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Questões de Museografia


ID
392899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da relação entre museu e sociedade, julgue os itens que se seguem.

As ações de aproximação do museu com a sociedade limitam-se à promoção de visitas monitoradas e ao desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Alternativas

ID
392908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

A conservação diz respeito a procedimento de controle das causas de degradação e à adoção de medidas de prevenção.

Alternativas
Comentários
  • A Preservação/Conservação Preventiva: a atuação é no meio ambiente, prevenindo as deteriorações através da adaptação das condições externas  - temperatura, umidade, iluminação, qualidade do ar, etc. - de forma a favorecer aos materiais constitutivos da obra.

    A Conservação incluirá, além dos cuidados com o ambiente, o tratamento dos elementos físicos (da matéria) da obra, visando deter ou adiar os processos de deterioração.

    A Restauração, além de incluir os procedimentos de Conservação - uma vez que esses dois aspectos estão interligados, atua especificamente nos valores históricos e estéticos da obra de arte, restituindo esses valores tanto quanto possível. Considerando serem exatamente esses valores, históricos e estéticos, o que confere à obra a qualidade de obra de arte, e sendo cada obra um exemplar único, a prática da Restauração exige uma formação bastante específica e criteriosa.
    Fonte: http://profludfuzzipatrimonio.blogspot.com.br/2010/09/conservacao-e-restauracao.html



ID
392911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

Para a conservação de acervos, é dispensável a realização de diagnóstico de problemas ou o monitoramento ambiental do local onde o acervo é mantido.

Alternativas

ID
392914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

Preservação constitui termo empregado na legislação vigente, não sendo utilizado, efetivamente, na prática.

Alternativas

ID
392917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

A preservação de documento abrange um conjunto de estratégias administrativas, políticas e operacionais para a proteção do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Preservação: conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.


ID
392920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico de acervo deve ser feito concomitantemente à definição das medidas de prevenção.

Alternativas

ID
392923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

A equipe responsável pela elaboração de diagnóstico para a conservação preventiva deve ser composta de um especialista em conservação de coleções, de um arquiteto e de funcionários do museu que exerçam funções diretamente ligadas à conservação do acervo.

Alternativas

ID
392926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

A vida de documentos pode ser prolongada fazendo-se pequenos reparos com papel japonês e cola de metilcelulose.

Alternativas

ID
392929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

A higienização de papéis contaminados com poeira consiste na limpeza, com pano úmido, de todas as superfícies e reentrâncias dos documentos.

Alternativas

ID
392932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

Ao se proceder à higienização de documentos, é desnecessário retirar todos os objetos estranhos à obra, como prendedores metálicos, etiquetas, fitas adesivas, entre outros.

Alternativas

ID
392935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à Área de Reserva Técnica (ART), julgue os itens seguintes.

Materiais inflamáveis devem ser mantidos em locais distantes da ART, a fim de evitar que os objetos mantidos nessa área sofram danos decorrentes de explosões ou incêndios.

Alternativas

ID
392941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à Área de Reserva Técnica (ART), julgue os itens seguintes.

O acesso à ART deve ser restrito, a fim de evitar o roubo ou o manuseio inadequado dos objetos.

Alternativas

ID
392944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à Área de Reserva Técnica (ART), julgue os itens seguintes.

Todas as áreas de reserva técnica devem dispor de sistema aquoso de combate a incêndio, independentemente da natureza do material armazenado no local.

Alternativas

ID
392947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

A presença de teias de aranha indica que o ambiente necessita de limpeza, aeração, controle da umidade e instalação de desumidificadores.

Alternativas

ID
392950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

Restos e excrementos de insetos são considerados os principais indícios da ocorrência de pragas.

Alternativas

ID
392953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

O pessoal da limpeza deve ser devidamente treinado para a identificação imediata de infestação.

Alternativas

ID
392956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

A inspeção do ambiente, do mobiliário e dos invólucros deve ser realizada caso seja detectado algum tipo de dano.

Alternativas

ID
392959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

A captura, utilizando-se armadilhas nas áreas ao redor da ATR, e a posterior identificação da fauna local constituem procedimento preventivo contra a incidência de pragas.

Alternativas

ID
392962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

Armadilhas com feromônio devem ser evitadas, pois, em vez de atrair, repelem alguns tipos de praga nocivas ao acervo.

Alternativas

ID
392965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

O plano da exposição deve contemplar opções de acessibilidade para portadores de necessidades especiais de todos os tipos

Alternativas

ID
392968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

A escolha do tema é uma das etapas finais da montagem de uma exposição.

Alternativas

ID
392971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

É desnecessária a escolha das peças mais importantes do acervo para compor a exposição, uma vez que, em regra, todo o acervo deve ser exposto.

Alternativas

ID
392974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

A escolha do local da exposição deve ser anterior à escolha do acervo, para que seja possível adaptar o local às características dos objetos a serem expostos.

Alternativas

ID
392998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

É desnecessária a existência de documento escrito tratando da política de educação endossada pelo Conselho do museu, bastando, para tal, as atas de reunião.

Alternativas

ID
393001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

É dispensável que os funcionários do museu sejam treinados especificamente para atuarem nas atividades educacionais promovidas pela instituição.

Alternativas

ID
393004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

Integram o quadro de funcionários dos museus profissionais qualificados para o desenvolvimento de programas educacionais.

Alternativas

ID
393007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

O conselho de administração do museu deve apoiar a promoção de atividades educacionais.

Alternativas

ID
393010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

Os museus devem desenvolver programas educacionais específicos para grupos de visitantes.

Alternativas

ID
405835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

O papel social dos museus é expresso no estímulo à participação da comunidade em suas programações e divulgações da cultura entre os diversos segmentos da população, por meio da contemplação das peças expostas.

Alternativas

ID
405844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museologia, julgue os itens seguintes.

Os objetos expostos nos museus não precisam estar associados uns com os outros, devendo, apenas, preservar as noções de tempo e de espaço.

Alternativas

ID
405865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de legislação cultural, julgue os itens que se
seguem.

Coleções visitáveis são conjuntos de bens culturais conservados pelo poder público a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Decreto Federal nº 8.124 (BRASIL, 2013):

    conceitua coleções visitáveis em seu artigo 2º, inciso V:

    “conjuntos de bens culturais conservados por pessoa física ou jurídica que não apresentem as características previstas nos incisos IX e X do caput, e que sejam abertos à visitação ainda que esporadicamente”;


ID
405898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

A qualidade do ar atmosférico é um dos elementos a se considerar na conservação das peças de um museu, pois o ar que contenha impurezas, em quantidades variáveis, de acordo com o local e estação do ano, afeta a preservação do acervo.

Alternativas

ID
405901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Os objetos em bronze devem ser lavados com água e sabão de coco e secados com flanela ou pano macio.

Alternativas
Comentários

ID
405904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Taxidermia é a técnica utilizada na higienização de esculturas em metal, principalmente em cobre.

Alternativas
Comentários
  • Taxidermia é a técnica de dar forma à pele, embora já tenha sido definido etimologicamente o significado da palavra Taxidermia, podemos por outro lado, definir que o termo compreende a técnica de preparar as peles de animais mortos de modo que estes conservem, tanto quanto possível, as características morfológicas que apresentam em vida. Taxidermizar é, por excelência, uma técnica fundamental para o embalsamento, já que com elas, inibimos drasticamente a ação dos organismos decompositores como fungos e as bactérias.

    Fonte: http://www.zoo.df.gov.br/index.php/mus-de-taxidermia


ID
405907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Os móveis em madeira pintada são muito resistentes às grandes variações de temperaturas e devem ser encerados, periodicamente, com cera de carnaúba.

Alternativas

ID
405910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

Higrômetros e psicrômetros são instrumentos utilizados para medir o grau de umidade relativa do ar.

Alternativas
Comentários

ID
405913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

O excesso de umidade é danoso à conservação das peças de madeira, mas a baixa umidade não interfere na conservação desse tipo de peça.

Alternativas

ID
405916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

A umidade relativa do ar recomendada para ambientes onde há peças de metais, de acordo com o seu estado e com a oxidação, pode variar entre 15% e 40%.

Alternativas
Comentários

ID
405919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

A iluminação é um fator a ser considerado na conservação dos objetos do museu, mas não provoca danos definitivos, ou seja, seus efeitos não são cumulativos e irreversíveis.

Alternativas

ID
405922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

Na exposição de fotografias, a iluminação deve ser sempre direta, incidindo inteiramente sobre a obra, para facilitar sua visualização.

Alternativas

ID
405925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

Por suas características, a iluminação natural (luz do dia), que pode chegar a mais de 10.000 lux, é menos nociva que a iluminação artificial.

Alternativas

ID
405928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

A reserva técnica é um dos itens prioritários da política de conservação e difusão da informação do museu.

Alternativas
Comentários

ID
405931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

A reserva técnica, em algumas instituições museológicas, é utilizada para pesquisa acadêmica.

Alternativas
Comentários
  • Função e critérios

    As reservas têm por função:

    (i) Responder às exigências da conservação, limitando e antecipando os riscos de degradação, substituindo-os por condições favoráveis da conservação.

    (ii) Facilitar o acesso às coleções, a fim de favorecer o estudo e a difusão dos bens culturais.

    (iii) Permitir a movimentação das coleções, garantido a preservação e a segurança dos bens culturais.

    Os critérios que permitem avaliar a boa concepção e o bom funcionamento de uma reserva são: Funcionalidade, Acessibilidade, Consulta, Preservação e Segurança (Remy, 1999).

    Fonte: http://www.abracor.com.br/boletim/062010/ArtigoAntonio.pdf


ID
405934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

O museu pode ter várias salas destinadas à reserva técnica, definidas pelo tipo ou pela natureza dos objetos acondicionados.

Alternativas

ID
405937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

O espaço destinado à reserva técnica tem como função primordial a guarda e a conservação do acervo não exposto; por isso, são necessárias precauções especiais quanto à sua localização, proteção contra roubo e incêndio.

Alternativas

ID
405940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

A divulgação do museu resume-se à preparação do inventário dos objetos de sua coleção.

Alternativas
Comentários
  • Programa de difusão e divulgação, aquele que trata da divulgação e popularização dos projetos e atividades da instituição, além da disseminação, difusão e consolidação da imagem institucional nos âmbitos local, regional, nacional e internacional; podendo ser dividido em diferentes subprogramas, tais como: editorial, de intercâmbio institucional, de comunicação social, de comunicação visual e outros. 

    (...)

    7- DIVULGAÇÃO: sem divulgação não haverá efetivação do trabalho. A divulgação deve ser um hábito constante,diário. Deve ser feita boca a boca, na imprensa, visitando escolas, contatos com a comunidade, cartazes, mala direta via correio ou email. Tudo que traga a comunidade para dentro do museu deve ser utilizado. O museu muito silencioso e vazio é sinal de pouca divulgação !

    (...)

    A Divulgação do Museu

    O Museu deve ter um setor, ou funcionário, responsável pela divulgação da programação do museu; o responsável por essa atividade deve:

    Trabalhar reforçando a “Marca do Museu”, que pode ser uma fotografia ou outra imagem, por exemplo, a logomarca institucional.

    • Solicitar junto à Prefeitura, sinalização adequada, em pontos estratégicos.

    • Desenvolver um relacionamento cordial com a Prefeitura, escolas, bibliotecas e outras entidades do município, bem como das cidades vizinhas, tais como associações de moradores, grupos etários “da terceira idade”; convidando-os para participarem da programação do Museu.

    • Promover exposições ou audições de artistas locais e regionais.

    • Solicitar apoio da comunidade em forma de empréstimos e doações (através do jornal ou da rádio local/regional) para exposições ou eventos temporários.

    • Manter uma listagem atualizada (mala-direta) dos endereços postais e/ou eletrônicos, dos artistas locais/regionais, das escolas, setores culturais, prefeituras e meios de comunicação, para envio de convites.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

A ação cultural pode ser entendida como a interação entre o público do museu e a peça exposta, considerando-se seu histórico, que é o processo de sua criação.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por “Ação Cultural” toda a forma de atividade que possa dinamizar a atuação do Museu e enriquecer a vivência da comunidade em que está inserido. O principal potencial do Museu é seu acervo fixo, as exposições temporárias e a programação paralela às exposições. A ação cultural propõe a interação entre o “sujeito” (público do museu) e o “objeto” (obra/peça exposta), considerando seu histórico ou poética (processo de criação). Só será efetivada com a participação da comunidade; porque é este, justamente, seu principal objetivo: inserir o Museu na vida da comunidade. Para envolver um grupo é necessário estabelecer canais de diálogo com referido grupo, informando-o das possibilidades de viabilização das propostas (espaços e recursos disponíveis). O ponto de partida pode ser ancorado no processo de divulgação. Essas ações podem ser desenvolvidas em qualquer unidade museológica, mas para que se efetivem é necessária organização prévia e cadastrar os interessados é um excelente modo de iniciar.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de exposições em museus, julgue os itens a seguir.

A apresentação estética procura isolar a peça, para que seja apreciada como objeto único, enfatizando o ambiente, a iluminação, o espaço e o volume.

Alternativas

ID
405958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

As pinturas e outros trabalhos bidimensionais devem ser alinhados na posição vertical, dispostos de modo que seu centro fique aproximadamente na altura média de 1,8 m.

Alternativas
Comentários
  • Expondo Pinturas (e outros trabalhos bidimensionais):

    devem ser alinhados na posição horizontal, pela base, dispostos de modo que seu centro fique aproximadamente na altura

    do olhar do observador (considerando altura média de 1,62m). Dispor a etiqueta à direita do quadro, alinhando-a à base. Ao expor desenhos e gravuras: usar a mesma técnica de identificação sugerida anteriormente, colocando a etiqueta à direita, alinhada à base; caso a obra não esteja em moldura, deve-se protegê-la com vidro ou acrílico e usar grampos próprios para a exposição sem usar fita adesiva, tachinhas ou pregos.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

Em exposições de esculturas em cerâmica de médio ou pequeno porte, as peças devem ser colocadas diretamente sobre o piso, para permitir uma boa visualização.

Alternativas
Comentários
  • Expondo Esculturas (cerâmica e objetos)

    Quando a exposição for de obras de grande porte, cuidar para que exista espaço de circulação entre as obras, para que o visitante possa visualizá-las a contento. Em se tratando de obras de médio ou pequeno porte, será necessário providenciar uma base ou pedestal: caixa de madeira ou compensado, em formato quadrado ou retangular, conforme a necessidade, com 50 cm de altura, normalmente revestida ou pintada em tons neutros

    Fonte:  http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

Desenhos e gravuras devem ser protegidos com vidro ou acrílico presos por meio de fitas adesivas, tachinhas ou pregos.

Alternativas
Comentários
  • Existem ainda outros critérios práticos que devem ser observados:

    • Fotografias devem ser fixadas sob “passe-partout” ou “borda francesa”, para que não colem no vidro (esse mesmo critério

    pode ser usado ao expor gravuras e /ou desenhos). Usar cores neutras como areia, branco, preto, bege, cinza.

    • Antes fixar a fotografia no “passe-partout” e vidro, é importante identificá-las no verso, usando lápis 6B, suavemente. Jamais

    usar caneta ou carimbo, tanto na frente como no verso das fotografias.

    • Usar iluminação indireta para que a luz não incida diretamente sobre a obra, causando reflexo e dificultando a visualização.

    • Manter a mesma distância entre as fotos, alinhando-as pela base; colocar as etiquetas à direita, logo abaixo da moldura

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
848833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Para alguns estudiosos, as ações básicas do processo de
documentação desenvolvido para museus abrangem o processo que
se inicia com a seleção do patrimônio/acervo. Considerando essa
afirmação, julgue os itens que se seguem.

O público que frequenta museus interfere no processo de musealização, dado que as ações dos museus são desenvolvidas com foco na sociedade, devendo ser constantemente repensadas em razão da importância social do que é selecionado, adquirido, documentado, conservado e exposto.

Alternativas

ID
848854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

A expografia é um conjunto de ações práticas em museus relativas a planejamento, arquitetura e acessibilidade, documentação, conservação, exposição e educação.

Alternativas
Comentários
  • O termo expografia foi proposto em 1993, e se refere a colocação em exposição de tudo aquilo que diz respeito a ambientação. Segundo André Desvallées, ela visa a pesquisa de uma linguagem e de uma expressão fiel para traduzir o programa científico de uma exposição.


    Fonte: http://criticaexpografica.wordpress.com/2012/05/25/o-que-e-expografia/



ID
848866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da segurança em museus, julgue os itens que se seguem.

Para alguns tipos de museus, dispensa-se a identificação das áreas em que se localizam extintores de incêndio, hidrantes e saídas de emergência.

Alternativas

ID
848869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da segurança em museus, julgue os itens que se seguem.

O Plano Museológico, que estabelece a missão e os programas do museu, suas diretrizes de funcionamento e orientações necessárias para o desenvolvimento de projetos e atividades específicos, não inclui o programa de segurança do museu, que constitui documento a parte, elaborado posteriormente ao mencionado plano.

Alternativas
Comentários
  • Art. 46.  O Plano Museológico do museu definirá sua missão básica e sua função específica na sociedade e poderá contemplar os seguintes itens, dentre outros: 

    I – o diagnóstico participativo da instituição, podendo ser realizado com o concurso de colaboradores externos; 

    II – a identificação dos espaços, bem como dos conjuntos patrimoniais sob a guarda dos museus; 

    III – a identificação dos públicos a quem se destina o trabalho dos museus; 

    IV – detalhamento dos Programas:  

    a) Institucional; 

    b) de Gestão de Pessoas; 

    c) de Acervos; 

    d) de Exposições; 

    e) Educativo e Cultural;  

    f) de Pesquisa; 

    g) Arquitetônico-urbanístico; 

    h) de Segurança; 

    i) de Financiamento e Fomento; 

    j) de Comunicação.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm



ID
848872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da segurança em museus, julgue os itens que se seguem.

A instituição museológica é a responsável direta pela segurança, tendo a obrigação de proteger pessoas, acervos e atividades mediante política de segurança firmada por escrito.

Alternativas
Comentários
  • Art. 23.  Os museus devem dispor das condições de segurança indispensáveis para garantir a proteção e a integridade dos bens culturais sob sua guarda, bem como dos usuários, dos respectivos funcionários e das instalações. 

    Parágrafo único.  Cada museu deve dispor de um Programa de Segurança periodicamente testado para prevenir e neutralizar perigos.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm

ID
848878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

O pleno conhecimento da importância de um objeto, de seu estado — recuperável ou não recuperável —, de sua situação legal e da repercussão resultante dessas ações não constitui requisito para descarte ou alienação desse objeto do acervo de um museu.

Alternativas

ID
848893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Em regra, o título auxilia o público a compreender a proposta da exposição, enquanto o subtítulo confere unidade visual e verbal a essa proposta.

Alternativas

ID
848896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

O museólogo, na fase de desenvolvimento de uma exposição, deve privilegiar a pesquisa sobre os objetos selecionados e seu contexto, em detrimento da disseminação do conhecimento.

Alternativas

ID
848899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

A iluminação artificial, a iluminação natural e as cores utilizadas nas paredes, no teto e no assoalho do museu podem influenciar na interpretação dos espaços das salas de exposição.

Alternativas

ID
848902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Para alguns estudiosos, os circuitos de visitação em exposições museais também podem-se organizar em: livre — o visitante escolhe seu próprio percurso —; direcionado — as salas de exposição são estruturadas para um percurso rígido, com uma única direção —; ou sugerido — utilizam-se recursos visuais, como iluminação diferenciada, textos e objetos em destaque, entre outros dispositivos, para orientar o percurso do visitante, sem o estabelecimento de barreiras técnicas.

Alternativas
Comentários
  • Michelle de 2011, de acordo com o CPC de 2015, a reversibilidade não é requisito da tutela de evidência, somente da tutela provisória antecedente.

    PS: Espero que já tenha passado em uma prova e não precise ler isso.


ID
848905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Em regra, a iluminação não contribui para atrair ou seduzir o público em exposições museais.

Alternativas

ID
848908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

As etiquetas dos objetos selecionados para uma exposição podem influenciar a interpretação da informação transmitida, razão por que se recomenda que sejam redigidas conforme a seguinte estrutura: o que é, de quando é, de onde veio.

Alternativas

ID
848911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

A reformulação de projetos voltados à comunicação das atividades dos museus presenciais deve embasar-se em estudos acerca do perfil e das expectativas da comunidade do entorno da instituição, bem como contemplar as mudanças de fatores sociais demográficos, educacionais e econômicos.

Alternativas

ID
848914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

Entre os perfis básicos do público de museus se incluem as pessoas que circulam rapidamente pelas salas; as que demonstram interesse relativo pela exposição; as que veem ou observam superficialmente as informações; e as que examinam minuciosamente o acervo — leem detalhadamente os textos e legendas.

Alternativas

ID
848917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

Uma exposição não se limita a um processo de seleção e disposição aleatória de objetos em vitrines ou em paredes, acompanhados de textos e legendas; ela resulta de ações técnicas minuciosas.

Alternativas

ID
848920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

Utilizam-se em exposições tanto bens culturais de natureza material quanto bens culturais de natureza imaterial, que incluem saberes, formas de expressão, celebrações que marcam vivências coletivas e lugares que concentram e reproduzem práticas coletivas culturais.

Alternativas

ID
848926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de preservação e conservação de acervos em museus,
julgue os itens a seguir.

A limpeza de peças de vidro deve ser feita periodicamente, mediante a lavagem das peças com água em abundância.

Alternativas

ID
848929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de preservação e conservação de acervos em museus,
julgue os itens a seguir.

O manuseio de medalhas e moedas deve ser feito com as mãos cobertas de luvas de algodão, sendo aconselhável, para a limpeza dessas peças, a aplicação de chumaços de algodão embebidos em álcool metilado industrial.

Alternativas

ID
848932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de preservação e conservação de acervos em museus,
julgue os itens a seguir.

Temperaturas entre 18 ºC e 22 ºC e umidade relativa entre 45% e 55% são as condições adequadas à conservação de papéis.

Alternativas
Comentários
  • 1) Umidade relativa

    A celulose é um material higroscópico. Sua atração física pela água faz com que a umidade relativa do ar seja um dos fatores mais críticos para o ambiente onde se encontram os objetos de papel.

    O papel contém água, tanto no interior da sua estrutura química como livremente na sua superfície, que está em equilíbrio com a água existente no ar. Quando a umidade relativa diminui, o papel libera água para que seja mantido esse equilíbrio. Ele se contrai fisicamente, tornando-se menor à medida que perde água.

    Assim que a água da superfície é eliminada, o papel é forçado a liberar água estrutural, que não pode ser substituída, deixando o papel permanentemente ressecado, ressecamento este que pode acarretar-lhe quebraduras.

    A umidade relativa onde os objetos de papel se encontram deve estar entre 45% e 55%. Deve-se evitar umidade relativa abaixo de 40% e superior a 65%.

    O controle da umidade relativa é feito por meio de aparelhos de desumidificação do ar, em ambientes úmidos, e de umidificação, em locais secos.

    Em pequenos ambientes, como mapotecas, é mais conveniente usar sílica-gel.

    2)Temperatura

    Os papéis têm as suas reações químicas alteradas em face da temperatura do ambiente em que se encontram. Por essa razão, eles devem ficar guardados ou expostos sob temperaturas constantes, embora, teoricamente, quanto mais baixa, melhor

    . A faixa ideal é de 16 oC a 22oC .

    A temperatura pode ser controlada a partir do uso de sistemas de condicionamento de ar. Por outro lado, a ventilação natural ou forçada pode ser um recurso para o controle simultâneo da umidade e da temperatura.

    Fonte: http://www.dac.ensino.eb.br/docs/ligislacao/normas_patrimonio/06.pdf


ID
848935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação e conservação de materiais em madeira,
julgue os próximos itens.

Peças de mobiliário devem ser armazenadas preferencialmente em sótãos ou porões, visto que, nesses ambientes, não são atingidas por iluminação natural, sendo mais bem preservadas.

Alternativas
Comentários
  • Os objetos de madeira são expostos de diferentes maneiras. Móveis estão, normalmente, em exposições abertas no interior dos museus, enquanto que veículos, totens etc. estão colocados ao ar livre. Sob o ponto de vista da preservação, os mais  afortunados são aqueles que se encontram no interior de vitrinas e nos salões de exposição. O contexto da exposição e a natureza do objeto irão, freqüentemente, influenciar a sua conservação preventiva e o tratamento da deterioração.

    (...)

    A guarda dos objetos na reserva técnica fica facilitada pela possibilidade de condições ambientais mais favoráveis, particularmente em relação à temperatura e à luz. Entretanto, alguns cuidados especiais devem ser tomados como,por exemplo, não deixar móveis diretamente em contato com os pisos de concreto, pedra ou tijolo.

    Fonte: http://www.dac.ensino.eb.br/docs/ligislacao/normas_patrimonio/06.pdf

  • Não armazene mobiliário em sótãos ou porões – os primeiros estão sujeitos a variações extremas de temperatura e os últimos

    freqüentemente são úmidos –, nem exponha itens no nicho de uma janela, onde os efeitos da variação ambiental podem se

    agravar pelos altos níveis de luminosidade. A luz do sol pode gerar calor suficiente para provocar contrações localizadas e depreciação da cola.

    Fonte: http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/download_arquivo/roteiro9.pdf


ID
848938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação e conservação de materiais em madeira,
julgue os próximos itens.

A umidade relativa muito baixa provoca o ressecamento e o encolhimento das madeiras, assim como o surgimento de danos e distorções nas peças feitas desse material.

Alternativas
Comentários
  • As altas temperaturas favorecem a aceleração da ação biológica. Por isso, mantenha a temperatura estabilizada no mais baixo e confortável nível possível; 20º C é um valor aceitável.

    A luz altera as cores naturais da madeira e desbota tecidos e couro dos móveis estofados. O nível adequado de luz para a maioria dos objetos não deve passar de 200 lux. Os objetos feitos com madeira sem tratamento podem ficar sob até 300 lux.

    A poeira, além de ser um abrasivo, serve também como fonte de alimentação para o mofo e pode facilitar a infestação de insetos.

    Fonte: http://www.dac.ensino.eb.br/docs/ligislacao/normas_patrimonio/06.pdf

  • A umidade relativa do ar muito baixa faz com que muitas madeiras sequem e se contraiam, acarretando danos e distorções, se o movimento implícito no processo for restrito por partes adjacentes da estrutura. Por exemplo, uma folha pode descolar-se e soltar-se caso o seu movimento ocorra numa intensidade e/ou sentido diferentes dos da superfície que está por baixo. As madeiras tendem a se expandir e contrair de maneira muito mais intensa no sentido perpendicular às fibras do que no

    sentido das fibras, embora o movimento preciso dependa do tipo da madeira e de como ela tiver sido cortada e trabalhada


    (...)

    No extremo oposto, muita umidade faz as madeiras empenarem e incharem. Um nível muito alto de umidade pode favorecer ou

    acelerar o apodrecimento, o desenvolvimento de mofo ou fungos, infestação por insetos e depreciação das colas. Mobiliário

    colocado em contato com paredes externas ou pisos úmidos está sob alto risco, porque absorve umidade dessas superfícies.

    Mantenha os objetos distantes de paredes externas e proteja osfundos ou pés dos móveis do contato direto com pisos úmidos

    Fonte: http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/download_arquivo/roteiro9.pdf


ID
848941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação e conservação de materiais em madeira,
julgue os próximos itens.

Caso sejam detectados insetos perfuradores em peças de madeira, deve-se inserir, nos orifícios expostos da peça, por meio de uma seringa, substância mortífera, como querosene, para a contenção dos insetos e a preservação da integridade da peça.

Alternativas

ID
848956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da sílica-gel e de sua aplicação, julgue os próximos itens.

A sílica-gel é uma substância bactericida sintética usada para o controle de fungos.

Alternativas
Comentários
  • Sílica-gel ou gel de sílica é um material usado para absorver umidade. É um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. Assim que misturados, formam um hidrosol, que lentamente se contrai para formar uma estrutura sólida de Sílica Gel, chamada hidrogel. O gel sólido é quebrado e lavado para remover o subproduto da reação, o sulfato de sódio, e criar sua estrutura porosa.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADlica-gel



ID
848959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da sílica-gel e de sua aplicação, julgue os próximos itens.

Na embalagem de peças de acervo para transporte, a sílica-gel é utilizada para proteção das peças contra impacto.

Alternativas

ID
848962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da sílica-gel e de sua aplicação, julgue os próximos itens.

É aconselhável aplicar uma pequena camada de sílica-gel na superfície de contato de um objeto de um acervo com o mobiliário ou a parede que servirá de suporte para esse objeto, a fim de se reduzirem o impacto e o atrito entre essas superfícies e, consequentemente, possíveis desgastes.

Alternativas

ID
848965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da sílica-gel e de sua aplicação, julgue os próximos itens.

Sílica-gel é um conjunto de grãos que absorve a umidade do ar, aumentando o tempo de preservação das peças.

Alternativas

ID
848968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à educação em museus, julgue os itens que se
seguem.

A política educativa endossada pelo Conselho de um museu não precisa, necessariamente, ser formalmente elaborada e escrita, sendo suficiente para a validação dessa política a sua inscrição em atas de reunião.

Alternativas

ID
848971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à educação em museus, julgue os itens que se
seguem.

A equipe de trabalho responsável pelo desenvolvimento de atividades educacionais em museus deve receber treinamentos periódicos para melhorar a própria capacitação e o atendimento às escolas e ao público em geral.

Alternativas

ID
848974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à educação em museus, julgue os itens que se
seguem.

Os museus não dispõem, em seu quadro, de pessoas qualificadas para a execução dos programas educacionais da instituição, sendo necessária a contratação temporária de profissionais para esse fim.

Alternativas

ID
848977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à educação em museus, julgue os itens que se
seguem.

Os programas educacionais apoiados pelos museus devem ser direcionados a grupos específicos, a fim de que sejam atingidas pontualmente as necessidades de cada público-alvo.

Alternativas

ID
848980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à educação em museus, julgue os itens que se
seguem.

O papel educacional de um museu deve ser enfatizado pelo respectivo Conselho Deliberativo.

Alternativas

ID
1599451
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Plano Museológio é considerado uma “ferramenta básica de planejamento estratégico” e visa, fundamentalmente,determinar a missão do museu e estabelecer prioridades em sua gestão. Dos documentos abaixo listados, dois dispõem sobre a sua necessidade e regem a sua adoção pelos museus brasileiros. Quais são eles?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     


ID
1599463
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A segurança de um museu abarca todos os procedimentos de proteção do acervo, dos funcionários, visitantes e do próprio prédio que abriga a instituição. Parte do processo que envolve a segurança do museu se refere ao conhecimento e à avaliação dos riscos, que variam de uma instituição à outra e variam de grau dependendo do contexto. Por exemplo, cada museu deve estabelecer para si qual é o risco aceitável, isto é, qual é o risco cuja frequência ou extensão não pode causar uma perda considerável à organização. Dentre os procedimentos abaixo citados, qual deles NÃO envolve diretamente a gestão de riscos de um determinado museu?

Alternativas

ID
1599472
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Brasil possui atualmente cinco manifestações culturais consideradas, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade: a pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o frevo pernambucano, a roda de capoeira e o samba de roda do Recôncavo Baiano. Que princípio / conceito encontra-se no cerne dos documentos internacionais e das políticas públicas que lidam com este tipo de patrimônio e qual o seu fundamento?

Alternativas

ID
1599484
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os efeitos da luz sobre os objetos são cumulativos e costumam ser irreversíveis. Para reduzir a deterioração da superfície do objeto é preciso controlar a iluminação que incide sobre ele. Das alternativas abaixo, indique a única que está correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


ID
1599493
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A exposição, que pode ser entendida como a principal via de comunicação dos museus, constitui, com efeito, um campo nitidamente mais vasto uma vez que ela pode ser desenvolvida por uma instituição lucrativa (mercado, loja, galeria de arte) e ser concebida com as mais distintas finalidades. Ela pode ser organizada em um lugar fechado, mas também a céu aberto (parque ou rua) ou in situ, isto é, sem necessariamente implicar no deslocamento dos objetos (como no caso de sítios naturais, arqueológicos ou históricos). Sendo assim, nem toda exposição pode ser caracterizada como “exposição museológica”. Entre as opções abaixo apresentadas, o que determina que uma exposição seja efetivamente qualificada como “museológica”?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E


ID
1720441
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Na Europa, a média de visitação a museus/centros de ciência é de 16% da população, referente àqueles que declararam ter visitado tais locais nos últimos 12 meses, segundo enquete feita pelo Eurobarometer e divulgada em 2005.

Assinale a alternativa que indique a média de visitação a museus/centros de ciência no Brasil. 

Alternativas

ID
1720444
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação às motivações que levam as pessoas a irem (ou não irem) a museus e centros de ciência, analise as afirmativas a seguir.

I. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência motivadas pelo desejo de aprender.

II. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência porque acham que é divertido.

III. A falta de acesso é um dos principais obstáculos para a visitação de museus e centros de ciência.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1720453
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A museóloga e pesquisadora Marília Xavier Cury fez uma revisão da literatura sobre avaliação de exposições e identificou diversos aspectos do sistema de comunicação museológica.

As alternativas a seguir correspondem à formulação dada por Cury sobre a avaliação de exposições, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • A autora propõe seis tipos de avaliação museológica: Avaliação Preliminar ou Conceitual; Avaliação Formativa; Avaliação Corretiva; Avaliação Somativa; Avaliação Técnica ou Apreciação Crítica; e Avaliação do Processo.

    O gabarito correto é a letra E porque a avaliação corretiva ocorre por meio da comparação entre o proposto e o executado, por meio da participação dos profissionais e/ou do público.  A avaliação corretiva "colabora para a correção de aspectos não satisatórios de forma quase imediata à percepção do problema..."

    CURY, Marília X. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.


ID
1720468
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao termo “hands on", analise as afirmativas a seguir:

I. Refere-se à forma de construção de aparatos para museus e centros de ciência, que permite que o visitante aperte botões, de forma a minimizar custos com o mediador e aumentar a replicabilidade do módulo para outros espaços culturais.

II. Está relacionado a propostas educacionais como as dos físicos Jean Perrin e Frank Oppenheimer, tendo esse último participado do Projeto Manhattan.

III. Refere-se à proposta que visa a estimular a experimentação dos visitantes, a iniciativa individual e a curiosidade, por meio de experimentos interativos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1720474
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Uma questão importante nos museus de ciência é o papel que deve desempenhar os mediadores ou monitores (explainers, em inglês). Isto levou alguns dirigentes de museus de ciência, entre os quais Antonio Carlos Pavão, do Espaço Ciência de Pernambuco, a reavaliar a função mais importante do mediador dentro destes espaços. Pavão cunhou uma nova proposta guia para os museus de ciência: “explainers-on".

Dentro desta concepção a principal função do mediador é: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    "Em contextos como os descritos anteriormente é que o papel dos monitores (explainers) ganha significado todo especial. Não bastam cenários fantásticos, experimentos sofisticados, exposições mais criativas; todos têm um valor intrínseco, sem dúvida. Mas, não há como duvidar do poder da linguagem do mediador. Por sua intervenção competente, os visitantes são estimulados a interagirem uns com os outros (social-on) e com o objeto do conhecimento (hands-on/minds-on/hearts-on). Ao estimular essas trocas, o monitor favorece a criação de um espaço de comunicação e interlocução de saberes. Esta proposta, que aqui, por analogia, denominamos de explainers-on, reconhece o papel do monitor dentro do museu como instrumento interativo por excelência, com potencial invejável para mediar processos de construção do conhecimento. Não se trata de oferecer respostas, mas de estimular a crítica, a curiosidade e a indagação. De fato, os centros e museus de ciência são locais de aprendizagens, entretanto isso não é o essencial neles."


ID
1720477
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A museóloga e pesquisadora Marília Xavier Cury publicou, no ano 2000, um documento no qual definiu museus e museus/centros de ciência, buscando fazer as distinções entre esses dois tipos de espaços culturais.

Em 2008, Adriana Vicente da Silva de Souza, com base no estudo de Cury e em sua experiência em um centro de ciência no Rio de Janeiro, buscou tornar ainda mais claras as distinções entre o que chamou de museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência.

Com relação à diferença conceitual entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência, tendo como base a proposta feita por Adriana Vicente da Silva de Souza, analise as afirmativas a seguir: 

I. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência é a questão do acervo. Os museus tradicionais possuem um acervo histórico, o qual tem como meta principal preservá-lo. Já os museus/centros interativos de ciência não possuem um acervo histórico; seu acervo consiste de um conjunto de aparatos interativos.

II. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros de ciência interativo está no método de trabalho, em particular na forma de pensar a interação sujeito-objeto. O objeto sai de algo físico para o pensamento do visitante. O principal objeto do museus/centros interativos de ciência são as possibilidades de interação intelectual e afetiva entre o visitante e o tema exposto.

III. Os museus e centros de ciência interativos constituem-se em um avanço na forma de pensar a relação de ciência e público. Pensam não somente em mostrar o saber historicamente acumulado, mas em provocar o debate em torno desse saber. Nos museus/centros interativos de ciência temos a possibilidade de perturbar o equilíbrio entre os fatos diários e as novas formas de pensamento propostas pela ciência e pela técnica.

Assinale: 

Alternativas

ID
1720498
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Marília Xavier Cury apresenta uma proposta de modelo para recepção de público em exposições e ação educativa em museus que se desenvolve no eixo entre o uso público do museu e as formas adquiridas a partir deste uso. Seu modelo fundamenta-se em quatro premissas.

As alternativas a seguir incluem as premissas de Cury, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas

ID
1720507
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às novas tecnologias e à divulgação científica, analise as afirmativas a seguir.

I. Museus e centros de ciência brasileiros, a exemplo de museus em outros países, têm usado amplamente as novas tecnologias, em particular aquelas disponíveis via Internet, para ampliar o escopo de suas atividades.

II. O idioma é ainda uma barreira importante para que os sites de museus e centros de ciência brasileiros tenham maior visibilidade, já que os conteúdos em português são pouco lidos em outros países (inclusive na própria América Latina).

III. Apesar de serem amplamente usados por jovens em momentos de lazer, os blogs ainda são pouco explorados na divulgação científica.

Assinale: 

Alternativas

ID
2026507
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Alguns museus tentaram se remodelar com o intuito de mostrar temáticas mais em conformidade com a nova histografia, mas os resultados não foram nem um pouco animadores. Depoimentos de diretores de museus e secretários de cultura mostram o quanto è difícil incrementar a visitação e dinamizar um museu, mesmo dispondo de verbas para isso. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2026528
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Algumas atividades educativas se aprofundaram e os técnicos de museu acabaram por especializá-la ao extremo, criando, a partir delas, mecanismos de educação especial nos campos da ciência e tecnologia, agricultura e saúde. Em relação ao museu como instrumento de extensão cultural, assinale a alternativa correta.

I. Essa modalidade de atividade ganhou corpo, sobre tudo no Japão, mas também em outros países industrializados da Ásia, devido à quantidade de capital que pode ser investido.

II. Nos EUA, o objetivo da extensão cultural era “aclimatar” e ambientar os contingentes de imigrantes à língua, costumes e tradições americanas.

III. T. R. Adam, estudioso norte-americano, em 1937 afirmava que o museu, por possuir meios de educar de forma mais “desimpedida” que a escola, deveria talvez se declarar uma instituição de educação popular básica.

IV. Para o estudioso K. Hudson, “os museus sempre tiveram o notável poder de fazer com que o homem sem estudo se sentisse inferior”.

Alternativas

ID
2026570
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os eventos podem desempenhar papéis diversos no contexto do desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural. Complete as colunas corretamente com o tipo exato de evento, e assinale a alternativa correta.

1. Eventos de Premiação.

2. Eventos de revitalização ou de espaços culturais.

3. Eventos de espaço de atração e desenvolvimento de focos de irradiação da cultura.


( ) Tem o objetivo de estimular o aumento da produção cultural.

( ) Tem o objetivo de dinamizar espaços culturais.

( ) Tem o objetivo de aumentar a circulação de produtos culturais e ampliar o mercado desses produtos.

Alternativas

ID
2026579
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Salas fechadas, dependências mal iluminadas, acervos em processo acelerado de deterioração. Assim se encontram os museus e localidades históricas, subutilizados e alguns quase desertos. A parceria empresa – cultura não è um modismo a mais e talvez seja uma das poucas saídas, protestem ou não os puristas. Posto esse quadro, torna-se quase pueril falar em turismo cultural, pois nessas localidades falta praticamente tudo ao visitante. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

Raras são as vezes que, em encontros sobre ____________ ou _________ é abordada à questão da visitação turística.

Alternativas

ID
2026585
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Exposições temporárias são importantes, porém, sem nenhum apreço ao turista, obras famosas são recolhidas, frustrando expectativas de quem planejou uma viajem com antecedência com desejo de conhecer in loco originais famosos. E isso ocorre muito mais por ausência de estratégias, do que por dificuldades resultantes da falta de espaço em museus. Assinale a alternativa que complete a frase corretamente.

_____________ especializada e, principalmente, a consciência de que não apenas em ____________, mas também em turismo não há a ___________.

Alternativas