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Questões de Expografia: Concepção, Produção e Montagem de Exposições


ID
392965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

O plano da exposição deve contemplar opções de acessibilidade para portadores de necessidades especiais de todos os tipos

Alternativas

ID
392968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

A escolha do tema é uma das etapas finais da montagem de uma exposição.

Alternativas

ID
392971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

É desnecessária a escolha das peças mais importantes do acervo para compor a exposição, uma vez que, em regra, todo o acervo deve ser exposto.

Alternativas

ID
392974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

A escolha do local da exposição deve ser anterior à escolha do acervo, para que seja possível adaptar o local às características dos objetos a serem expostos.

Alternativas

ID
405844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museologia, julgue os itens seguintes.

Os objetos expostos nos museus não precisam estar associados uns com os outros, devendo, apenas, preservar as noções de tempo e de espaço.

Alternativas

ID
405922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

Na exposição de fotografias, a iluminação deve ser sempre direta, incidindo inteiramente sobre a obra, para facilitar sua visualização.

Alternativas

ID
405952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de exposições em museus, julgue os itens a seguir.

A apresentação estética procura isolar a peça, para que seja apreciada como objeto único, enfatizando o ambiente, a iluminação, o espaço e o volume.

Alternativas

ID
405955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de exposições em museus, julgue os itens a seguir.

A exposição histórica procura dinamizar o conjunto cultural, por intermédio do uso de meios audiovisuais e documentação permanente.

Alternativas

ID
405958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

As pinturas e outros trabalhos bidimensionais devem ser alinhados na posição vertical, dispostos de modo que seu centro fique aproximadamente na altura média de 1,8 m.

Alternativas
Comentários
  • Expondo Pinturas (e outros trabalhos bidimensionais):

    devem ser alinhados na posição horizontal, pela base, dispostos de modo que seu centro fique aproximadamente na altura

    do olhar do observador (considerando altura média de 1,62m). Dispor a etiqueta à direita do quadro, alinhando-a à base. Ao expor desenhos e gravuras: usar a mesma técnica de identificação sugerida anteriormente, colocando a etiqueta à direita, alinhada à base; caso a obra não esteja em moldura, deve-se protegê-la com vidro ou acrílico e usar grampos próprios para a exposição sem usar fita adesiva, tachinhas ou pregos.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

Em exposições de esculturas em cerâmica de médio ou pequeno porte, as peças devem ser colocadas diretamente sobre o piso, para permitir uma boa visualização.

Alternativas
Comentários
  • Expondo Esculturas (cerâmica e objetos)

    Quando a exposição for de obras de grande porte, cuidar para que exista espaço de circulação entre as obras, para que o visitante possa visualizá-las a contento. Em se tratando de obras de médio ou pequeno porte, será necessário providenciar uma base ou pedestal: caixa de madeira ou compensado, em formato quadrado ou retangular, conforme a necessidade, com 50 cm de altura, normalmente revestida ou pintada em tons neutros

    Fonte:  http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

Desenhos e gravuras devem ser protegidos com vidro ou acrílico presos por meio de fitas adesivas, tachinhas ou pregos.

Alternativas
Comentários
  • Existem ainda outros critérios práticos que devem ser observados:

    • Fotografias devem ser fixadas sob “passe-partout” ou “borda francesa”, para que não colem no vidro (esse mesmo critério

    pode ser usado ao expor gravuras e /ou desenhos). Usar cores neutras como areia, branco, preto, bege, cinza.

    • Antes fixar a fotografia no “passe-partout” e vidro, é importante identificá-las no verso, usando lápis 6B, suavemente. Jamais

    usar caneta ou carimbo, tanto na frente como no verso das fotografias.

    • Usar iluminação indireta para que a luz não incida diretamente sobre a obra, causando reflexo e dificultando a visualização.

    • Manter a mesma distância entre as fotos, alinhando-as pela base; colocar as etiquetas à direita, logo abaixo da moldura

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
848854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

A expografia é um conjunto de ações práticas em museus relativas a planejamento, arquitetura e acessibilidade, documentação, conservação, exposição e educação.

Alternativas
Comentários
  • O termo expografia foi proposto em 1993, e se refere a colocação em exposição de tudo aquilo que diz respeito a ambientação. Segundo André Desvallées, ela visa a pesquisa de uma linguagem e de uma expressão fiel para traduzir o programa científico de uma exposição.


