SóProvas



Questões de Conceituação e Terminologia


ID
405904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Taxidermia é a técnica utilizada na higienização de esculturas em metal, principalmente em cobre.

Alternativas
Comentários
  • Taxidermia é a técnica de dar forma à pele, embora já tenha sido definido etimologicamente o significado da palavra Taxidermia, podemos por outro lado, definir que o termo compreende a técnica de preparar as peles de animais mortos de modo que estes conservem, tanto quanto possível, as características morfológicas que apresentam em vida. Taxidermizar é, por excelência, uma técnica fundamental para o embalsamento, já que com elas, inibimos drasticamente a ação dos organismos decompositores como fungos e as bactérias.

    Fonte: http://www.zoo.df.gov.br/index.php/mus-de-taxidermia


ID
1720477
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A museóloga e pesquisadora Marília Xavier Cury publicou, no ano 2000, um documento no qual definiu museus e museus/centros de ciência, buscando fazer as distinções entre esses dois tipos de espaços culturais.

Em 2008, Adriana Vicente da Silva de Souza, com base no estudo de Cury e em sua experiência em um centro de ciência no Rio de Janeiro, buscou tornar ainda mais claras as distinções entre o que chamou de museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência.

Com relação à diferença conceitual entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência, tendo como base a proposta feita por Adriana Vicente da Silva de Souza, analise as afirmativas a seguir: 

I. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência é a questão do acervo. Os museus tradicionais possuem um acervo histórico, o qual tem como meta principal preservá-lo. Já os museus/centros interativos de ciência não possuem um acervo histórico; seu acervo consiste de um conjunto de aparatos interativos.

II. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros de ciência interativo está no método de trabalho, em particular na forma de pensar a interação sujeito-objeto. O objeto sai de algo físico para o pensamento do visitante. O principal objeto do museus/centros interativos de ciência são as possibilidades de interação intelectual e afetiva entre o visitante e o tema exposto.

III. Os museus e centros de ciência interativos constituem-se em um avanço na forma de pensar a relação de ciência e público. Pensam não somente em mostrar o saber historicamente acumulado, mas em provocar o debate em torno desse saber. Nos museus/centros interativos de ciência temos a possibilidade de perturbar o equilíbrio entre os fatos diários e as novas formas de pensamento propostas pela ciência e pela técnica.

Assinale: 

Alternativas

ID
2270077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

A teoria museológica foi criada pelo ICOFOM, na década de 70 do século passado, em decorrência de debates acerca do conceito de museu integral, adotado como campo de conhecimento da museologia.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Santiago, Chile, 1972: a mesa-redonda desse fórum produziu importante documento que ainda hoje, passados quarenta anos, baliza a atividade museológica. Nele foi introduzido o conceito de Museu Integral, que deve levar em consideração a totalidade dos problemas da sociedade e destina-se a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

    Já o ICOFOM foi criado em junho de 1976 como um forum de discussao e estudo sobre teoria museologica. Nos anos posteriores, a meta era a configuração da museologia como um campo de estudo independente. Ressalta-se a distinção entre a museologia e a museografia. 


ID
2270089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

O principal objetivo de desenvolver museus comunitários é servir à comunidade em função do desenvolvimento local, pensamento que originou o Movimento Internacional para uma Nova Museologia, em Quebec, no Canadá, na década de 80 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Quebec, Canadá, 1984: nesse evento manteve-se a ideia de museu e patrimônio como um instrumento a serviço do desenvolvimento
    humano, conforme proposto anteriormente na Declaração de Santiago. A partir dele, foi criado, em 1985, o Movimento Internacional para uma Nova Museologia (Minom).

  • Declaração de Quebec - 1984: Documento fundador do MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia, a Declaração de Quebec remete à Mesa-Redonda de Santiago do Chile como suas origens. A tomada de posição se baseia na reflexão sobre as transformações ocorridas no cenário museológico internacional. Dela decorrem: o reconhecimento da necessidade de ampliar a prática museológica e de integrar nessas ações as populações; a convocação ao uso da interdisciplinaridade e de métodos modernos de gestão e comunicação; e a priorização do desenvolvimento social
  • O pensamento de desenvolver museus comunitários e servir à comunidade em função do desenvolvimento local, começou a ser refletido em 1972 na mesa de Santiago do Chile.

ID
2371555
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Dos 12 mil itens do acervo museológico do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apenas 305 estão na exposição de longa duração ‘Migrar: experiências, memórias e identidades’. Todos os outros objetos estão divididos em três salas – local invisível para o público – e são expostos, temporariamente, quando possível.”

(Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/ um-espaco-de-preservacao-de-acervos.)

O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:

Alternativas