O item "A" está errado pois a maconha causa dependência.
O item "B" está errado pois a cocaína pode sim ser utilizado em formas distintas, mas são o crack, a cocaína pó e o mesclado ou merla, que é a cocaína misturada à maconha.
O item "C" está CORRETO pois o GHB (GAMA HIDROXIBUTIRATO) PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA. ELE É UM TRANSMISSOR DE OCORRÊNCIA NATURAL NO CÉREBRO QUE ESTÁ RELACIONADO À REGULAÇÃO DO SONO E QUE AUMENTA OS NÍVEIS DE DOPAMINA CEREBRAIS. É UM CALMANTE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL QUE ATUA SOBRE O SISTEMA DE OPIÓIDES ENDÓGENOS. USADO PARA INDUZIR ANESTESIA E SEDAÇÃO PROLONGADA, MAS A DURAÇÃO IMPREVISÍVEL DE SUA AÇÃO LIMITA SEU USO. ERA USADO POR FISIOCULTURISTAS COMO ALTERNATIVA AOS ESTERÓIDES. É CHAMADO TAMBÉM DE ÊXTASE LÍQUIDO. CAUSA NÁUSEA, VÔMITO, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, CONVULSÕSE, COMA E MORTE. (KAPLAN, 2007)
O ietm "D" está errado, pois o mesclado é a mistura da maconha com o crack e realmente é usada por adultos jovens, além de adolescentes.
O item "E" está errado pois a heroína é um opióide, e não tem uso médico.
a) a maconha não causa dependência. Errado, ainda que haja controvérsia na literatura quanto ao diagnóstico de dependencia, a maconha pode sim - principalmente em uso prologado ou em jovens - causar dependência
b) a cocaína pode ser utilizada em distintas formas, entre elas o crack, a ganja e a merla. Errado, a GANJA é uma massa resinosa composta por folhas pequenas e infloscescências de plantas cultivadas, possui um teor de MACONHA de aproximadamente 3%, ela é fumada ou adicionada em bebidas e doces, esse uso é mais comum na Índia. O crack e a merla sim são cocaína em diferentes estados estados físico-químicos.
c) o GHB pode promover dependência. CORRETO - GHB, ácido gama hidroxibutírico é conhecido como líquido X, ou ecstasy líquido, essa substância causa depressão do SNC, e doses subanestésicas elevam o nível de dopamina central, provocando um estado de alerta de felicidade e por isso foi erroneamente comparada com o ectasy.
d) o uso de mesclado (maconha + MMDA) é muito frequente em adultos jovens. Errado, mesclado é a mistura de maconha com crack
e) a heroína é originariamente classificada como um anestésico local. Errado, originalmente a heroína foi introduzida no mercado pela Bayer com o intuíto que a forma diacetilada da morfina continuasse efetiva contra a tosse, sem os efeitos colaterais da morfina.