SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica


ID
568075
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Um técnico realiza uma série de 9 medições, em um mesmo ponto, da pressão da linha de um gasoduto. Sabendo- se que a média aritmética das leituras obtidas foi de 4 bar e que a variância dessas leituras é igual a 0,9 x 10-3 bar 2 , o desvio padrão experimental da média, em bar, corresponde a

Alternativas
Comentários
  • essa resposta está errada

  • penso que 

    voce deve dividir o desvio padrao pela raiz do numero de medicoes. 

    e achar o desvio padrao EXPERIMENTAL da media

    alternativa A

    tem uma outra questao Q406775 que pega a raiz do numero de medicoes tb.

  • Olá Yes Course vc esta certo!

    A variância de uma distribuição da média é igual a variância populacional dividido pela população.

    Como a pergunta era sobre o desvio padrão deve-se extrair a raiz dos dois lados da equação, assim basta dividir o desvio padrão pela rais do numero de amostras.

     


ID
568087
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual o processo de conformação mecânico mais adequado para a fabricação de bielas?

Alternativas
Comentários
  • FORJAMENTO

  • valeu, o comentario foi muito esclarecedor!

    parabens!

  • Existem apenas 5 processos de conformação: extrusão, laminação, trefilação, forjamento e estampagem. Logo, as alternativas B, D e E ficam  descartadas e a certa é a opção A

  • É importante salientar que as condições de serviço dos componentes devem ser cuidadosamente avaliadas. Se o carregamento for uni axial ao longo da seção longitudinal o forjado apresenta boa vantagem, mas se o carregamento cresce em outra direção neste caso o forjado passa a ser um problema. Os vasos de pressão são um bom exemplo de aplicação onde o estado de tensão é tri axial.

  •  

    FORJAMENTO 

    FORJAMENTO - É UM PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA EM QUE O MATERIAL É DEFORMADO POR MARTELAMENTO OU PRENSAGEM, É EMPREGADO PARA A FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ACABADOS SEMI - ACABADOS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA DESTINADOS A SOFRER GRANDES ESFORÇOS E SOLICITAÇÕES EM SUA UTILIZAÇÃO. 

  • Rodrigo, na verdade existem mais.

    Forjamento e Laminação

    Extrusão, trefilação, estampagem (profunda)

    tracionamento

    dobramento

    corte (cisalhamento)

  • A biela é um componente que está sujeita a enormes esforços durante sua vida útil. Logo, o processo de forjamento costuma gerar microestruturas mais resistentes ao esforços que ela será submetida. Ressalta-se, também, que a orientação dos grãos conferida pelo processo (alongados na direção do comprimento da peça) faz com que sua resistência nessa direção seja aprimorada.


ID
568090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A fundição é um dos processos de fabricação mecânica mais empregados na indústria, seja ela de máquinas pesadas ou utensílios de decoração.Sobre esse processo, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - na fase de solidificação a contração do material provoca uma heterogeneidade conhecida como VAZIO

    b) CORRETA

    c) ERRADA - a forma lenta como ocorre o resfriamento e a contração do material NÃO impedem o surgimento de tensões residuais na peça

    d) ERRADA - as peças com paredes finas podem ser obtidas no processo por gravidade, porém com MELHOR acabamento superficial que no processo sob pressão.

    e) ERRADA - a fundição em molde de areia verde NÃO dispensa a aplicação de sobremetal para usinagem e acabamento da peça devido à grande precisão e ao excelente acabamento.

  • Por que?

  • Lucas, quando há segregação, na região onde estas impurezas se depositam as propriedades serão diferentes daquelas que não possuem impurezas.

  • Tipo de areia limita acabamento superficial das peças
    Areia verde: mais úmida, pior acabamento (mais barata)
    Areia-seca, areia-cimento: melhor acabamento

  • Justificativas

    a) Errada. Não é a contração que causa a segregação, mas sim a diferença de temperaturas de solidificação entre os constituintes da liga metálica. A contração causa vazios

    b) Correta. A segregação é a diferença de concentração de elementos químicos entre partes da peça. Sendo assim, pode haver a variação de propriedades mecânicas entre diferentes regiões da peça

    c) Errada. A velocidade de resfriamento, sendo maior ou menor, não impede o surgimento de tricas e tensões internas

    d) Errada. Paredes finas podem ser obtidas em processos por gravidade e o acabamento pode ser melhor q o processo sob pressão

    e) Errada. Sobremetal é necessário, visto que o processo em areia costuma ter mais imprecisões dimensionais que outros processos de fundição.

  • Sobre a alternativa A, à medida que vai passando do estado líquido para o sólido, o metal vai ficando menos solúvel. Como o inicio da solidificação se dá pelas paredes, as impurezas vão sendo empurradas para o centro da peça, o que é a heterogeneidade chamada segregação.


ID
568093
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual a rotação e a secção média de cavaco na furação de uma placa de alumínio com ½ in de espessura. Sabendo que a broca tem 9 mm de diâmetro, que seu avanço por rotação é igual a 0,12 mm e que sua velocidade de corte é igual a 9.

π

m/min.

Alternativas
Comentários
  • Para furação a profundidade é igual a metade do diâmetro:

    p = D/2 = 4,5mm

    A área é o produto do avanço pela profundidade:

    A = a.p = 4,5.0,12 = 0,54mm^2

    A rotação é dada por:

    Vc = π.D.n => 9π = π.0,009.n => n = 1.000rpm



ID
568096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual a vida, em milhões de revoluções, de um mancal radial de esferas submetido a uma carga constante aplicada de 1000 lb, sabendo-se que os valores tabelados para as cargas nominais dinâmica e estática são, respectivamente, iguais a 3000 lb e 1930 lb?

Alternativas
Comentários
  • L = (C/P)^p

    C carga dinâmica indicada pelo fabricante

    P carga aplicada

    p = 3 (esferas)

    p = 10/3 (rolos)

    L = (3000/1000)^3 = 3^3


ID
568099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A razão de engrenamento entre um pinhão de 10 dentes e uma engrenagem de módulo 3 e diâmetro primitivo igual a 45 mm é

Alternativas
Comentários
  • fórmula  M=Dp/z, voce precisa achar o z, logo z=Dp/m, z=45/3= 15 dentes. então como o pinhão tem 10 dentes e a coroa 15, divide 15/10 dara 1,5.

  • m = d/N => 3 = 45/N => N = 15 dentes

    RE = 15/10 = 1,5 ou 3:2


  • PINHÃO Z = 10 DENTES 

    COROA Z = ? 

    m = 3 

    Dp = 45 mm 

    Z = Dp / m  

    Z = 45/3 

    Z = 15 DENTES DA COROA 

    RAZÃO DE ENGRANAMENTO = 15/10 

                                                        = 1,5 

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA D) 


ID
568102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

As características da ZTA (Zona Termicamente Afetada) dependem do tipo de metal de base e do processo de soldagem, em que, para os aços,

I – a região de crescimento de grão é aquela mais próxima da solda que, de um modo geral, é caracterizada por uma estrutura grosseira, com a presença de ferrita e bainita.

II – ligados ou com alto teor de carbono, sob condições de soldagem que resultem em maior velocidade, pode ser gerada uma estrutura completamente martensítica.

III – a região de refino de grão geralmente é caracterizada por uma estrutura fina de ferrita e bainita.

IV – a região intercrítica é caracterizada pela transformação parcial da estrutura original do metal de base, sendo que somente parte do metal é austenitizado.

É correto APENAS o que está caracterizado em

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    II - CORRETA

    III - ERRADA - a região de refino de grão geralmente é caracterizada por uma estrutura AUSTENÍTICA

    IV - CORRETA

  • III – a região de refino de grão geralmente é caracterizada por uma estrutura fina de ferrita e perlita* 

  • I – a região de crescimento de grão é aquela mais próxima da solda que, de um modo geral, é caracterizada por uma estrutura grosseira, com a presença de ferrita e bainita. CORRETO - a região grosseira ainda pode apresentar estrutura martensítica e perlítica, dependendo da taxa de resfriamento e composição do material.

    II – ligados ou com alto teor de carbono, sob condições de soldagem que resultem em maior velocidade, pode ser gerada uma estrutura completamente martensítica. CORRETO - conforme aumenta o teor de carbono e a velocidade da solda, aumentam as chances de formar martensita. 

    III – a região de refino de grão geralmente é caracterizada por uma estrutura fina de ferrita e bainita. ERRADO - é a região que menos tem chance de dar problema, constitui-se de ferrita e perlita.

    IV – a região intercrítica é caracterizada pela transformação parcial da estrutura original do metal de base, sendo que somente parte do metal é austenitizado. CORRETO - É a região de temperatura localizada entre A1 e A3, possuindo austenitização parcial. É uma região que pode possuir várias microestruturas, dependendo da composição e taxa de resfriamento.

     

  • Com relação ao item I, ele diz que a bainita é uma estrutura grosseira? ou que há uma estrutura grosseira + ferrita + bainita?

    A bainita não tem estrutura fina?


ID
568105
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A vazão induzida de retorno para um atuador com diâmetro de pistão igual a 40 mm e diâmetro de haste igual a 10 mm sob uma vazão de 30 L/min é, em L/min, igual a

Alternativas
Comentários
  • Qia = Q / r 

    Qir = Q x r

    r = Ap / Ac 

  • QB= 30l/min = 30.000cm³/min (Vazão da bomba).

    Dp= 40mm = 4cm (Diâmetro do pistão).

    Dh= 10mm = 1cm (Diâmetro da haste).

    Ap= π.(Dp)²/4 (Área do pistão - Atuador).

    Ap= π.4²/4 = 12,56cm²

    Ac= π.(Dp²-Dh²)/4 (Área do êmbolo).

    Ac= π.4²-1²/4 = 11,78cm²

    Va= QB/Ap (Velocidade de avanço).

    Va= 30000cm³/ 12,56cm² = 2.388,53cm/min.

    Qia= Va.Ac (Vazão de avanço).

    Qia= 2.388,53cm³/min . 11,78cm² = 28.136,88cm³/min ≈ 28L/min.

    Vr= QB/Ac (Velocidade de retorno).

    Vr= 30.000cm³/11,78cm² = 2.546,78cm/min.

    Qir= Vr.Ap (Vazão de retorno).

    Qir= 2.546,78cm³/min . 12,56cm² = 31.986,3cm³/min ≈ 32L/min

    ALTERNATIVA LETRA "C"

     

     

     

     

  • Complicou demais, Cesar. Não precisa calcular cada valor por que no final eles se anulam.

    Considerando:

    Qa:  (Vazão de acionamento no retorno)

    Qi: (Vazão induzida de retorno)

    Dp: (Diâmetro do pistão).

    Dh: (Diâmetro da haste).

    Sabemos que:

    Qa=V1*A1

    Qi=V2*A2 

    Obviamente as velocidades são iguais, logo:

    Qa/A1=Qi/A2

    Qa / [π(Dp²-Dh²)]=Qi / [πDp²]

    Substituindo valores:

    30 / (30²-10²) = Qi / 30²

    30 / 1.500 = Qi / 1.600

    Qi=32

  • Qir = QB * r

    Dp = 0,04 m

    dh = 0,01 m

    QB = 30 L/min

    A = (pi * d^2)/4

    r = Ap/Ac = Dp^2/(Dp^2-dh^2)

    r = 1,06666667 (adimensional)

    Qir = 32 L/min


ID
568108
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A pressão induzida de avanço para um atuador com diâmetro de pistão igual a 60 mm e diâmetro de haste igual a 20 mm e pressão máxima da bomba que aciona o atuador igual a 160 bar, é, em bar, igual a

Alternativas
Comentários
  • Pia = P x r 

    Pir = P / r 

    R = Ap / Ac 

  • PB= 160N/cm² ou 160 bar (Pressão da bomba).

    Dp= 60mm=6cm (Diâmetro do pistão).

    Dh= 20mm=2cm (Diâmetro da haste).

    Ap= pi.(Dp²)/4 (Área do atuador).

    Ap= pi.(6²)/4 = 28,27cm²

    Ac= pi.(Dp²-Dh²)/4 (Área do embolo).

    Ac= pi.(6²-2²)/4 = 25,13cm²

    Fa= PB.Ap (Força de avanço).

    Fa= 160N/cm².28,27cm² = 4.523,2N

    Pia= Fa/Ac (Pressão induzida de Avanço).

    Pia= 4.523,2N/25,13cm² = 179,99N/cm² ≈180 bar.

    Fr= PB.Ac (Força de retorno).

    Fr= 160N/cm².25,13cm² = 4.020,8N.

    Pir= Fr/Ap (Pressão induzida de Retorno).

    Pir= 4020,8N/28,27cm² = 142,2N/cm² ≈ 142 bar.

    ALTERNATIVA LETRA "E"

     

  • Complicou demais, Cesar. Na prova não vamos ter esse tempo todo e com o nervosismo o risco de errar os cálculos são grandes. Não precisa calcular cada valor por que no final eles se anulam.

    Considerando:

    Fa:  (Força de acionamento no avanço)

    Fi: (Força induzida de avanço)

    Dp: (Diâmetro do pistão).

    Dh: (Diâmetro da haste).

    Sabemos que:

    Fa=Qa*A1

    Fi=Qi*A2 

    Obviamente as forças são iguais, logo:

    Pa*A1=Pi*A2

    Pa*[πDp²]=Pi*[π(Dp²-Dh²)]

    Substituindo valores:

    160*60²=Pi*[60²-20²]

    160*6²*10²=Pi*[6²-2²]*10²

    160*36=Pi*32

    Pi=180 bar


ID
568111
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual a força de avanço regenerada para um atuador com diâmetro de pistão igual a 80 mm e diâmetro de haste igual a 40 mm, considerando-se a pressão de trabalho da bomba igual a 100 bar?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa resposta esteja errada, vito que a Força regenerada = Fr - Fa. nesse caso seria letra A 

  • Far = Força de avanço regenerativa.

    Far = P . Ahaste

    Far = 100.10^5 x (pi . (Dpistao^2 - Dhaste^2)/ 4)

    Far = 100.10^5 x ( pi . (0,08^2 - 0,04^2)/ 4)

    Far = 12.000 pi N

  • LUAN BATISTA

    Far = Fa - Fr

    Far = P.Ap - (P.Acoroa)

    Acoroa = Apistão - Ahaste

    Far = P.Ap - (P.(Ap-Ah))

    Far = P.Ap - P.Ap - P.Ah

    logo, Far = P.Ah

    Obs: a área da haste é = (pi.(Dp^2-Dh^2))/4

    A área da haste não é (pi.Dh^2)/4


ID
568114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Qual o grau API (American Petroleum Institute) de um óleo com densidade relativa a 60 °F igual a 0,876?

Alternativas
Comentários
  • 141,5/densidade - 131,5
  • (141,5/0,876) -131,5 = 30

  • FÓRMULA:

     

    API = 141,5/d - 131,5 ;  a fórmula é validade para condição do óleo em 60ºF.

     


ID
568117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Define-se ponto de fulgor como a

Alternativas
Comentários
  • Ponto de Fulgor ou Lampejo: é temperatura em que óleo aquecido em aparelho adequado, desprende os primeiros vapores que se inflamam momenteamente ( lampejo) ao contato de uma chama.


ID
568123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Rotores excêntricos podem causar, em condições especiais, outras forças além do desbalanceamento. No caso em que a força gerada pela excentricidade está alinhada com os centros dos eixos de dois rotores acoplados, como em correias e engrenagens, observa-se que

I – a menor amplitude de vibração vai ocorrer na dire- ção da linha que une os centros dos rotores.

II – a redução na força de contato dos dentes das engrenagens provoca o aumento da vibração na frequência de engrenamento.

