“Válvulas que impedem o fluxo na direção oposta previnem o acúmulo desnecessário de óleo na caixa de acessórios, na parte anterior do alojamento do compressor e na câmara de combustão.” Referem-se às válvulas de

Alternativas

ID
2345389
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

“Na entrada do trocador de calor óleo/combustível, entre o óleo e o combustível está localizada a válvula de _______________________ do óleo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
2369539
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Quanto à viscosidade dos óleos lubrificantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando um fluido muda do estado de repouso para o de movimento, ocorre uma resistência ao fluir, devido ao atrito interno do mesmo.

( ) A viscosidade é uma medida através da resistência ao fluir, de fluido em relação ao meio.

( ) A classificação de um fluido se dá pela norma SAE seguido por números com dois algarismos (para lubrificantes de motores a explosão). Quanto maior for esse número, maior será a viscosidade do óleo.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2369554
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Quanto aos óleos lubrificantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com o funcionamento dos órgãos móveis do motor, tem-se uma grande intensidade de atrito, que é a força que se opõe ao movimento, gerando calor e desgaste.

( ) A lubrificação dos componentes consiste em eliminar esse contato direto entre as superfícies, colocando, entre elas, um lubrificante. Este lubrificante, nos automóveis, pode ser graxas ou óleos, sendo o óleo utilizado para os motores automotivos.

( ) Os óleos lubrificantes podem ter várias origens e cada motor, dependendo de suas características construtivas, utilizará uma delas: minerais, graxos ou sintéticos.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2670499
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Considere as definições a seguir:

(i) número obtido empiricamente que expressa a taxa de variação da viscosidade de um óleo lubrificante com a variação da temperatura;

(ii) menor temperatura em que tal óleo, em condições preestabelecidas de ensaio, flui livremente.


Tais definições correspondem, respectivamente, ao

Alternativas
Comentários
  • ÍNDICE DE VISCOSIDADE - É UM NÚMERO ADIMENSIONAL ( NÃO POSSUI UNIDADE ) E É TOTALMENTE TEÓRICO.

    O IV ALTO SIGNIFICA QUE A VISCOSIDADE VARIA POUCO, E O IV BAIXO INDICA QUE A TEMPERATURA TEM FORTE INFLUÊNCIA NA VISCOSIDADE



    PONTO DE FLUIDEZ - É A MENOR TEMPERATURA NA QUAL O ÓLEO COMBUSTÍVEL FLUI QUANDO SUJEITO A RESFRIAMENTO SOB CONDIÇÕES DETERMINADAS DE TESTE.


ID
2701138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em um redutor em que vários componentes são lubrificados com graxa, observou-se que a temperatura de trabalho excedia em 20% o ponto de gota da graxa durante o funcionamento.


Com base no que foi descrito acima, conclui-se que o redutor opera

Alternativas
Comentários
  • PONTO DE GOTA OU PONTO DE GOTEJAMENTO É UMA PROPRIEDADE QUALITATIVA QUE APRESENTA A TEMPERATURA NA QUAL UMA GRAXA LUBRIFICANTE, OU QUALQUER SUBSTÂNCIA DE ALTA VISCOSIDAD, PASSA DO ESTADO SÓLIDO OU PLÁSTICO i ALTAMENTE VISCOSO ) AO LIQUIDO, SOB CONDIÇÕES DETERMINADAS DE PRESSÃO E MOVIMENTO POR EXEMPLO. EM OUTRAS PALAVRAS É UMA MEDIDA DA RESISTÊNCIA DE CALOR DE UMA GRAXA. 


ID
2842036
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A lubrificação de partes móveis em equipamentos mecânicos é importante para reduzir o atrito e garantir o bom funcionamento das mesmas por um longo período de tempo. Sobre as características dos lubrificantes é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Quanto maior o índice de viscosidade, menor será a variação da viscosidade com a temperatura.


    B - O ponto de gota de uma graxa é a temperatura em que se inicia a mudança do estado líquido para gasoso. (ERRADO ! PASSA DO ESTADO SOLIDO PARA O LIQUIDO).


    C - Os aditivos que englobam diversas funções como dispersantes, antioxidantes, anticorrosivos e antidesgaste são chamados monofuncionais. (ERRADO! SERIA OS LUBRIFICANTES MULTIFUNCIONAIS ).


    D - As graxas têm a vantagem de lubrificarem melhor que os óleos em altas velocidades. (ERRADO! SERIA O CONTRÁRIO, A ÓLEO LUBRIFICA MELHOR EM ALTAS VELOCIDADES).



ID
2842042
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

“Considerando que as superfícies de carregamento de carga do mancal se encontram separadas por uma película relativamente espessa de lubrificante, a fim de prevenir o contato metal-metal, e que a estabilidade assim obtida possa ser explicada pelas leis da mecânica dos fluidos. ” Assinale a alternativa que representa a lubrificação de mancal descrita.

Alternativas
Comentários


  • LUBRIFICAÇÃO HIDRODINÂMICA É CONSIDERADA UMA DAS ÁREAS MAIS IMPORTANTES DO ATRITO. ESSE TIPO DE LUBRIFICAÇÃO OCORRE QUANDO DUAS SUPERFÍCIES EM MOVIMENTO RELATIVO SÃO SEPARADAS POR UMA PELÍCULA DE UM FILME LUBRIFICANTE. O REGIME DE LUBRIFICAÇÃO HIDRODINÂMICA ACONTECE QUANDO A ESPESSURA DO FILME DE FLUIDO LUBRIFICANTE ENTRE AS SUPERFÍCIES DESLIZANTEES É MAIOR QUE TRÊS VEZES A RUGOZIDADE COMBINADA DAS DUAS SUPERFÍCIES.


ID
3114154
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Considere os quesitos abaixo:


I. Consistência.

II. Densidade.

III. Ponto de gota.

IV. Ponto de fulgor.

V. Ponto de névoa.

VI. Resistência à água.


São considerados quesitos para a escolha de um agente de lubrificação, APENAS:

Alternativas

ID
3114175
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre lubrificação em mancais de deslizamento, considere:


I. O emprego de lubrificantes tem como objetivo reduzir o atrito e o desgaste do mancal.

II. A contribuição dos lubrificantes para reduzir o aquecimento das peças é desprezível.

III. São utilizados óleos minerais, óleos orgânicos e óleos sintéticos.


Está correto o que consta de

Alternativas

ID
3114259
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A Lubrificação Fluida considera que

Alternativas

ID
3271567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em um óleo lubrificante, a função desempenhada pelos aditivos dispersantes é

Alternativas

ID
3271765
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Um técnico precisa escolher um óleo de grau API 50 para uma determinada aplicação.


Qual é a densidade a 60 °F desse óleo?

Alternativas
Comentários
  • rô = 141,5/ (API+131,5) = 0,7796 =~ 0,780


ID
3318640
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A propriedade de um óleo lubrificante de resistir às mudanças de temperaturas pode ser expressa como um número, empírico, conhecido como índice de viscosidade (IV).


Assim, quanto:

Alternativas
Comentários
  • Índice de Viscosidade

    É a variação da viscosidade em função da temperatura, indicada numericamente.

    Quanto maior IV de um óleo lubrificante, menor é a variação de sua viscosidade ao se variar a temperatura.

    Gabarito: A


ID
3318643
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

No método de lubrificação por anel ou por corrente, o lubrificante está em um reservatório abaixo do mancal. Um anel, cuja parte inferior permanece mergulhada no óleo, passa em torno do eixo. Quando o eixo se movimenta, o anel acompanha esse movimento, e o lubrificante é levado ao eixo e ao ponto de contato entre ambos. Se uma maior quantidade de lubrificante é necessária, utiliza-se uma corrente em lugar do anel.


Esse é um método de lubrificação por:

Alternativas

ID
3554374
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Das possíveis impurezas oleosas, em uma superfície, que requerem remoção para um bom serviço de pintura, o tipo de óleo que se remove com mais facilidade é o: 

Alternativas

ID
3653404
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O fluido de corte que consiste de solução química composta de materiais inorgânicos e/ou outros materiais dissolvidos na água e que não contém óleo mineral, é denominado:

Alternativas

ID
3653428
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O fluido de corte cuja origem pode ser mineral (petróleo), animal ou vegetal, puro ou em combinações e é usado conforme fornecido, isto é, não é misturado à água, sendo também chamado de puro, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Óleo de corte.


ID
3653437
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os fluidos de corte foram introduzidos nos processos de corte, com o propósito de melhorar as características de processos___________, os quais estão sempre presentes nas superfícies de contato entre a ferramenta e a peça em usinagem:

Alternativas

ID
3653755
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

É importante regular o fluxo de lubrificante sobre o gume de uma ferramenta de usinagem para:

Alternativas

ID
5072764
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Esta ação nos cuidados operacionais é importante, porque cria uma película capaz de diminuir todo tipo de atrito proporcionando um deslizamento mais fácil, evitando aquecimento da temperatura e diminuindo o desgaste.
Estamos falando de: 

Alternativas

ID
5153704
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O atrito gerado pelo funcionamento do motor proporciona, ao mesmo tempo, desgaste acentuado e, com isso, um calor muito grande. Para reduzir este atrito e o calor gerado, é usado um determinado produto que, colocado sob pressão entre as peças, tem vital importância para a longevidade dos componentes do motor. Esse produto é chama-se:

Alternativas
Comentários
  • O texto refere-se ao óleo lubrificante, que é utilizado para reduzir o atrito e o calor gerado pelo motor.

    Gabarito: Letra D


ID
5153707
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Componente que serve de reservatório de óleo e de elemento de proteção aos órgãos internos do motor.
Ele é parafusado no bloco do motor e para vedação entre os dois componentes são usadas juntas de cortiça ou borracha, ou ainda silicone que resiste às altas temperaturas. Este recurso está cada vez mais sendo utilizado, por possuir vantagens de manutenção e melhor vedação.
Em alguns tipos, encontra-se na sua parte interna uma placa de aço que serve para atenuar o movimento brusco do óleo dentro dele, e assim se evita falha na lubrificação.
O texto acima refere-se ao (à):

Alternativas
Comentários
  • O cárter é o componente que serve de reservatório de óleo do motor.

    .

    Gabarito: Letra B


ID
5153710
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sua função é reter as impurezas do óleo lubrificante em circulação. Normalmente fica instalado na lateral do motor, através de suporte ou diretamente no bloco. O óleo flui da sua periferia para o seu centro sob a ação da bomba de óleo. A partir daí, o óleo passa por ele, onde as partículas de sujeira ficam retidas.
O texto refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • O filtro de óleo serve para reter as partículas de sujeira.

    Gabarito: Letra A


ID
5260120
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Lençóis Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Com relação a lubrificação do equipamento, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D


ID
5263378
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Dentro do motor, o óleo lubrificante “absorve” parte do calor gerado pelo contato entre as superfícies em movimento, realizando a função de:

Alternativas
Comentários
  • O óleo realiza a função de refrigeração.

    .

    Gabarito: Letra C


ID
5263381
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Um óleo sintético é composto por:

Alternativas

ID
5263384
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O sistema de classificação de lubrificantes da ACEA combina letras e números que indicam respectivamente o tipo de motor e o propósito/ performance do lubrificante, bem como o ano em que a norma foi estabelecida. A letra E indica:

Alternativas

ID
5287756
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Existindo contato entre superfícies sólidas e que executam movimentos relativos, muitas das vezes é necessária a introdução de uma substância apropriada. Tal operação é chamada de lubrificação. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa, que impede o contato direto entre as superfícies sólidas.
Assinale a opção que NÃO é função da lubrificação nos equipamentos mecânicos.

Alternativas

ID
5301556
Banca
Quadrix
Órgão
CRT-04
Ano
2021
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Quanto aos conceitos e fundamentos aplicados à manutenção de instalações industriais, julgue o item.


A substituição do óleo de um transformador a cada seis meses é um exemplo de manutenção preditiva.

Alternativas

ID
5305924
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Quando se aumenta a temperatura de um equipamento mecânico,o que diminui no óleo lubrificante é a:

Alternativas

ID
5337853
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os lubrificantes podem ser gasosos como o ar; líquidos como os óleos em geral; semissólidos como as graxas e sólidos como a grafita, o talco, a mica etc. Assinale a alternativa que NÃO descreve uma característica dos lubrificantes sólidos.

Alternativas

ID
5337856
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Analise as assertivas abaixo acerca dos lubrificantes e suas aplicações e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos.
( ) Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido.
( ) Os óleos animais e vegetais são muito utilizados como lubrificantes, por causa da sua baixa resistência à oxidação, quando comparados a outros tipos de lubrificantes.
( ) Os mancais de deslizamento podem ser lubrificados com graxa ou com grafita. No caso de graxa, a viscosidade é o principal fator a ser levado em consideração.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas