O período de desenvolvimento folicular, ou fase folicular, pode ser dividido em proestro e estro. O período de proestro, com duração de dois a três dias, é caracterizado pelo declínio nos níveis de progesterona, pelo desenvolvimento folicular e pelo aumento dos níveis de estradiol no sangue.
Estro ou cio, comumente referido como dia zero do ciclo estral, é o período da fase reprodutiva do animal, a fêmea apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulação. Em bovinos, a duração média do estro é de, aproximadamente, 12 horas, e a ovulação ocorre de 12 a 16 noras após o término do cio.
Após o término da manifestação do cio, tem início o período de desenvolvímento do corpo lúteo, ou fase luteínica. A fase luteínica pode ser subdividida em metaestro e diestro. 0 METAESTRO, com duração de dois a três dias, tem como característica principal a ovulação que é a liberação do óvulo pelo folículo.
0 corpo lúteo produz progesterona, que é o hormónio responsável pela manutenção da gestação. 0 período em que o corpo lúteo passa a ser funcional, representado pela síntese e liberação de elevados níveis de progesterona, é denominado de diestro.
Anestro é uma fase do ciclo estral que significa um estado de inatividade sexual temporária, onde a fêmea nesta fase estral não apresenta manifestações de cio.
http://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc48/03cicloestral.html