III – impelidores de bomba excêntricos vão gerar desbalanceamento, podendo resultar em uma vibração na frequência de passagem das paletas.

IV – o espectro de frequência será dominado por um pico em 1 x RPM do rotor, com amplitudes diferentes em direções perpendiculares.

Está correto o que se observa em

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem uma bibliografia sobre isso?


ID
568129
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A tensão aplicada em um dispositivo de travamento de um equipamento é igual a 2540 psi. Observe alguns fatores de conversão:

1 lbf = 0,454 kgf
1 lbf = 4,45 N
1 in = 25,4 mm
1 kgf = 9,81 N

Convertendo esse valor, a partir das informações observadas acima, para a unidade no sistema internacional, seu valor é

Alternativas
Comentários
  • Para esse exercício è necessário converter PSI para o sistema internacional que é Pascal.

    Sendo assim precisamos ter em mente que 1 N/mm² = 10^6 Pascal e que 1 Psi = 1 lbf/pol².

    Vamos lá primeiro devemos verificar a tabela e deixarmos o resultado com N/mm². 

    2540 . 4,45N / 25,4²mm²

    11303N / 645,16mm²

    17,5N/mm² 

    Agora só trocamos o N/mm² por pascal

    17,5 . 10^6 Pascal

    ALTERNATIVA "C"

     

  • 1atm = 1Bar = 14,5PSI = 100KPa

    A solução se resume em transformar PSI (lbf/in^2) em Pa (N/m^2) que é a unidade do SI.

    Vamos lá então:

    -Como 14,5PSI é igual a 1Bar,

    então 2540PSI é igual a 175Bar (regrinha de três básica).

    -Como 1Bar é igual a 100KPa,

    então 175Bar é igual a 17500KPa.

    Conclusão:

    17500KPa = 17,5 x 10^6 Pa (N/m^2).

    Gabarito C


ID
568132
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Para o cálculo da deformação de uma viga, a tensão é fornecida em MPa. Consultando-se uma tabela de propriedades mecânicas, verificou-se que o módulo de elasticidade é fornecido em GPa. Para que o valor do módulo de elasticidade tenha unidade compatível com a apresentada para a tensão, seu valor deverá ser multiplicado por

Alternativas
Comentários
  • MPa= 10^6

    GPa= 10^9

    TRANSFORMAR GPa PARA MPa 

    10^9X10^3= 10 (9-3) = 10 ^6 

  • 10^9X10^3= 10 (9-3) = 10 ^6 

    Não seria 10^(9+3) = 10^12 no caso de cima???

    Na minha opinião seria 10^(-3).

  • Pessoal cuidado com o fundamento da matemática, 10^9 . 10^3 = 10^12. Base igual soma-se os expoentes e isso daria "Terapascal" e estaria errado, e se multiplicarmos por 10 ^ -³ estaríamos transformando as unidades e reduzindo o valor do módulo de elasticidade. Portanto para esse exercício basta somente deixar as unidades compatível ou seja igual sem alterar seus valores.

    Para que o módulo de elasticidade fique na mesma unidade de medida da tensão é só multiplicar por 10^3.

    Resultando Assim: 10^3 . MPa, que também é igual a 1 GPa.

    ALTERNATIVA "D".

     

  • Complementando o amigo abaixo:

    Ele diz que a Tensão é fornecida em Mpa e ele pergunta a respeito do modulo de elasticidade (E), ou seja, você tem que converter o módulo para Mpa e não a Tensão para Gpa.

     

    Converter de Gpa para Mpa:

    1Gpa = 10^9 Pa

    1Mpa = 10^6 Pa

    ou seja,

    1Gpa = 10^3 Mpa


ID
568135
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Dentre os aços listados abaixo, aquele que é adotado em operações de cementação e possui designação numérica de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas é o identificado como

Alternativas
Comentários
  • D - Os aços cementados possuem teor de carbono inferiores a 25% pC. A única alternativa é a letra D que possui 15% pC, sendo que as outras possuem percentual superior a 25%.


ID
568138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Fibras de vidro com módulo de elasticidade igual a 72 GPa são adotadas para reforçar o náilon cujo módulo de elasticidade é 3 GPa. Se a fração volumétrica de fibra de vidro no compósito é igual a 40 %, a fração da carga suportada pelas fibras de vidro é aproximadamente igual a

Alternativas
Comentários
  • Ec = Ef.Vf + Em.Vm => Ec = Ef.Vf + Em.(1 - Vf) => Ec = 0,4.72 +0,6.3 => Ec = 28,8 +1,8 = 30,6 => x =28,8/30,6 =94%


ID
568144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O eixo de diâmetro igual a 10 mm acoplado a um motor transmite uma potência de 20 

π 

W com uma velocidade angular de 20 rad/s. A máxima tensão de cisalhamento aplicada no eixo em MPa é igual a

Alternativas
Comentários
  • P= T . w

    T= P/w --->T=pi   Momento ou Torque

    tensao maxima= M c/I  

    c=raio

    I= momento inercia polar= (pi . r4)/2

     

  • Tmax = T * c / J


    T = P / w

    T = 20 π W / 20 RAD/s

    T = 20 π N * m /s / 20 RAD/s

    T = π N* m


    c = 0,005 m


    J = π * r ^4 /2

    J = π * 0,005 ^4 m/2

    J = 9,8125 X 10 ^-10 m^4



    Tmax = 16.000.000 N/m2 Tmax = π N * m * 0,005 m / 9,8125 X 10 ^-10 m^4

    Tmax = 16.000.000 N/m²

    Tmax = 16 MPa


  • Tmax = T * c / J


    T = P / w

    T = 20 π W / 20 RAD/s

    T = 20 π N * m /s / 20 RAD/s

    T = π N* m


    c = 0,005 m


    J = π * r ^4 /2

    J = π * 0,005 ^4 m/2

    J = 9,8125 X 10 ^-10 m^4



    Tmax = 16.000.000 N/m2 Tmax = π N * m * 0,005 m / 9,8125 X 10 ^-10 m^4

    Tmax = 16.000.000 N/m²

    Tmax = 16 MPa



ID
568153
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Nas atividades de manutenção, o uso do exame visual em locais inacessíveis diretamente é feito com o auxílio de

Alternativas
Comentários
  • Boroscopio e uma câmera de inspeção por sonda.

ID
568156
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Na preparação de corpos de prova para macrografia, é preferível a adoção de um corte transversal quando se trata de

Alternativas
Comentários
  • Que questão estranha!

    O corte transversal é escolhido para verificar detalhes transversais de uma solda, tais como número de passes, linha de fusão, zona afetada termicamente, descontinuidades, quando é preciso determinar se a seção é inteiramente homogênea ou não; qual a forma e a intensidade da segregação; qual a profundidade de tratamentos térmicos superficiais e a natureza do material.

    http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/ensaios-nao-destrutivos-e-mecanicos/219-ensaio-macrografico.html

     

    Concordo com você Vitor, poderia ser a B.

  • Eu acho que faltou um exceto!

ID
568159
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Para a observação de perlita NÃO é recomendado, por não atacar uniformemente esse constituinte, o reagente para micrografia, denominado

Alternativas
Comentários
  • C - A solução de Nital (ácido nítrico com álcool etílico) não ataca a ferrita nem a cementita, mas delineia os contornos e escurece a perlita. A perlita escurece porque o reativo ataca as interfaces entre a ferrita e a cementita, e como essas linhas estão muito próximas, a perlita se apresenta como “hachurada”

    http://www.tede.udesc.br/tde_arquivos/11/TDE-2010-03-15T120947Z-713/Publico/6%20TECNICAS%20PARA%20CARACTERIZACAO%20MICROESTRUTURAL.pdf


ID
568162
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O tratamento térmico aplicado a um aço com a designação numérica 1095, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, no intuito de aumentar a ductilidade e resistência ao impacto através da formação de uma estrutura bainítica, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Austêmpera, é uma forma de tratamento térmico de têmpera indicada para aços de alto teor de C (Carbono), obtendo-se ao final do processo um material com dureza mais baixa do que a da martensita, denominado bainita.

    O material é aquecido acima da zona crítica, assumindo a fase de austenita, e depois resfriado em duas etapas. A primeira etapa é um resfriamento rápido até uma temperatura ligeiramente acima da temperatura da mudança de fase da martensita ↔ austenita (normalmente o material é mergulhado em sal fundido). O material permanece nesta temperatura pelo tempo necessário a completar a mudança de fase austenita → bainita. Depois é resfriado até a temperatura ambiente.

    Aços austemperados tem, como principal característica, a associação de elevada dureza com uma maior tenacidade, quando comparados com os aços temperados e revenidos. A austêmpera é frequentemente aplicada em anéis elasticos, pinos elásticos, alguns tipos de molas e peças pequenas, que necessitem de boa tenacidade.


ID
568165
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Durante as operações de levantamento de cargas, o defeito conhecido como gaiola de passarinho é o afastamento entre as pernas de um cabo de aço, provocado por

Alternativas

ID
568168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre o ensaio por líquido penetrante, analise as seguintes afirmativas:

I - após a aplicação do líquido penetrante, a remoção do excesso ocorrerá após o exame das indicações apresentadas na superfície do material;

II - a aplicação do revelador extrai para a superfície o líquido que penetrou nas aberturas superficiais do material.

III - materiais com porosidade acentuada são mais susceptíveis a esse tipo de ensaio, pois fornecerão indicações mais visíveis pelo fato de absorverem grande quantidade do líquido penetrante aplicado.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADA após a aplicação do líquido penetrante,  o exame das indicações apresentadas na superfície do material ocorrerá após a remoção do excesso.

    II - CORRETA

    III - ERRADA- O ensaio por líquidos penetrantes presta-se a detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros, dobras, etc.; pode ser aplicado em todos os materiais sólidos que NÃO sejam porosos ou com superfície muito grosseira.

     

    http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/ensaios-nao-destrutivos-e-mecanicos/217-ensaio-nao-destrutivo-liquidos-penetrantes.html


ID
568171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre os métodos e as ferramentas para aumento da confiabilidade na manutenção, analise as seguintes afirmativas:

I - a análise do modo e efeito de falhas é um sistema que hierarquiza as falhas potenciais e fornece as recomendações para as ações preventivas;

II - a manutenção centrada na confiabilidade é um processo adotado para determinar os requisitos de manutenção de qualquer item físico no seu contexto operacional;

III - a análise do modo, efeito e da criticidade de falhas inclui a análise crítica, a qual é um método quantitativo adotado para classificar os modos de falhas, tendo em consideração suas probabilidades de ocorrência.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
568177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

De acordo com a terminologia adotada nas normas publicadas pela AWS (American Welding Society), o eletrodo de aço- carbono classificado como E 6010 representa um eletrodo com capacidade de depositar um material com limite de resistência à tração mínimo de

Alternativas
Comentários
  • 60 KSI


ID
568180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Ao se realizar uma pesquisa sobre as informações necessárias para as especificações de materiais, conceitos e regras quanto a projeto, construção, operação, inspeção e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, deve-se pesquisar o código editado pela

Alternativas
Comentários
  • Respota: B - American Society of Mechanical Engineers (ASME)


ID
568183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em turbinas a vapor, o maior valor da potência absorvida pela turbina ocorre quando a velocidade periférica é aproximadamente igual à metade da velocidade absoluta de entrada. Essa condição leva a valores inadmissíveis no tocante à velocidade periférica, ao número de rotações ou ao diâmetro da roda. Para solucionar esse problema, adota-se uma expansão escalonada, em vez de se adotar um único conjunto de pás no rotor. São exemplos desse procedimento os escalonamentos de

Alternativas
Comentários
  • Turbinas que trabalham com elevadas pressões e temperatura, se transformarem toda a entalpia do vapor em energia cinética em um só estágio pode apresentar problemas de vibrações excessivas e falhas prematuras devido a incompatibilidade de suas caracteríticas mecânicas. Com isso, é necessário que essa transformação seja parcelada ao longo de alguns estágios, amenizando assim esses efeitos.

     

    O principio de funcionamento das turbinas a vapor é converter energia de pressão em velocidade, com isso a resposta é a letra "E".


ID
568189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em um compressor, qual a descarga de ar em m3 correspondente a 5 m3 de ar normal, supondo-se ser a pressão igual a 4 atm manométricas?

Alternativas
Comentários
  • 4 atm de pressão manométrica equivale a 5atm de pressão total.

    Dessa forma, a compressão  levou o ar de 1 atm a 5 atm, taxa de compressão igual a 5.

    Como não foi constatada diferença de temperatura, podemos dizer que houve uma redução de volume de 5x, sendo, portanto, 1m³ de escarga de ar.


ID
568192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

No desenho técnico, segundo a NBR 8403, a linha do tipo traço e ponto estreita, larga nas extremidades e na mudança de direção, é utilizada para representar

Alternativas
Comentários
  • Centro de gravidade e Contorno de peças adjacentes são representados pela linha traço dois pontos estreita.

     

     

  • A) centro de gravidade: linha traço dois pontos estreita;

    B) contorno de peças adjacentes: linha traço dois pontos estreita;

    C) linha auxiliar: linha contínua estreita;

    D) linha de simetria: linha traço e ponto estreita;

    E) plano de corte: linha traço e ponto estreita, larga nas extremidades e na mudança de direção.


ID
568198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Eletrotécnica

Um transformador monofásico de 50 kVA, 2400/240 V, tem sua impedância equivalente refletida ao lado de baixa tensão dada por Zeq = 0,014 + j 0,018 Ohm. O valor dessa impedância refletida ao lado de alta tensão é, em Ohm

Alternativas

ID
568201
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Com relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, correspondem à estrutura do PPRA, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • 9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;

    b) estratégia e metodologia de ação;

    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;

    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

    Pessoal, por isso que é super importante darmos atenção à lei seca.. Podem observar que a questão nem alterou a ordem dos itens, ficou igualzinha ao que é dito na NR 9.

  • Gab: E

     

    Concordo com a colega Larissa morais, devemos nos atentar à lei na íntegra, pois assim conseguiremos identificar qualquer alteraçao no texto da questão.

     

  • Gabarito letra E.

     

    5.16 A CIPA terá por atribuição:

     

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;


ID
568207
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

As modificações do meio corrosivo é uma prática usada para proteção anticorrosiva. Dentre os procedimentos abaixo, qual NÃO visa a modificar a agressividade do meio corrosivo?

Alternativas
Comentários
  • O Aumento de temperatura visa modificar a agressividade do meio corrosivo! Com o aumento de temperatura o meio torna-se mais agressivo. As outras alternativas reduzem a agressividade do meio.

     

    O enunciado começa falando de meios de proteção, mas, para mim, a questão poderia ter sido melhor formulada.

  • Concordo com você Arthur, a questão tinha que ser melhor formulada.

    ...qual NÃO visa a diminuir a agressividade do meio corrosivo?

    A) Controle de pH. (DIMINUI)

    B) Aumento de temperatura. (AUMENTA)

    C) Diminuição da umidade. (DIMINUI)

    D) Emprego de deaeração (DIMINUI)

    E) Emprego de inibidores catódicos (DIMINUI)

    LETRA B


ID
568210
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre Medicina do Trabalho, analise as proposições abaixo.

I - É o ramo da medicina que se preocupa somente com os acidentes de trabalho.

II - É dever do médico do trabalho ao constatar enfermidade ou deficiência que incapacite o empregado para funções que venha exercendo, informá-lo e orientá-lo para a aposentadoria.

III - Esse ramo da medicina deve ser praticado no interior da empresa. 


IV - O médico do trabalho deve andar identificado e ser bem relacionado com todos os setores da empresa.

Estão corretas as proposições

Alternativas