    Fonte: http://criticaexpografica.wordpress.com/2012/05/25/o-que-e-expografia/



ID
848893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Em regra, o título auxilia o público a compreender a proposta da exposição, enquanto o subtítulo confere unidade visual e verbal a essa proposta.

Alternativas

ID
848896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

O museólogo, na fase de desenvolvimento de uma exposição, deve privilegiar a pesquisa sobre os objetos selecionados e seu contexto, em detrimento da disseminação do conhecimento.

Alternativas

ID
848899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

A iluminação artificial, a iluminação natural e as cores utilizadas nas paredes, no teto e no assoalho do museu podem influenciar na interpretação dos espaços das salas de exposição.

Alternativas

ID
848902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Para alguns estudiosos, os circuitos de visitação em exposições museais também podem-se organizar em: livre — o visitante escolhe seu próprio percurso —; direcionado — as salas de exposição são estruturadas para um percurso rígido, com uma única direção —; ou sugerido — utilizam-se recursos visuais, como iluminação diferenciada, textos e objetos em destaque, entre outros dispositivos, para orientar o percurso do visitante, sem o estabelecimento de barreiras técnicas.

Alternativas
Comentários
  • Michelle de 2011, de acordo com o CPC de 2015, a reversibilidade não é requisito da tutela de evidência, somente da tutela provisória antecedente.

    PS: Espero que já tenha passado em uma prova e não precise ler isso.


ID
848905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere às formas de interação entre os museus e a
sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Em regra, a iluminação não contribui para atrair ou seduzir o público em exposições museais.

Alternativas

ID
848908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

As etiquetas dos objetos selecionados para uma exposição podem influenciar a interpretação da informação transmitida, razão por que se recomenda que sejam redigidas conforme a seguinte estrutura: o que é, de quando é, de onde veio.

Alternativas

ID
848911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

A reformulação de projetos voltados à comunicação das atividades dos museus presenciais deve embasar-se em estudos acerca do perfil e das expectativas da comunidade do entorno da instituição, bem como contemplar as mudanças de fatores sociais demográficos, educacionais e econômicos.

Alternativas

ID
848914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

Entre os perfis básicos do público de museus se incluem as pessoas que circulam rapidamente pelas salas; as que demonstram interesse relativo pela exposição; as que veem ou observam superficialmente as informações; e as que examinam minuciosamente o acervo — leem detalhadamente os textos e legendas.

Alternativas

ID
848917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

Uma exposição não se limita a um processo de seleção e disposição aleatória de objetos em vitrines ou em paredes, acompanhados de textos e legendas; ela resulta de ações técnicas minuciosas.

Alternativas

ID
848920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a exposições.

Utilizam-se em exposições tanto bens culturais de natureza material quanto bens culturais de natureza imaterial, que incluem saberes, formas de expressão, celebrações que marcam vivências coletivas e lugares que concentram e reproduzem práticas coletivas culturais.

Alternativas

ID
1599484
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os efeitos da luz sobre os objetos são cumulativos e costumam ser irreversíveis. Para reduzir a deterioração da superfície do objeto é preciso controlar a iluminação que incide sobre ele. Das alternativas abaixo, indique a única que está correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


ID
1599493
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A exposição, que pode ser entendida como a principal via de comunicação dos museus, constitui, com efeito, um campo nitidamente mais vasto uma vez que ela pode ser desenvolvida por uma instituição lucrativa (mercado, loja, galeria de arte) e ser concebida com as mais distintas finalidades. Ela pode ser organizada em um lugar fechado, mas também a céu aberto (parque ou rua) ou in situ, isto é, sem necessariamente implicar no deslocamento dos objetos (como no caso de sítios naturais, arqueológicos ou históricos). Sendo assim, nem toda exposição pode ser caracterizada como “exposição museológica”. Entre as opções abaixo apresentadas, o que determina que uma exposição seja efetivamente qualificada como “museológica”?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E


ID
1720453
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A museóloga e pesquisadora Marília Xavier Cury fez uma revisão da literatura sobre avaliação de exposições e identificou diversos aspectos do sistema de comunicação museológica.

As alternativas a seguir correspondem à formulação dada por Cury sobre a avaliação de exposições, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • A autora propõe seis tipos de avaliação museológica: Avaliação Preliminar ou Conceitual; Avaliação Formativa; Avaliação Corretiva; Avaliação Somativa; Avaliação Técnica ou Apreciação Crítica; e Avaliação do Processo.

    O gabarito correto é a letra E porque a avaliação corretiva ocorre por meio da comparação entre o proposto e o executado, por meio da participação dos profissionais e/ou do público.  A avaliação corretiva "colabora para a correção de aspectos não satisatórios de forma quase imediata à percepção do problema..."

    CURY, Marília X. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.


ID
2026570
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os eventos podem desempenhar papéis diversos no contexto do desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural. Complete as colunas corretamente com o tipo exato de evento, e assinale a alternativa correta.

1. Eventos de Premiação.

2. Eventos de revitalização ou de espaços culturais.

3. Eventos de espaço de atração e desenvolvimento de focos de irradiação da cultura.


( ) Tem o objetivo de estimular o aumento da produção cultural.

( ) Tem o objetivo de dinamizar espaços culturais.

( ) Tem o objetivo de aumentar a circulação de produtos culturais e ampliar o mercado desses produtos.

Alternativas

ID
2026585
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Exposições temporárias são importantes, porém, sem nenhum apreço ao turista, obras famosas são recolhidas, frustrando expectativas de quem planejou uma viajem com antecedência com desejo de conhecer in loco originais famosos. E isso ocorre muito mais por ausência de estratégias, do que por dificuldades resultantes da falta de espaço em museus. Assinale a alternativa que complete a frase corretamente.

_____________ especializada e, principalmente, a consciência de que não apenas em ____________, mas também em turismo não há a ___________.

Alternativas

ID
2270062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue os próximos itens.

A divulgação do museu ocasionada pelos empréstimos de obras para exposições nacionais ou internacionais compensa os riscos inerentes ao manuseio e ao transporte das obras, uma vez que a exposição museológica serve fundamentalmente à comunicação e ao marketing.

Alternativas

ID
2270065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue ospróximo item.

A partir da Exposição Universal de Paris, em 1889, surgiu uma representação do Brasil estritamente associada a alegorias e ornamentos coloridos dos indígenas da floresta amazônica, perspectiva decorrente da falta de discurso científico que possibilitasse outras formas de representação.

Alternativas

ID
2270068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue o próximo item.

Qualquer exposição deve ser precedida de pesquisa, que pressupõe a seleção do tema e dos objetos a serem expostos, a elaboração de textos, imagens, gráficos e figuras, a identificação de outros acervos ou recursos iconográficos associados. Sem a pesquisa prévia, não há como tornar uma exposição compreensível para a maioria do público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado??? Na moral, a Cespe comeu muita merda nessa prova, só pode! Cabe recurso facilmente!

  • Qual é o erro

  • Segundo princípios do plano museologico, no programa relacionado às exposições, revela que a pesquisa na fase de planejamento de uma exposição é de grande importância.


ID
2270071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue o próximo item.

Na circulação de acervo entre regiões geográficas distintas, a mudança de clima é um fator de risco: as oscilações bruscas de temperatura e umidade relativa do ar podem provocar a contração ou a dilação de matérias que compõem os acervos.

Alternativas

ID
2270074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue ospróximo item.

Para o transporte entre uma instituição e outra, o vidro das gravuras emolduradas deve ser protegido por fita gomada, seus ganchos e fios de sustentação devem ser retirados, e elas devem ser acondicionadas em embalagens de madeira na forma de cubo com etiqueta de identificação em local visível na qual constem o título e o autor, de modo que seja evitada a dissociação de informação durante o transporte.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em embalagens de madeira

  • o erro está no uso de fita gomada, para vidro de gravuras tem que passar fita crepe


ID
2371546
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Texto I:

“No caso desse tipo de exposição podem-se selecionar acervos dos mais variados e temáticos possíveis. Essas exposições representam um importante veículo de dinamização e rotatividade nos museus. O caráter de novidade proporciona, ao lado do trabalho educativo, uma visita mais estimulante ao público visitante.”

(Bittencourt, 2003.)

Texto II:

“Em uma exposição desse tipo, o importante é ter um bom plano de transporte e instalação da mostra, bem como o seguro de todo o acervo. Elas demandam, dependendo do perfil, uma grande soma de recursos, pois envolvem translado e hospedagem de equipe, acervo, seguros, divulgações específicas e outros.”

(Bittencourt, 2003.)

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às exposições:

Alternativas

ID
2371555
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Dos 12 mil itens do acervo museológico do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apenas 305 estão na exposição de longa duração ‘Migrar: experiências, memórias e identidades’. Todos os outros objetos estão divididos em três salas – local invisível para o público – e são expostos, temporariamente, quando possível.”

(Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/ um-espaco-de-preservacao-de-acervos.)

O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:

Alternativas

ID
3578335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, no que se refere à exposição e armazenamento de peças têxteis.

Essas peças podem ser expostas em locais fechados sem ar condicionado, dada a inexistência de restrição a grau de temperatura no que se refere ao material têxtil.

Alternativas

ID
3626407
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito das exposições museológicas, considere as seguintes afirmativas:


1. Além do conteúdo temático, as exposições devem contar com suporte de informação e sinalizações que facilitem a compreensão dos diversos públicos.

2. Uma exposição favorece a preservação da memória e do imaginário coletivo, seja a partir das coleções e temas trazidos a público, seja com base em fatos históricos e evidências culturais contextualizadas.

3. É importante que o público seja pensado em todas as etapas de elaboração da exposição, como escolha do tema, conceituação, elaboração de conteúdos, acessibilidade, seleção de objetos, recursos expográficos, publicações etc.

4. O público infantil e as pessoas portadoras de necessidades especiais devem ter acesso a informações diferenciadas em relação aos demais públicos do museu.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B


ID
3626623
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da elaboração e montagem de exposições de longa duração, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
3642823
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Disciplina
Museologia
Assuntos

Nos processos museológicos brasileiros, o profissional especialista em determinada área de conhecimento representada em coleções, que colabora nas atividades de aquisição, documentação, pesquisa e divulgação de acervos, conforme Herreman (2015) é o: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A


ID
3643345
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um dos principais pesquisadores sobre a eficiência das exibições museológicas, Chandler Screven, descreveu um método de realização de processo avaliativo que consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A


ID
5284744
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo Cury (2005), a avaliação de exposições deve ser entendida na dimensão global do processo que abrange planejamento, criação, produção, montagem, divulgação e recepção.

Considerando a tipologia proposta pela autora, qual o modelo de avaliação se destaca dentro da uma proposta de comunicação interacionista entre o museu e o público?

Alternativas

ID
5284765
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

As exposições são consideradas como

Alternativas

ID
5284771
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Na exposição, a função do courrier é

Alternativas

ID
5284792
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Ao longo da história dos museus e da museologia, diferentes aparatos e recursos expográficos foram criados e utilizados na composição das exposições, correspondendo às perspectivas científicas e concepções estéticas de seu tempo.


A única associação INCORRETA a seguir é

Alternativas

ID
5284798
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Eram objetivos da organização das coleções em exposição nas Galerias Nacionais e Museus Nacionais de Arte criados no século XIX, EXCETO:

Alternativas

ID
5284810
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Atualmente os estudos de público lançam mão de diferentes metodologias no intuito de obter dados relevantes para subsidiar a realização de exposições museológicas.

São metodologias adequadas aos seus fins, EXCETO:

Alternativas

ID
5284813
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Para a realização do empréstimo de um objeto que será utilizado numa exposição em outra instituição brasileira, é necessário que

Alternativas

ID
5284816
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Para García Canclini (2008, p. 169) “o museu é a sede cerimonial do patrimônio, o lugar em que é guardado e celebrado, onde se reproduz o regime semiótico com que os grupos hegemônicos o organizaram. Entrar em um museu não é simplesmente adentrar em um edifício e olhar obras, mas também penetrar em um sistema ritualizado de ação social.”


Dos seguintes procedimentos expográficos, identifique aquele que NÃO corresponde a essa afirmativa.

Alternativas

ID
5408809
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Até algum tempo atrás, era difícil pensar em como os deficientes visuais poderiam visitar os museus, que são especialmente focados na matéria visual. Com a acessibilidade em pauta, foram então criadas uma série de recursos para que cegos entendam as obras de arte e consigam “enxergar” através do toque, democratizando a cultura e abraçando a inclusão. Sobre as formas práticas dessa acessibilidade, analise os itens abaixo:


I. Disponibilizar audioguias gratuitos com descrição das imagens e da expografia, além de trilhas sonoras e depoimentos de artistas e curadores.

II. Tour guiado, no qual os visitantes são conduzidos por educadores capacitados para descrever as obras e mediar o passeio.

III. Uso ou a criação de um acervo tátil, no qual réplicas de quadros, maquetes e esculturas servem de apoio para o deficiente visual entender do que se tratam as obras, tendo uma experiência mais próxima do que está exposto.

IV. Placas em Braile e pisos táteis já se tornaram item essencial em museus, que estão correndo atrás do tempo perdido.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas